Matematica - 12o, forma de passar sem realizar exame?

CatarinaSVeloso

Membro Caloiro
Matrícula
16 Março 2018
Boa noite! Sou aluna do curso de ciências sócioeconomicas e encontro me no 12o ano... sempre fui péssima a matemática e ótima a linguas, e deveria ter ido para humanidades mas por pressão familiar entrei para economia no 10o..
No 11o nao realizei exame de economia, tendo feito o de geografia e filosofia. Tirei boa nota em todas as disciplinas menos a matemática, tirei 7 e com o 8 que já trazia do 10o reprovei. Anulei a disciplina e ia fazer como aluna externa mas não consigo sequer entender a matéria e nem me inscrevi.. sinto que vou ficar anos a fio retida no secundario por causa de uma disciplina! Há alguma maneira de contornar esta situação e não realizar o exame de matemática? Queria troca-lo por história mas disseram-me que não era possível.. 😣

• Like
Reactions: ana felix 99

Isa Góis

Membro
Matrícula
29 Julho 2015
Curso
Eng. do Ambiente
Instituição
ISA - ULisboa
não conheço nenhuma forma de contornares isso a não ser pedir transferência para o curso de humanidades, dado que fizeste o exame de filosofia e geografia acaba por só te ficar a faltar historia e fazer MACS (matemática aplicada as ciências sociais), nao tenho a certeza absoluta mas quase de certeza. se andares em explicações de MACS consegues aprender a materia na boa em menos de um ano, a minha melhor amiga teve num curso profissional, e fez isso para conseguir fazer o exame e tirou 16 e nem estudou muito. nao sei se o podes fazer agora nesta altura do ano, mas se for uma questao de fazer apenas o exame acho q até podes!

no entanto tambem depende de que disciplinas escolheste no 12º por causa da diferença entre o programa de humaniades e economia, mas pode ser que ate tenhas escolhido as que sao compatíveis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @CatarinaSVeloso
Sou aluna do curso de ciências sócioeconomicas e encontro me no 12o ano... sempre fui péssima a matemática e ótima a linguas, e deveria ter ido para humanidades mas por pressão familiar entrei para economia no 10o..
No 11o nao realizei exame de economia, tendo feito o de geografia e filosofia. Tirei boa nota em todas as disciplinas menos a matemática, tirei 7 e com o 8 que já trazia do 10o reprovei. Anulei a disciplina e ia fazer como aluna externa mas não consigo sequer entender a matéria e nem me inscrevi.. sinto que vou ficar anos a fio retida no secundario por causa de uma disciplina! Há alguma maneira de contornar esta situação e não realizar o exame de matemática?
Se concluíres o secundário no ensino recorrente poderias concluir a disciplina sem ter de fazer o exame nacional, só os precisarias de fazer para efeitos de acesso.

Alternativamente:
Queria troca-lo por história mas disseram-me que não era possível.. 😣
É possível fazeres isso, mudando de curso do secundário para humanidades. Mudarias a disciplina de matemática A pela de história A, e terias de mudar a disciplina de economia por uma entre:
  • Latim A
  • Língua Estrangeira I, II, III
  • Literatura Portuguesa
  • Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Estas 2 disciplinas poderias fazer por frequência (no ensino normal ou recorrente) ou através dos respectivos exames nacionais. Terias também de ver se as 2 disciplinas anuais que estás a fazer fazem parte do curso de humanidades. Se não podes fazer também por frequência ou através dos exames de equivalência a frequência.

j.a.c

Membro
Matrícula
24 Setembro 2017
Há escolas onde conseguem fazer Matemática A por módulos, no entanto, não dá para usar isso para entrar no ensino superior

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
D Reprovar 12 ano matematica Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
catia aleixo Resumos de matematica 7 8 e 9 Pedido de Recursos - Ensino Básico 1
M Gostava de saber de que notas preciso para concluir matematica A Ensino Secundário 4
R Prova Matematica Maiores 23 Concursos e Regimes Especiais 5
B Livro de Preparação IAVE Matematica A 12 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
S Exame de Matematica A - Calculadora gráfica Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
J Material para preparar exame matematica A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
Laise Exames nacionais Matematica A / Biologia e Geologia 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J Manuais e-books Matematica A Concursos e Regimes Especiais 2
drhelp RECURSOS PROFESSOR MATEMATICA 12ºANO Pedido de Recursos - Ensino Secundário 10
Ângela0104 matematica como prova de ingresso pode ser macs? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Matematica na UA ou Fctuc Ensino Superior - Geral 1
sonia couto Material preparação exame nacioanl Matematica B Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Procuro Soluções Xis 9º ano Matematica Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
C manual de exercicios Matematica A Ensino Secundário 0
Fábio Morais Material para preparação Matematica A / FQ Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
C NOVA curso de matematica ou de matematica aplicada a gestao de risco na nova fct Universidade Nova de Lisboa 1
Tomas55 Prova Modelo Raiz 2020 (MATEMATICA A) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
T Livro de matematica Novo Espaço 12 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Livro do iave matematica A urgente!!!! Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
D Manual Matematica A 11ºANO. Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Exercicio de matematica Ensino Secundário 5
A Recursos Matematica A - Funções Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
R Modulos de matematica 11º por terminar, o que fazer? Ensino Secundário 1
P Dimensões 12 Matematica- Recursos professor Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
F Cursos preparatórios para prova de Matematica - ISCTE (Maiores de 23) Concursos e Regimes Especiais 1
F Juros compostos - exame Matematica A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
P Testes de matematica da porto editora novo espaço 2020 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
R Fazer exame de matematica sem frequentar a escola? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M licenciatura em matematica ou em quimica Ciências 9
V Panico matematica 12 Ensino Secundário 5
Tapm Preparar exame matematica A raiz 2018/19 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 14
Ruben Magalhães Preparar exame matematica 12 2018 porto editora Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
A Recursos do professor, matematica 9 ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
N Como fazer Matematica A Ensino Secundário 8
D Maximo 6 matematica Ensino Secundário 0
S Livro recursos professor Dimensões Matematica 11ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
brunoteixeira ISEP Exames maiores de 23 Matematica Instituto Politécnico do Porto 1
R UAb Exame de acesso de Matematica Universidade Aberta Universidade Aberta 1
Duartecameirao Explicação de matematica Ensino Superior - Geral 2
P Novo Ipsilon 11 - Livro de MAtematica A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 89
C Conselhos para um antigo aluno de linguas que quer fazer matematica A por exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
D Exame Matematica 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
S Posso entrar na universidade sem ter matematica de 12°ano feita? Concurso Nacional e Locais - Público 3
S Exame de Matematica 9ºano Ensino Básico 4
J Soluções - Economia C Plátano Editora 12o ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 6
J Olá! Alguém tem as soluções do manual de Economia C do 12o ano? Seria uma enorme ajuda! Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
psj.03 💫 Eu e a Fisica 12o ano caderno de atividades Pedido de Recursos - Ensino Secundário 8
J Bom dia, alguém tem o manual do professor do Planeta com Vida, 12o ano? Obrigado Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Daniel777 Dúvida sobre a minha média de 12o ano Ensino Secundário 1