- Matrícula
- 5 Agosto 2015
- Curso
- Contestação Aplicada
- Instituição
- Toda e Qualquer Injustiça
Hey! Tive a minha primeira aula de Álgebra Linear e estou com algumas dúvidas. Deparo-me com alguns exercícios "simples" que aparecem nos slides disponibilizados pela professora mas não sei bem como mostrar aquilo que é pretendido (geralmente são coisas relativamente óbvias). Por exemplo, o exercício seguinte:
Ou
Como posso mostrar isso sem recorrer a exemplos concretos? Obrigado (e desculpem a ignorância).
Creio que a ideia básica será designares as componentes da matriz [imath]M[/imath] genericamente como [imath]M_{i,j}[/imath]
Uma matriz [imath]M[/imath] é simétrica quando [imath]M = M^t[/imath]
Relembra que [imath]M^t_{i,j}= M_{j,i}[/imath]
Os vários [imath]M_{i,j}[/imath] são números, logo, têm todas as propriedades comutativas e associativas habituais.
Acho que isto deve ser suficiente para chegares lá por ti, mas aqui ficam o que penso serem as soluções:
[math]\left(A+B\right)_{i,j} = A_{i,j} + B_{i,j} \qquad \left(A+B\right)^t_{i, j} = A_{j,i} + B_{j,i} = A^t_{i,j} + B^t_{i,j}[/math]
[math]\left(A + A^t\right)_{i,j} = A_{i,j} + A_{j,i} = A_{j,i} + A_{i,j} = \left(A^t + A\right)_{i,j} = \left(A + A^t\right)^t_{i,j}[/math]
Disclaimer: eu tenho comprovadamente o hábito de ser um idiota. Penso que não cometi nenhum erro no raciocínio, mas por favor não te fies em mim, antes em ti próprio e na tua compreensão da matéria.
Edit: Eu e o [imath]\LaTeX[/imath] nem sempre nos damos bem.