- Matrícula
- 5 Agosto 2015
- Curso
- Contestação Aplicada
- Instituição
- Toda e Qualquer Injustiça
Acho que a única coisa que te falta é considerares:Alguém consegue ajudar-me no seguinte exercício?
Até agora fiz o seguinte:
Considerei [imath]\frac{dy}{dx} = \frac{dy}{du} \times \frac{du}{dx}[/imath]. Depois, como [imath]\frac{d^2y}{dx^2}[/imath] é a derivada de segunda ordem:
[math]\frac{d^2y}{x^2} = \frac{d \left[ \frac{dy}{dx}\right]}{dx} = \frac{d \left[\frac{dy}{du} \times \frac{du}{dx} \right]}{dx}[/math][math]\Leftrightarrow \frac{d^2y}{x^2} = \frac{d \left[ \frac{dy}{du}\right]}{dx} \times \frac{du}{dx} + \frac{d \left[ \frac{du}{dx}\right]}{dx} \times \frac{dy}{du}[/math]
Agora não sei bem o que fazer... Tenho alguma dificuldade em manipular a expressão porque ainda não me habituei completamente à notação de Leibniz, o que me causa alguma dificuldade na intepretação das coisas e na determinação de expressões equivalentes.
[math]\frac{d \left (\frac{d u}{dx} \right)}{dx} = \frac{d^2 u}{d x^2}[/math]
Isto origina um dos termos da igualdade pretendida. Para obteres o outro, terás de pegar em
[math]\frac{d \left ( \frac{dy}{du} \right) }{dx}[/math]
E tentares aplicar a derivada da composta para obteres uma segunda derivada em ordem a [imath]u[/imath]...
(Estou a deixar isto propositadamente vago para ver se consegues dar o passo que provavelmente será o essencial do exercício, admitindo que existe uma intenção pedagógica por detrás dele.)