Medicina Dentária

Catarina_A

Membro
Matrícula
8 Outubro 2015
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá a todos.
Estou a considerar seriamente concorrer a uma universidade privada no Porto em Medicina Dentária. Todavia, gostaria de saber qual o vosso feedback em relação a cada uma delas, de forma a concorrer à melhor. Já contactei ambas e segundo as informações que obtive tanto uma como outra disponibilizam bolsa de mérito de primeiro ano a alunos com classificações altas de ensino secundário.
Todas as vossas informações serão úteis e ficarei extremamente agradecida pela possível ajuda. Obrigada.

Ana B. Silva

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2017
Olá a todos! No próximo ano letivo, candidatar-me-ei ao Mestrado Integrado em Medicina Dentária, pelo que gostaria de saber informações relativamente a certas instituições de ensino privado. De momento, o meu objetivo é a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, contudo, ultimamente, tenho ouvido opiniões bastante positivas sobre este curso na Universidade Católica Portuguesa (Viseu) e no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (Caparica), o que faz ficar mais reticente quanto à minha escolha independentemente da minha média de ingresso.
Assim sendo, gostaria de saber se recomendam estas instituições de ensino privado, como funcionam as propinas e as residências e se as consideram uma boa opção em vez de optar por qualquer universidade pública (tendo por base fatores como a empregabilidade, prestígio no mercado de trabalho). Caso considerem qualquer outra informação adicional pertinente, digam!
Muito obrigada pela atenção!
Na minha opinião, eu acho que se tiveres média para entrar numa pública, é melhor. Na pública, pagas muito menos de propinas (o que é muito bom); em termos de empregabilidade e prestigio, não sei a situação do mercado de trabalho, mas penso que todas as públicas são bem vistas pelos empregadores e muito provavelmente as privadas também! Se tiveres alguma dúvida sobre a FMDUP (estou no 1ºano) pode ser que eu saiba responder... ;)
Mensagem fundida automaticamente:

Ainda não sei bem aquilo que vou escolher para a candidatura após o 12º, no entanto tenho vindo a tentar informar-me acerca de vários cursos que poderão vir a ser uma opção. Quanto a medicina dentária, será que alguém me pode informar melhor acerca do que se passa na FMDUP? As aulas funcionam da mesma forma durante os cinco anos ou os dois últimos são mais práticos? As aulas são dadas na FMUP? Sei que não deve ser um entrave para a minha escolha, mas é apenas uma curiosidade... como é em termos de empregabilidade em Portugal? Já li vários artigos acerca de vários dentistas que emigram (principalmente para o Reino Unido), isso significa que existe exploração em Portugal ou que é um emprego "saturado"?
Olá!
Eu frequentei este ano o 1ºano na FMDUP, vou tentar responder àquilo que sei, pelo que aprendi e pelo que alunos mais velhos nos foram dizendo...
Os primeiros 2 anos do curso são muito teóricos, não tens quase prática nenhuma. No 3º ano acho que começas a ter alguma prática (não tenho a certeza) e nos últimos 2, acho que é praticamente o contrário, tens muitas disciplinas de prática.
Nós temos o nosso próprio edifício, por isso todo o curso é leccionado lá exceto, Anatomia I e Anatomia II (1ºano), em que as aulas teóricas são dadas na FMDUP e as práticas são no teatro anatómico da FMUP.
Eu antes de entrar também me preocupei com esse assunto da empregabilidade, mas o que concluí é que não há uma resposta certa e objetiva. Já me disseram que não havia emprego, mas alguns profissionais também me disseram que se as pessoas se empenhassem e fizessem um bom trabalho, que haveria emprego. Para além do mais, enquanto se entra e se acaba o curso, a situação pode sempre mudar. Uma coisa é verdade, há efetivamente muitos dentistas a concluir o curso, porque apesar de haver poucas vagas no público ( a comparar com medicina, por exemplo) existe várias universidades privadas também com este curso!
Curiosidade: Já passou um ano, ainda estás a pensar concorrer para a dentária? ;)

Última edição:

student00

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2018
Na minha opinião, eu acho que se tiveres média para entrar numa pública, é melhor. Na pública, pagas muito menos de propinas (o que é muito bom); em termos de empregabilidade e prestigio, não sei a situação do mercado de trabalho, mas penso que todas as públicas são bem vistas pelos empregadores e muito provavelmente as privadas também! Se tiveres alguma dúvida sobre a FMDUP (estou no 1ºano) pode ser que eu saiba responder... ;)
Mensagem fundida automaticamente:

Olá!
Eu frequentei este ano o 1ºano na FMDUP, vou tentar responder àquilo que sei, pelo que aprendi e pelo que alunos mais velhos nos foram dizendo...
Os primeiros 2 anos do curso são muito teóricos, não tens quase prática nenhuma. No 3º ano acho que começas a ter alguma prática (não tenho a certeza) e nos últimos 2, acho que é praticamente o contrário, tens muitas disciplinas de prática.
Nós temos o nosso próprio edifício, por isso todo o curso é leccionado lá exceto, Anatomia I e Anatomia II (1ºano), em que as aulas teóricas são dadas na FMDUP e as práticas são no teatro anatómico da FMUP.
Eu antes de entrar também me preocupei com esse assunto da empregabilidade, mas o que concluí é que não há uma resposta certa e objetiva. Já me disseram que não havia emprego, mas alguns profissionais também me disseram que se as pessoas se empenhassem e fizessem um bom trabalho, que haveria emprego. Para além do mais, enquanto se entra e se acaba o curso, a situação pode sempre mudar. Uma coisa é verdade, há efetivamente muitos dentistas a concluir o curso, porque apesar de haver poucas vagas no público ( a comparar com medicina, por exemplo) existe várias universidades privadas também com este curso!
Curiosidade: Já passou um ano, ainda estás a pensar concorrer para a dentária? ;)
Olá! Desde já, muito obrigada pela resposta! Gostava de te colocar algumas questões: inglês é muito difícil na FMDUP? Tenho algumas dificuldades com a disciplina, tanto que optei por outra língua estrangeira no secundário. As médias de fim de curso na FMDUP costumam rondar que valores? As notas são boas? Podes dar a tua opinião sobre cada cadeira (dificuldade/conteúdos abordados/melhor método de estudo)? Obrigada pela atenção!

Última edição:
Matrícula
8 Setembro 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá! Tenho média de candidatura para medicina dentária de 173,6 , acham que dá para entrar na FMDUL? O último a entrar no ano passado tinha 174,0... Obrigada 😊

Última edição:

Diogo987654321

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2018
Boa tarde
Alguém me pode dizer qual foi a média do curso Medicina dentária na cespu no ano 2017/2018?

BSousa

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2018
Boa tarde. Vou me candidatar este ano para Medicina Dentária, mas continuo indecisa relativamente à melhor universidade (Lisboa ou Porto, públicas).
Alguém que me possa ajudar?

Andrecl

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2018
Acham que consigo entrar em medicina dentária na FMDUL com 17,33? O último colocado do ano passado entrou com 17,4

tiagostudent

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2017
Acham que consigo entrar em medicina dentária na FMDUL com 17,33? O último colocado do ano passado entrou com 17,4
Em principio consegues na boa, visto que a média tem vindo a baixar 1 ou 2 decimas por ano, pode ser que este ano baixe para os 17,3 ou 17,2 , por isso yh. Boa sorte :D

Isa Cardoso

Membro
Matrícula
19 Junho 2017
Acham que a média medicina dentaria este ano sobe?
Quais as previsões para a media deste curso este ano no porto,coimbra e lisboa?

Beatriz Nogueiro

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2017
Boa tarde, alguém me sabe dizer concretamente se no primeiro ano de Medicina Dentária é preciso comprar algum tipo de instrumento como brocas (instrumentos caros)?

FelipeSá

Membro Caloiro
Matrícula
13 Outubro 2018
Boa Noite meus amigos!! Eu sou português, porém por questões familiares eu vivo no Brasil, desde criança. Por conta disso eu não sei como funcionam os concursos para ensino superior em Portugal. Eu terminei meu ensino médio (12° ano) com média 8 de 10 em quase todas as matérias, pois a escola tinha média mínima para aprovação 8. E eu já tenho uma licenciatura em educação física, porém meu sonho sempre foi fazer medicina dentária. Tenho 30 anos e não sei como aplicar para as universidades portuguesas pois não sei como funcionam. Vocês podem me explicar como funcionam os exames? Qual é a média para entrar na universidade Coimbra ... Quais são as matérias do exame para medicina dentária ... E quail site português eu consigo essas informações bem explicadas!! Desde já, agradeço a todos ... E espero conquistar meu sonho de morar em Coimbra ... Lembro muito dos meus avós contando as histórias de Coimbra!! ❤

Pietra Soares

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Boa Noite meus amigos!! Eu sou português, porém por questões familiares eu vivo no Brasil, desde criança. Por conta disso eu não sei como funcionam os concursos para ensino superior em Portugal. Eu terminei meu ensino médio (12° ano) com média 8 de 10 em quase todas as matérias, pois a escola tinha média mínima para aprovação 8. E eu já tenho uma licenciatura em educação física, porém meu sonho sempre foi fazer medicina dentária. Tenho 30 anos e não sei como aplicar para as universidades portuguesas pois não sei como funcionam. Vocês podem me explicar como funcionam os exames? Qual é a média para entrar na universidade Coimbra ... Quais são as matérias do exame para medicina dentária ... E quail site português eu consigo essas informações bem explicadas!! Desde já, agradeço a todos ... E espero conquistar meu sonho de morar em Coimbra ... Lembro muito dos meus avós contando as histórias de Coimbra!! ❤
Boa tarde, Felipe. Eu sou brasileira mas tenho nacionalidade portuguesa porque o meu pai nasceu aqui. Também terminei o ensino médio no Brasil e vim pra Portugal cursar Medicina na FMUP, e, por termos nacionalidade portuguesa temos de ingressar fazendo os exames nacionais aqui, não podemos entrar com a nota do ENEM, embora tenham me dito na reitoria da universidade do porto que talvez saia uma lei esse ano nos dando a oportunidade de escolher entre as duas opções.
Como você já tem uma licenciatura, pode concorrer no contingente para licenciados, que tem uma média naturalmente mais baixa, além de também ter direito a concorrer no contingente de emigrantes.
Os exames que você precisa fazer para medicina dentária são os seguintes:

Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
ou
02 Biologia e Geologia
19 Matemática A

O site que consegues essas informações bem explicas é o DGES. Guia da Candidatura 2018 - Detalhe de Curso
A média é em torno de 175 pra quem mora aqui, 150 pra quem concorre como emigrante(poderia ser o seu caso), e para quem concorre como licenciado eu não sei, mas deve ser em torno de 150 também(isso para coimbra, como você pode confirmar nesse link que coloquei acima).

• Like
Reactions: FelipeSá

FelipeSá

Membro Caloiro
Matrícula
13 Outubro 2018
Boa tarde, Felipe. Eu sou brasileira mas tenho nacionalidade portuguesa porque o meu pai nasceu aqui. Também terminei o ensino médio no Brasil e vim pra Portugal cursar Medicina na FMUP, e, por termos nacionalidade portuguesa temos de ingressar fazendo os exames nacionais aqui, não podemos entrar com a nota do ENEM, embora tenham me dito na reitoria da universidade do porto que talvez saia uma lei esse ano nos dando a oportunidade de escolher entre as duas opções.
Como você já tem uma licenciatura, pode concorrer no contingente para licenciados, que tem uma média naturalmente mais baixa, além de também ter direito a concorrer no contingente de emigrantes.
Os exames que você precisa fazer para medicina dentária são os seguintes:

Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
ou
02 Biologia e Geologia
19 Matemática A

O site que consegues essas informações bem explicas é o DGES. Guia da Candidatura 2018 - Detalhe de Curso
A média é em torno de 175 pra quem mora aqui, 150 pra quem concorre como emigrante(poderia ser o seu caso), e para quem concorre como licenciado eu não sei, mas deve ser em torno de 150 também(isso para coimbra, como você pode confirmar nesse link que coloquei acima).
Muito obrigado!! Você me esclareceu muito!!! Tô muito feliz!!

Marianalillpp

Membro Caloiro
Matrícula
11 Janeiro 2019
Olá, vou acabar age o 12 ano e queria saber se temos q ter nota mínima 14 em todas as disciplinas que é pedido ou apenas naquela q vamos escolher p prova ingresso

Matrícula
7 Dezembro 2016
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Olá, vou acabar age o 12 ano e queria saber se temos q ter nota mínima 14 em todas as disciplinas que é pedido ou apenas naquela q vamos escolher p prova ingresso
Olá, nas faculdades como a FMDUL que pedem nota mínima de 14 de candidatura + 14 de provas de ingresso, esse número refere-se à nota interna do secundário + nota dos exames que servem como prova de ingresso. Ou seja, podes ter abaixo de 14 em disciplinas desde que tenhas 14 ou mais nas provas de ingresso e na média de secundário.

• Like
Reactions: Olysis

Ferba

Membro Caloiro
Matrícula
16 Março 2019
Boa tarde,

Gostava de saber quais são os cursos que têm mais disciplinas em comum com Medicina Dentária.

Obrigado :)

Diogo OC

Membro
Matrícula
3 Janeiro 2017
Boa tarde,

Gostava de saber quais são os cursos que têm mais disciplinas em comum com Medicina Dentária.

Obrigado :)
Olá!!! Podes consultar todas as cadeiras do curso no site de qualquer faculdade. No caso da medicina dentária, há muitas cadeiras que são transversais a qualquer curso de saúde. Tenho colegas que quando não conseguem entrar em medicina vão para MD, devido á similaridade das cadeiras no primeiro ano (e não só). No entanto, acrescento que, acontece por vezes ser a mesma cadeira, mas por razões de programa e necessidades na área específica de estudo poderão não ter equivalência. Mas isso é uma questão de, uma vez no curso questionares os professores, que terão certamente conhecimento se a cadeira têm equivalência nos outros cursos.
Espero que te tenha ajudado!!
Sou estudante de MD na FMDUL e se precisares de mais esclarecimentos dispõe.

Ferba

Membro Caloiro
Matrícula
16 Março 2019
Olá!!! Podes consultar todas as cadeiras do curso no site de qualquer faculdade. No caso da medicina dentária, há muitas cadeiras que são transversais a qualquer curso de saúde. Tenho colegas que quando não conseguem entrar em medicina vão para MD, devido á similaridade das cadeiras no primeiro ano (e não só). No entanto, acrescento que, acontece por vezes ser a mesma cadeira, mas por razões de programa e necessidades na área específica de estudo poderão não ter equivalência. Mas isso é uma questão de, uma vez no curso questionares os professores, que terão certamente conhecimento se a cadeira têm equivalência nos outros cursos.
Espero que te tenha ajudado!!
Sou estudante de MD na FMDUL e se precisares de mais esclarecimentos dispõe.
Mas por acaso não sabes qual é o curso que tem mais compatibilidade com Medicina Dentaria ? Estive a ver e a que encontrei que tem mais em comum é Química Medicinal, tem biologia molecular e celular. Mas certamente deve de haver um outro curso em maior conformidade com MD, pena que nao o consigo encontrar

Matrícula
7 Dezembro 2016
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Mas por acaso não sabes qual é o curso que tem mais compatibilidade com Medicina Dentaria ? Estive a ver e a que encontrei que tem mais em comum é Química Medicinal, tem biologia molecular e celular. Mas certamente deve de haver um outro curso em maior conformidade com MD, pena que nao o consigo encontrar
Olá, na FMDUL, para além de Medicina Dentária, existe Higiene Oral e Prótese Dentária.
Higiene Oral parece-me ser o curso mais semelhante a MD, uma vez que eles até têm um concurso específico para entrarem em medicina dentária passado 3 anos. Vai ver o plano de estudos de HO e vê se te agrada.