Medicina Dentária

Olysis

Membro
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
3º ano Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Ok ok. Vou fazer também hoje! E qual é a residência mais próxima da faculdade? Já agora...
Sinceramente não tenho a certeza, a do Campo Grande fica perto... mas sinceramente desde que fique perto do metro é fácil chegar :)

Diogo OC

Membro
Matrícula
3 Janeiro 2017
--- Post atualizado ---
Alguém sabe se há dias específicos para os diversos colocados fazerem a matrícula no curso de higiene oral na faculdade de medicina dentária de Lisboa? É que já li isso, tentei ligar para a faculdade mas ninguém me atende...

Última edição:

Leozinha

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2017
Vou agora para o 11° ano e acabei o 10° com média de 15,7. A média podia ter sido muito melhor mas confesso que não dei o máximo. Queria muito entrar em Medicina dentária na FMDUP. Acham que com esta média no 10° vou conseguir?

Diogo OC

Membro
Matrícula
3 Janeiro 2017
Sinceramente não tenho a certeza, a do Campo Grande fica perto... mas sinceramente desde que fique perto do metro é fácil chegar :)
Eu Ainda não conheço a zona, vou matricular-me quinta feira, será que depois dão a informação sobre a residência na faculdade?
--- Post atualizado ---
Alguém sabe se há dias para a matrícula no curso de higiene oral na faculdade de medicina dentária de Lisboa, é que já li isso, tentei ligar para a faculdade mas ninguém me atende...

s0fia

Membro Caloiro
Matrícula
13 Setembro 2017
Ainda não sei bem aquilo que vou escolher para a candidatura após o 12º, no entanto tenho vindo a tentar informar-me acerca de vários cursos que poderão vir a ser uma opção. Quanto a medicina dentária, será que alguém me pode informar melhor acerca do que se passa na FMDUP? As aulas funcionam da mesma forma durante os cinco anos ou os dois últimos são mais práticos? As aulas são dadas na FMUP? Sei que não deve ser um entrave para a minha escolha, mas é apenas uma curiosidade... como é em termos de empregabilidade em Portugal? Já li vários artigos acerca de vários dentistas que emigram (principalmente para o Reino Unido), isso significa que existe exploração em Portugal ou que é um emprego "saturado"?

turma8d

Membro Caloiro
Matrícula
19 Outubro 2017
O curso de Medicina Dentária é muito complicado? Qual a média necessária para entrar no mesmo?

sarasmpereira

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2017
Olá! Estou a repetir o 11.º porque o meu sonho é entrar em medicina dentaria. Tendo em conta que no 10° ano não me esforcei para obter bons resultados, pois nessa altura queria entrar em enfermagem e a média era 11.4, acabei esse ano com média de 12,1. Estou agora novamente no 11.º por opção para tentar obter uma boa média e entrar nesse curso. Devido à média que tive no 10° acho muito difícil entrar na faculdade que quero FMDL, mas ainda estou no inicio do 11.º ano. Que opções devo considerar?
--- Post atualizado ---
Olá! Estou agora no 11.º e o meu sonho é entrar em medicina dentária, mas como obtive de média final de 10° ano 12,1 valores vejo que é muito difícil entrar na FMDL. Como funciona a transferência de higiene oral para medicina dentária? É melhor entrar nesse curso ou em medicina dentária numa faculdade privada?

Carina B

Membro
Matrícula
18 Agosto 2016
Olá! Estou a repetir o 11.º porque o meu sonho é entrar em medicina dentaria. Tendo em conta que no 10° ano não me esforcei para obter bons resultados, pois nessa altura queria entrar em enfermagem e a média era 11.4, acabei esse ano com média de 12,1. Estou agora novamente no 11.º por opção para tentar obter uma boa média e entrar nesse curso. Devido à média que tive no 10° acho muito difícil entrar na faculdade que quero FMDL, mas ainda estou no inicio do 11.º ano. Que opções devo considerar?
--- Post atualizado ---
Olá! Estou agora no 11.º e o meu sonho é entrar em medicina dentária, mas como obtive de média final de 10° ano 12,1 valores vejo que é muito difícil entrar na FMDL. Como funciona a transferência de higiene oral para medicina dentária? É melhor entrar nesse curso ou em medicina dentária numa faculdade privada?
Olá!
Não sei se te posso ajudar, mas, tendo em conta que a tua nota de candidatura ao curso é 50% provas de ingresso + 50% média interna, eu diria que, se conseguires boas notas nos exames, consegues facilmente aumentar a tua média em algumas décimas ou, talvez, valores. Já para não falar no facto de ainda teres mais um ano (12° ano) em que muito facilmente tiras boas notas nas opcionais!
Relativamente ao facto de entrares numa privada ou em HO, depende um pouco das tuas condições económicas. Se quiseres mesmo medicina dentária e tiveres condições, não vejo o porquê de não tentares numa privada. No entanto, isto é algo que só tu poderás decidir.
Boa sorte

sarasmpereira

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2017
Olá!
Não sei se te posso ajudar, mas, tendo em conta que a tua nota de candidatura ao curso é 50% provas de ingresso + 50% média interna, eu diria que, se conseguires boas notas nos exames, consegues facilmente aumentar a tua média em algumas décimas ou, talvez, valores. Já para não falar no facto de ainda teres mais um ano (12° ano) em que muito facilmente tiras boas notas nas opcionais!
Relativamente ao facto de entrares numa privada ou em HO, depende um pouco das tuas condições económicas. Se quiseres mesmo medicina dentária e tiveres condições, não vejo o porquê de não tentares numa privada. No entanto, isto é algo que só tu poderás decidir.
Boa sorte
Obrigada pela motivação!

• Like
Reactions: Carina B

tiagostudent

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2017
Já pensaste em Higiene Oral? Podes sempre tentar pedir transferência ou recandidatar-te, e as disciplinas são quase todas iguais pelo que as equivalências são bastante boas :) Não sei se na UC há mas sei que existe na UL e eles têm a maioria das aulas conosco (Medicina Dentária).
Olá, sabes me dizer se o concurso de transferência de HO para MD na FMDUL é tido em conta novamente a média do secundário (nota de candidatura) ou a média do 1ºano de HO e os créditos .
É porque tive a pensar e nao faz muito sentido nesse concurso de transferencia ser levado em conta a nota de candidatura do secundario em vez da media do 1ºano em HO e o nº de creditos, visto que, se assim fosse, então as equivalencias e os creditos nao contavam para nada? Digo isto, porque supostamente a transferencia é logo para o 2ºano de MD.

• Like
Reactions: Olysis

Miki

Membro
Matrícula
4 Julho 2017
Boas, estou no 11º ano no curso de CT e começo a pensar no meu futuro. O curso que sempre idealizei é enfermagem, continuo a querer, no entanto tenho medo do futuro a nível de mercado de trabalho e para além de querer ter uma profissão que me realize, quero também ter estabilidade. A saúde é uma área que me interessa muito pelo que MD é uma hipótese. No entanto, devido ao facto de no 10º ano não ter dado o meu máximo e também não ser uma aluna muito estudiosa, terminei com média de 13. A considerar MD, a solução seria entrar em HO e depois conseguir entrar em MD. Agora, as minhas dúvidas são:
- Estes concursos internos são processos fáceis/relativamente simples em que são dadas oportunidades a todos de igual modo?
- HO existe apenas na UL, a transferência para MD é só entre a UL ou pode haver por ex transferência de HO na UL para MD na UC?
- Que saídas existem para alguém licenciado em HO, caso não consiga a transferência?
- MD é um curso muito exigente?
Agradecia respostas, principalmente de quem já passou por este processo de transferência entre HO e MD :)

Ana Bettencourt

Membro Caloiro
Matrícula
31 Janeiro 2018
Boa tarde. Sou frequentemente aluna do primeiro ano de medicina dentária mas pretendo mudar para medicina.
Tenho obtido bons resultados nas UCs do meu curso, por isso mesmo tenho recebido conselhos de pessoas que me dizem que medicina e mais difícil e para repensar a minha decisão porque lá não vou conseguir ter tão boas notas.
Alguém que esteve em dentária e passou para medicina me pode dar uma opinião mais concreta sobre o grau de dificuldade das cadeiras por favor ?
(Frequento a universidade do Porto)

Última edição:

Catesam

Membro Caloiro
Matrícula
25 Dezembro 2014
Boa tarde. Sou frequentemente aluna do primeiro ano de medicina dentária mas pretendo mudar para medicina.
Tenho obtido bons resultados nas UCs do meu curso, por isso mesmo tenho recebido conselhos de pessoas que me dizem que medicina e mais difícil e para repensar a minha decisão porque lá não vou conseguir ter tão boas notas.
Alguém que esteve em dentária e passou para medicina me pode dar uma opinião mais concreta sobre o grau de dificuldade das cadeiras por favor ?
(Frequento a universidade do Porto)

Olá! Eu estive em dentária 1 ano e digo-te que a nível de exigência, há cadeiras que são menos complicadas em dentária, como bioquímica ou BCM, mas a nível de anatomia I e II o grau de dificuldade era igual ou superior em dentária, nomeadamente em anatomia II (pela quantidade de matéria). Também os horários em dentária eram mais chatos, com aulas às 8h em vários dias da semana e muitas vezes saíamos tarde da faculdade por causa de trabalhos e afins. Portanto, não diria que dentária é muito mais fácil. Acho que quem consegue tirar boas notas lá também tira em medicina, com o acréscimo de te sentires mais motivada por estares no curso que sempre quiseste, se este for o teu caso.

Qualquer dúvida, podes enviar mp!

Beijinhos

Matrícula
29 Maio 2018
Curso
Medicina
Instituição
NMS|FCM
Olá! Estou ainda a analisar as minhas opções para o ensino superior e pensei em medicina dentária, mas nao sei qual as percentagens da nota interna e dos exames
Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

student00

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2018
Olá a todos! No próximo ano letivo, candidatar-me-ei ao Mestrado Integrado em Medicina Dentária, pelo que gostaria de saber informações relativamente a certas instituições de ensino privado. De momento, o meu objetivo é a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, contudo, ultimamente, tenho ouvido opiniões bastante positivas sobre este curso na Universidade Católica Portuguesa (Viseu) e no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (Caparica), o que faz ficar mais reticente quanto à minha escolha independentemente da minha média de ingresso.
Assim sendo, gostaria de saber se recomendam estas instituições de ensino privado, como funcionam as propinas e as residências e se as consideram uma boa opção em vez de optar por qualquer universidade pública (tendo por base fatores como a empregabilidade, prestígio no mercado de trabalho). Caso considerem qualquer outra informação adicional pertinente, digam!
Muito obrigada pela atenção!

• Like
Reactions: Ana B. Silva