Medicina, Bioquímica, Equivalências, Exames nacionais

Leonel Guerra

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2019
Boa tarde a todos e a todas.
Bem, finalizei o 12º ano com uma média relativamente boa (178). Contudo, devido aos exames nacionais, este ano não consigo entrar em Medicina que, na verdade, é o que ambiciono. Deste modo, gostava de conhecer algumas opiniões relativamente ao que devo fazer, dado que me deparo com duas situações.
Pensei em ficar em casa e estudar só para os exames nacionais, mas não me vejo um ano inteiro em casa a estudar só para os exames nacionais.
Pensei, também, em ir para Bioquímica em Coimbra, pois, ao ver o plano curricular, acho que me será útil para entender bem os fundamentos da Física e da Química, de modo a ter um bom exame de F.Q, pois quero repetir F.Q e Mat no próximo ano para tentar Medicina em Coimbra, também. Contudo, tenho receio que ao entrar na faculdade não consiga conciliar o estudo da faculdade com o dos exames.
Mas, pensando que as coisas podem não vir a correr tão bem, gostaria de saber se Bioquímica possui algumas cadeiras que, ao entrar em Medicina (tudo isto em Coimbra), sejam equivalentes (caso concorra a medicina pelo acesso para licenciados).
Gostava, de saber, também, se existe alguma pessoa que já tenha ido para medicina, através da licenciatura em Bioquímica. Conheço um exemplo que foi de Biologia Celular e Molecular para Medicina.
E se tiverem sugestões de outros cursos, podem dizer. Mas, à partida, irei para Bioquímica em Coimbra e depois tento os exames nacionais, caso não consigo, lá terei que entrar pelos licenciados. Pois Academias militares ou estudar noutro país, não fazem bem parte do meu plano.
Obrigado :)

Bioquímica ajuda-te bastante na parte da química, eu estive no porto 1 ano e só estudei para física no exame de FQ.
No segundo semestre, só fiz 1 cadeira em época normal e deixei tudo para recurso para estudar para os exames, é uma questão de organização e sim, é possível conciliar tudo. Apesar disto, não tive equivalências nenhumas.

• Like
Reactions: Diana Valença