Medicina - dilema do "provavelmente não consigo entrar"

   
Olá, percebo bem esse nervosismo todo mas posso dizer-te que não há razões para alarme. A minha experiência diz-me que ainda muita água vai rolar. Tens ainda 2 anos pela frente de secundário pela frente, o que corresponde a 2 oportunidades para investires nos exames nacionais. Digo isto porque grande parte dos bons alunos, cuja fasquia está lá bem no alto, raramente se ficam pelas notas alcançadas nos exames no 11ano, tentando sempre melhorar no 12ano e na pior das hipóteses nos anos que se seguem (o meu triste caso). O teu testemunho transmite bem essa força e vontade que tens, mas não deixes que isso te prejudique. Como se costuma dizer, tudo o que é demais é perdido. Concordo e assino por baixo relativamente aos conselhos que já te deram aqui.
Este é o meu segundo ano a concorrer, e mais uma vez vivo numa incerteza, pois não tenho uma média tão confortável como gostaria, mas se não for este ano, será certamente no próximo! Tenho a certeza absoluta que vais vestir a bata branca, porque se há coisa que todos nós que a cobiçamos temos em comum é a perseverança, persistência e espírito de sacrifício. Força nisso!
 
Boas pessoal.
Não sou exatamente nova aqui, apenas uma visitante clandestina, por isso aqui vai o meu primeiro desabafo...

Bem, sou uma aluna que acabou de ingressar para o 11º, frequento o curso de CT e como muitos integrantes deste curso, sou recheada de sonhos e ambições cuja fasquia é fortemente alta. Durante o ano que passou, vi-me fechada nas paredes de um escritório dia sim- dia sim... Digamos que realmente dei tudo o que podia até á "quase- exaustão". Acontece que acabei com uma média razoável, bastante amparada pelas disciplinas gerais do que propriamente pelas temidas específicas, ás quais o exame tem já os dias contados.

Sou uma pessoa capaz, no entanto muito vulnerável. Acabo por meter a pata na poça em todos os testes, esteja quão bem preparada estiver. A verdade é que o ano ainda nem começou e a vontade de me desfazer em lágrimas já é maior do que qualquer coisa. Tenho medo, medo de falhar,medo de deixar que os nervos se apoderem de um sonho de criança: vestir a cobiçada bata branca. Sonho para o qual trabalho incansavelmente.

É por isto que aqui recorro. Motivação nao falta, e consciencia da quantidade de trabalho que se avizinha também não é um problema... Preciso de conselhos, sobre hobbies que me distraiam da pressão (mas que não ocupem tempo chave de estudo), sobre métodos fundamentais neste ano (encontrar ou não explicadores, fazer ou não todos os exames anteriores, fazer o pino enquanto estudo.....) e acima de tudo sobre materiais de estudo á parte dos manuais (livros, sites de exercicios, sites de apoio psicologico :tearsofjoy:, qualquer coisa).

Tenho plena consciencia que nao me posso conduzir á exaustão e que muito menos tenho o direito de congelar ou explodir ás portas do maldito senhor exame (ambas situações bem provaveis); daí que qualquer dica e palavra amiga sejam muitíssimo bem vindas.

Alguém ja esteve ou está numa situação semelhante, ou sou mesmo demasiado preocupada?
Eu acho que mais importante que teres mais materiais de estudo é encontrares um hobby para relaxar. Tenta sair com amigos/pais ou em último caso ires passear tu sozinha. Podes também fazer algum desporto mas caso não gostes muito disso podes tentar aprender a cozinhar por exemplo (está na moda e tens imensos tutoriais no youtube, especialmente se pesquisares em inglês).

Quanto ao apoio psicológico, se achas que é necessário podes sempre falar com um psicólogo (nas escolas é grátis). Se o "meteres a pata na poça" nos exames é devido a problemas de ansiedade podes também consultar um psiquiatra e caso ele ache necessário tomar medicação. E não pode haver estigmas em ir ao psicólogo/psiquiatra; Não és considerada maluca por ires a nenhum destes profissionais e pode ser uma mais-valia :)
 
olá boa noite,
estou numa situacão completa fiquei com uma disciplina por fazer do secundário ( biologia e geologia 11 ano9, ja fiz tres matriclas á disciplina ( uma quando andava no 11 ano, outra quando andava no 12 e outra este ano). Sei que não tenho mais matriculas e tambem que posso ir para o ensino recorrente não presencial , como acabei a disciplina com 10 e não consegui atingir o 8,5 no exame nacional, eles dizem que posso substituir a disciplina por outra qualquer. Mas eu gostava de saber se a minha média se vai modificar muito, já que o cálculo no ensino recorrente é diferente. já tive a fazer as contas e dá uma média quase igual mas tenho medo de não estar bem a fazer a fórmula. Uma vez que já conclui o secundário sem ser esta disciplina, não com uma média muito boa ponderei fazer um ano zero ou disciplinas isoladas numa universidade privada, mas também tenho dúvida de se for para essa privada neste regime se no ano seguinte puderei fazer equivalencia as cadeiras do curso, e a média neste caso que contá é a do exame nacional ou exames ou a média geral do secundario? O facto de estar em unidades isoladas e destas só serem me dadas quando eu concluir a disciplina ou o recorrente ou por exame nacional, faz com que no ano seguinte tenha que ficar na mesma instituicão do ensino superior? Posso fazer por recorrente a disciplina que me falta fazendo outra disciplina qualquer, e isso não vai provacar algum problema? A Biiologia não é prova de ingresso para nenhum curso que pretendo ir por isso acho que o ensino recorrente seria o melhor. Como referi queria mudar para uma pública mas o cuurso não é totalmente igual, e eu não tenho média de 14 como é afixado na instituicão, posso só entrar com 14 no exame nacional de portugues ou preciso de 14 como média do secundário?Desde já obrigada
Cria um tópico para te respondermos por aí. É mais fácil :)
 
Boas pessoal.
Não sou exatamente nova aqui, apenas uma visitante clandestina, por isso aqui vai o meu primeiro desabafo...

Bem, sou uma aluna que acabou de ingressar para o 11º, frequento o curso de CT e como muitos integrantes deste curso, sou recheada de sonhos e ambições cuja fasquia é fortemente alta. Durante o ano que passou, vi-me fechada nas paredes de um escritório dia sim- dia sim... Digamos que realmente dei tudo o que podia até á "quase- exaustão". Acontece que acabei com uma média razoável, bastante amparada pelas disciplinas gerais do que propriamente pelas temidas específicas, ás quais o exame tem já os dias contados.

Sou uma pessoa capaz, no entanto muito vulnerável. Acabo por meter a pata na poça em todos os testes, esteja quão bem preparada estiver. A verdade é que o ano ainda nem começou e a vontade de me desfazer em lágrimas já é maior do que qualquer coisa. Tenho medo, medo de falhar,medo de deixar que os nervos se apoderem de um sonho de criança: vestir a cobiçada bata branca. Sonho para o qual trabalho incansavelmente.

É por isto que aqui recorro. Motivação nao falta, e consciencia da quantidade de trabalho que se avizinha também não é um problema... Preciso de conselhos, sobre hobbies que me distraiam da pressão (mas que não ocupem tempo chave de estudo), sobre métodos fundamentais neste ano (encontrar ou não explicadores, fazer ou não todos os exames anteriores, fazer o pino enquanto estudo.....) e acima de tudo sobre materiais de estudo á parte dos manuais (livros, sites de exercicios, sites de apoio psicologico :tearsofjoy:, qualquer coisa).

Tenho plena consciencia que nao me posso conduzir á exaustão e que muito menos tenho o direito de congelar ou explodir ás portas do maldito senhor exame (ambas situações bem provaveis); daí que qualquer dica e palavra amiga sejam muitíssimo bem vindas.

Alguém ja esteve ou está numa situação semelhante, ou sou mesmo demasiado preocupada?
Eu já aqui disse isto várias vezes mas volto a repetir: arranjem planos B. E planos C, e D e por aí fora.
É impossível Medicina ser o único curso em que serão felizes, nem que não seja porque muitas das funções médicas são relativamente sobreponíveis com outros cursos da área da saúde, ou mesmo Psicologia Clínica/Medicina Veterinária clínica/etc. A bata branca usa-se em Medicina, nos laboratórios, nas farmácias e no talho. :P Para além, claro, que decerto que haverá áreas completamente díspares que vos farão (mesmo que hoje ainda não o saibam...) sentir realizados.
Acho que saberem que - se não tiverem média para entrar em Medicina - têm um outro plano que vos faz (quase) tão contentes retira muito o stress e pressão das notas. Pelo menos a mim ajudava muito :)

PS: um olhinho na frase da minha assinatura, sff. ;)
 
Pessoal, muitssimo obrigada por todas as respostas. Para mim o mais importante é ter apoio e não me sentir sozinha. Aqui não me sinto sozinha e isso é dos sentimentos mais reconfortantes do meu percurso escolar. Sei que se acreditarmos que conseguimos, vamos conseguir! Então para todos que aqui sofrem do mesmo dilema, temo-nos uns aos outros!!
Na minha escola quem se foca e vive para estudar e para atingir um objetivo é mais julgado do que quem se droga e anda na malandragem. Assim sinto-me em casa!
Boa sorte a todos para o ano que se avizinha, WE GOT THIS​
 
Boas pessoal.
Não sou exatamente nova aqui, apenas uma visitante clandestina, por isso aqui vai o meu primeiro desabafo...

Bem, sou uma aluna que acabou de ingressar para o 11º, frequento o curso de CT e como muitos integrantes deste curso, sou recheada de sonhos e ambições cuja fasquia é fortemente alta. Durante o ano que passou, vi-me fechada nas paredes de um escritório dia sim- dia sim... Digamos que realmente dei tudo o que podia até á "quase- exaustão". Acontece que acabei com uma média razoável, bastante amparada pelas disciplinas gerais do que propriamente pelas temidas específicas, ás quais o exame tem já os dias contados.

Sou uma pessoa capaz, no entanto muito vulnerável. Acabo por meter a pata na poça em todos os testes, esteja quão bem preparada estiver. A verdade é que o ano ainda nem começou e a vontade de me desfazer em lágrimas já é maior do que qualquer coisa. Tenho medo, medo de falhar,medo de deixar que os nervos se apoderem de um sonho de criança: vestir a cobiçada bata branca. Sonho para o qual trabalho incansavelmente.

É por isto que aqui recorro. Motivação nao falta, e consciencia da quantidade de trabalho que se avizinha também não é um problema... Preciso de conselhos, sobre hobbies que me distraiam da pressão (mas que não ocupem tempo chave de estudo), sobre métodos fundamentais neste ano (encontrar ou não explicadores, fazer ou não todos os exames anteriores, fazer o pino enquanto estudo.....) e acima de tudo sobre materiais de estudo á parte dos manuais (livros, sites de exercicios, sites de apoio psicologico :tearsofjoy:, qualquer coisa).

Tenho plena consciencia que nao me posso conduzir á exaustão e que muito menos tenho o direito de congelar ou explodir ás portas do maldito senhor exame (ambas situações bem provaveis); daí que qualquer dica e palavra amiga sejam muitíssimo bem vindas.

Alguém ja esteve ou está numa situação semelhante, ou sou mesmo demasiado preocupada?

Olá Rita!

Numa tentativa de ajudar, aqui vai o meu conselho xD. Eu por exemplo para reduzir o stress vejo séries (normalmente da área médica mas porque gosto :) ). No entanto, podes ir passear, ou dar uma volta com os teus amigos, ir ao ginásio (não é algo que faça com frequência mas muitos dos meus colegas de medicina gostam porque dizem que alivia o stress).

Quanto a medicina, eu estive um ano "parada" porque não entrei à primeira vez, mas não desisti! Se é mesmo o que queres, segue o teu sonho, se não der à primeira, pode ser que dê à segunda e se ainda não conseguires podes sempre continuar a tentar. Claro que se não estiveres satisfeita, podes seguir outro rumo, mas tens que pensar no que realmente te faria uma pessoa feliz.

O tempo que passamos atrás do sonho, não é tempo perdido :)