Medicina Dentária

Leonor Gandarela

Membro Caloiro
Matrícula
11 Outubro 2019
Mensagens
1
Olá pessoal! Este ano estou no 12° ano e tal como a maioria dos alunos estou bastante indecisa sobre qual curso seguir na universidade, tendo em conta que tenciono ir para a universidade do Porto.
Já à uns 2 anos para cá que me tenho interessado bastante em Medicina Dentária, sendo provavelmente a minha primeira opção, no entanto tenho várias questões sobre o curso. Por exemplo gostava de saber se realmente este curso é bastante parecido com o de medicina em relação a cadeiras e dificuldade, se o curso é muito teórico, o nível de exigência, horários, ambiente entre alunos, ou até o que como são/ o que fazemos ao longo dos 5 anos.
 

Isa1999

Membro Caloiro
Matrícula
9 Novembro 2019
Mensagens
2
Olá a todos!

Encontro-me neste momento no 2° ano de nutrição na fcnaup, mas a ponderar seriamente mudar de curso. Na área da saúde, de todos, dentária foi aquele cujo plano de estudos me chamou minimamente à atenção, porém, tenho algumas preocupações, nomeadamente:

1)Pretendo candidatar-me à FMDUP. Como é o ambiente entre colegas? Entre caloiros e alunos de outros anos? Quão acessíveis são os docentes para prestarem o auxílio necessário aos alunos? Como é a faculdade a nível de instalações?

2) A um dado momento do curso começa a ser necessário adquirir materiais bastante caros (até onde sei). Quanto se gasta em média nos mesmos? Que materiais são estes? A faculdade possui algum programa de apoio financeiro para aquisição dos mesmos, ou parceiros que tenham descontos especiais para estudantes?

3) É possível conciliar o curso com um part-time? Já vi o plano de estudos da FMDUP e sei que a partir do 2° ano o número de cadeiras por semestre começa a aumentar drasticamente, mas creio que, no meu caso, sem um part-time a aquisição dos materiais necessários torna-se impossível.

4) Aos atuais estudantes, tiveram alguma decepção com o curso? Têm receio do que será o futuro no mercado de trabalho, sendo que a Ordem dos MD já alerta que o mercado português está saturado? Ponderam emigrar ou ficar por aqui e tentar a vossa sorte? Confesso que esta questão do mercado saturado me assusta um pouco.

5) Como se sobrevive ao 4° ano de curso? Se não me engano são 12 unidades curriculares! Para mim, que estou num curso com 6 UCs por semestre parece-me uma loucura! É realmente um ano caótico ou faz-se bem?

10) Qual o valor das propinas na FMDUP neste ano letivo de 2019/2020?

Aos que lerem e responderem,

Desde já obrigada pela vossa atenção,
Isabel S.
 
  • Like
Reactions: BIO.4

BIO.4

Membro Caloiro
Matrícula
17 Novembro 2019
Mensagens
2
Hey!! Estou com imensas dúvidas em relação ao que seguir na universidade... No entanto medicina dentária tem-me chamado à atenção, será que alguém que frequente o curso me pode falar um pouco dele ? Preferencialmente alguém da FMDUL!! Neste momento o principal entrave é mesmo a questão da empregabilidade/salário, porque li recentemente que os jovens dentistas recebem pouco e têm dificuldade em arranjar emprego... Não sei se é 100% verdade ou não , por isso gostaria de saber a vossa opinião no assunto e se vale a pena investir na área.

Desde já um grande Obrigado!!