Material Informático para o Ensino Superior

joalityy

Membro
Matrícula
23 Novembro 2019
Curso
Física
Instituição
FCUP
Olá a todos!
Candidatei-me este ano ao Ensino Superior, assim como muitos outros estudantes. A questão é que algo que sempre ouvi mencionarem quando falam de entrar na universidade, é o facto de alguns cursos - principalmente os de ciências e engenharias (tanto quanto sei) - exigirem PCs com algumas capacidades extra, para poder correr todos os programas necessários de forma eficiente.
Como 1ª opção, escolhi Física, seguida de Matemática. Ou seja, são ambos cursos onde é necessário fazer muito trabalho através do computador. O problema surge no facto de eu não entender nada de computadores e não saber como escolher um realmente adequado às minhas futuras (espero eu) necessidades.
Gostava de saber se alguém tem algum conhecimento no assunto, ou até uma experiência própria nesta situação, porque já procurei inúmeras vezes online e, de todas, sai a entender o mesmo.
Agradeço desde já a vossa disponibilidade e espero que me possam ajudar! :)

• Like
Reactions: franciscalfmarques
É um bom computador, mas como o processador (o M1) tem uma arquitetura fora do comum e ainda nova para um portátil (ARM), acabam por existir grandes incompatibilidades.
A meu ver, só é viável comprar um portátil com um processador ARM daqui a uns anos :)

Última edição:
  • Like
Reactions: Wraak and Ppereira
A juntar a esse asus tuf tens também esta opção:

São ambos similares em specs, suficientes para medium em qualquer jogo atual, e portanto mais que suficientes para o que possas vir a precisar para o curso (têm 8gb de ram, podes colocar mais, mais tarde).
Eu prontos, vou usando o meu velho companheiro 4750HQ + gtx 950m e para entreter caso vá para a uni levo a ps3.
Se no período de testes não lhe acontecer nada pondero levar a ps4 🤣

Última edição:
  • Like
Reactions: Ppereira
A juntar a esse asus tuf tens também esta opção:

São ambos similares em specs, suficientes para medium em qualquer jogo atual, e portanto mais que suficientes para o que possas vir a precisar para o curso (têm 8gb de ram, podes colocar mais, mais tarde).
Eu prontos, vou usando o meu velho companheiro 4750HQ + gtx 950m e para entreter caso vá para a uni levo a ps3.
Se no período de testes não lhe acontecer nada pondero levar a ps4 🤣
A qualidade de imagem é boa? Pá , às vezes olho para os ecrãs e as cores não parecem tão vívidas

• Like
Reactions: Ppereira
Ainda bem que disseste, acabei a pesquisar coisas que não sabia. Pelos vistos este é desses casos, NTSC a 45%.
Dizem que especialmente neste caso, não tem qualidade nenhuma para editar videos, fotos etc.
Sempre é melhor o asus tuf só por mais 20€ nesse aspecto. cpu é inferior mas por uma margem muito pequena.
Então, o mesmo acontece com o legion 5 ou não? A qualidade de imagem do legion 5 é boa?
Eu vi este mas fiquei com dúvidas na parte do sistema operativo e da comunicação.

Attachments

• 853B1C92-2125-4219-8BB1-F69AB8433B86.jpeg
    853B1C92-2125-4219-8BB1-F69AB8433B86.jpeg
    1.7 MB · Visitas: 28
Então, o mesmo acontece com o legion 5 ou não? A qualidade de imagem do legion 5 é boa?
Eu vi este mas fiquei com dúvidas na parte do sistema operativo e da comunicação.
Se não te preocupares com o gasto de energia e tiveres dinheiro, esse tem melhor qualidade de ecrã. A geração é anterior mas com rizen 7 de 8 nucleos pouquissimo melhor que o victus, grafica 20-25% superior e 16gb de ram está muito bom preço.

EDIT: ahahah comunicação deve ser a webcam. tem tudo mas falta-lhe coisas tipo, essencias hoje em dia.
sistema operativo é windows 10, todos têm por agora, depois tem é upgrade gratis para windows 11.
Não te preocupes que como o cpu é AMD eles são compativeis com o win 11 há uns bons anos e este deve ser do ano passado.

EDIT 2: nas imagens parece ter webcam, deve ser outra coisa, envia mail a perguntar o que é a comunicação

Última edição:
Olá.
Eu estou a pensar entrar em engenharia informática.
Que materiais são necessários para o primeiro ano. Se for necessário tablet e/ou computador. Podem recomendar algum? E qual acham melhor/mais prático dossier ou caderno