Medicina Dentária: alternativas

   

tita :))

Membro
Matrícula
3 Agosto 2021
Mensagens
33
olá!
sou nova aqui, mas tenho andado a ler algumas coisas e parece super super fixe (especialmente para mim, que sou demasiado ansiosa com pretty much tudo) ihihihi
precisava de uma ajudinha, e gostava de saber se alguém me saberia esclarecer: eu queria (MUITO) seguir medicina dentária, mas, como tantas outras pessoas, não tenho média.
este ano vou ingressar no ensino superior, e gostava de saber quais eram os cursos que tinham mais equivalência para, posteriormente, poder tentar novamente medicina dentária para ano.
podem ajudar-me?
(previously grata por qualquer resposta)
atenciosamente, miss Granger
 
olá!
sou nova aqui, mas tenho andado a ler algumas coisas e parece super super fixe (especialmente para mim, que sou demasiado ansiosa com pretty much tudo) ihihihi
precisava de uma ajudinha, e gostava de saber se alguém me saberia esclarecer: eu queria (MUITO) seguir medicina dentária, mas, como tantas outras pessoas, não tenho média.
este ano vou ingressar no ensino superior, e gostava de saber quais eram os cursos que tinham mais equivalência para, posteriormente, poder tentar novamente medicina dentária para ano.
podem ajudar-me?
(previously grata por qualquer resposta)
atenciosamente, miss Granger
Olá :)
Em primeiro lugar, as equivalências são decididas, normalmente, pelo diretor de curso. Então pode não haver garantia de equivalência. Mas pelo que li em um fórum (cursos com equivalências para medicina dentária ), as melhores opções seriam enfermagem e alguns cursos de ciencias da nutrição.
Tenta comparar a materia abordada em cada cadeira desses cursos com as de medicina dentária na Universidade que te interessa :)
Boa sorte!
 
Olá :)
Em primeiro lugar, as equivalências são decididas, normalmente, pelo diretor de curso. Então pode não haver garantia de equivalência. Mas pelo que li em um fórum (cursos com equivalências para medicina dentária ), as melhores opções seriam enfermagem e alguns cursos de ciencias da nutrição.
Tenta comparar a materia abordada em cada cadeira desses cursos com as de medicina dentária na Universidade que te interessa :)
Boa sorte!
olá! obrigada pela resposta, Cristiana!
se calhar não me expliquei bem, desculpa! eu queria dizer cursos com mais cadeiras parecidas com medicina dentária! (e não equivalência, desculpa)!!!
vou ver o tópico, obrigada! :))
 
olá! obrigada pela resposta, Cristiana!
se calhar não me expliquei bem, desculpa! eu queria dizer cursos com mais cadeiras parecidas com medicina dentária! (e não equivalência, desculpa)!!!
vou ver o tópico, obrigada! :))
A resposta ainda deve ser enfermagem e ciencias da nutrição.
Mas, na minha opinião, escolheres um curso com equivalência, é uma mais valia. Se ficares com equivalência a por exemplo 2 cadeiras, quando estiveres em medicina dentária terás menos cadeiras no primeiro ano.... :)
 
  • Love
Reactions: tita :))
olá!
sou nova aqui, mas tenho andado a ler algumas coisas e parece super super fixe (especialmente para mim, que sou demasiado ansiosa com pretty much tudo) ihihihi
precisava de uma ajudinha, e gostava de saber se alguém me saberia esclarecer: eu queria (MUITO) seguir medicina dentária, mas, como tantas outras pessoas, não tenho média.
este ano vou ingressar no ensino superior, e gostava de saber quais eram os cursos que tinham mais equivalência para, posteriormente, poder tentar novamente medicina dentária para ano.
podem ajudar-me?
(previously grata por qualquer resposta)
atenciosamente, miss Granger

Penso que a FMDUL é a única pública do país que tem os 3 cursos de dentária juntos: medicina dentária, higiene oral e prótese dentária. Não tenho certeza a absoluta, mas já ouvi isto várias vezes. Assim sendo, e como nós temos MUITAAAAAS cadeiras em simultâneo com higiene oral e prótese, o mais indicado seria tentares medicina dentária em Lisboa. Aí tens equivalências garantidas, penso que higiene oral é que reúne mais cadeiras em conjunto connosco! Penso que enfermagem e ciências da nutrição dar-te-ão poucas ou nenhumas equivalências.. se ingressares em ciências farmacêuticas por exemplo consegues só de 1º Ano: Biologia Celular, Bioquimica I, histologia e embriologia, e depois lá mais para a frente se mantivesses em ciências farmacêuticas: bioestatistica, fisiologia, genética (sem certezas). E 4 equivalências é bastante mesmo. Nem enfermagem nem ciências da nutrição têm estas cadeiras com o mesmo peso em ECTS e em conteúdos.
 
  • Love
Reactions: tita :))
Penso que a FMDUL é a única pública do país que tem os 3 cursos de dentária juntos: medicina dentária, higiene oral e prótese dentária. Não tenho certeza a absoluta, mas já ouvi isto várias vezes. Assim sendo, e como nós temos MUITAAAAAS cadeiras em simultâneo com higiene oral e prótese, o mais indicado seria tentares medicina dentária em Lisboa. Aí tens equivalências garantidas, penso que higiene oral é que reúne mais cadeiras em conjunto connosco! Penso que enfermagem e ciências da nutrição dar-te-ão poucas ou nenhumas equivalências.. se ingressares em ciências farmacêuticas por exemplo consegues só de 1º Ano: Biologia Celular, Bioquimica I, histologia e embriologia, e depois lá mais para a frente se mantivesses em ciências farmacêuticas: bioestatistica, fisiologia, genética (sem certezas). E 4 equivalências é bastante mesmo. Nem enfermagem nem ciências da nutrição têm estas cadeiras com o mesmo peso em ECTS e em conteúdos.
olá, joão! agradço imenso a tua resposta, foi muito útil para mim!
eu sou de coimbra e, financeiramente, não tenho possibilidade de estudar fora, embora fossem boas opções essas aí, de Lisboa.
sendo assim, acho que me vou candidatar a ciências farmacêuticas mas, se houver uma subida brutal, vou tentar enfermagem ou ciências da nutrição, então :))
desculpa ser chata, mas será que podes falar um pouco sobre o curso de Medicina Dentária? Estás a gostar?
 
Não chateias nada! Eu apesar de estar em dentária, pretendo mudar para medicina! Terminei agora o primeiro ano, e apenas tive 1 cadeira específica que se chama morfologia dentária: descrição de cada tipo de dente e assim. Apesar disso, achei a cadeira bastante normal, não me apaixonei mas aquilo que fui aprendendo foi sem fretes 😂 isto porque eu poderia logo ao princípio detestar, dado que não vim para o curso por escolha. Mas dou um feedback positivo aos conteúdos da cadeira. Todas as outras cadeiras no primeiro ano fora essa, são transversais a medicina ou do âmbito das ciências básicas: anatomias, bioquimicas, biologia molecular e celular, histologia/embriologia, psicologia, epidemiologia, bioestatistica, saude pública. Essencialmente é isto, faz-se bem desde que estudes minimamente. Essencialmente anatomia xD penso que é um curso multivalente, no entanto algo sobrelotado no mercado de trabalho, há muitos dentistas, e recebem quase todos uma miseria, a não ser que tenham especialidade... alguma coisa que queiras que eu aprofunde acerca de cada cadeira por exemplo ou outra coisa qualquer não hesites em dizer pfv 🙂
 
Não chateias nada! Eu apesar de estar em dentária, pretendo mudar para medicina! Terminei agora o primeiro ano, e apenas tive 1 cadeira específica que se chama morfologia dentária: descrição de cada tipo de dente e assim. Apesar disso, achei a cadeira bastante normal, não me apaixonei mas aquilo que fui aprendendo foi sem fretes 😂 isto porque eu poderia logo ao princípio detestar, dado que não vim para o curso por escolha. Mas dou um feedback positivo aos conteúdos da cadeira. Todas as outras cadeiras no primeiro ano fora essa, são transversais a medicina ou do âmbito das ciências básicas: anatomias, bioquimicas, biologia molecular e celular, histologia/embriologia, psicologia, epidemiologia, bioestatistica, saude pública. Essencialmente é isto, faz-se bem desde que estudes minimamente. Essencialmente anatomia xD penso que é um curso multivalente, no entanto algo sobrelotado no mercado de trabalho, há muitos dentistas, e recebem quase todos uma miseria, a não ser que tenham especialidade... alguma coisa que queiras que eu aprofunde acerca de cada cadeira por exemplo ou outra coisa qualquer não hesites em dizer pfv 🙂
uhhhh, dá-me a tua vaga pfv ihihihi
espero mesmo que consigas mudar, se é mesmo o que gostas!
uau, ainda bem, queria muito muito seguir medicina dentária e assim já fico com uma alusão ao que se vive.
obrigado! se surgir alguma coisa, eu volto. e muito obrigada!!