Medias 2024

shhh_000

Membro
Matrícula
15 Julho 2024
Ola tudo bem, para aquelas pessoas que frequentam ou já frequentaram o ensino superior, poderiam falar um pouco sobre a possível subida/descida das médias de acesso ao ensino superior ?
Das primeiras coisas que fui ver foi o site da dges e os repetivos dados do curso e tambem sei que pode depender das proprias instituicoes, das vagas e ate dos cursos em si, mas queria ver se conseguia falar com malta mais velha e experiente relativamente a este tema.
Também ouvi dizer que a própria Uniarea costuma disponibilizar uma publicaçao onde compara as subidas/descidas dos exames deste ano, face aos anos anteriores, o que ajuda a prever se existirão subidas ou não, alguem sabe quando é que a costumam publicar?

P.s: Qualquer coisa posso disponibilizar mais informaçao sobre o curso que pretendo seguir para que seja uma conversa mais direta e direcionada àquilo que pretendo.

Obrigado pela ajuda

Olá! A publicação da Uniarea já saiu: https://uniarea.com/forum/index.php?forums/exames-nacionais-2024.183/

Sobre a subida/descida, vai depender realmente do curso que queres, devido às provas de ingresso. Se os exames que servem de prova de ingresso para o curso que querem tiverem sofrido uma subida, a tendência é a média subir, e vice-versa. Mas sim, é mais fácil analisar isso dependendo do curso.

• Like
Reactions: davis
Muito obrigado pela informação, mas não se sabe ao certo quanto é que a média deve de subir ? (em temos de decimas, se por exemplo, sobe mais que um valor ou não sobe muito mais que algumas décimas, queria tentar perceber mais ou menos como é que tem vindo a funcionar, para tentar fazer uma pequena previsão)

Obrigado

Muito obrigado pela informação, mas não se sabe ao certo quanto é que a média deve de subir ? (em temos de decimas, se por exemplo, sobe mais que um valor ou não sobe muito mais que algumas décimas, queria tentar perceber mais ou menos como é que tem vindo a funcionar, para tentar fazer uma pequena previsão)

Obrigado
É difícil prever isso pq a “média” é, na verdade, a nota do último colocado no curso (isto é, a pessoa que entrou no curso com nota mais baixa).

É verdade que depende da subida/descida das notas dos exames, mas também dependerá, por exemplo, do número de vagas no curso, da procura pelo curso, etc.

O que podes é, tendo em conta a variação das notas das provas de ingresso para o curso que queres, fazeres uma previsão se vai descer ou subir, mas em termos de décimas é praticamente impossível.
A partir daí, e tendo em conta se a tua nota de candidatura está próxima ou distante da nota do último colocado do ano passado, tens de ver se vale a pena arriscar e candidatares-te a esse curso.

É difícil prever isso pq a “média” é, na verdade, a nota do último colocado no curso (isto é, a pessoa que entrou no curso com nota mais baixa).

É verdade que depende da subida/descida das notas dos exames, mas também dependerá, por exemplo, do número de vagas no curso, da procura pelo curso, etc.

O que podes é, tendo em conta a variação das notas das provas de ingresso para o curso que queres, fazeres uma previsão se vai descer ou subir, mas em termos de décimas é praticamente impossível.
A partir daí, e tendo em conta se a tua nota de candidatura está próxima ou distante da nota do último colocado do ano passado, tens de ver se vale a pena arriscar e candidatares-te a esse curso.
Tendo por base essa linha de raciocínio, se o curso que eu me quiser candidatar tenha cerca de 102 vagas (tem vindo a subir desde os anos passados) e se eu tiver cerca de seis decimas a mais do ultimo colocado no ano passado, que mais informações é que me poderao ajudar a prever se entro ou nao?
Obrigado

Tendo por base essa linha de raciocínio, se o curso que eu me quiser candidatar tenha cerca de 102 vagas (tem vindo a subir desde os anos passados) e se eu tiver cerca de seis decimas a mais do ultimo colocado no ano passado, que mais informações é que me poderao ajudar a prever se entro ou nao?
Obrigado
As médias das provas de ingresso que o curso pede.