Medicina - dilema do "provavelmente não consigo entrar"

   
Woah! Essa média é fantástica!
Estou na mesma situação, embora com uma média muito menor (17,5). Também quero muito entrar para Medicina e, por estranho (e por mais impossível) que pareça, também não me imagino noutra faculdade sem ser a FMUP :)
De facto, o problema da ansiedade provocada pela pressão agrava muito os resultados, pelo menos no meu caso. É algo que muitas vezes não conseguimos controlar, tendo que recorrer a medicação. Também estou assim...
Vais ver que consegues entrar ;) Já agora, se não é indiscrição, em que ano estás?

11º e tu?
 
  • Like
Reactions: blackuro
Agora é só rezar que os exames sejam fáceis
Verdade. Acredito que o BG seja fácil, em comparação com o do ano passado, já o de FQ... Também existe a possibilidade de eles os fazerem mais difíceis para que as médias baixem (afinal, o ano passado, elas subiram exponencialmente). Contudo, isto são só previsões... Agora nestas últimas semanas é dar tudo por tudo :)
 
Oiii
Acham que a média para medicina vai baixar ou aumentar este ano?
Tenho média interna de 18 ou 18,1 (depende da nota de uma disciplina). Acham que é o suficiente a nível de media interna para entrar na clássica de Lisboa?
Tenho muito receio de não conseguir entrar por umas centésimas ou décimas...
 
Oiii
Acham que a média para medicina vai baixar ou aumentar este ano?
Tenho média interna de 18 ou 18,1 (depende da nota de uma disciplina). Acham que é o suficiente a nível de media interna para entrar na clássica de Lisboa?
Tenho muito receio de não conseguir entrar por umas centésimas ou décimas...

Tudo depende dos exames, se tirares 18 em todos, eu acho que é suficiente
 
  • Like
Reactions: MMP
O pior é mesmo o exame de biologia :/ ... pode ser que o de matemática recompense o de biologia ;)
 
O pior é mesmo o exame de biologia :/ ... pode ser que o de matemática recompense o de biologia ;)

Vai compensar, confiança :)
 
Eu nem quero que os exames sejam faceis porque senão toda a gente consegue tirar boas notas e voltam as médias a subir :coldsweat:
Precisamos é de ter sorte com aquilo que nos aparece. Pode ser até dificil, mas podemos não demorar muito tempo a perceber o que nos é pedido e até fazer um bom trabalho
 
  • Like
Reactions: BeatrizLL and MMP
Eu nem quero que os exames sejam faceis porque senão toda a gente consegue tirar boas notas e voltam as médias a subir :coldsweat:
Precisamos é de ter sorte com aquilo que nos aparece. Pode ser até dificil, mas podemos não demorar muito tempo a perceber o que nos é pedido e até fazer um bom trabalho
Como a minha professora de biologia do 11º ano disse: "quando os exames são fáceis, são fáceis para todos".
 
  • Like
Reactions: MMP and Nero
Eu nem quero que os exames sejam faceis porque senão toda a gente consegue tirar boas notas e voltam as médias a subir :coldsweat:
Precisamos é de ter sorte com aquilo que nos aparece. Pode ser até dificil, mas podemos não demorar muito tempo a perceber o que nos é pedido e até fazer um bom trabalho

O melhor é que os exames sejam difíceis e que nós nos consigamos desenrascar bem :innocent::smilingimp:
 
  • Like
Reactions: Gabriela and Nero
Posso pedir-vos uma opinião? - que claro vai de encontro ao dilema do "não consigo entrar...
Tenho média, no 11º ano, pós exames (sem ver os resultados da segunda fase) de 17,6, exame de BG com 165, exame de FQA da 1ª fase com 122 (falta ver o da 2ª fase como já disse), a minha nota interna de matemática chegará no máximo dos máximos ao 17, assim como a de FQA, vou defender muito provavelmente um 20 a português, e a minha relação com a matemática tem sido horrível (17 no 10º e 15 no
11º: no décimo, escalei do 14,2 ao 19,5 e desci, no 11º, do 14,7 ao 12,2) .
No 12º ano, vou acrescentar FQA à lista de exames.
acham que é possível que atinja uma média aceitável para entrar em medicina? acreditam, como eu, que mantendo o foco, tudo é possível?
Claro que sim! Vai ser um pouco complicado, mas é, definitivamente, possível melhorares as tuas notas. Foca-te, principalmente, em MAT e FQ no próximo ano letivo. Se puderes, repete também o exame de BG.
 
Vou começar o 11º ano de ciência e tecnologias e estou com algumas preocupações em relação à minha média. Quero entrar para medicina mas acabei o 10º ano com média de 17. Preciso pelo menos de 18 para me candidatar e estou com medo que a minha média do 10º seja demasiado baixa. Acham que é muito difícil subir a média nos próximos dois anos?
 
  • Like
Reactions: Blasty
Vou começar o 11º ano de ciência e tecnologias e estou com algumas preocupações em relação à minha média. Quero entrar para medicina mas acabei o 10º ano com média de 17. Preciso pelo menos de 18 para me candidatar e estou com medo que a minha média do 10º seja demasiado baixa. Acham que é muito difícil subir a média nos próximos dois anos?
Olá Teresa! A tua média não é nada má e é bastante possível que a consigas subir. Não te esqueças que os exames valem 50% da tua nota de candidatura - foca-te neles. Tens ainda o 12º ano, que, pelo que dizem, dá uma grande ajuda à média. Sobretudo acredita em ti própria e nunca desmotives! Dá o teu máximo este ano e nos exames e é bem provável que consigas a média que precisas. Espero que consigas entrar em Medicina e alcançar os teus sonhos. Boa sorte :)
 
  • Like
Reactions: Teresa Coelho
Boas pessoal.
Não sou exatamente nova aqui, apenas uma visitante clandestina, por isso aqui vai o meu primeiro desabafo...

Bem, sou uma aluna que acabou de ingressar para o 11º, frequento o curso de CT e como muitos integrantes deste curso, sou recheada de sonhos e ambições cuja fasquia é fortemente alta. Durante o ano que passou, vi-me fechada nas paredes de um escritório dia sim- dia sim... Digamos que realmente dei tudo o que podia até á "quase- exaustão". Acontece que acabei com uma média razoável, bastante amparada pelas disciplinas gerais do que propriamente pelas temidas específicas, ás quais o exame tem já os dias contados.

Sou uma pessoa capaz, no entanto muito vulnerável. Acabo por meter a pata na poça em todos os testes, esteja quão bem preparada estiver. A verdade é que o ano ainda nem começou e a vontade de me desfazer em lágrimas já é maior do que qualquer coisa. Tenho medo, medo de falhar,medo de deixar que os nervos se apoderem de um sonho de criança: vestir a cobiçada bata branca. Sonho para o qual trabalho incansavelmente.

É por isto que aqui recorro. Motivação nao falta, e consciencia da quantidade de trabalho que se avizinha também não é um problema... Preciso de conselhos, sobre hobbies que me distraiam da pressão (mas que não ocupem tempo chave de estudo), sobre métodos fundamentais neste ano (encontrar ou não explicadores, fazer ou não todos os exames anteriores, fazer o pino enquanto estudo.....) e acima de tudo sobre materiais de estudo á parte dos manuais (livros, sites de exercicios, sites de apoio psicologico :tearsofjoy:, qualquer coisa).

Tenho plena consciencia que nao me posso conduzir á exaustão e que muito menos tenho o direito de congelar ou explodir ás portas do maldito senhor exame (ambas situações bem provaveis); daí que qualquer dica e palavra amiga sejam muitíssimo bem vindas.

Alguém ja esteve ou está numa situação semelhante, ou sou mesmo demasiado preocupada?
 
Bem, eu vou agora para o 12º ano por isso acho que posso ajudar!
Este é o ano de dar TUDO a biologia e a fq. Arrumar os dois exames seria excelente e por isso acho que te deves focar nestas duas disciplinas (sem descurar o estudo nas restantes, claro).
Já tive alguns problemas de ansiedade, que se intensificaram este ano (11º) e por isso tive de recorrer a alguma medicação. Se te sentes muito cansada, ansiosa e sentes que o stress acaba por te prejudicar quer no estudo quer nos testes vai ao teu médico de família ou assim e certamente terás alguma ajuda.
Eu por acaso não tenho nenhum hobbie em concreto, mas, por exemplo, ao sábado de tarde nunca estudava, era o meu tempo de descanso para ir passear ou assim, mas podes optar por um desporto ou por aprender a tocar algum instrumento, por exemplo.
Quanto às explicações, eu não tive durante este ano, porque achei que não precisava, mas admito que são uma ferramenta útil para colmatar falhas das aulas, por exemplo a fq ou a matemática.
A verdade é que a carga horária do 11º ano é pesada, mas uma pessoa consegue, se for organizada. Eu apontava na agenda as coisas que tinha de fazer e distribuía pelos vários dias que tinha (por exemplo, até um teste) e tentava sempre não deixar nada para o dia anterior, de modo a que no dia antes do teste já me sentisse descansada e com a sensação de dever cumprido, o que contribui para não ficar tão stressada.
Quanto ao exame, sim, para mim é essencial fazer os exames, para contactar com a realidade da prova (isto quando terminares a matéria toda claro). Podes também adquirir os livros do IAVE (se é que ainda não os tens) e ir resolvendo os exercícios à medida que dás a matéria. Os testes intermédios também são uma boa aposta, porque se assemelham muito aos exames e podes fazer nas férias do natal e da páscoa, visto que só têm uma determinada matéria. Quanto a outros livros de preparação para exame/testes, não acho que nenhum seja indispensável, mas o da Porto Editora de Biologia tem boas sínteses de matéria. Quanto a FQ, o programa mudou pelo que não serei a melhor pessoa para te indicar os melhores recursos.
Por fim, resta-me desejar-te muito boa sorte e que daqui a alguns anos sejamos colegas de profissão :)
Beijinho.
 
Boas pessoal.
Não sou exatamente nova aqui, apenas uma visitante clandestina, por isso aqui vai o meu primeiro desabafo...

Bem, sou uma aluna que acabou de ingressar para o 11º, frequento o curso de CT e como muitos integrantes deste curso, sou recheada de sonhos e ambições cuja fasquia é fortemente alta. Durante o ano que passou, vi-me fechada nas paredes de um escritório dia sim- dia sim... Digamos que realmente dei tudo o que podia até á "quase- exaustão". Acontece que acabei com uma média razoável, bastante amparada pelas disciplinas gerais do que propriamente pelas temidas específicas, ás quais o exame tem já os dias contados.

Sou uma pessoa capaz, no entanto muito vulnerável. Acabo por meter a pata na poça em todos os testes, esteja quão bem preparada estiver. A verdade é que o ano ainda nem começou e a vontade de me desfazer em lágrimas já é maior do que qualquer coisa. Tenho medo, medo de falhar,medo de deixar que os nervos se apoderem de um sonho de criança: vestir a cobiçada bata branca. Sonho para o qual trabalho incansavelmente.

É por isto que aqui recorro. Motivação nao falta, e consciencia da quantidade de trabalho que se avizinha também não é um problema... Preciso de conselhos, sobre hobbies que me distraiam da pressão (mas que não ocupem tempo chave de estudo), sobre métodos fundamentais neste ano (encontrar ou não explicadores, fazer ou não todos os exames anteriores, fazer o pino enquanto estudo.....) e acima de tudo sobre materiais de estudo á parte dos manuais (livros, sites de exercicios, sites de apoio psicologico :tearsofjoy:, qualquer coisa).

Tenho plena consciencia que nao me posso conduzir á exaustão e que muito menos tenho o direito de congelar ou explodir ás portas do maldito senhor exame (ambas situações bem provaveis); daí que qualquer dica e palavra amiga sejam muitíssimo bem vindas.

Alguém ja esteve ou está numa situação semelhante, ou sou mesmo demasiado preocupada?
Olá! :) Eu estou este ano a candidatar-me pela 2 vez a medicina. Durante os 3 anos de secundário só não enloqueci por causa dos meus amigos e dos meus 2 escapes: o ténis e principalmente os escuteiros que me ocupavam o sábado. Acho que é muito mas mesmo MUITO importante não nos focarmos só nos estudos. Estudar a toda hora sem dar hipótese ao cérebro de relaxar e processar não dá em nada, apenas aumenta a ansiedade, em parte porque só vemos os livros à frente, o cérebro não descansou/repousou/distraiu-se e porque quando falhamos não entendemos o porquê visto que só estudámos. Descansar o cérebro é tão importante ou mais do que estudar afincadamente. Não só para manter a nossa saúde mental como para termos bons resultados. Agora no 11 aconselho -te a arranjares um desporto que pratiques no mínimo 2/3 dias por semana, ao fim do dia. Arranja os livros da Porto editora FqA e BgA. Eu repeti os exames de 11ano 3 vezes e o que aprendi foi que a melhor forna de estudar, pelo menos para mim, é primeiro fazer resumos da matéria a partir dos livros da Porto editora e COM APOIO DOS MANUAIS (sempre!) e fazer os exercícios resolvidos (durante o ano até Fevereiro), depois fazer os do gave (de Fevereiro ao fim de Maio) e por fim complementar com os da Porto (sugiro primeiro o Gave porque é mais importante ter tempo pra fazer o livro do gave todo que o da Porto, se bem que para aprender é melhor começar com a Porto desde que tenhas tempo para o Gave). Depois em Junho podes apenas fazer exames. (se quiseres os PDF do gave FqA e Bg adiciona-te ao grupo candidatos a medicina 2016 no Facebook).
Eu fiz o que te disse e tive 17,9 aos 2 este ano, enquanto completava o 1 ano da faculdade. O equilíbrio está em ter um escape para além dos estudos, porque chega a um ponto em que só estudas porque tem de ser e em que o estudo já nem está a ser útil. Nesses momentos mais vale parar e ir ver um filme ou sair com os amigos.
 
Por fim, não tomes aqueles medicamentos tipo memofant e coisas do género :p Tenho amigos que tomaram e comprovam que não funcionam xD
Quanto à ansiedade seria bom falares com os teus pais/amigos ou com o teu médico de família ou mesmo com um professor da escola em que confies (best solution).
Espero ver-te daqui a 2 anos em medicina! :)
 
Olá! :) percebo totalmente a situação em que te encontras e quero que acima de tudo que percebas que não podes ter medo de falhar. Admito que eu própria já senti esse medo e apercebi-me de que era precisamente esse receio que não me permitia alcançar os meus objetivos. Não podes entrar no 11 ano e muito menos nos testes e exames a achar que não vais conseguir, que vais falhar. Basta pensares assim: um atleta que vai a uma prova a pensar que vai perder, nunca irá ganhar ;) (pena eu ter-me apercebido disto um pouco tarde demais) - o que importa é acreditares que consegues, dominares a ansiedade e dares o teu melhor. Tudo o que estiver nos testes foi estudado por ti, e por muito que à primeira não estejas a conseguir resolver um exercício, vais ver que chegas lá! Confia em ti! Isso é um dos melhores conselhos que te posso dar e falo por experiência própria!
Sei que aquilo que não te falta é motivação, o que é ótimo, mas é também crucial encontrares um "escape" , algo que te faça relaxar e descontrair. O meu era a música e o piano. É realmente importante encontrares uma atividade, seja ela qual for, que te faça descansar o cérebro, porque às vezes por muito que estudemos, se o nosso cérebro não tiver o devido descanso é tudo em vão! Estuda, mas diverte-te também! Sai com os amigos, faz desporto ou outra coisa qualquer! Aproveita o secundário também :)
E quanto aos conselhos de estudo, pessoalmente não recorri a explicadores... Se achares que não é necessário, não invistas nisso. Tenta também organizar o teu estudo dentro do pouco tempo disponível (pois a carga horária é bem maior no 11) e nunca, mas nunca deixes nada para a última. Presta bem atenção às aulas pois isso já é meio caminho andado! :)
Quanto aos livros, eu usei os do IAVE tanto de FQA como de BG e usei também o da Porto Editora de FQA. Quanto aos exames, imprimi bastantes e resolvi-os no final do ano, desde a última semana de aulas até quase ao dia do exame :)
De qualquer das formas, acredito em ti :) ambas sonhamos com essa bata branca e espero que um dia sejamos colegas :) qualquer dúvida podes mandar mensagem :) Boa sorte! :D e desculpa o testamento xD