Vou dar o meu input, apesar de possivelmente ser muito semelhante a de outros utilizadores. Ler as histórias de toda a gente ajuda-me muito a lidar com os meus próprios problemas, especialmente quando me sinto em baixo, por isso sinto que devo de partilhar por causa de algumas particularidades mais raras.
Decidi que queria ir para medicina no meu 10º ano, mais ou menos a meio, depois de muitas dificuldades que ainda se alastram com a escolha de curso que queria seguir. Sempre tive uma atitude de dar o meu melhor, por isso não sinto que tivesse perdido parte do ano a não fazer nenhum. A minha atitude manteve-se até ao 12º, passando pelos exames de FQ e BG com notas satisfatórias (16 e 17, respetivamente, apesar de fisica ter sido aquem das minhas capacidades), mas decidi arriscar muito na minha própria capacidade e dar tudo por tudo a Matemática. Anulei a minha disciplina, quando tinha um 18, e lutei durante as férias da pascoa e o 3º periodo todos os dias para tentar tirar 18.5. Foi uma luta dura, e acabei por só tirar 18.1, o que deixou uma frustração enorme. Mas, uma coisa garanto: se não tivesse anulado a disciplina, por muito stress que me tenha causado, nunca tiraria um 18 por estar convencida que as minhas capacidades anteriores eram suficientes para tal - Por isso sim, acredito que a anulação da matricula pode ser bastante vantajosa, mas tens que saber onde é que te tás a meter e ter noção de que tens de dar tudo. De facto, é um motivo enorme para mergulhares-te corpo e alma a uma disciplina, para deixares qualquer imperfeição ao azar de "deixar escapar algo" ou de "sentires-te mal" e não ao teu próprio conhecimento.
Depois, mesmo com esse sacrificio, não consegui entrar. Tinha média para entrar se só tivessem subido uma ou duas décimas, o que me causou ainda mais frustração - tão perto e tão longe. Tinha apostado unicamente em medicina, porque era a única coisa que queria e a minha situação económica não me permitia para mais - até ficar em casa está a ser um problema por causa de não ter mais a bolsa de mérito e outras regalias relacionadas com a progressão do estudo - logo agora estou exclusivamente a estudar para as provas de candidatura.
No primeiro mês, mais coisa menos coisa, estava em choque. A depressão, tanto minha como a das pessoas que se preocupavam comigo, foi algo que me impedia de fazer qualquer coisa. Mas supera-se. Abalou-me muito, até mesmo a minha maneira de ser e encarar as coisas, já que o meu pessimismo prévio tomou conta de tudo aquilo que faço agora numa espécie de nihilismo de "eu sei que não vale a pena, mas posso sempre tentar para passar o tempo", mas o importante é mesmo continuares a trabalhar.
Passada a depressão inicial fui ao trabalho. Estou a rever a matéria como quero e gosto, focando-me extensivamente na teoria para depois passar para a prática. Até agora li 10º ano todos de Bio, Geo, Fisica e Quimica, tirei um tempo para solidificar bem esses anos com prática, e passei para o 11º, tendo já lido Química e estando agora com o material de Física à minha frente. Nunca me senti tão confiante nas minhas próprias capacidades. Faço exames de Bio e, apesar de ainda não me ter debroçado no 11º ano, sinto o meu método mais apurado, é mais fácil atingir o raciocínio correcto e no geral acerto mais frequêntemente. Com o trabalho que tou a ter agora, sinto mesmo que vai ser uma espécie de "Veni, Vidi, Vici".
Isto tudo para dizer:
- Anular a disciplina de exame pode ser algo vantajoso, mas vais ter que sacrificar muito tempo e não há vonta atrás.
- Não te deixes cair pela depressão nem faças algo estupido que ela passa, ou pelo menos acalma. Mas nunca te irás esquecer de ver o "Não colocado" no mail. Os primeiros tempos são sempre os mais dificeis
- Ficar um ano não é o fim do mundo. Por muito que eu saiba que não é a melhor das hipoteces, se não tiveres possibilidade de ir para outros cursos para as equivalencias ou simplesmente não quiseres - vais apurar coisas que o ritmo acelarado do secundário deixou para trás, fazes muita reflecção pessoal e no geral podes dedicar-te a várias coisas que não terias tempo para fazer antes, até mesmo como formas de distração. Neste momento estou a aprender alemão de forma auto didata, a fazer mais exercício e a debroçar-me mais sobre os meus hobbies (claro, sem tirar tempo ao estudo).
A melhor sorte a toda a gente! Espero que consigam, tal como eu também espero conseguir.