Medicina - dilema do "provavelmente não consigo entrar"

   
O meu sonho sempre foi medicina, mas infelizmente não consegui entrar e por isso entrei em enfermagem. Vou repetir novamente os exames nacionais, para tentar entrar este ano. Gostaria de saber se me candidato normalmente? Se tenho de pedir novamente a senha do dges?
 
  • Like
Reactions: Ana Filipa
O meu sonho sempre foi medicina, mas infelizmente não consegui entrar e por isso entrei em enfermagem. Vou repetir novamente os exames nacionais, para tentar entrar este ano. Gostaria de saber se me candidato normalmente? Se tenho de pedir novamente a senha do dges?
Tens de pedir senha novamente. De resto, é tudo igual :) Boa sorte!!
 
  • Like
Reactions: RMoon99
Olá Ana,
O meu caso vai um pouco ao encontro do teu, isto é, no meu 12º ano tive muitas dúvidas se ia ou não conseguir entrar em medicina, mas no fim consegui! O conselho que te posso dar é que tentes dar o teu melhor, principalmente para que no fim fiques de consciência tranquila, e vais ver que acaba tudo por correr bem!
Eu no meu 12º ano fiz 4 exames, e cheguei ao fim e não entrei! (E se fores ver às faculdades de medicina imenso pessoal só entra à 2ª ou muitas vezes até à 3ª tentativa!)
Eu dei murros a paredes, berrei, e chateei-me com o mundo, mas percebi que não podia desistir do meu sonho e fiquei um ano, preparei-me muito bem para os exames e acabei por conseguir entrar na minha 2ª opção (FMUC - que já agora aproveito e digo, foi o melhor que me aconteceu, ter vindo parar a esta faculdade). Não digo que resulte com toda as pessoas parar um ano: é chato, é aborrecido, é frustrante, e no meu caso resultou mas com outras pessoas pode não resultar! Tal como tenho muitos amigos que tiveram noutros cursos e agora estão em medicina na mesma!
Acima de tudo não desistas e organiza-te muito bem! O tempo parece que não mas dá para tudo, acredita!

Boa sorte! ;)
 
O meu sonho sempre foi medicina, mas infelizmente não consegui entrar e por isso entrei em enfermagem. Vou repetir novamente os exames nacionais, para tentar entrar este ano. Gostaria de saber se me candidato normalmente? Se tenho de pedir novamente a senha do dges?

Olá Laura! Só vi hoje o teu comentário aqui. Eu como provavelmente não vou conseguir entrar (apesar de tudo, vou fazer por isso) também estava a pensar candidatar-me a Enfermagem (a média de Medicina Dentária está muito próxima da de Medicina portante se não conseguir entrar numa provavelmente na outra também não). Já ouvi dizer que é um curso bastante trabalhoso, mas isso é o menor dos problemas quando se quer mesmo algo. Eu não sei se há a possibilidade de fazer mudança de curso para medicina, tendo feito o primeiro ano em enfermagem, sem passar pelo processo dos exames novamente, mas não deve haver, certo?!
 
Olá Ana,
O meu caso vai um pouco ao encontro do teu, isto é, no meu 12º ano tive muitas dúvidas se ia ou não conseguir entrar em medicina, mas no fim consegui! O conselho que te posso dar é que tentes dar o teu melhor, principalmente para que no fim fiques de consciência tranquila, e vais ver que acaba tudo por correr bem!
Eu no meu 12º ano fiz 4 exames, e cheguei ao fim e não entrei! (E se fores ver às faculdades de medicina imenso pessoal só entra à 2ª ou muitas vezes até à 3ª tentativa!)
Eu dei murros a paredes, berrei, e chateei-me com o mundo, mas percebi que não podia desistir do meu sonho e fiquei um ano, preparei-me muito bem para os exames e acabei por conseguir entrar na minha 2ª opção (FMUC - que já agora aproveito e digo, foi o melhor que me aconteceu, ter vindo parar a esta faculdade). Não digo que resulte com toda as pessoas parar um ano: é chato, é aborrecido, é frustrante, e no meu caso resultou mas com outras pessoas pode não resultar! Tal como tenho muitos amigos que tiveram noutros cursos e agora estão em medicina na mesma!
Acima de tudo não desistas e organiza-te muito bem! O tempo parece que não mas dá para tudo, acredita!

Boa sorte! ;)

Olá Pedro! Eu sou de Coimbra, por isso a FMUC é a minha primeira opção, aliás, os HUC já me são muito familiares, a minha mãe trabalha lá e desde miúda que tive contacto com "este meio". Eu sinceramente, acho que me vai acontecer o mesmo relativamente aos 4 exames, visto que é muita coisa num espaço de uma semana. E eu sei que involuntariamente os nervos atrapalham sempre imenso. Eu entrei para ciências devido à minha paixão pela área da Saúde, muito em especial por medicina, mas a verdade é que sou muito mais "dada" a tudo o que seja de letras, e isso nota-se bastante bem nas minhas notas. A Matemática deste ano, por exemplo, está-me a dar a volta à cabeça, e não é por bons motivos!
Por um lado acho que compensa entrar logo na Faculdade, noutro curso, para nos habituarmos ao ritmo e ao "ambiente" mas por outro isso pode não ajudar na altura de refazer exames se for necessário. Portanto, vamos ver o que aí vem.
Obrigadaaaa ;)
 
Olá Laura! Só vi hoje o teu comentário aqui. Eu como provavelmente não vou conseguir entrar (apesar de tudo, vou fazer por isso) também estava a pensar candidatar-me a Enfermagem (a média de Medicina Dentária está muito próxima da de Medicina portante se não conseguir entrar numa provavelmente na outra também não). Já ouvi dizer que é um curso bastante trabalhoso, mas isso é o menor dos problemas quando se quer mesmo algo. Eu não sei se há a possibilidade de fazer mudança de curso para medicina, tendo feito o primeiro ano em enfermagem, sem passar pelo processo dos exames novamente, mas não deve haver, certo?!
Para Medicina não há transferências. Para entrar em Medicina tem que ser pelos exames
 
  • Like
Reactions: FML.medicina
Boa tarde! Sou aluna do 12º ano neste momento. Desde miúda que sempre quis ser médica, por muitos motivos, e olhem que de todos eles, o ordenado não é, de longe, um deles, nem podia, visto que até neste profissão cada vez se ganha pior. Adiante... sempre quis medicina. Sempre fui boa aluna e lutei por este objetivo ciente da responsabilidade que implica. Não deixei de ter amigos, de sair, de me divertir, mas sempre trabalhei bastante. Por vezes o esforço não foi recompensado, mas na sua maioria foi. Pelo menos até Junho de 2015, quando os exames do 11º se revelaram um autêntico atentado à minha média. Nunca fui amiga de F.Q. mas empenhei-me tanto em superar isso que consegui acabar a disciplina com 18 de nota interna, e custou, custou muito.... Com a Biologia a história foi outra, sempre fui boa aluna e sempre gostei, acabei com um 19. Na altura dos exames já me sentia tão cansada, sobretudo pelo esforço que fiz com a F.Q. e com a Matemática (a precaver o exame deste ano) que esse cansaço me deixou super insegura, ansiosa e instável. 1ª Resultado: tive 11 nos dois exames e senti-me super desiludida comigo, sobretudo porque muitas das coisas eu sabia e foram os nervos que me levaram a estar mais inquieta e desconcentrada. Não fui à 2ª fase porque sabia que para Medicina não me valia de nada e que nem sequer tinha notas de candidatura da 1ª fase para concorrer com elas, por isso, 2ª Resultado: este ano são 4 os exames para fazer. Não vou dizer que é impossível, vou apenas referir o desgaste que isso causa, porque Matemática só por si já é trabalhosa que chegue, ainda mais ter que estudar 2 disciplinas que não estamos a ter e às quais precisamos de ter muito boa nota no exame. Sei que vai ser muito difícil ainda assim. Como o ano passado as médias subiram bastante a nível nacional este ano sinto-me um pouco perdida. Queria saber alguns conselhos: Caso os resultados dos exames não me garantam média para entrar fico um ano à espera para os repetir? concorro a outro curso c/ a ideia de depois pedir transferência? tento em espanha (não estou nadaaaa informada sobre como funciona, mas já ouvi dizer que é muito mais fácil de entrar. Ah, nunca tive espanhol, portanto só sei dizer um nº muito reduzido de palavras.)? Ou...?

Boa noite Ana! Antes de mais, e talvez seja a 18965ª pessoa a dizer-te isto, não desistas. Sei q falar é fácil mas também eu quero medicina há muito tempo e este ano, quando chegou a hora h, não consegui. No dia em que saíram as colocações devo ter chorado o suficiente para encher 4 garrafões de água com lágrimas, mas a verdade é que, quando dizem que as coisas acontecem por um motivo se calhar têm mesmo razão. Costumo dizer que 'acertei na cidade, na faculdade e o curso foi ao lado'. Entrei em Medicina Dentária, a minha 5ª opção, à qual concorri por uma mera questão de equivalências. Não consigo descrever-te o que está a ser este ano (podia escrever 20 livros sobre ele).. um ano que eu esperava ser de 'depressão' está a ser o melhor de todo o sempre e não o trocava por nada! Continua a não ser o quero e portanto este ano vou à luta outra vez, mas acredita que, se não entrares em medicina este ano, não está tudo perdido! No meu 1° dia de aulas 90% do meu ano estava na mesma situação que eu -aliás a pergunta tipica da primeira aula de todas as cadeiras é 'de entre vós quantos queriam medicina?'. A verdade é que medicina dentária continua a ser muito o curso que quem não entra em medicina escolhe e, este ano em particular, talvez pela subida abrupta das médias, ainda menos pessoas que queriam realmente md estavam em md. Conheci pessoas fantásticas, passei momentos extraordinários e rezo para entrar em medicina este ano sem ter que me desligar de tudo o que tenho vivido. Isto tudo para te dizer que há muita gente que não entra à 1ª e não há mal nenhum em falhar, porque a vida às vezes nos surpreende e nos permite viver experiências e conhecer pessoas que de outra maneira não viverias/conhecerias!
Há quem não entre que prefere ficar em casa 1 ano a preparar os exames, e há quem prefira entrar num curso, para ter equivalências, ganhar ritmo ou simplesmente porque até pode gostar do curso. Penso que isso és tu que tens que decidir, até porque também depende muito da personalidade das pessoas e da sua forma de estar. Aqui posso dar-te alguns testemunhos. Tenho colegas que optaram por ficar em casa a estudar e que este ano voltaram a não entrar e entraram em md, mas nem por isso desistiram e este ano vão tentar medicina novamente! (mais um reforço ao não desistir).
Se optares por não ficar em casa e optares por um plano b sou (agora, quem diria) uma defensora da medicina dentária como uma opção:
1) os primeiros anos são muito semelhantes a medicina, o que pode ser motivador, já para não falar dos montes de equivalências que tens
2) em md, na minha faculdade, somos muito poucos (posso dizer que o numero de alunos dos 5 anos do curso de md é inferior ao número de pessoas que entrou para o 1° ano de medicina cá) e somos uma família, somos mesmo, pelo que ajuda e pessoas que te percebam não faltarão
3) o curso pode até surpreender-te e podes gostar tanto que já não queres mudar. Posso dizer-te que, quando chegámos, das cerca de 40 pessoas que entraram apenas 6 queriam medicina dentária e, neste momento (e ainda só passou um semestre) já são 20 as que querem ficar! E se há pessoal que está em dentária que quer mudar para medicina, não penses que o oposto não acontece.. tenho, inclusivamente, professores que estiveram em medicina, alguns até ao 4° ano, e que largaram tudo e mudaram para dentária, e hoje dizem-nos que se consideram as pessoas mais felizes do mundo e não se imaginam a fazer outra coisa, portanto não descartes nada.
Desejo-te muita sorte e muitas felicidades.
Se puder ajudar nalguma coisa dispõe ☺
 
Vou dar o meu input, apesar de possivelmente ser muito semelhante a de outros utilizadores. Ler as histórias de toda a gente ajuda-me muito a lidar com os meus próprios problemas, especialmente quando me sinto em baixo, por isso sinto que devo de partilhar por causa de algumas particularidades mais raras.

Decidi que queria ir para medicina no meu 10º ano, mais ou menos a meio, depois de muitas dificuldades que ainda se alastram com a escolha de curso que queria seguir. Sempre tive uma atitude de dar o meu melhor, por isso não sinto que tivesse perdido parte do ano a não fazer nenhum. A minha atitude manteve-se até ao 12º, passando pelos exames de FQ e BG com notas satisfatórias (16 e 17, respetivamente, apesar de fisica ter sido aquem das minhas capacidades), mas decidi arriscar muito na minha própria capacidade e dar tudo por tudo a Matemática. Anulei a minha disciplina, quando tinha um 18, e lutei durante as férias da pascoa e o 3º periodo todos os dias para tentar tirar 18.5. Foi uma luta dura, e acabei por só tirar 18.1, o que deixou uma frustração enorme. Mas, uma coisa garanto: se não tivesse anulado a disciplina, por muito stress que me tenha causado, nunca tiraria um 18 por estar convencida que as minhas capacidades anteriores eram suficientes para tal - Por isso sim, acredito que a anulação da matricula pode ser bastante vantajosa, mas tens que saber onde é que te tás a meter e ter noção de que tens de dar tudo. De facto, é um motivo enorme para mergulhares-te corpo e alma a uma disciplina, para deixares qualquer imperfeição ao azar de "deixar escapar algo" ou de "sentires-te mal" e não ao teu próprio conhecimento.

Depois, mesmo com esse sacrificio, não consegui entrar. Tinha média para entrar se só tivessem subido uma ou duas décimas, o que me causou ainda mais frustração - tão perto e tão longe. Tinha apostado unicamente em medicina, porque era a única coisa que queria e a minha situação económica não me permitia para mais - até ficar em casa está a ser um problema por causa de não ter mais a bolsa de mérito e outras regalias relacionadas com a progressão do estudo - logo agora estou exclusivamente a estudar para as provas de candidatura.

No primeiro mês, mais coisa menos coisa, estava em choque. A depressão, tanto minha como a das pessoas que se preocupavam comigo, foi algo que me impedia de fazer qualquer coisa. Mas supera-se. Abalou-me muito, até mesmo a minha maneira de ser e encarar as coisas, já que o meu pessimismo prévio tomou conta de tudo aquilo que faço agora numa espécie de nihilismo de "eu sei que não vale a pena, mas posso sempre tentar para passar o tempo", mas o importante é mesmo continuares a trabalhar.

Passada a depressão inicial fui ao trabalho. Estou a rever a matéria como quero e gosto, focando-me extensivamente na teoria para depois passar para a prática. Até agora li 10º ano todos de Bio, Geo, Fisica e Quimica, tirei um tempo para solidificar bem esses anos com prática, e passei para o 11º, tendo já lido Química e estando agora com o material de Física à minha frente. Nunca me senti tão confiante nas minhas próprias capacidades. Faço exames de Bio e, apesar de ainda não me ter debroçado no 11º ano, sinto o meu método mais apurado, é mais fácil atingir o raciocínio correcto e no geral acerto mais frequêntemente. Com o trabalho que tou a ter agora, sinto mesmo que vai ser uma espécie de "Veni, Vidi, Vici".

Isto tudo para dizer:
- Anular a disciplina de exame pode ser algo vantajoso, mas vais ter que sacrificar muito tempo e não há vonta atrás.
- Não te deixes cair pela depressão nem faças algo estupido que ela passa, ou pelo menos acalma. Mas nunca te irás esquecer de ver o "Não colocado" no mail. Os primeiros tempos são sempre os mais dificeis
- Ficar um ano não é o fim do mundo. Por muito que eu saiba que não é a melhor das hipoteces, se não tiveres possibilidade de ir para outros cursos para as equivalencias ou simplesmente não quiseres - vais apurar coisas que o ritmo acelarado do secundário deixou para trás, fazes muita reflecção pessoal e no geral podes dedicar-te a várias coisas que não terias tempo para fazer antes, até mesmo como formas de distração. Neste momento estou a aprender alemão de forma auto didata, a fazer mais exercício e a debroçar-me mais sobre os meus hobbies (claro, sem tirar tempo ao estudo).

A melhor sorte a toda a gente! Espero que consigam, tal como eu também espero conseguir.
 
Última edição:
Boa noite Ana! Antes de mais, e talvez seja a 18965ª pessoa a dizer-te isto, não desistas. Sei q falar é fácil mas também eu quero medicina há muito tempo e este ano, quando chegou a hora h, não consegui. No dia em que saíram as colocações devo ter chorado o suficiente para encher 4 garrafões de água com lágrimas, mas a verdade é que, quando dizem que as coisas acontecem por um motivo se calhar têm mesmo razão. Costumo dizer que 'acertei na cidade, na faculdade e o curso foi ao lado'. Entrei em Medicina Dentária, a minha 5ª opção, à qual concorri por uma mera questão de equivalências. Não consigo descrever-te o que está a ser este ano (podia escrever 20 livros sobre ele).. um ano que eu esperava ser de 'depressão' está a ser o melhor de todo o sempre e não o trocava por nada! Continua a não ser o quero e portanto este ano vou à luta outra vez, mas acredita que, se não entrares em medicina este ano, não está tudo perdido! No meu 1° dia de aulas 90% do meu ano estava na mesma situação que eu -aliás a pergunta tipica da primeira aula de todas as cadeiras é 'de entre vós quantos queriam medicina?'. A verdade é que medicina dentária continua a ser muito o curso que quem não entra em medicina escolhe e, este ano em particular, talvez pela subida abrupta das médias, ainda menos pessoas que queriam realmente md estavam em md. Conheci pessoas fantásticas, passei momentos extraordinários e rezo para entrar em medicina este ano sem ter que me desligar de tudo o que tenho vivido. Isto tudo para te dizer que há muita gente que não entra à 1ª e não há mal nenhum em falhar, porque a vida às vezes nos surpreende e nos permite viver experiências e conhecer pessoas que de outra maneira não viverias/conhecerias!
Há quem não entre que prefere ficar em casa 1 ano a preparar os exames, e há quem prefira entrar num curso, para ter equivalências, ganhar ritmo ou simplesmente porque até pode gostar do curso. Penso que isso és tu que tens que decidir, até porque também depende muito da personalidade das pessoas e da sua forma de estar. Aqui posso dar-te alguns testemunhos. Tenho colegas que optaram por ficar em casa a estudar e que este ano voltaram a não entrar e entraram em md, mas nem por isso desistiram e este ano vão tentar medicina novamente! (mais um reforço ao não desistir).
Se optares por não ficar em casa e optares por um plano b sou (agora, quem diria) uma defensora da medicina dentária como uma opção:
1) os primeiros anos são muito semelhantes a medicina, o que pode ser motivador, já para não falar dos montes de equivalências que tens
2) em md, na minha faculdade, somos muito poucos (posso dizer que o numero de alunos dos 5 anos do curso de md é inferior ao número de pessoas que entrou para o 1° ano de medicina cá) e somos uma família, somos mesmo, pelo que ajuda e pessoas que te percebam não faltarão
3) o curso pode até surpreender-te e podes gostar tanto que já não queres mudar. Posso dizer-te que, quando chegámos, das cerca de 40 pessoas que entraram apenas 6 queriam medicina dentária e, neste momento (e ainda só passou um semestre) já são 20 as que querem ficar! E se há pessoal que está em dentária que quer mudar para medicina, não penses que o oposto não acontece.. tenho, inclusivamente, professores que estiveram em medicina, alguns até ao 4° ano, e que largaram tudo e mudaram para dentária, e hoje dizem-nos que se consideram as pessoas mais felizes do mundo e não se imaginam a fazer outra coisa, portanto não descartes nada.
Desejo-te muita sorte e muitas felicidades.
Se puder ajudar nalguma coisa dispõe ☺

Bem, acima de tudo, ler os vossos testemunhos dá-me sempre mais motivação. Eu não sei se terei média para entrar em dentária, visto que este ano está muito perto da de medicina, mas, de qualquer forma, eu irei sempre optar por entrar na faculdade, nem que seja em Enfermagem que de certeza que consigo entrar, porque como referes, acho que é importante começarmos a adaptar-nos ao ritmo, e à forma como as coisas são e também porque temos sempre a possibilidade de conhecer pessoas que muitas vezes se revelam surpresas excelentes. Por vezes torna-se difícil acreditar que vou superar os 4 exames com a nota que preciso, e quando estou mais cansada e desmotivada fico triste por sentir que no fim me vou sentir super desiludida e que "os meus" também o vão sentir, mas enfim, são dias, nos outros eu penso que vou fazer o que conseguir e tentar dar o meu melhor (sou sempre prejudicada pelos nervos e isso causa-me mais inseguranças) e vamos lá ver no que dá!
Obrigada!!!
Desejo-te a ti também tudo de bom e espero muito que entres!
 
Vou dar o meu input, apesar de possivelmente ser muito semelhante a de outros utilizadores. Ler as histórias de toda a gente ajuda-me muito a lidar com os meus próprios problemas, especialmente quando me sinto em baixo, por isso sinto que devo de partilhar por causa de algumas particularidades mais raras.

Decidi que queria ir para medicina no meu 10º ano, mais ou menos a meio, depois de muitas dificuldades que ainda se alastram com a escolha de curso que queria seguir. Sempre tive uma atitude de dar o meu melhor, por isso não sinto que tivesse perdido parte do ano a não fazer nenhum. A minha atitude manteve-se até ao 12º, passando pelos exames de FQ e BG com notas satisfatórias (16 e 17, respetivamente, apesar de fisica ter sido aquem das minhas capacidades), mas decidi arriscar muito na minha própria capacidade e dar tudo por tudo a Matemática. Anulei a minha disciplina, quando tinha um 18, e lutei durante as férias da pascoa e o 3º periodo todos os dias para tentar tirar 18.5. Foi uma luta dura, e acabei por só tirar 18.1, o que deixou uma frustração enorme. Mas, uma coisa garanto: se não tivesse anulado a disciplina, por muito stress que me tenha causado, nunca tiraria um 18 por estar convencida que as minhas capacidades anteriores eram suficientes para tal - Por isso sim, acredito que a anulação da matricula pode ser bastante vantajosa, mas tens que saber onde é que te tás a meter e ter noção de que tens de dar tudo. De facto, é um motivo enorme para mergulhares-te corpo e alma a uma disciplina, para deixares qualquer imperfeição ao azar de "deixar escapar algo" ou de "sentires-te mal" e não ao teu próprio conhecimento.

Depois, mesmo com esse sacrificio, não consegui entrar. Tinha média para entrar se só tivessem subido uma ou duas décimas, o que me causou ainda mais frustração - tão perto e tão longe. Tinha apostado unicamente em medicina, porque era a única coisa que queria e a minha situação económica não me permitia para mais - até ficar em casa está a ser um problema por causa de não ter mais a bolsa de mérito e outras regalias relacionadas com a progressão do estudo - logo agora estou exclusivamente a estudar para as provas de candidatura.

No primeiro mês, mais coisa menos coisa, estava em choque. A depressão, tanto minha como a das pessoas que se preocupavam comigo, foi algo que me impedia de fazer qualquer coisa. Mas supera-se. Abalou-me muito, até mesmo a minha maneira de ser e encarar as coisas, já que o meu pessimismo prévio tomou conta de tudo aquilo que faço agora numa espécie de nihilismo de "eu sei que não vale a pena, mas posso sempre tentar para passar o tempo", mas o importante é mesmo continuares a trabalhar.

Passada a depressão inicial fui ao trabalho. Estou a rever a matéria como quero e gosto, focando-me extensivamente na teoria para depois passar para a prática. Até agora li 10º ano todos de Bio, Geo, Fisica e Quimica, tirei um tempo para solidificar bem esses anos com prática, e passei para o 11º, tendo já lido Química e estando agora com o material de Física à minha frente. Nunca me senti tão confiante nas minhas próprias capacidades. Faço exames de Bio e, apesar de ainda não me ter debroçado no 11º ano, sinto o meu método mais apurado, é mais fácil atingir o raciocínio correcto e no geral acerto mais frequêntemente. Com o trabalho que tou a ter agora, sinto mesmo que vai ser uma espécie de "Veni, Vidi, Vici".

Isto tudo para dizer:
- Anular a disciplina de exame pode ser algo vantajoso, mas vais ter que sacrificar muito tempo e não há vonta atrás.
- Não te deixes cair pela depressão nem faças algo estupido que ela passa, ou pelo menos acalma. Mas nunca te irás esquecer de ver o "Não colocado" no mail. Os primeiros tempos são sempre os mais dificeis
- Ficar um ano não é o fim do mundo. Por muito que eu saiba que não é a melhor das hipoteces, se não tiveres possibilidade de ir para outros cursos para as equivalencias ou simplesmente não quiseres - vais apurar coisas que o ritmo acelarado do secundário deixou para trás, fazes muita reflecção pessoal e no geral podes dedicar-te a várias coisas que não terias tempo para fazer antes, até mesmo como formas de distração. Neste momento estou a aprender alemão de forma auto didata, a fazer mais exercício e a debroçar-me mais sobre os meus hobbies (claro, sem tirar tempo ao estudo).

A melhor sorte a toda a gente! Espero que consigam, tal como eu também espero conseguir.
Muito obrigada por partilhares o teu caso. Ler as vossas "histórias" acaba por me fazer encarar as coisas com mais positividade, porque também eu sofro bastante por antecipação e se para algumas coisas sou bastante positiva, em casos como estes consigo ser bastante negativa. Do meu grupo de amigas/os ninguém ir seguir medicina e por vezes sinto que eles não percebem/compreendem muito bem a minha situação. Outra coisa que me deixa "com o coração nas mãos" é eu ter perfeita noção que tenho muito mais aptidão para tudo o que seja disciplinas de letras, pelo que Física e Química e Matemática não são mesmo o meu forte, por isso exigem mais de muito de mim e muito tempo também. Isso deixa-me triste e às vezes dou por mim a sentir-me mesmo "burra", mas bem, vamos ver no que vai dar no final deste ano... já não falta tudo!
Espero que consigas atingir os teus objetivos!!!
 
  • Like
Reactions: Nero
Hoje estive a falar com a minha prof. de Biologia sobre a possibilidade de, se não conseguir entrar em Medicina e conseguir entrar em Medicina Dentária (nomeadamente no Porto, onde, surpreendentemente, a média é a mais baixa) o fazer e depois, no final do primeiro ano pedir mudança do par instituição/curso e tentar assim (sem ter que repetir exames) entrar em medicina. A prof. disse-me que, sendo eu uma aluna com notas internas de secundário muito boas, se me aplicar bastante e tiver muito boas notas nesse ano em medicina dentária terei fortes possibilidades de conseguir mudar. Acham que é viável?
 
Olá @Ana Filipa
Hoje estive a falar com a minha prof. de Biologia sobre a possibilidade de, se não conseguir entrar em Medicina e conseguir entrar em Medicina Dentária (nomeadamente no Porto, onde, surpreendentemente, a média é a mais baixa) o fazer e depois, no final do primeiro ano pedir mudança do par instituição/curso e tentar assim (sem ter que repetir exames) entrar em medicina. A prof. disse-me que, sendo eu uma aluna com notas internas de secundário muito boas, se me aplicar bastante e tiver muito boas notas nesse ano em medicina dentária terei fortes possibilidades de conseguir mudar. Acham que é viável?
Lamento dar más notícias, isso na teoria é tudo muito certo, mas falha num pequeno detalhe que releva o desconhecimento da tua professora da realidade do curso: as faculdades de medicina não abrem vagas para mudança de curso há vários anos, pelo que essa possibilidade só existe na teoria, na prática é impossível. Só te resta repetir os exames e voltar a concorrer novamente pelo concurso nacional de acesso, em que as notas que tiveres no curso superior não serão consideradas.
 
Última edição:
  • Like
Reactions: FML.medicina
Olá @Ana Filipa

Lamento dar más notícias, isso na teoria é tudo muito certo, mas falha num pequeno detalhe que releva o desconhecimento da tua professora da realidade do curso: as faculdades de medicina não abram vagas para mudança de curso há vários anos, pelo que essa possibilidade só existe na teoria, na prática é impossível. Só te resta repetir os exames e voltar a concorrer novamente pelo concurso nacional de acesso, em que as notas que tiveres no curso superior não serão consideradas.

Eu já previa isso... mas fiquei confusa devido à tal conversa. Acho que só vou conseguir perceber o que fazer depois dos exames feitos, quando já tiver uma ideia de como correram e depois de ver as notas, até lá tenho mesmo de esperar e manter a calma, se bem que é complicado... apesar de supostamente o 12º ano ser um ano mais tranquilo o meu está a revelar-se tudo menos isso... como tive um professor de f.q. que não ajudou muito a que eu percebesse as coisas e por consequência a que gostasse da disciplina, este ano está a ser quase como que um recomeçar quase do zero, mas com a matemática que também exige muito trabalho e com ainda os exames de biologia e geologia e de português sinto-me completamente estafada, e o tempo parece estar a voar e eu a ficar sem ele para fazer tudo o que acho ser preciso, é uma sensação esquisita mesmo.
 
  • Like
Reactions: Deleted member 2018
É incrível ver como tanta gente se revê nesta situação. E eu que pensava que estava sozinha no mundo.
De facto, a pressão é enorme. Este ano tenho exames e ando a ter pesadelos com isso à meses.
A minha média interna é 19,3 e tenho 20 às duas específicas deste ano, o que é bastante bom, mas de que me serve se tiver um mau resultado no exame nacional?
Tenho problemas de ansiedade, o que se agravou significamente este ano, sendo obrigada a recorrer à ajuda da medicação, dai o medo que sinto em relação aos exames nacionais e à possibilidade de poder não entrar em medicina.
Acresce o facto de ter um namorado na FMUP e não me ver noutra faculdade, longe dele.
Custa pensar que por algumas décimas posso ser obrigada a deixar um sonho de parte, para o qual eu tenho lutado tanto...

Decidi também partilhar um pouquinho de mim depois de ter oportunidade de ler as vossas histórias.
Coragem e boa sorte para vocês todos. Beijinho.
 
Tenho problemas de ansiedade, o que se agravou significamente este ano, sendo obrigada a recorrer à ajuda da medicação, dai o medo que sinto em relação aos exames nacionais e à possibilidade de poder não entrar em medicina.
Espero que esta medicação seja prescrita por um médico e não seja auto-medicação ;).
De resto, resta-me desejar boa sorte e que entres.
 
  • Like
Reactions: LFTBAS
Espero que esta medicação seja prescrita por um médico e não seja auto-medicação ;).
De resto, resta-me desejar boa sorte e que entres.

Sim, foi prescrita pela minha psiquiatra. :p
Obrigada
 
Acresce o facto de ter um namorado na FMUP e não me ver noutra faculdade, longe dele.

Caloiro?
Soubesse isto umas semanas mais cedo e fazia.lhe a vida negra muahaha. Agora é tarde de mais! :P

Vai tudo correr bem! Pelo menos vao perceber os dilemas um do outro quando tiverem pouco tempo de qualidade juntos pq "têm de estudar" xD
 
  • Like
Reactions: RMoon99 and LFTBAS
Caloiro?
Soubesse isto umas semanas mais cedo e fazia.lhe a vida negra muahaha. Agora é tarde de mais! :p

Vai tudo correr bem! Pelo menos vao perceber os dilemas um do outro quando tiverem pouco tempo de qualidade juntos pq "têm de estudar" xD

Hahaha! Já acontece um bocadito isso :p
 
É incrível ver como tanta gente se revê nesta situação. E eu que pensava que estava sozinha no mundo.
De facto, a pressão é enorme. Este ano tenho exames e ando a ter pesadelos com isso à meses.
A minha média interna é 19,3 e tenho 20 às duas específicas deste ano, o que é bastante bom, mas de que me serve se tiver um mau resultado no exame nacional?
Tenho problemas de ansiedade, o que se agravou significamente este ano, sendo obrigada a recorrer à ajuda da medicação, dai o medo que sinto em relação aos exames nacionais e à possibilidade de poder não entrar em medicina.
Acresce o facto de ter um namorado na FMUP e não me ver noutra faculdade, longe dele.
Custa pensar que por algumas décimas posso ser obrigada a deixar um sonho de parte, para o qual eu tenho lutado tanto...

Decidi também partilhar um pouquinho de mim depois de ter oportunidade de ler as vossas histórias.
Coragem e boa sorte para vocês todos. Beijinho.
Woah! Essa média é fantástica!
Estou na mesma situação, embora com uma média muito menor (17,5). Também quero muito entrar para Medicina e, por estranho (e por mais impossível) que pareça, também não me imagino noutra faculdade sem ser a FMUP :)
De facto, o problema da ansiedade provocada pela pressão agrava muito os resultados, pelo menos no meu caso. É algo que muitas vezes não conseguimos controlar, tendo que recorrer a medicação. Também estou assim...
Vais ver que consegues entrar ;) Já agora, se não é indiscrição, em que ano estás?