Medicina Dentária: FMUC ou FMDUP?

madalenag_15

Membro Caloiro
Matrícula
9 Maio 2023
Olá a todos, vou candidatar me este ano ao ensino superior ao curso de medicina dentária mas estou indecisa entre qual colocar em primeira opção. Será que me podem falar mais acerca do curso tanto em Coimbra como no Porto? Em termos de práticas, clínica, materiais a adquirir, etc… Agradecia imenso.

Olá!

Sobre a FMUC não posso falar pois nunca andei lá. Acho que qualquer uma das faculdades é boa no entanto.

No 1 ano da Fmdup não tens de comprar materiais nenhuns. Apenas a partir do 2 ano é que precisas de começar a reunir alguns materiais. A partir do 3 ano é necessário comprar mesmo muitas coisas. Materiais de clínica nomeadamente. Importante realçar que nos 1 ano da Fmdup os alunos têm a maioria das aulas no ICBAS. São 20 minutos de transportes públicos desde a Fmdup até lá basicamente.

Se tiveres mais alguma dúvida podes dizer

• Like
Reactions: Teresa_Matos
Olá!

Sobre a FMUC não posso falar pois nunca andei lá. Acho que qualquer uma das faculdades é boa no entanto.

No 1 ano da Fmdup não tens de comprar materiais nenhuns. Apenas a partir do 2 ano é que precisas de começar a reunir alguns materiais. A partir do 3 ano é necessário comprar mesmo muitas coisas. Materiais de clínica nomeadamente. Importante realçar que nos 1 ano da Fmdup os alunos têm a maioria das aulas no ICBAS. São 20 minutos de transportes públicos desde a Fmdup até lá basicamente.

Se tiveres mais alguma dúvida podes dizer
Boa noite,

Relativamente ao custo do curso em si, considerando a compra de materiais e outras coisas que sejam necessárias, será que poderias partilhar um pouco da tua experiência? Pelo que tenho ouvido dizer acaba por ser um curso muito dispendioso ao longo dos anos... a faculdade ajuda de alguma forma com os custos da compra dos materiais ou tem alguns à disposição dos alunos?

Obrigada.

Boa noite,

Relativamente ao custo do curso em si, considerando a compra de materiais e outras coisas que sejam necessárias, será que poderias partilhar um pouco da tua experiência? Pelo que tenho ouvido dizer acaba por ser um curso muito dispendioso ao longo dos anos... a faculdade ajuda de alguma forma com os custos da compra dos materiais ou tem alguns à disposição dos alunos?

Obrigada.
Então...

Em relação ao 2 ano os materiais são coisas muito básicas. Alguns deles até se pode pedir a alunos de anos acima porque sobram sempre.
Quanto aos materias do 3º ano, as coisas já não são bem assim. Eu ainda não cheguei lá mas sei de pessoas que já tiveram de adquirir tudo e não é propriamente barato. Mais uma vez existem muitas pessoas que ficam com materiais de anos acima ou de pessoas que até já acabaram o curso mas mesmo assim são cerca de 2 mil euros em materiais. Mais uma vez isto foi o que me disseram. Sei que o valor anda à volta disto. Não posso falar sobre ajudas que a universidade dá ou não porque de facto não sei se acontece ou não.

• Like
Boa noite,

Obrigada.
Atualização:

Os valores para os materiais de 2 ano rondam os 700€ - 800€

Materias mais caros sim podem chegar aos 2000€ mas com o necessário é o valor acima.

Peco desculpa pelo engano.

• Like