FMUC Medicina Dentária - FMUC

Eu gostava de saber mais acerca da forma como são lecionadas as aulas, a dificuldade das cadeiras e coisas do género para perceber melhor como funciona a fmuc. Bem como onde e que são dadas as práticas clínicas aos alunos do 4 e 5 ano_Obrigada pela disponibilidade :)
Bem, em relação às aulas e à dificuldade, acho que como em todos os cursos, depende de cadeira para cadeira: todas têm aulas teóricas, teorico-práticas e práticas, mas há cadeiras que são de conteúdo mais teórico, e não há maneira de dar volta a isso; algumas cadeiras são feitas por frequências, outras por exame, podendo sempre um trabalho ou outro e avaliações práticas contar também para a nota; quanto à dificuldade, o meu balanço sobre este 1º semestre foi que apesar de ser um curso em que é necessário trabalhar (o que também não será novidade, porque não se consegue chegar ao curso sem uma nota de candidatura já elevada, o que já é indicador de bons métodos de estudo ;)), é acessível, e é possível fazer tudo com notas satisfatórias :) Uma das grandes vantagens de optares pela FMUC, e o que provavelmente torna a nota de candidatura mais elevada em Coimbra em relação às outras universidades, é o facto de o curso estar inserido na faculdade de medicina, e não numa faculdade separada, tornando o curso inicialmente mais baseado à volta da área da saúde em geral, e apenas 2/3 cadeiras por semestre nos primeiros anos é que são mais específicas sobre dentária :)
Em relação à localização, há dois sítios onde são dadas as aulas: no pólo III (das ciências da saúde, onde está toda a FMUC e a FFUC), e na clínica, que num nome mais pomposo é referida como Área da Medicina Dentária, sendo que estes dois sítio estão separados apenas pelo Hospital, ou seja, a 5min de distância a pé :p Nos 2 primeiros anos, as aulas estão divididas quase todas entre estes dois sítios, e acho que uma cadeira ou outra no pólo I, o que é um bocadinho inconveniente, mas pronto, não há nada a fazer, e Coimbra também é relativamente pequena :p No 3º ano, o curso torna-se mais prático, e a parte das unidades pré-clínicas já é totalmente na clínica, só que basicamente numa parte separada onde há cabeças de manequins e moldes para praticar (isto não é tão creepy como parece, quando fores ver aquilo pela primeira vez vais adorar!) Penso que no 3º ano ainda têm uma ou outra cadeira no CHUC, que é um complexo que faz parte do Hospital, ou seja, mais uma vez, bastante perto ;) No 4º e 5º ano, passa-se então "oficialmente" para a clínica mesmo, e se põe em prática os anos anteriores!
Espero ter ajudado, se tiveres mais dúvidas é só dizer :rolleyes:

• Like
Reactions: Ice
Bem, em relação às aulas e à dificuldade, acho que como em todos os cursos, depende de cadeira para cadeira: todas têm aulas teóricas, teorico-práticas e práticas, mas há cadeiras que são de conteúdo mais teórico, e não há maneira de dar volta a isso; algumas cadeiras são feitas por frequências, outras por exame, podendo sempre um trabalho ou outro e avaliações práticas contar também para a nota; quanto à dificuldade, o meu balanço sobre este 1º semestre foi que apesar de ser um curso em que é necessário trabalhar (o que também não será novidade, porque não se consegue chegar ao curso sem uma nota de candidatura já elevada, o que já é indicador de bons métodos de estudo ;)), é acessível, e é possível fazer tudo com notas satisfatórias :) Uma das grandes vantagens de optares pela FMUC, e o que provavelmente torna a nota de candidatura mais elevada em Coimbra em relação às outras universidades, é o facto de o curso estar inserido na faculdade de medicina, e não numa faculdade separada, tornando o curso inicialmente mais baseado à volta da área da saúde em geral, e apenas 2/3 cadeiras por semestre nos primeiros anos é que são mais específicas sobre dentária :)
Em relação à localização, há dois sítios onde são dadas as aulas: no pólo III (das ciências da saúde, onde está toda a FMUC e a FFUC), e na clínica, que num nome mais pomposo é referida como Área da Medicina Dentária, sendo que estes dois sítio estão separados apenas pelo Hospital, ou seja, a 5min de distância a pé :p Nos 2 primeiros anos, as aulas estão divididas quase todas entre estes dois sítios, e acho que uma cadeira ou outra no pólo I, o que é um bocadinho inconveniente, mas pronto, não há nada a fazer, e Coimbra também é relativamente pequena :p No 3º ano, o curso torna-se mais prático, e a parte das unidades pré-clínicas já é totalmente na clínica, só que basicamente numa parte separada onde há cabeças de manequins e moldes para praticar (isto não é tão creepy como parece, quando fores ver aquilo pela primeira vez vais adorar!) Penso que no 3º ano ainda têm uma ou outra cadeira no CHUC, que é um complexo que faz parte do Hospital, ou seja, mais uma vez, bastante perto ;) No 4º e 5º ano, passa-se então "oficialmente" para a clínica mesmo, e se põe em prática os anos anteriores!
Espero ter ajudado, se tiveres mais dúvidas é só dizer :rolleyes:

Qual é a diferença entre Teórico-práticas e práticas? As condições da faculdade são boas? Obrigada pelos esclarecimentos detalhados :)

Qual é a diferença entre Teórico-práticas e práticas? As condições da faculdade são boas? Obrigada pelos esclarecimentos detalhados :)
A primeira pergunta é difícil de responder, porque maior parte dos professores usam as teórico-práticas como aulas teóricas para dar mais matéria, mas no entanto, nas cadeiras que eu já tive, a Introdução à Psicologia o prof usava essas aulas para dar exemplos do que tinha dado nas teóricas, e a prof de bioquímica utilizava as teórico-práticas para fazermos apresentações de trabalhos :)
As condições da faculdade são excelentes! O pólo III é relativamente recente, uma das subunidades até só foi inaugurada no início deste ano letivo, e estão ainda a haver construções, penso que para abrir um departamento de Medicina Legal, por isso há muito boas condições, tanto a níveis de auditórios como de laboratórios! A única desvantagem que posso dizer é mesmo a biblioteca, que me parece ser pequena para um pólo com duas faculdades, e tem um horário um pouco limitado, mas andou a circular no início deste ano uma petição para estar aberta mais tempo, e de qualquer forma há ótimas salas de estudo e bibliotecas em vários sítios da cidade :p A clínica também é um espaço com boas condições, é pequena e acolhedora, mas como também somos um curso muito pequeno e unido (entraram pouco mais de 40 pessoas este ano, e no ano seguinte alguns mudam para medicina) funciona perfeitamente! Posso-te já dizer que nos anos mais práticos, vais lidar com professores excelentes na área de medicina dentária, muitos deles conhecidos a nível nacional, ou seja, aprender com os melhores :p
De nada, estou aqui para ajudar ;)

• Like
Olá , gostaria que me fornecessem uma informação se possível é que já vasculhei a net toda e não encontro nada acerca da temática . Existem vagas para licenciados para a faculdade de Med Dentária em Coimbra ?! Obrigado

Bom dia

Eu gostava de pedir transferência por mudança de par curso/instituição para a FMUC para Medicina Dentária e estou atualmente inscrito no ICBAS no 2 ano de Medicina Veterinária

Alguém me pode dar informações sobre como se faz, o que é preciso pedir, de que maneira somos selecionados e assim??

Desde já muito obrigado

Bom dia

Eu gostava de pedir transferência por mudança de par curso/instituição para a FMUC para Medicina Dentária e estou atualmente inscrito no ICBAS no 2 ano de Medicina Veterinária

Alguém me pode dar informações sobre como se faz, o que é preciso pedir, de que maneira somos selecionados e assim??

Desde já muito obrigado

Olá Tiago, eu também estive no Icbas o ano passado em Vet não sei se te lembras de mim xD
Concorri por mudança de curso para a FMDUP e para a FMDUL (onde entrei) e também tentei concorrer para coimbra mas lá eles só aceitam a mudança se já tiveres estado em Medicina Dentária antes ou se tiveres equivalência a pelo menos 36 créditos (penso que é isto) de forma a que consigas passar diretamente para o segundo ano. Eu vou tentar este ano novamente pode ser que voltemos a ser colegas!
Alguma coisa diz :)

• Like
Olá Tiago, eu também estive no Icbas o ano passado em Vet não sei se te lembras de mim xD
Concorri por mudança de curso para a FMDUP e para a FMDUL (onde entrei) e também tentei concorrer para coimbra mas lá eles só aceitam a mudança se já tiveres estado em Medicina Dentária antes ou se tiveres equivalência a pelo menos 36 créditos (penso que é isto) de forma a que consigas passar diretamente para o segundo ano. Eu vou tentar este ano novamente pode ser que voltemos a ser colegas!
Alguma coisa diz :)
A transferência para a FMUC só dá com exames feitos na altura de entrada para a faculdade certo? eu vou repetir os exames, mas parece que não os vou poder usar (estou no 2º ano de dentária na fernando pessoa)

Frequento o primeiro ano do mestrado integrado em medicina dentária na universidade de Lisboa e gostaria de concorrer por mudança de par instituição/curso para a FMUC. Contudo, gostaria de saber a quantos ECTS (para além dos 60ECTS anuais) me vou poder inscrever uma vez que não vou ter equivalência a todas as unidades curriculares e não pretendo perder um ano.
Obrigada!

Frequento o primeiro ano do mestrado integrado em medicina dentária na universidade de Lisboa e gostaria de concorrer por mudança de par instituição/curso para a FMUC. Contudo, gostaria de saber a quantos ECTS (para além dos 60ECTS anuais) me vou poder inscrever uma vez que não vou ter equivalência a todas as unidades curriculares e não pretendo perder um ano.
Obrigada!
Olá Carolina, desculpa só estar a responder agora, mas só agora vim visitar o forum e lembrei-me de vir ver este tópico :p Eu estive este ano em dentária em Coimbra, e sei que ao passar para o 2º e para o 3º ano, tens direito a inscrever-te nos 60 créditos do ano para que vais + 24 créditos de reinscrição em cadeiras de anos anteriores (ou que chumbaste, ou que queiras repetir). Sinceramente, não sei se isto se aplica no 4º e 5º ano, porque como são os anos clínicos, acho que as regras mudam um pouco, por causa das cadeiras anuais e assim, e também não sei se não há uma regra "especial" para quem vem de transferência, ou se também se aplica a que disse. Penso que o melhor será mesmo informares-te na secretaria da FMUC :)

• Like
Reactions: Catarina Pires
Obrigada!
Obrigada!
Olá Carolina, também estou na mesma situação que tu, e queria saber quantas equivalências tiveste do primeiro ano e se está a gostar mais do curso aí em Coimbra do que Lisboa?

Olá, eu estou no segundo ano de medicina dentária em Lisboa e este ano letivo queria concorrer para medicina dentária na FMUC, e queira saber as equivalências que davam. Para saber se tinha que voltar a repetir o segundo ano.
Maria João