Medicina Dentária: área a apostar ou uma perda de tempo?

Isa1999

Membro Caloiro
Matrícula
9 Novembro 2019
Olá a todos!

Encontro-me neste momento no 2° ano de nutrição na fcnaup, mas a ponderar seriamente mudar de curso. Na área da saúde, de todos, dentária foi aquele cujo plano de estudos me chamou minimamente à atenção, porém, tenho algumas preocupações, nomeadamente:

1)Pretendo candidatar-me à FMDUP. Como é o ambiente entre colegas? Entre caloiros e alunos de outros anos? Quão acessíveis são os docentes para prestarem o auxílio necessário aos alunos? Como é a faculdade a nível de instalações?

2) A um dado momento do curso começa a ser necessário adquirir materiais bastante caros (até onde sei). Quanto se gasta em média nos mesmos? Que materiais são estes? A faculdade possui algum programa de apoio financeiro para aquisição dos mesmos, ou parceiros que tenham descontos especiais para estudantes?

3) É possível conciliar o curso com um part-time? Já vi o plano de estudos da FMDUP e sei que a partir do 2° ano o número de cadeiras por semestre começa a aumentar drasticamente, mas creio que, no meu caso, sem um part-time a aquisição dos materiais necessários torna-se impossível.

4) Aos atuais estudantes, tiveram alguma decepção com o curso? Têm receio do que será o futuro no mercado de trabalho, sendo que a Ordem dos MD já alerta que o mercado português está saturado? Ponderam emigrar ou ficar por aqui e tentar a vossa sorte? Confesso que esta questão do mercado saturado me assusta um pouco.

5) Como se sobrevive ao 4° ano de curso? Se não me engano são 12 unidades curriculares! Para mim, que estou num curso com 6 UCs por semestre parece-me uma loucura! É realmente um ano caótico ou faz-se bem?

10) Qual o valor das propinas na FMDUP neste ano letivo de 2019/2020?

Aos que lerem e responderem,

Desde já obrigada pela vossa atenção,
Isabel S.

• Like
Reactions: BIO.4
Matrícula
11 Junho 2019
Olá a todos!

Encontro-me neste momento no 2° ano de nutrição na fcnaup, mas a ponderar seriamente mudar de curso. Na área da saúde, de todos, dentária foi aquele cujo plano de estudos me chamou minimamente à atenção, porém, tenho algumas preocupações, nomeadamente:

1)Pretendo candidatar-me à FMDUP. Como é o ambiente entre colegas? Entre caloiros e alunos de outros anos? Quão acessíveis são os docentes para prestarem o auxílio necessário aos alunos? Como é a faculdade a nível de instalações?

2) A um dado momento do curso começa a ser necessário adquirir materiais bastante caros (até onde sei). Quanto se gasta em média nos mesmos? Que materiais são estes? A faculdade possui algum programa de apoio financeiro para aquisição dos mesmos, ou parceiros que tenham descontos especiais para estudantes?

3) É possível conciliar o curso com um part-time? Já vi o plano de estudos da FMDUP e sei que a partir do 2° ano o número de cadeiras por semestre começa a aumentar drasticamente, mas creio que, no meu caso, sem um part-time a aquisição dos materiais necessários torna-se impossível.

4) Aos atuais estudantes, tiveram alguma decepção com o curso? Têm receio do que será o futuro no mercado de trabalho, sendo que a Ordem dos MD já alerta que o mercado português está saturado? Ponderam emigrar ou ficar por aqui e tentar a vossa sorte? Confesso que esta questão do mercado saturado me assusta um pouco.

5) Como se sobrevive ao 4° ano de curso? Se não me engano são 12 unidades curriculares! Para mim, que estou num curso com 6 UCs por semestre parece-me uma loucura! É realmente um ano caótico ou faz-se bem?

10) Qual o valor das propinas na FMDUP neste ano letivo de 2019/2020?

Aos que lerem e responderem,

Desde já obrigada pela vossa atenção,
Isabel S.
Ciências da Nutrição é que é um pouco perda de tempo. O mercado está sobrelotado! A maioria acaba como encarregada ou sub encarregada (na coletiva e restauração), em dietas préfeitas ou a trabalhar a recibos verdes, ou em ginásios. Sector publico mais vale nem pensar muito ... na nutrição serão mais aqueles que não se safam, do que os que estão realmente bem.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
D Ingresso para Medicina Dentária Concurso Nacional e Locais - Público 1
I Enfermagem ou Medicina Dentária? Saúde 7
sergiodanielppinto Medicina Dentária maiores 23 anos Concursos e Regimes Especiais 1
M Mudança para Medicina Dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
L Equivalências medicina após fazer medicina dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
J Sou formado em Medicina Dentária mas estou a pensar tirar uma nova licenciatura Ensino Superior 8
Teresa_Matos Concurso de medicina/medicina dentária para licenciados ou maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 12
J M23 Acesso Medicina Dentária Egas Moniz Concursos e Regimes Especiais 4
B Transferências de Medicina Dentária para Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Mariacarvalho07 Provas modelo M23 - Medicina Dentária Concursos e Regimes Especiais 0
A cursos com equivalências para medicina dentária Saúde 3
B Estudar medicina enquanto exerce medicina dentária Saúde 7
J Engenharia Biomédica vs Medicina (Dentária) Saúde 1
Angelzz Candidatos a Medicina Dentária e Medicina Veterinária 2019/2020 Candidatos 2019/2020 7
M Ciências da Nutrição/Ciências Farmacêuticas/Medicina Dentária Saúde 13
S Medicina dentária privada para pública Saúde 4
Beatriz Nogueiro Medicina Dentária para Medicina Saúde 2
C Medicina Dentária ou Direito Ensino Superior 1
C UFP Medicina Dentária - UFP Universidade Fernando Pessoa 8
Angelzz Candidatos Medicina Dentária 2018/2019 Candidatos 2018/2019 1
X De medicina dentária, na U. Católica, para medicina, em concurso nacional Saúde 4
C Praxe Medicina Dentária Universidade Fernando Pessoa Tradições Académicas 1
C Medicina Dentária na Privada: O que me espera? Saúde 0
C Medicina Dentária: CESPU ou Fernando Pessoa? Saúde 2
Anitalves Transferência internacional para Medicina Dentária em Portugal Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
tiagostudent FMDUL Acesso ao mestrado em medicina dentária. Universidade de Lisboa 0
D Candidatos Medicina Dentária 2017/2018 Candidatos 2017/2018 10
I Higiene oral e medicina dentária Saúde 34
R Medicina dentária para licenciados Concursos e Regimes Especiais 3
F Indecisão total: Medicina Dentária vs Fisioterapia Saúde 21
L Medicina Dentária Arquivo 1
RMoon99 FMUC Medicina Dentária - FMUC Universidade de Coimbra 30
RMoon99 FMDUP Medicina Dentária- FMDUP Universidade do Porto 15
E Medicina Dentária Saúde 372
Mari_fc Concurso especial licenciados medicina - Universidade do Minho Concursos e Regimes Especiais 0
C Medicina veterinária médias Recursos Naturais 2
DiOliveira03 Medicina - Química ou Psicologia B? (12°) Ensino Secundário 3
B Enfermagem e Medicina Saúde 2
M Acesso a Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 2
RitaQuelha Medicina Veterinária, onde? Recursos Naturais 2
M Quero ir para medicina, será necessário seguir físico-química no secundário? Ensino Secundário 5
C Sonho de entrar em medicina + dicas para os exames Ensino Secundário 19
M média para medicina.... help Ensino Secundário 2
I Medicina Veterinária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
R Quero Medicina mas a minha média não chega! O que posso fazer? Ensino Secundário 2
M Disciplinas 12 ano para seguir medicina veterinária Recursos Naturais 3
L Não vou conseguir entrar em Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 13
B segunda candidatura ao ensino superior medicina Concurso Nacional e Locais - Público 1
Inês Alexandra Medicina Tradicional Chinesa Saúde 4
B Curso de Medicina: muitos anos a estudar? Saúde 6