Media do secundário conta para o ensino superior

dinisleal8

Membro Caloiro
Matrícula
10 Maio 2021
Eu estou no 9º e quero seguir informática, Engenharia Informática de preferência, mas também tinha Técnico Informática nível 8.
Uma stora minha disse que eu ao seguir o ensino profissional, teria de me candidatar só com base no exame nacional. Tenho dúvidas, tenho medo de seguir Ciências/ Humanidades, e me arrepender.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Eu estou no 9º e quero seguir informática, Engenharia Informática de preferência, mas também tinha Técnico Informática nível 8.
Uma stora minha disse que eu ao seguir o ensino profissional, teria de me candidatar só com base no exame nacional. Tenho dúvidas, tenho medo de seguir Ciências/ Humanidades, e me arrepender.
Olá.
Não, será sempre parte média do secundário e outra parte a prova de ingresso, independentemente de frequentares o ensino regular ou o profissional.

dinisleal8

Membro Caloiro
Matrícula
10 Maio 2021
Olá.
Não, será sempre parte média do secundário e outra parte a prova de ingresso, independentemente de frequentares o ensino regular ou o profissional.
Então é como eu pensava, nas candidaturas eles têm por ex. 65% para media e 35% para a prova. Ok, eu entrei em pânico, porque iria alterar a "planificação" que eu quero fazer a partir do ano que vem. Obrigado

• Like
Reactions: Wraak

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Então é como eu pensava, nas candidaturas eles têm por ex. 65% para media e 35% para a prova. Ok, eu entrei em pânico, porque iria alterar a "planificação" que eu quero fazer a partir do ano que vem. Obrigado
Só um à parte, convém ires acompanhando a matéria de Mat A durante o teu curso profissional porque imensas pessoas ingressam no profissional com ideia de fazer o mesmo e acabam por deixar Matemática para trás ou embirrar com a disciplina e não conseguem ingressar no curso mais tarde. A vantagem do ensino regular é que tens logo MatA. Fora isso, o ensino profissional é uma excelente escolha, principalmente se já sabes mesmo o que queres seguir!

• Fabulous
Reactions: Edgar H

dinisleal8

Membro Caloiro
Matrícula
10 Maio 2021
Só um à parte, convém ires acompanhando a matéria de Mat A durante o teu curso profissional porque imensas pessoas ingressam no profissional com ideia de fazer o mesmo e acabam por deixar Matemática para trás ou embirrar com a disciplina e não conseguem ingressar no curso mais tarde. A vantagem do ensino regular é que tens logo MatA. Fora isso, o ensino profissional é uma excelente escolha, principalmente se já sabes mesmo o que queres seguir!
Também vi que por ex o Politécnico de Leiria (que é a minha zona) eu posso fazer candidatura com 16Mat (que pelo que sei tanto é matA ou B), posso estar errado, mas eu ando preocupado de ter de voltar a trás um ou dois anos.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Também vi que por ex o Politécnico de Leiria (que é a minha zona) eu posso fazer candidatura com 16Mat (que pelo que sei tanto é matA ou B), posso estar errado, mas eu ando preocupado de ter de voltar a trás um ou dois anos.
Sim, nessa instituição, podes usar os dois, mas o programa continua a não ser igual ao profissional, do que sei.

• Like
Reactions: Wraak

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Exatamente o que o @Edgar H disse. Acho que convém também investires em perceber a diferença entre Técnico de Informática e Engenheiro Informático, que é algo que imensas pessoas fazem confusão mas que são coisas muito distintas.

O curso de Técnico de Informática vai preparar-te para muitas coisas como montagem e utilização de sistemas informáticos, diagnóstico e ferramentas de resolução de problemas, instalação de sistemas operativos, instalação de programas e manutenção, etc. Em Eng. Informática não aprendes nada disto... eu não sei montar um computador nem é essa a função de Eng. Informática da mesma forma que não sei fazer muitas das outras funções que acabei de descrever e aquilo que sei foi porque aprendi sozinho ou como consequência de atividades do curso (e.g. ter de instalar outros sistemas operativos).

Por outro lado, o curso de Engenharia Informática é muito diferente e aquilo que tentamos resolver e perceber é completamente diverso. Deixo-te aqui alguns links de comentários que fui fazendo no fórum ao longo dos anos relativamente ao curso para que possas perceber melhor o que é:
Se tiveres alguma dúvida, dispõe.

• Fabulous
Reactions: Edgar H