Medicina Dentária

Francisco

Membro
Matrícula
6 Abril 2015
Olá, eu estou no 1º ano de Medicina Dentária, em Lisboa e, infelizmente, não aconselho, a não ser que Medicina Dentária seja mesmo aquilo que queres e não te vejas a fazer mais nada. Para aí 90% dos teus colegas vão estar lá porque não entraram em Medicina e vão passar o tempo a lamentar-se e a falar sobre como entrar em Medicina. Quando chegares ao final do 1º semestre, 1/3 dos alunos já desistiu, porque foi para casa estudar para repetir os exames nacionais e entrar em, adivinhe-se,.... Medicina! Há até um professor que a primeira coisa que diz na 1ª aula é que não vale a pena fazer a cadeira dele porque não dá equivalência em Medicina. Chega a uma altura em que também ja estás quase convencido(a) a ir para Medicina. Alguns laboratórios não funcionam (porque estão em obras) e, portanto, as aulas práticas (pelo menos das cadeiras do 1º ano, como Bioquímica e Biologia Molecular) são mais uma aula teórica. Não queria desencorajar-te, mas o cenário não é muito animador. Se o teu objetivo é Medicina e não entrares, NÃO vás para Medicina Dentária: é preferível ficar um ano em casa a estudar! Agora se o teu objetivo é mesmo a Medicina Dentária, então acho que não deves desistir: o 1º ano passa depressa e, depois, como só ficam uns quantos resistentes, as coisas devem melhorar... Desculpa a "má onda", mas como lá ando, não podia deixar de responder ao teu tópico. Boa noite :)

• Like
Reactions: João Rosado

Estudante12

Membro
Matrícula
15 Janeiro 2015
Ola, Francisco. Devo confessar que me espantou a tua resposta. (In)felizmente, o meu desejo é Medicina, sim. E confesso que não adoro Dentária, é uma alternativa motivada com uma possibilidade de equivalencia. Muito obrigada pela tua resposta, a sério!

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Se o teu objetivo é Medicina e não entrares, NÃO vás para Medicina Dentária: é preferível ficar um ano em casa a estudar!
Eu compreendo que seja muito frustrante (a sério que compreendo! :) ) para quem está em Medicina Dentária por gosto ver que quase todos os colegas estão lá porque não entraram em Medicina, mas de facto não é uma má ideia para quem não entrar em Medicina ir para Medicina Dentária para depois ter equivalências. Não sei se é a melhor opção, mas má não é - ganham ritmo de estudo, podem acabar por adorar Dentária, e, sim, se entrarem em Medicina têm equivalências agradáveis.

Francisco

Membro
Matrícula
6 Abril 2015
Eu compreendo que seja muito frustrante (a sério que compreendo! :) ) para quem está em Medicina Dentária por gosto ver que quase todos os colegas estão lá porque não entraram em Medicina, mas de facto não é uma má ideia para quem não entrar em Medicina ir para Medicina Dentária para depois ter equivalências. Não sei se é a melhor opção, mas má não é - ganham ritmo de estudo, podem acabar por adorar Dentária, e, sim, se entrarem em Medicina têm equivalências agradáveis.
Tudo depende da forma como se encaram as coisas. Mas, no 1º ano, ninguém vai adorar Dentária (nem curso nenhum, acho eu) e fazer as cadeiras de Dentária rouba tempo de estudo para os exames nacionais. E, por mais equivalências que se tenha, nunca vão perfazer um nº de ECTS suficiente para ir diretamente para o 2º ano de Medicina. Tenho colegas que, na tentativa de conciliar tudo, não entraram em Medicina e reprovaram em Medicina Dentária porque excederam o nº de ECTS em atraso e, por isso, estão outra vez no 1º ano! Não discordo totalmente do que dizes, mas não posso aconselhar essa via. Mais uma vez tudo depende da forma como cada um quer gerir a sua situação.

Teresa P Leal

Membro Caloiro
Matrícula
21 Abril 2015
Estou no 3º ano de Dentária na Egas Moniz e estou a adorar! Por isso, todos os que tenham a paixão da Medicina Dentária podem falar comigo por aqui ou pelo facebook que eu tiro as vossas dúvidas! Também tive quem me fizesse isso quando eu estava na altura de fazer as candidaturas e ajudou-me imenso, por isso tenho todo o gosto em retribuir o gesto aos mais novos!

Beijinhos e boa sorte a todos!

Catesam

Membro Caloiro
Matrícula
25 Dezembro 2014
Olá! Ao contrário do que tem sido dito aqui, não diria que é uma má opção. No meu ano de entrada para a faculdade a minha média não chegou para entrar em Medicina e, para não perder o ritmo de trabalho e de estudo enquanto me preparava para os exames nacionais, preferi candidatar-me a outro curso. Estava indecisa entre Ciências Farmacêuticas e Medicina Dentária, mas acabei por optar por dentária, porque me pareceu ser uma profissão mais "clínica" e que permitia um maior contacto com doentes. Nunca tinha pensado em ser dentista, mas acho que a seguir a Medicina, seria a profissão que me deixaria mais próxima daquilo que eu gostava. Resolvi aventurar-me. É verdade que 90% das pessoas estavam la porque também não conseguiram medicina. Mas isso, de certa forma, até me ajudou, porque estávamos lá todos com o mesmo objetivo e a dar apoio uns aos outros, de modo que não me sentia sozinha nem perdida. O 1º ano de Dentária é muito parecido ao 1º ano de Medicina.
Fiz as cadeiras todas no 1º semestre. No segundo semestre comecei a estudar para os exames nacionais com um grupo de amigos de dentraria e, para isso, tive que abdicar de ir às aulas de 2 das 7 cadeiras para ter mais tempo. Depois acabei por entrar em Medicina :) Tive bastantes equivalências, mas o nº de ECTS não foi suficiente para ir para o 2º ano diretamente. No entanto, depois de um ano de trabalho intenso a estudar para entrar na faculdade que queria, deu para ter outro bastante mais facilitado e também já tinha outro ritmo de estudo mais adaptado à Universidade. Portanto, acho que foi mais vantajoso ter entrado lá do que se tivesse ficado um ano parada :)

Inês Soares

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2015
Olá, eu estou no 1º ano de Medicina Dentária, em Lisboa e, infelizmente, não aconselho, a não ser que Medicina Dentária seja mesmo aquilo que queres e não te vejas a fazer mais nada. Para aí 90% dos teus colegas vão estar lá porque não entraram em Medicina e vão passar o tempo a lamentar-se e a falar sobre como entrar em Medicina. Quando chegares ao final do 1º semestre, 1/3 dos alunos já desistiu, porque foi para casa estudar para repetir os exames nacionais e entrar em, adivinhe-se,.... Medicina! Há até um professor que a primeira coisa que diz na 1ª aula é que não vale a pena fazer a cadeira dele porque não dá equivalência em Medicina. Chega a uma altura em que também ja estás quase convencido(a) a ir para Medicina. Alguns laboratórios não funcionam (porque estão em obras) e, portanto, as aulas práticas (pelo menos das cadeiras do 1º ano, como Bioquímica e Biologia Molecular) são mais uma aula teórica. Não queria desencorajar-te, mas o cenário não é muito animador. Se o teu objetivo é Medicina e não entrares, NÃO vás para Medicina Dentária: é preferível ficar um ano em casa a estudar! Agora se o teu objetivo é mesmo a Medicina Dentária, então acho que não deves desistir: o 1º ano passa depressa e, depois, como só ficam uns quantos resistentes, as coisas devem melhorar... Desculpa a "má onda", mas como lá ando, não podia deixar de responder ao teu tópico. Boa noite :)
Francisco? És tu?

Da minha parte, também estou em Lisboa, em Medicina Dentária e o Francisco tem razão em tudo o que disse! No entanto, é importante lembrar que é o curso mais parecido com Medicina, portanto, pode obter-se muitas equivalências. Ainda, apesar das dificuldades, a FMDUL continua a ter muito prestígio. Agora, uma coisa é certa, se queres Medicina e não consegues gostar de Medicina Dentária, então, o que vai acontecer é que vais fazer no máximo as cadeiras do 1º semestre e algumas ou nenhumas do 2º semestre. A partir do 2º semestre, toda a gente começa a estudar para os exames nacionais

Última edição:

Marta Reis

Membro
Matrícula
13 Junho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCS-UBI
Boa tarde.
Estou nesta altura na época de exames para finalizar o secundário e quero ingressar em medicina.
Caso não consiga entrar, muita gente aconselhou-me a entrar em medicina dentária ou veterinária - que parece dar boas equivalências no ICBAS. No entanto, não é um desperdício de dinheiro fazer isto? Eu não sei se as coisas funcionam mesmo assim mas ao fazer o 1º ano num desses cursos, não consigo todas as equivalências para o 1º ano de medicina. Logo, em setembro de 2016, teria de voltar a concorrer para medicina e a fazer o primeiro ano, embora já tivesse algumas cadeiras feitas. Tecnicamente não vou gastar o dobro do dinheiro para fazer só o primeiro ano? Ou como já tenho algumas cadeiras feitas não pago tanto?
obrigada

margaridash

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2015
Bom dia!
Tenho estado a ver as condições de acesso a Medicina Dentária e e uma das condições são as classificações mínimas.
De acordo com o que está na página da Universidade de Lisboa é:
Classificações Mínimas
Nota de Candidatura: 140 pontos
Provas de Ingresso: 140 pontos
Alguém me sabe dizer se os 140 pontos nas provas de ingresso tem de ser a cada uma das disciplinas ou é a média das provas de ingresso?
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Francisco

Membro
Matrícula
6 Abril 2015
Francisco? És tu?

Da minha parte, também estou em Lisboa, em Medicina Dentária e o Francisco tem razão em tudo o que disse! No entanto, é importante lembrar que é o curso mais parecido com Medicina, portanto, pode obter-se muitas equivalências. Ainda, apesar das dificuldades, a FMDUL continua a ter muito prestígio. Agora, uma coisa é certa, se queres Medicina e não consegues gostar de Medicina Dentária, então, o que vai acontecer é que vais fazer no máximo as cadeiras do 1º semestre e algumas ou nenhumas do 2º semestre. A partir do 2º semestre, toda a gente começa a estudar para os exames nacionais

Sim, Inês! Sou eu!!! Lamento ter de dar este tipo de feedback aos possíveis futuros caloiros... Mas é o que sinto...

Carla Fernandes

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2015
Bom dia,
Acabei agora o 12º e o meu sonho era entrar em Medicina Dentária! Tenho uma boa média interna, cerca de 18,3, mas os exames estragam-me a vida toda... Tive 13,5 a Física e Química, 15,1 a Biologia e espero um 16 a Matemática, o que me impossibilita de entrar no curso em Coimbra como planeava... Sinceramente não sei o que fazer porque não vejo outro curso que me agrade...
Alguém me pode aconselhar acerca de alternativas ou o que fazer para conseguir Medicina Dentária?

Última edição:
  • Like
Reactions: bcoelho

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Universidades privadas não são uma opção?

Olysis

Membro
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
3º ano Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Francisco? És tu?

Ahah são vocês! :D

Bem, eu acho que eles têm razão, mas não totalmente.
É verdade, o pessoal quer todo ir para medicina (eu incluo-me nesse grupo) e acredito que para quem gosta possa ser desmotivador, mas não creio que ficar parado seja muito melhor.
No meu caso, eu nunca tinha sequer considerado a opção de MD, mas não me arrependo de ter gasto o dinheiro para "viver" o curso por um ano: deu para ver que é algo que não me vejo a fazer para o resto da vida, para ver como é estar na faculdade, crescer imenso como pessoa, conhecer pessoas excelentes e fazer algumas cadeiras que me darão equivalência no caso de entrar em medicina, o que apesar de tudo, é muito bom porque além de ficares com trabalho adiantado, ganhas a "experiência de estudo".
Além disso, e uma das razões pelas quais não fiquei o ano parada, no caso de ficares parada e não conseguires entrar creio que seja mais frustrante... Mesmo que não consiga entrar este ano, tenho o 1º ano de dentária já a meio, por isso não vou ficar no 0.

Em relação à FMDUL, é uma faculdade com um ótimo nome, o ambiente entre os estudantes é excelente (temos acesso a tudo o que os mais velhos recolheram nos anos passados) a faculdade é muito pequena, por isso tem quase um ambiente familiar, e os profs são bastante acessíveis, na generalidade. Por outro lado, e sendo muito honesta, a faculdade teve bastantes problemas num passado recente, estando atualmente em obras quase constantes e remodelações, o que pode ser visto como bom, pois estamos a ganhar infraestruturas novas, mas mau porque ainda há muita coisa em falta e/ou em más condições (mas tenhamos esperança, com 2 meses de férias pode ser que cheguem lá com as coisas já arranjadas e tudo novinho em folha) :p

Qualquer dúvida, basta dizer, dentro do que sei responderei da melhor forma possível :)

Koalla

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2015
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Só coleguinhas por aqui ahaha

Bom, à semelhança de algumas pessoas que aqui escreveram, também eu estou no 1º ano de MD na FMDUL (quase a acabar) e sim, também eu queria e quero medicina... Lembro-me perfeitamente de uma altura da minha vida em que me recusava à força toda vir para este curso, por uma razão que até hoje desconheço, não, não é o meu curso de sonho mas do ponto de vista de alguém que não o queria, até é algo interessante e que pode acabar por se tornar apelativo!
É verdade, grande parte dos colegas querem medicina e passam o ano a estudar para tal, mas pessoalmente nunca vi ou senti a tal "frustração" por parte de quem não entrou (eu incluo-me) se não no final do ano, com a aproximação aos nacionais...Penso que o ambiente da faculdade e as pessoas de cá, acabam por acalmar o pessoal! E desenganem-se se pensam que não há gente que quer mesmooo isto! Eles existem, são alguns e são impecáveis!

O 1º ano é muito pouco prático, por isso quem quer que fale acerca da profissão de dentista com base no 1º ano do curso não fala com grandes conhecimentos do assunto ahah é muito teórico e como já referido acima, devido a problemas da faculdade, as nossas ditas aulas práticas resumem-se às de anatomia... No entanto, apesar de tudo, posso dizer que o ensino aqui não é mau de todo, sim há professores mais fáceis do que outros, mas estamos na faculdade, facilidade não é de todo uma palavra que se encaixe bem aqui! Em relação às infraestruturas no geral, epá somos uma faculdade pequenina, semi em obras porque parte dela foi vendida, e com áreas mais novas do que outras, mas eu vim de uma escola onde tinha aulas em contentores por isso nem me importo muito.
Quanto às clínicas, apesar de só chegarmos até elas no 4º ano, posso dizer que são ótimas! Estão em bom estado, são "bonitas" e para quem quer mesmo isto, tornam-se muito apelativas!

Sinceramente, só fica em dentária quem gosta, é um facto, não por ser um curso horrível, muito longe disso, mas porque é muito focalizado numa dada área do corpo que, para quem quer ir para medicina, pode não ser a de eleição, mas, falo por mim, eu gosto bastante!
Se querem ir para medicina, tentem ao máximo! Sigam o sonho! Se não conseguem à primeira e realmente não querem ficar parados um ano a desesperar com os nacionais (como eu e muitos outros) dentária é uma ótima opção, têm cadeiras comuns que vos permitem ter um vislumbre do que vos espera em medicina, caso as façam, têm equivalências e quem sabe, podem acabar por gostar do curso! Não é um curso fácil e tentar fazê-lo ao mesmo tempo que querem repetir exames de secundário é complicado (experiência própria) mas consegue-se! E podem sempre selecionar as cadeiras que querem fazer (por causa das equivalências)...

Bom, de qualquer modo é um bom curso, tem os seus "problemas" mas todos têm! Força nisso e quem sabe não nos vemos para o ano! Boa sorte :D

Francisco

Membro
Matrícula
6 Abril 2015
Bom dia,
Acabei agora o 12º e o meu sonho era entrar em Medicina Dentária! Tenho uma boa média interna, cerca de 18,3, mas os exames estragam-me a vida toda... Tive 13,5 a Física e Química, 15,1 a Biologia e espero um 16 a Matemática, o que me impossibilita de entrar no curso em Coimbra como planeava... Sinceramente não sei o que fazer porque não vejo outro curso que me agrade...
Alguém me pode aconselhar acerca de alternativas ou o que fazer para conseguir Medicina Dentária?
Podes entrar na FMDUL com Biologia e Matemática :)

• Like
Reactions: bcoelho