Matemática (Ensino Superior): Dúvidas, Apontamentos e Exercícios

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Serve deste tópico para se colocar dúvidas específicas de cadeiras de Matemática que estão a enfrentar na faculdade. Podem ser dúvidas de qualquer cadeira de qualquer ano, desde que sejam de Matemática, naturalmente.

Bons estudos!

• Haha
Reactions: Blasty

Alexa

Mega-Caloira da NOVA
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Descobri este tópico e vem mesmo a calhar!
Estou a resolver exercícios de cálculo integral e deparei-me com uma
alínea em que tenho uma função racional onde não consigo aplicar a propriedade do " u' / u ".
Vejo que na net que resolvem isto por partes (com o A o B e o C), mas nesses casos o grau do denominador nunca era 1 (como o que tenho que resolver)... Por isso fiquei na dúvida :nomouth:
Como calculo a primitiva de (2x^2+3x-1)/(x+2)? Por "partes" funciona?

• Like
Reactions: Alfa

BlueApple

Membro Dux
Matrícula
6 Julho 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUP
Descobri este tópico e vem mesmo a calhar!
Estou a resolver exercícios de cálculo integral e deparei-me com uma
alínea em que tenho uma função racional onde não consigo aplicar a propriedade do " u' / u ".
Vejo que na net que resolvem isto por partes (com o A o B e o C), mas nesses casos o grau do denominador nunca era 1 (como o que tenho que resolver)... Por isso fiquei na dúvida :nomouth:
Como calculo a primitiva de (2x^2+3x-1)/(x+2)? Por "partes" funciona?
Deixo a minha sugestão de resolução em anexo.

Quero só esclarecer isso da integração por partes. Essa técnica baseia-se na escrita de quocientes de polinómios em frações parciais. Todavia, para poderes usar essa técnica, o denominador tem de ser um polinómio de grau superior a 1. Neste caso, pode-se dizer que o quociente já está escrito sob a forma de frações parciais.

Se tiveres alguma dúvida na resolução, avisa ;)

Attachments

Alexa

Mega-Caloira da NOVA
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Deixo a minha sugestão de resolução em anexo.

Quero só esclarecer isso da integração por partes. Essa técnica baseia-se na escrita de quocientes de polinómios em frações parciais. Todavia, para poderes usar essa técnica, o denominador tem de ser um polinómio de grau superior a 1. Neste caso, pode-se dizer que o quociente já está escrito sob a forma de frações parciais.

Se tiveres alguma dúvida na resolução, avisa ;)
Muito obrigada pelo esclarecimento Apple!!
Entendi tudo da tua resolução (yay!!):yum:

Also, obrigada por teres te dado ao trabalho de a resolver, saved me :p

BlueApple

Membro Dux
Matrícula
6 Julho 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUP
Muito obrigada pelo esclarecimento Apple!!
Entendi tudo da tua resolução (yay!!):yum:

Also, obrigada por teres te dado ao trabalho de a resolver, saved me :p
No problem, fico feliz por ter ajudado ;)
--- Post atualizado ---
@Alexandra F, ocorreu-me agora uma resolução um pouco mais simples. Alternativamente, podias ter feito a divisão dos polinómios, obtendo, portanto:

[latex]2x-1+\frac{1}{x+2}[/latex]

Depois deste passo, bastava usares os integrais imediatos para obteres o resultado final. :p

Alexa

Mega-Caloira da NOVA
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
--- Post atualizado ---
@Alexandra F, ocorreu-me agora uma resolução um pouco mais simples. Alternativamente, podias ter feito a divisão dos polinómios, obtendo, portanto:

Depois deste passo, bastava usares os integrais imediatos para obteres o resultado final. :p
Ah bem visto :D
Vou tmb incluir essa resolução no caderno :innocent:
obrigada pela ajuda!! :p (once again hehe)

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
--- Post atualizado ---

O Apple já salvou o dia, mas quero só acrescentar que quando se primitiva uma função racional, o primeiro passo deve ser sempre dividir os polinómios para obter uma função racional própria (ou seja, onde o grau do numerador é menor que o grau do denominador). Normalmente isto simplifica grandemente o problema.

TBBT'yE

Membro Caloiro
Matrícula
11 Maio 2017
na demonstração do teorema de green porquê que não se pode considerar campos de classe C2 tem que ser C1 porquê?

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
na demonstração do teorema de green porquê que não se pode considerar campos de classe C2 tem que ser C1 porquê?
Um campo de classe C2 também é de classe C1. Confesso que não olho para demonstrações do teorema de Green há muito tempo, mas à partida não vejo razão para não funcionar. O que pode acontecer é que o teorema de Green seja enunciado para campos de classe C1 por essa ser a hipótese menos exigente que faz o teorema funcionar.

• Like
Reactions: pdrjs and TBBT'yE

not_ sure

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2017
"Um barco à vela navega (em linha recta) à velocidade de 1m/s sob a acção de um vento. De repente o vento aumenta de forma a aplicar uma força sobre o barco de 600N. A única outra força a actuar sobre o barco é a resistência da água que é proporcional à velocidade do barco. Se a constante de proporcionalidade da resistência da água for 100Ns/m e a massa do barco 50kg, determine a equação do movimento do barco. Qual é a velocidade limite do barco sob a acção deste vento?"

"Uma massa de 10kg estica uma mola 60cm e fica em equilíbrio. Depois a massa é empurrada para cima 10cm acima do seu equilíbrio e dá-se-lhe uma velocidade vertical (de cima para baixo) de 50cm/s. Determinar a lei de movimento da massa. Qual é a sua posição 10s depois de ter iniciado o movimento? E nesse instante está a subir ou a descer?"

Alguém me consegue dar uma "luz" em relação a estes exercícios?

Mr. Bandito

O Quintino Aires, mas em bom
Matrícula
2 Dezembro 2016
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
"Um barco à vela navega (em linha recta) à velocidade de 1m/s sob a acção de um vento. De repente o vento aumenta de forma a aplicar uma força sobre o barco de 600N. A única outra força a actuar sobre o barco é a resistência da água que é proporcional à velocidade do barco. Se a constante de proporcionalidade da resistência da água for 100Ns/m e a massa do barco 50kg, determine a equação do movimento do barco. Qual é a velocidade limite do barco sob a acção deste vento?"

"Uma massa de 10kg estica uma mola 60cm e fica em equilíbrio. Depois a massa é empurrada para cima 10cm acima do seu equilíbrio e dá-se-lhe uma velocidade vertical (de cima para baixo) de 50cm/s. Determinar a lei de movimento da massa. Qual é a sua posição 10s depois de ter iniciado o movimento? E nesse instante está a subir ou a descer?"

Isso não é de Física?

kaltrone99

Membro
Matrícula
19 Fevereiro 2017

Tens a solução, só para confrontar com o que fiz?

Marco Esperança

Membro Dux
Matrícula
28 Maio 2017
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
Bom dia.

Alguém poderia-me dizer como é que resolvo estas inequações?

duvida2.PNG
duvida3.PNG

• Like

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Bom dia.

Alguém poderia-me dizer como é que resolvo estas inequações?

Ver anexo 9640
Ver anexo 9641
Considerando vários casos, consoante o sinal das expressões dentro de módulos. Por exemplo, na alínea (n), tens de considerar o que acontece quando x < -2, o que acontece quando x está entre -2 e 2 e o que acontece quando x > 2. Em cada um destes três casos, obténs uma inequação (sem módulos) cujo conjunto de soluções deve ser intersectado com o conjunto definido pela condição que consideras em cada caso. Reunindo estes três conjuntos, obténs as soluções da inequação original. Isto foi claro?

Marco Esperança

Membro Dux
Matrícula
28 Maio 2017
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
Considerando vários casos, consoante o sinal das expressões dentro de módulos. Por exemplo, na alínea (n), tens de considerar o que acontece quando x < -2, o que acontece quando x está entre -2 e 2 e o que acontece quando x > 2. Em cada um destes três casos, obténs uma inequação (sem módulos) cujo conjunto de soluções deve ser intersectado com o conjunto definido pela condição que consideras em cada caso. Reunindo estes três conjuntos, obténs as soluções da inequação original. Isto foi claro?
Sim, percebi, muito obrigado.

• Like