- Matrícula
- 19 Julho 2023
Olá! Qual é a vossa opinião quanto à média de medicina dentária, mais especificamente na FMDUP! Eu precisava que descesse, mas sinceramente, não acho que isso vá acontecer
Eu diria que uma descida ligeira, como muita gente usa a combinação BG+mat e as notas de mat baixaram (as de BG subiram mas menos que o que as de mat desceram) e quanto à outra combinação a descida de fq e subida de BG foram praticamente iguais, então eu apostaria nisso, acho que desce uma décima ou outra :)Olá! Qual é a vossa opinião quanto à média de medicina dentária, mais especificamente na FMDUP! Eu precisava que descesse, mas sinceramente, não acho que isso vá acontecer
Para além de que penso que mais gente usa a combinação mat+BG, destes três exames o com mais notas acima de 18 é sempre matemáticaEu diria que uma descida ligeira, como muita gente usa a combinação BG+mat e as notas de mat baixaram (as de BG subiram mas menos que o que as de mat desceram) e quanto à outra combinação a descida de fq e subida de BG foram praticamente iguais, então eu apostaria nisso, acho que desce uma décima ou outra :)
Obrigada pela tua opinião! Mas, no caso da FMDUP, a única combinação possível é BG+FQ. Achas que mesmo assim pode descer, tendo em conta que, na sua maioria serão utilizados os exames do ano passado, e no caso de físico-química a média subiu bastante.Eu diria que uma descida ligeira, como muita gente usa a combinação BG+mat e as notas de mat baixaram (as de BG subiram mas menos que o que as de mat desceram) e quanto à outra combinação a descida de fq e subida de BG foram praticamente iguais, então eu apostaria nisso, acho que desce uma décima ou outra :)
Post automatically merged:
Para além de que penso que mais gente usa a combinação mat+BG, destes três exames o com mais notas acima de 18 é sempre matemática
peço desculpa, como na fmdul há essas duas assumi que fosse igual :// bem sinceramente nem sei, poder pode sempre mas eu apostaria numa manutenção da média neste caso eu achoObrigada pela tua opinião! Mas, no caso da FMDUP, a única combinação possível é BG+FQ. Achas que mesmo assim pode descer, tendo em conta que, na sua maioria serão utilizados os exames do ano passado, e no caso de físico-química a média subiu bastante.
Pois...É o que eu também acho... Obrigada!peço desculpa, como na fmdul há essas duas assumi que fosse igual :// bem sinceramente nem sei, poder pode sempre mas eu apostaria numa manutenção da média neste caso eu acho
Olá! Se precisares de ajuda quanto a outras maneiras possíveis de ingressar na FMDUP podes perguntar. Tenho ajudado muitas pessoas especialmente no que toca a transferências de outras universidades. Boa Sorte!Olá! Qual é a vossa opinião quanto à média de medicina dentária, mais especificamente na FMDUP! Eu precisava que descesse, mas sinceramente, não acho que isso vá acontecer
Obrigada pela tua resposta Então, de que forma me podes ajudar, por favor!Olá! Se precisares de ajuda quanto a outras maneiras possíveis de ingressar na FMDUP podes perguntar. Tenho ajudado muitas pessoas especialmente no que toca a transferências de outras universidades. Boa Sorte!
Se realmente for este o curso que queres existe outra forma de ingressares, caso não entres este ano pelo concurso nacional de acesso. Através da "Mudança par instituição" consegues transferir te para a Fmdup de outra universidade. Não pode utilizar este método a meio do ano. Aquilo que tens de fazer é colocar como 2, 3, 4... opção cursos mais ligados à parte da saúde para que no ano a seguir consigas ter a oportunidade de te candidatares a este concurso.Obrigada pela tua resposta Então, de que forma me podes ajudar, por favor!
Obrigada! Mas pelo que vi e o que me disseram as vagas são reduzidas e normalmente quem ocupa essas vagas são os alunos que estudam na Fernando Pessoa. Mas vale sempre a pena tentar!Se realmente for este o curso que queres existe outra forma de ingressares, caso não entres este ano pelo concurso nacional de acesso. Através da "Mudança par instituição" consegues transferir te para a Fmdup de outra universidade. Não pode utilizar este método a meio do ano. Aquilo que tens de fazer é colocar como 2, 3, 4... opção cursos mais ligados à parte da saúde para que no ano a seguir consigas ter a oportunidade de te candidatares a este concurso.
Se puseres no google: "Mudança par instituição FMDUP encontras mais informações". É um pouco difícil de perceber à primeira como funciona mas qualquer dúvida I'm here. Tenho ajudado algumas pessoas este ano que dentro de uns dias, se tudo correr bem, já serão alunos da Fmdup através deste concurso. Boa sorte!
A minha média é de 178.5, uma décima menos que o ano passado! É uma incerteza muito grande!Em relação às médias não consigo opinar porque é muito difícil fazer uma estimativa sobre isso. A média de dentária na FMDUP variou entre os 17,2 e os 18,5 nos últimos anos... Tem sempre muito haver com as médias de medicina até porque a grande maioria que entra no 1 ano nunca tem dentária como 1 opção. Mas qual é a tua média mesmo?
As vagas subiram este ano para alunos de transferência. Sim de facto a maioria dos alunos que entra são da UFP mas isso não significa absolutamente nada. O maior erro pelo qual as pessoas não entram é pela falta da informação em relação à candidatura. Sei de histórias de pessoas que só não entraram por não se candidatarem da forma correta. Estavam mal informados e ficaram com médias mais baixas graças a isso, o que fez com que não entrassem. É tudo uma questão de estar informado e perceber como tudo funciona.
olá!! no site da fmdup diz isto quanto às transferências: "Os candidatos seriados serão os que tenham realizado entre 15 e 50 ECTS, ou equivalente"... o que significa? Tenho média umas décimas abaixo para a fmdup e ando a pensar em planos B!Em relação às médias não consigo opinar porque é muito difícil fazer uma estimativa sobre isso. A média de dentária na FMDUP variou entre os 17,2 e os 18,5 nos últimos anos... Tem sempre muito haver com as médias de medicina até porque a grande maioria que entra no 1 ano nunca tem dentária como 1 opção. Mas qual é a tua média mesmo?
As vagas subiram este ano para alunos de transferência. Sim de facto a maioria dos alunos que entra são da UFP mas isso não significa absolutamente nada. O maior erro pelo qual as pessoas não entram é pela falta da informação em relação à candidatura. Sei de histórias de pessoas que só não entraram por não se candidatarem da forma correta. Estavam mal informados e ficaram com médias mais baixas graças a isso, o que fez com que não entrassem. É tudo uma questão de estar informado e perceber como tudo funciona.
Então... Primeiro de tudo é necessário perceber o mínimo de como funciona uma transferência.olá!! no site da fmdup diz isto quanto às transferências: "Os candidatos seriados serão os que tenham realizado entre 15 e 50 ECTS, ou equivalente"... o que significa? Tenho média umas décimas abaixo para a fmdup e ando a pensar em planos B!
Mas como é que eu sei que as cadeiras que estou a escolher me vão dar equivalência? Pode acontecer eu ter melhores notas em cadeiras que talvez não tenha equivalência.Então... Primeiro de tudo é necessário perceber o mínimo de como funciona uma transferência.
1º O que são ECTS? Cada cadeira que se faz na faculdade tem um determinado número de ECTS associado. Normalmente quanto mais difícil ou trabalhosa é a cadeira, maior é o número de ECTS da mesma. Por exemplo, na FMDUP Anatomia 1 tem um peso de 5 ECTS enquanto que Psicologia tem apenas 3 ECTS. Isto quer também dizer que quando se faz uma média das notas das nossas cadeiras não se pode simplesmente juntar tudo e dividir pelo número de cadeiras. Há tabelas específicas para calcular isto que têm em conta o número de ECTS.
2º Cada semestre tem 30 ECTS (Acho que é assim em todo o lado pelo menos no 1 ano). Um total de 60 ECTS totais no 1 ano, 120 no 2 ano....
3º A FMDUP não tem em conta os exames nacionais como peso para a média de transferência. Isto significa que as únicas notas que contam são as que são feitas no curso anterior com os respetivos ECTS associados.
4º Esta é a parte difícil de explicar. Mas vamos com um exemplo prático que é mais fácil. A Rita entrou em Veterinária no ICBAS. Decidiu logo no início do ano que quer dentária e que quer ir para o 1 ano. A Rita está desesperada e quer garantir a vaga dela. A Rita fez as cadeiras todas em veterinária (60 ECTS). A Rita tem uma média de 13 e sabe assim não entra. Mas esta média de 13 é a média de todas as cadeiras que a Rita fez (60 ECTS). A Rita não precisa de usar 60 ECTS! Porque para o 1 ano podes-te candidatar com entre 15 a 50 ECTS. A Rita é inteligente. A Rita pegou nas cadeiras em que tinha melhor nota e deu um total de 15 ECTS. Com 15 ECTS a Rita tinha uma média de 18. A Rita candidatou-se e entrou.
5º Ou seja, no fundo eu posso escolher as cadeiras que quero para me candidatar ao 1 ano. Desde que dê pelo menos 15 ECTS.
Aquilo que eu sugeri a algumas pessoas este ano foi que entrassem num curso de saúde e que se focassem muito em poucas cadeiras de maneira a conseguirem boas notas e ficaram com uma boa média de transferência.
No ano passado para o 1 ano era preciso + de 17 para entrar. Para o 2 ano era preciso + de 15,5. Este ano as vagas aumentaram mas um facto é que as médias para entrar também têm sido cada vez maiores ao longo dos anos.
Tu podes te candidatar com cadeiras que te dão equivalência e cadeiras que não te dão equivalência. Muitas vezes nem sabes muito bem o que dá e o que não dá equivalência portanto... O pessoal que costuma ir para o 2 ano por transferência tem equivalência a muita coisas mas continuam a ter de fazer algumas cadeiras de 1 anoMas como é que eu sei que as cadeiras que estou a escolher me vão dar equivalência? Pode acontecer eu ter melhores notas em cadeiras que talvez não tenha equivalência.
Ola! Qual é a tua media?Olá! Como não consegui média para medicina pretendo ficar 1 ano em medicina dentária na fmdup, repetir os exames nacionais no próximo ano e conseguir algumas equivalências para medicina.
Algo que me preocupa é conciliar a faculdade com o estudo para os exames.
Devo-me inscrever em todas as cadeiras ou só naquelas que poderão dar equivalência?
E nesse caso quais seriam as cadeiras em que me deveria inscrever?
Obrigada :
Eu precisava que descesse, mas sinceramente não sei... Por um lado, a média do exame de físico-química do ano passado subiu consideravelmente, mas, por outro lado, é uma média que fica sempre dependente de Medicina, porque há muita gente que coloca Medicina Dentária como 2ª opção para ter equivalências. E, pelo que estive a ler no tópico da previsão de médias de Medicina, as pessoas acreditam que a média vai descer e visto por esse lado, pode ser que Dentária também desça.No caso da FMDUP, acham possivel as medias descerem este ano sendo que ja o ano passado desceram bastante relativamente a anos anteriores?
Para medicina 17,98Ola! Qual é a tua media?
Post automatically merged:
No caso da FMDUP, acham possivel as medias descerem este ano sendo que ja o ano passado desceram bastante relativamente a anos anteriores?
Alo! Candidatei-me este ano à fmdup.Tu podes te candidatar com cadeiras que te dão equivalência e cadeiras que não te dão equivalência. Muitas vezes nem sabes muito bem o que dá e o que não dá equivalência portanto... O pessoal que costuma ir para o 2 ano por transferência tem equivalência a muita coisas mas continuam a ter de fazer algumas cadeiras de 1 ano