Matemática, Gestão ou Contabilidade?

177072

Membro Caloiro
Matrícula
15 Novembro 2019
Olá!
Estou em ciências socioeconómicas e ando a pensar em candidatar-me à universidade de Aveiro para tirar o curso de matemática. Porém, cá em casa, não gostam muito da ideia e querem que tire um curso mais relacionado com a minha área, como gestão/economia ou contabilidade, por causa da empregabilidade (que também é um medo meu).
Alguém por aí em algum destes cursos que me possa dizer como é que as cadeiras são? E, especificamente sobre o de matemática, acham que me safo em física e programação, tendo em conta que não gosto muito de física e nunca programei?
Já agora, é mais fácil arranjar emprego se for gestora do que matemática?
Obrigada desde já!

Teresa P.

👑 Membro Honorário
Matrícula
14 Agosto 2019
Curso
Serviço Social
Desconheço os dados em relação a contabilidade ou gestão, mas o curso de matemática é dos que tem maior taxa de empregabilidade - ronda os 100%. Os teus pais que pesquisem, como eu fiz. Também estava com receio de que fosse um curso com elevada taxa de desemprego, sendo o curso escolhido como 1ª opção do meu filho, e verifiquei que a minha perceção estava completamente errada.

O meu filho também nunca tinha tido informática, nem sabia programar, e está a sair-se bem com programação. Parece-me que é a cadeira mais fácil do curso. Quanto à física, também não parece que seja complicado - acho que é só um pouco mais aprofundado do que o que é dado no 12º ano (se estiver errada, quem sabe que me corrija pois estou mesmo a falar do que não sei). Mesmo quem não tenha tido física no 12º ano creio que terá capacidade para fazer a cadeira sem muita dificuldade, pelo que sei.

• Like
Reactions: 177072 and Alfa

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá!
Estou em ciências socioeconómicas e ando a pensar em candidatar-me à universidade de Aveiro para tirar o curso de matemática. Porém, cá em casa, não gostam muito da ideia e querem que tire um curso mais relacionado com a minha área, como gestão/economia ou contabilidade, por causa da empregabilidade (que também é um medo meu).
Alguém por aí em algum destes cursos que me possa dizer como é que as cadeiras são? E, especificamente sobre o de matemática, acham que me safo em física e programação, tendo em conta que não gosto muito de física e nunca programei?
Obrigada desde já!
Se Matemática é o teu desejo segue-o. Matemática é um curso com empregabilidade tanto quanto sei, fora que podes seguir muita coisa a nível académico com uma licenciatura em Matemática.
Para finalizar, não deixes que sejam os teus pais a escolher o teu curso. És tu que vais estar lá a estudar por isso mais vale estudares algo que ames (ou que ames mais ainda comparativamente a outras áreas).

• Like
Reactions: 177072

177072

Membro Caloiro
Matrícula
15 Novembro 2019
Se Matemática é o teu desejo segue-o. Matemática é um curso com empregabilidade tanto quanto sei, fora que podes seguir muita coisa a nível académico com uma licenciatura em Matemática.
Para finalizar, não deixes que sejam os teus pais a escolher o teu curso. És tu que vais estar lá a estudar por isso mais vale estudares algo que ames (ou que ames mais ainda comparativamente a outras áreas).
Muito obrigada! :)
Mensagem fundida automaticamente:

Desconheço os dados em relação a contabilidade ou gestão, mas o curso de matemática é dos que tem maior taxa de empregabilidade - ronda os 100%. Os teus pais que pesquisem, como eu fiz. Também estava com receio de que fosse um curso com elevada taxa de desemprego, sendo o curso escolhido como 1ª opção do meu filho, e verifiquei que a minha perceção estava completamente errada.

O meu filho também nunca tinha tido informática, nem sabia programar, e está a sair-se bem com programação. Parece-me que é a cadeira mais fácil do curso. Quanto à física, também não parece que seja complicado - acho que é só um pouco mais aprofundado do que o que é dado no 12º ano (se estiver errada, quem sabe que me corrija pois estou mesmo a falar do que não sei). Mesmo quem não tenha tido física no 12º ano creio que terá capacidade para fazer a cadeira sem muita dificuldade, pelo que sei.
Muito obrigada! Vou tentar fazer com que se informem mais sobre este assunto. Quanto às cadeiras, espero que assim seja! Não tenho física desde o 9° ano e, sinceramente, não era a minha disciplina favorita. Mais uma vez, obrigada pela resposta.

• Like
Reactions: Teresa P.
Matrícula
28 Agosto 2019
Curso
Matemática
Instituição
Fcup
Olá!
Obrigada desde já!
Eu entrei este ano em matemática na fcup. Eu estive a ver a licenciatura em Aveiro e claramente é muito mais puxada à física e à parte de programação do que na minha Universidade. Sendo assim até acho que a fcup seria o mais indicado para ti porque "foges" ao que tens mais dificuldades. Se ponderares frequentar a fcup n te vais arrepender porque os professpres do 1° semestre são muito simpáticos e ensinam bem.
Se decidires ficar por Aveiro também n fiques tão assustadx pois acredita que com esforço tu consegues safar-te.
Mas um conselho, matemática é um curso relativamente complicado pelo que te deves esforçar diariamente e aconselho te a n faltares às aulas pois muitas vezes perdes detalhes importantes.
E como já disseram, tu é que vais frequentar o curso, portanto escolhe algo que tu gostes. Mas caso tentes o curso e n gostes, dá sempre para trocares na 2fase

• Like
Reactions: 177072 and Rafael.

177072

Membro Caloiro
Matrícula
15 Novembro 2019
Eu entrei este ano em matemática na fcup. Eu estive a ver a licenciatura em Aveiro e claramente é muito mais puxada à física e à parte de programação do que na minha Universidade. Sendo assim até acho que a fcup seria o mais indicado para ti porque "foges" ao que tens mais dificuldades. Se ponderares frequentar a fcup n te vais arrepender porque os professpres do 1° semestre são muito simpáticos e ensinam bem.
Se decidires ficar por Aveiro também n fiques tão assustadx pois acredita que com esforço tu consegues safar-te.
Mas um conselho, matemática é um curso relativamente complicado pelo que te deves esforçar diariamente e aconselho te a n faltares às aulas pois muitas vezes perdes detalhes importantes.
E como já disseram, tu é que vais frequentar o curso, portanto escolhe algo que tu gostes. Mas caso tentes o curso e n gostes, dá sempre para trocares na 2fase
É sem dúvida algo a ter em conta. Muito obrigada!!

• Like
Reactions: Cristiana Matos
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
R UAb Matemática aplicada á gestão vs. Eng informática Universidade Aberta 0
miguel_mm01 Matemática ou Gestão? Ensino Superior 36
Vladyslava Matemática Aplicada à Gestão do Risco Ciências 28
A Lincenciatura em Gestão, é possivel tirar Mestrado em Matemática do Ensino? Ciências 1
M ISEG Gestão ISEG - Matemática difícil? Universidade de Lisboa 0
S Matemática Aplicada à Economia e Gestão ( Dúvida) Arquivo 1
J Matemática Aplicada à Economia e Gestão (MAEG) Ciências 53
Pedro2870 Livro de preparação para o exame de matemática Ensino Secundário 3
Goncs_2002 Usar exame Matemática A como prova de ingresso na vez de Matemática Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
I Propostas de resolução do manual Leya educação de exame Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Franciisco_Santos Pedido de manuais de preparação de Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
L Posso substituir o exame de matemática A por MACS ? Ensino Secundário 1
R FCUL Matemática - FCUL Universidade de Lisboa 0
Z Matemática A em Humanidades Ensino Secundário 4
C Por onde começar a estudar para o exame nacional de matemática quando já não tens matemática há anos? (considerando o ano 2021/2022) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
J Exame de Matemática A - Fórmulas na calculadora Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
BCatado03 Exame matemática A, mas estou no 11º Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Matemática Aplicada - Saídas Profissionais Ciências 0
anasofiap Melhores mestrados em Matemática Ciências 0
H Ciência Cognitiva e Psicologia Matemática Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
T O que acontece se não comparecer ao exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
Correia24 Matemática B 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C Matemática A Ensino Secundário 6
M Matemática A Ensino Secundário 4
P Exame de matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Quão difícil são Matemática A e Economia A? Ensino Secundário 8
R Exame Matemática A | O que estudar e como? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
R Não fazer exame de Matemática A e passar? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
K ENIDH Área relevante de Matemática para CTESP Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 0
xxritaaaaaaxx Trocar Matemática A por B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
E Resolução do livro de matemática Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
D Manuais de Matemática A 11 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Matemática A - Proposta de Teste Junho 2020 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
J Exame de biologia e geologia e matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
T Exame matemática A Positivo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T Olá, alguém me podia dizer como conseguir tirar no mínimo 10 valores no exame de Matemática A 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
N AJUDA PARA TESTE MATEMÁTICA A 11º ANO Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Margot Tirar mais de 18 no Exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
davis Exame Nacional Matemática B 735 2020 Exames Nacionais 2020 81
A Preparar o Exame Matemática A - Raiz Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
AlexG5 Depois de tirar a licenciatura em Matemática Aplicada, quais os mestrados possiveis? Ciências 6
CarlosGalhano Matemática B - 10º e 11º anos - Exames-Livros-recursos do Professor Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
S Matriz / Objetivos Matemática A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
R Realizar exame de Matemática B como prova de ingresso Ensino Secundário 9
R UAb Exame Matemática Universidade Aberta 24
E Provas Modelo Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 7
P Qual o melhor livro para preparar para os exames de Física e Química A, Matemática A e biologia e Geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
danielabeja Livro leya Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
P Resolução do Livro parte 1 de matemática 12ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Dinis Estrada Matriz exame de matemática A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15