Material para Engenharia Informática

dferrero17

Membro Caloiro
Matrícula
6 Junho 2019
Boas, já estou a planear a possível entrada no curso de Engenharia Informática no Técnico, pelo que estou na dúvida no que toca ao que adquirir em termos de equipamentos tecnológicos. Tenho um desktop que eu próprio construí e que é capaz de correr qualquer coisa sem problemas, e sinto que será capaz de o fazer durante anos. O meu dilema reside na aquisição de um iPad Pro ou de um ultrabook, pois pessoalmente a capacidade de ir paperless é algo bastante útil para mim, mas não sei em que medida é que será necessário um portátil para poder programar, ou se será possível fazê-lo apenas em casa no desktop e nos PCs da universidade nas aulas. É de acrescentar que ainda estou indeciso entre este curso e Física na FCUL, o que suponho que seria fácil de abdicar de algumas capacidades do portátil, já que não tem tanta programação e que, para anotar demonstrações e afins, o iPad seria mais útil do que um portátil. Agradecia algum feedback de quem andou nestes ou em cursos parecidos, ou quem tenho algum conhecimento da matéria mesmo de outras áreas; toda a ajuda é bem-vinda. Agradeço desde já.

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Hey!

Os projetos que vais trabalhar em Eng. Informática não são muito demanding em termos de recursos computacionais, maior parte do que vais fazer não usa mais do que 100 MB de memória RAM (a menos que vás para Interação e Visualização no mestrado em que tens alguns programas que puxam mais como Photoshop, MATLBAB, etc). Programar é algo que vais precisar em aulas de laboratório e em algumas teóricas (nem que seja para seguir o que o professor está a fazer) pelo que teres um dispositivo que possas programar é importante. Para além disso, provavelmente vais precisar de passar muitas horas no Técnico a fazer projetos e embora tenhamos computadores disponíveis no lab, um portátil é sempre útil e mais pessoal. Ao longo do curso vais perceber que ter um portátil à mão em qualquer momento para verificar algo num projeto, corrigir alguma coisa de última hora, vai ser uma mais valia.

Dado o que pretendes, sugeria-te compares um ultrabook touch que pudesses escrever (há vários da ASUS, Surface Book, Surface Pro é uma escolha comum também, etc), assim tiras o melhor dos 2 mundos. O iPad embora tenha uma experiência de escrita melhor, não te vai permitir fazer o curso com facilidade pelo que vais acabar por ter de comprar um portátil.

• Love
Reactions: dferrero17

dferrero17

Membro Caloiro
Matrícula
6 Junho 2019
Hey!

Os projetos que vais trabalhar em Eng. Informática não são muito demanding em termos de recursos computacionais, maior parte do que vais fazer não usa mais do que 100 MB de memória RAM (a menos que vás para Interação e Visualização no mestrado em que tens alguns programas que puxam mais como Photoshop, MATLBAB, etc). Programar é algo que vais precisar em aulas de laboratório e em algumas teóricas (nem que seja para seguir o que o professor está a fazer) pelo que teres um dispositivo que possas programar é importante. Para além disso, provavelmente vais precisar de passar muitas horas no Técnico a fazer projetos e embora tenhamos computadores disponíveis no lab, um portátil é sempre útil e mais pessoal. Ao longo do curso vais perceber que ter um portátil à mão em qualquer momento para verificar algo num projeto, corrigir alguma coisa de última hora, vai ser uma mais valia.

Dado o que pretendes, sugeria-te compares um ultrabook touch que pudesses escrever (há vários da ASUS, Surface Book, Surface Pro é uma escolha comum também, etc), assim tiras o melhor dos 2 mundos. O iPad embora tenha uma experiência de escrita melhor, não te vai permitir fazer o curso com facilidade pelo que vais acabar por ter de comprar um portátil.
Obrigado pelo feedback! Sendo assim, suponho que não há nenhum problema mesmo nas cadeiras que não estão mais direcionadas à própria Informática, em tirar apontamentos nas aulas em formato digital (notebook ou tablet)? Sei que há certas instituições que têm um estigma relacionado a isso, e não sei se no Técnico é esse o caso, obrigado desde já ☺.

p.reis8

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2016
Obrigado pelo feedback! Sendo assim, suponho que não há nenhum problema mesmo nas cadeiras que não estão mais direcionadas à própria Informática, em tirar apontamentos nas aulas em formato digital (notebook ou tablet)? Sei que há certas instituições que têm um estigma relacionado a isso, e não sei se no Técnico é esse o caso, obrigado desde já ☺.
Quando fiz a cadeira de Cálculo I (também em eng. Informática no técnico) a minha professora das teóricas não deixava que usássemos qualquer aparelho eletrónico nas aulas dela. Mas os professores das cadeiras de Cálculo costumam mudar de ano para ano (e de semestre para semestre), pelo que depende um bocado do professor que tiveres.
Também concordo que teres um portátil para programar e andar sempre contigo é melhor que teres um iPad Pro. Não queiras ficar dependente de ter de usar os PCs dos laboratórios.

Última edição:
Matrícula
7 Fevereiro 2017
Curso
Engenharia Informática e Computação
Instituição
FEUP
Boas, já estou a planear a possível entrada no curso de Engenharia Informática no Técnico, pelo que estou na dúvida no que toca ao que adquirir em termos de equipamentos tecnológicos. Tenho um desktop que eu próprio construí e que é capaz de correr qualquer coisa sem problemas, e sinto que será capaz de o fazer durante anos. O meu dilema reside na aquisição de um iPad Pro ou de um ultrabook, pois pessoalmente a capacidade de ir paperless é algo bastante útil para mim, mas não sei em que medida é que será necessário um portátil para poder programar, ou se será possível fazê-lo apenas em casa no desktop e nos PCs da universidade nas aulas. É de acrescentar que ainda estou indeciso entre este curso e Física na FCUL, o que suponho que seria fácil de abdicar de algumas capacidades do portátil, já que não tem tanta programação e que, para anotar demonstrações e afins, o iPad seria mais útil do que um portátil. Agradecia algum feedback de quem andou nestes ou em cursos parecidos, ou quem tenho algum conhecimento da matéria mesmo de outras áreas; toda a ajuda é bem-vinda. Agradeço desde já.
Estudante de Engenharia Informática na FEUP here, ainda há 2 anos estive com o teu problema e vou dar-te uma resposta diferente da de toda a gente, que considero ser muito underrated.
Spoiler alert: não precisas de um PC de 1000euros para fazer o curso. Metade das pessoas têm e outra metade não. Em 95% dos casos de projetos que vais desenvolver a performance do teu PC vai ser igual quer tenhas um pc de 500euros ou de 2000euros. Portanto, here goes:
Compra um computador com o qual te sintas confortável. Para mim, isso passa por ter um teclado bom (antes de mais), uma bateria boa, e um ecrã bom (o tamanho é importante também, vê qual preferes). Se estiveres contente com a tua compra nestes 3 aspetos, o resto é bastante insignificante, para aquilo em que vais ter de desenvolver. Os professores têm noção que nem toda a gente tem PCs de topo e não exigem isso de ti. Quanto a specs, 8gb de RAM, 256GB/512GB de memória interna e um processador decente chegam. Gráficas integradas também servem perfeitamente, se calhar usufruas de uma dedicada se tiveres uma cadeira de Computação Gráfica mas a diferença não vai ser assim tão grande ao ponto de compensar, IMO. Espero ter ajudado, qualquer coisa que precises chuta :)

dferrero17

Membro Caloiro
Matrícula
6 Junho 2019
Quando fiz a cadeira de Cálculo I (também em eng. Informática no técnico) a minha professora das teóricas não deixava que usássemos qualquer aparelho eletrónico nas aulas dela. Mas os professores das cadeiras de Cálculo costumam mudar de ano para ano (e de semestre para semestre), pelo que depende um bocado do professor que tiveres.
Também concordo que teres um portátil para programar e andar sempre contigo é melhor que teres um iPad Pro. Não queiras ficar dependente de ter de usar os PCs dos laboratórios.
Pois estou a ver que sim, provavelmente a melhor solução para mim será adquirir os dois, obrigado pelo input.
Mensagem fundida automaticamente:

Estudante de Engenharia Informática na FEUP here, ainda há 2 anos estive com o teu problema e vou dar-te uma resposta diferente da de toda a gente, que considero ser muito underrated.
Spoiler alert: não precisas de um PC de 1000euros para fazer o curso. Metade das pessoas têm e outra metade não. Em 95% dos casos de projetos que vais desenvolver a performance do teu PC vai ser igual quer tenhas um pc de 500euros ou de 2000euros. Portanto, here goes:
Compra um computador com o qual te sintas confortável. Para mim, isso passa por ter um teclado bom (antes de mais), uma bateria boa, e um ecrã bom (o tamanho é importante também, vê qual preferes). Se estiveres contente com a tua compra nestes 3 aspetos, o resto é bastante insignificante, para aquilo em que vais ter de desenvolver. Os professores têm noção que nem toda a gente tem PCs de topo e não exigem isso de ti. Quanto a specs, 8gb de RAM, 256GB/512GB de memória interna e um processador decente chegam. Gráficas integradas também servem perfeitamente, se calhar usufruas de uma dedicada se tiveres uma cadeira de Computação Gráfica mas a diferença não vai ser assim tão grande ao ponto de compensar, IMO. Espero ter ajudado, qualquer coisa que precises chuta :)
Sendo assim tenho um portátil decente em que consigo dar um upgrade ao nível da RAM e adicionar um SSD e devo estar com algo que irá servir, obrigado pela ajuda

Última edição:

Daniel Matos

Membro Caloiro
Matrícula
11 Abril 2017
Curso
Engenharia Informática e de Computadores
Instituição
Instituto Superior Técnico
Eu ia pela escolha do portátil como já referiram acima pelas mesmas vantagens, e se fores deslocado conta também o peso do próprio PC, não vais querer andar bastante carregado quando voltares para a tua terra. E não vais conseguir ir paperless a todas as cadeiras a não ser que não tires apontamentos 😅, há stores de Informática que são contra dispositivos eletrónicos nas aulas

• Like
Reactions: Wraak

claudiomiguel20

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2019
Curso
Informática
Instituição
ESFB
Olá, bom eu irei candidatar-me a um curso no ensino superior na área da informática.
E eu estou em dúvida em qual matérial Informático usar.
Eu estou a pensar em um IPAD PRO ou o Surface Pro.
Só que eu estou inclinado para o IPAD, mas haverá programas necessários para o curso, programas esses que estarão disponível para pc.
Então é ai que me inclino depois para o Surface pro.
Eu escolhi estes dois, pois eu sou uma pessoa que faz anotações péssimas na aula e depois faço aqueles resuminhos bonitinhos com programas que há em Android/Ios.
E não sei se no surface há esses programas.
A minha dúvida com base no que disse é: Para cursos da área da informática, acham melhor Surface Pro ou Ipad Pro???

claudiomiguel20

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2019
Curso
Informática
Instituição
ESFB
Hey!

Então se eu comprar o surface pro (eu quero adquirir este, pois quando compro um produto tecnológico eu nunca penso que vou usar para aquilo, mas sim para tudo o resto, e eu vi o surface pro e gostei mesmo.)
Eu então vou optar pelo surface mas terei de ver como vou fazer acerca dos resumos, pois eu sou aquele tipo de pessoa que gosta de tudo direto e bonitinho 😂.
Mas obrigado mesmo foi uma boa ajuda. Achas que a caneta do surface pro vale a pena comprar?
Mensagem fundida automaticamente:

Tens pelo menos o OneNote

Isso já não sei, sorry
Eu sei o OneNote é bom mas irei ver programas no pc para lettering e isso tudo.

Vicente Mourão

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2019
Boas,
Eu vou estudar engenharia informática e gostava de comprar um novo computador.
Estou bastante inclinado a comprar um MacBook Pro mas não quero que durante o curso tenha problemas de compatibilidade ou um “hardtime” a conseguir utilizar um determinado software.
Gostava de saber se o Mac é uma boa opção ou se não, se não então qual seriam outras boas opções

André Casal

Membro
Matrícula
28 Julho 2019
Boas,
Eu vou estudar engenharia informática e gostava de comprar um novo computador.
Estou bastante inclinado a comprar um MacBook Pro mas não quero que durante o curso tenha problemas de compatibilidade ou um “hardtime” a conseguir utilizar um determinado software.
Gostava de saber se o Mac é uma boa opção ou se não, se não então qual seriam outras boas opções
Olá Vicente. Eu tenho o MacBook Pro de 15" de 2019 e posso-te dar algum feedback. O material da Apple é para quem procura excelência em design. Se o objectivo é teres um portátil funcional, consegues obter a mesma performance (e portas USB) com portáteis mais baratos.

Recomendo usares um processo racional de decisão:
1. Lista todos os critérios de decisão de que te lembres
2. Atribui a cada critério uma importância de 0 a 100
3. Lista as alternativas numa tabela
4. Cria uma matriz de critérios, preenche com avaliações de 0 a 100 e calcula o resultado de cada critério

No final deste processo tens, nas pontuações mais altas, as decisões certas para ti.

Exemplo se fosse eu a entrar na universidade, assumindo que conseguia dar 300€ para o portátil:
Critérios:
1. Ser eu a pagar o portátil - 100 (é muito importante para mim ser eu, e não os meus pais, a trabalhar e pagar pelas minhas coisas)
2. Custo/facilidade de pagamento dos meus pais - 80 (é importante para mim que esta compra não seja um fardo)
3. Importância da funcionalidade para mim - 80 (excelentes ferramentas fazem-me trabalhar melhor e mais rápido)
4. Importância do design para mim - 70 (na altura da universidade o design era importante para mim mas não mais do que a funcionalidade)

Matriz:
Critérios / PortáteisPesosMBP 15" de 2019 (3400€)MBP 13" de 2019 (2600€?)Asus Intel i5 7200U (950€)Asus HD GL N4000 (310€)
Ser eu a pagar1009 (consigo pagar 9%)13 (consigo pagar 13%)50 (consigo pagar metade)100 (consigo pagar tudo)
Facilidade de pagamento dos meus pais8010 (ía-lhes custar dar 3100€, que é mais do que um ano inteiro de propinas)20 (ía-lhes custar das 2300€, que é mais do que um ano inteiro de propinas)80 (pagar 650€ é perfeitamente execuível para os meus pais)100 (não têm que pagar nada)
Funcionalidade10090 (o MBP tem excelente funcionalidade. Só tem um contra: não tem portas USB e são necessários adaptadores)90 (o MBP tem excelente funcionalidade. Só tem um contra: não tem portas USB e são necessários adaptadores)100 (Excelente funcionalidade)30 (Desenrrasca mas vai ser frustrante quando precisar de usar software mais exigente)
Design7510010090 (bom, mas é pesado)20 (horrível, claramente um portátil meramente funcional)
TOTAL100*9+80*10+100*90+75*100=18 200100*13+80*20+100*90+75*100=19 400100*50+80*80+100*100+75*90=28 150100*100+80*100+100*30+75*20=22 500

Resultados
MBP 15" 2019: 18 200
MBP 13" 2019: 19 400
Asus Intel i5 7200U: 28 150
Asus HD GL N4000: 22 500

Agora é uma questão de listares os teus critérios de decisão, atribuir-lhes pesos e preencher numa tabela com os portáteis que estás a considerar. Nota que a importância dos critérios e os pesos que cada critério tem em cada portátil não têm que ser exactos. O objectivo não é exatidão, mas ganhares uma compreensão racional da direção em que a tua decisão deve ir. Neste exemplo em que tenho cerca de 300€ para o portátil, é importante para mim ser eu a pagar as minhas coisas e ainda não dou tanta importância ao design como dou hoje, fica claro que uma boa decisão recai sobre um portátil que é o mais barato possível de forma a que eu possa contribuir o mais possível com maior ênfase na performance e menor ênfase no design. Neste exemplo, um MBP seria uma má decisão e um portátil mais barato mas com boa performance e pior design seria a melhor.

Nota que com a prática este processo racional de decisão torna-se automático e rápido a partir do momento em que os teus critérios de decisão se vão tornando cada vez mais explícitos, o que é excelente para a tua cognição.

Espero que ajude, abraço!

k3nz0

Membro
Matrícula
14 Julho 2016
Boas.
Na minha opinião deves procurar um portátil "leve" e confiável. SSD nesta altura é obrigatório.
Com um Macbook não ficas nada mal servido. Falo por experiência própria, também sou de Eng. Informática. Quando entrei na licenciatura em 2016 tinha um portátil Asus k55vm já com uns 3/4 aninhos e no final do 2º semestre tive a oportunidade de ficar com um Macbook Air de 2012 que era do meu irmão. Para teres noção da durabilidade, estou no 4º ano e tenciono acabar o curso com este computador visto que ainda faz bem o "serviço".
Relativamente ao software, é verdade que ao longo da licenciatura tive uma ou outra cadeira onde tive de usar software em Windows. Mas isso há sempre software alternativo e em último caso podes sempre fazer como te disseram e utilizar uma máquina virtual. De lembrar que o contrário também acontece, também já tive cadeiras em que quem tem Windows tem de estar a utilizar máquinas virtuais e eu não precisava.
No início é uma questão de hábito, mas a partir do momento que te habituas não queres outra coisa.
No entanto, tens sempre outras opções, há por aí bastantes ultrabooks engraçados, é só procurares.

Espero ter ajudado, boa sorte.

• Like
Reactions: Wraak

vicente..01

Membro
Matrícula
7 Janeiro 2019
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT-UNL
Olá desde há uns dias sou aluno do curso de Engenharia Informática na Nova e preciso de um novo portátil. Gostava de pedir indicações de portáteis que achem relativamente bons não só para o curso como também um pouco, nada de mais, de gaming. Preços a rondar os 500€-750€, prático para trajeto faculdade-casa, i5 8ªgeração...
Pelo que vi nos outros posts aqui no fórum não há grandes conclusões, se me pudessem indicar uns 2 ou 3 seria ótimo.

Computador Portátil HP 15-DA0019NP , 15,6", Core i5, 8GB, 1TB
Computador Portátil Asus VivoBook X512UB-58AM1SB1 - Computador Portátil - Compra na Fnac.pt

O que dizem destes 2?

Obrigado

PS: Afinal pode ir até aos 1000€

Última edição: