Matemática Financeira-Questões

Dinis P.

Membro
Matrícula
1 Junho 2022
Curso
Matemática
Instituição
NOVA-FCT
Boa tarde, neste momento sou um aluno que vai passar para o 12º ano com uma média, até agora, bastante confortável para entrar em Matemática na FCUL. Inicialmente o plano era na verdade entrar em Física, mas devido às aparentes poucas garantias de trabalho nesta área virei-me para a outra área que mais aprecio, que é matemática pura.
Depois de seguir licenciatura, um possível interesse no futuro talvez seria mestrado em matemática financeira e tenho algumas perguntas acerca desse mestrado.
1º Quão avançada é a matemática que se aprende e por sua vez quais as áreas desta mais tratadas?
2º Há uma forte componente de programação?
3º Hoje em dia uma pessoa que tira este mestrado é facilmente procurada pelo mercado de trabalho?
4º Posso entrar neste curso com a licenciatura de Matemática?
Sei que ainda falta muito tempo para ter de chegar a uma altura de decisão, mas gostava já de ter estas noções.
Obrigado desde já pela atenção.
PS: Já tinha postado isto na parte de ciencias económicas mas agora que noto talvez se enquadre melhor aqui, portanto se fosse possível aos moderadores apagar o outro post agradecia.

Só te consigo responder à quarta questão: podes ir para esse mestrado com a licenciatura em matemática. Aliás, se consultares os critérios de admissão vem lá essa informação.

Em relação às escolha de um mestrado, não te precipites. É usual irmos com uma ideia inicial que muda ao longo do curso, com a aquisição de novos conhecimentos. O meu filho está a concluir a licenciatura em matemática (só falta um teste - quase, quase!) e vai para um mestrado completamente distinto do que achava que iria há três anos. Por acaso ele também estava interessado em matemática financeira e vai para mestrado de investigação operacional. Aliás, isso sucedeu com todos os colegas dele, que só este ano perceberam o que gostariam efetivamente seguir.

Aproveita o curso e na altura certa decidirás. Qualquer mestrado em matemática tem saída profissional quase garantida.

Muito Obrigado pelas informações. Sim, tem razão, ainda há muito tempo para pensar neste assunto.
Obrigado pela atenção!