FMUC Medicina – Vida de estudante na FMUC

beatriz_nfs

Membro Caloiro
Matrícula
8 Janeiro 2020
Bom dia a todos! Sou aluna do 12° e estou a considerar candidatar-me à FMUC.
Gostava portanto de saber como é realmente a vida de um estudante nesta faculdade, particularmente em relação às carga de trabalho atribuída aos estudantes.
Já tenho em mente que os alunos de medicina, no geral, se matam a trabalhar mas gostava de ter uma ideia melhor. Por exemplo, têm tempo livre para sair e entreter outros passatempos? Ou é a vida de estudante completamente dedicada ao estudo, mesmo nas férias?

• Like
Reactions: Azami

amarga

Membro Veterano
Matrícula
30 Junho 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Gostava portanto de saber como é realmente a vida de um estudante nesta faculdade, particularmente em relação às carga de trabalho atribuída aos estudantes.
Já tenho em mente que os alunos de medicina, no geral, se matam a trabalhar mas gostava de ter uma ideia melhor. Por exemplo, têm tempo livre para sair e entreter outros passatempos? Ou é a vida de estudante completamente dedicada ao estudo, mesmo nas férias?
Olá! Eu sou só uma caloira piquenina que não sabe nada da vida 😅 mas pronto posso falar um bocadinho da minha experiência até agora.
Ao longo do semestre vais tendo algumas avaliações, como em qualquer outro curso, ainda assim tens umas semanas mais leves que outras (se quiseres que seja mais específica é só dizeres).
No início sentia-me mega merdida (foi sem querer, mas também serve 😂) perdida no estudo, achava que nunca na vida ia passar na 1a frequência de anatomia (ou ficha wtv) e muito menos na oral, mas com o apoio da família, dos amigos, madrinha etc tudo se compõe 🥰 quando digo que para mim o melhor da fmuc foram as pessoas que conheci estou a falar muito a sério e não trocava isto por nada.
Estudamos, mas também nos divertimos, como é óbvio! Ocasião não falta... i mean, é de Coimbra que estamos a falar ahaha, há quem arranje sempre tempo, eu pessoalmente não consigo ir sair até tarde porque o dia a seguir nunca me rende nada :/ tempo para outros passatempos depende muito de ti e da tua organização.
Sobre as férias: ainda não sei o que isso é :'(

• Haha
  • Like
Reactions: Azami and Blasty

beatriz_nfs

Membro Caloiro
Matrícula
8 Janeiro 2020
Olá! Eu sou só uma caloira piquenina que não sabe nada da vida 😅 mas pronto posso falar um bocadinho da minha experiência até agora.
Ao longo do semestre vais tendo algumas avaliações, como em qualquer outro curso, ainda assim tens umas semanas mais leves que outras (se quiseres que seja mais específica é só dizeres).
No início sentia-me mega merdida (foi sem querer, mas também serve 😂) perdida no estudo, achava que nunca na vida ia passar na 1a frequência de anatomia (ou ficha wtv) e muito menos na oral, mas com o apoio da família, dos amigos, madrinha etc tudo se compõe 🥰 quando digo que para mim o melhor da fmuc foram as pessoas que conheci estou a falar muito a sério e não trocava isto por nada.
Estudamos, mas também nos divertimos, como é óbvio! Ocasião não falta... i mean, é de Coimbra que estamos a falar ahaha, há quem arranje sempre tempo, eu pessoalmente não consigo ir sair até tarde porque o dia a seguir nunca me rende nada :/ tempo para outros passatempos depende muito de ti e da tua organização.
Hahaha, obrigada pela tua resposta! Então basicamente, é muito estudo mas arranja-se tempo para outras coisas?
Já agora, isto já não tem nada a ver mas é outro dos meus receios, achas que até agora o curso é só memorizar? Envolve compreender e pensar por ti própria ou é só mesmo, geralmente, memorizar ciclos e partes anatómicas?

amarga

Membro Veterano
Matrícula
30 Junho 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Hahaha, obrigada pela tua resposta! Então basicamente, é muito estudo mas arranja-se tempo para outras coisas?
Já agora, isto já não tem nada a ver mas é outro dos meus receios, achas que até agora o curso é só memorizar? Envolve compreender e pensar por ti própria ou é só mesmo, geralmente, memorizar ciclos e partes anatómicas?
Em parte sim, envolve decorar, mas depois tens as imagens que ajudam a compreender, alguns exemplos de casos clínicos... diria que as coisas vão ficando mais interessantes ao longo do curso, quando já tens mais bases (espero eu :p)

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Vais saber, nem que sejam só no verão ahaha. Não sei como é aí especificamente em Coimbra, mas acho que em qualquer curso continuamos a ter bastante tempo de férias no verão (mesmo que menos do que no secundário).

memorizar ciclos e partes anatómicas?
Anatomia não é o curso todo, são só algumas cadeiras. :P

Em parte sim, envolve decorar, mas depois tens as imagens que ajudam a compreender, alguns exemplos de casos clínicos... diria que as coisas vão ficando mais interessantes ao longo do curso, quando já tens mais bases (espero eu :p)
Eu também não posso falar muito mais do que tu (help, @alguém dos anos clínicos 😂), mas já gostei muito mais de certas coisas do 2º ano. Fisiologia é fixe e não é só decorar. 🤗🤗🤗

• Love
Reactions: amarga

Azami

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Outubro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Bem, concordo com o que a @amarga já referiu e muito provavelmente é uma opinião mais próxima daquilo que é o 1º ano visto que o meu 1º ano já lá vai há um bocadito.
Sim, as anatomias dos 1os anos exigem mais que decores mil coisas diferentes mas no 2º e 3º anos (e restantes) o objetivo é desenvolveres o raciocínio clínico.
Diz-se que os anos clínicos viram o paradigma das notas... Sendo ou não verdade gosto muito mais das cadeiras que tenho agora do que as que tive no 1º e 2º ano.
Mas focando-me nos restantes anos, acho que apesar das frequências que vais tendo ao longo do semestre tens sempre tempo para outras atividades ou experiências. Não tenhas de todo a ideia de que a carga de trabalho é incompatível com a vida pessoal/social que todos nós também fazemos por ter.
Talvez no 1º haja mais receio de ter outras atividades mas eu sempre quis fazer mais do que "estudar medicina" e na fmuc há muitos workshops, congressos e projetos a acontecer (vais conhecer tudo no 1º dia, dont worry).
No 2º semestre do 2o ano e nos restantes anos quase toda a gente faz muito mais para além de ir às aulas (provavelmente só às práticas é que somos mais assíduos...), anda no ginásio, faz voluntariado, anda no teatro, música, desporto, decide aprender um idioma... É mesmo improvável falares com alguém que não faça nenhuma destas coisas 😅
Ainda assim, claro que é um curso que exige muitas horas de concentração e dedicação, acima de tudo lembra.te que a qualidade vale mais que a quantidade 😉
Muita sorte para o 12º!! Espero ver-te em breve pela fmuc !! Não sei se respondi ao que pretendias, mas alguma coisa dispõe,
Olá! Eu sou só uma caloira piquenina que não sabe nada da vida 😅
adorei mas já não é assim tão verdade 😋
achava que nunca na vida ia passar na 1a frequência de anatomia (ou ficha wtv) e muito menos na oral, mas com o apoio da família, dos amigos, madrinha etc tudo se compõe 🥰
Que exagerada 😂 btw parabéns!!! 😍 "Quer-me parecer" que a tua madrinha foi bem ensinada 🥰

• Like
  • Love
Reactions: amarga and Blasty