Ol´a. Desculpa, não percebi. Fizeste lá os exames em espanhol, ou os exames em portugal têm equivalencia em espanha?
Depois, as datas de candidatura são as mesmas que em portugal?
Ainda, existe nota minima para entrar em medicina na espanha?
Tiveste que tirar algum curso em espanhol?
foste para espanha logo que acabaste o 12º ou no ano a seguir?
Quanto pagas de propina mensal/aual?
E o valor dos quartos?
Obrigada
Angela
Olá Angela,
Talvez seja mais fácil explicar um pouco como funciona o processo de candidatura em Espanha. Então, as notas em Espanha são de 0 a 14 (10 pontos da nota média do secundário + 4 pontos dos exames específicos pedidos por cada universidade para aceder ao curso). Os 10 pontos vais obtê-los através da conversão da tua nota de acesso (0-20) a um curso universitário qualquer em Portugal. Os 4 pontos restantes vais obtê-los através dos exames ESPANHÓIS de biologia e química (podes fazer outros em casos específicos).
Exemplo:
Tu tens uma média interna de 18 valores e fizeste o exame nacional de filosofia, onde tiveste 20 valores. Espanha quer que lhes mostres que és capaz de aceder ao ensino superior no teu país (Portugal), portanto a média que eles querem é a nota de candidatura a um curso em Portugal, seja ele qual for. Vamos pegar em Direito na Universidade de Coimbra, que pede 50% da média de secundário + 50% nota exame de filosofia (um curso que te beneficiaria a nivel de média). A tua média para aceder a este curso em Portugal seria de 19 valores. Esta seria então a tua nota para preencher os 10 pontos (19 de 0 a 20 corresponde a um 9,5 de 0 a 10).
9,5/10
Agora os restantes 4 pontos dos exames espanhóis. Todas as faculdades de medicina em Espanha pedem Biología e Química como provas de ingresso (há algumas em que podes entrar com Física ou Matemática, mas poucas). Estes exames podes fazê-los em Lisboa ou no Porto (há anos que só se realizam em Lisboa). O órgão responsável por estes exames e por todo o processo é a UNED, portanto é lá que tens de te inscrever (normalmente as academias tratam dessas coisas, inscrições, equivalências de notas, etc.). Cada exame tem então uma ponderação, que no caso de biología e quimica para medicina é de 0,2 cada um, portanto, tendo por exemplo um 9 a biología e um 8 a química (em 10) ficarias com 9*0,2+8*0,2=3,4 (em 4).
3,4/4
Nota de acesso: 9,5 + 3,4 = 12,9
A tua nota de acesso ao ensino superior para os cursos que pedem Biología e Química com ponderação de 0,2 seria esta.
Agora respondendo às tuas perguntas:
1. Os exames, como disse, são em espanhol mas podes realizá-los cá.
2. Não podes usar os exames de Portugal como prova de ingresso em Espanha.
3. As datas de candidatura em Espanha são diferentes, até porque não são a nível nacional, ou seja, cada Comunidad Autónoma tem a sua pré-inscrição e posterior candidatura em datas específicas (algo que as academias também normalmente fazem ou explicam como fazer).
3. Sobre as médias, não há propriamente uma nota mínima, mas para teres noção, a nota mais baixa de medicina nas faculdades públicas foi um 12,436 (em 14) em Tarragona, Cataluña.
4. Eu já sabia falar espanhol, mas fiz um curso para ficar mais bem preparado. (Não é algo com que te devas preocupar, a sério)
5. Fiquei um ano a estudar para os exames espanhóis e depois é que fui para Espanha.
6. As propinas também são diferentes consoante a comunidad autónoma. Na Cataluña, as propinas para o curso de medicina rondam os 1.200€ anuais (é das mais caras em Espanha). Na Galiza por exemplo creio que ronda os 800/900€.
7. O valor dos quartos depende muito da cidade para onde vás. Madrid e Barcelona é o caos para alugar casa, mas se decidires ir para Badajoz, Santiago, etc. acredito que seja um pouco mais fácil e barato.
ATENÇÃO: Nas comunidades autónomas com idioma cooficial como a Cataluña (catalão), Galiza (galego), C. Valenciana (Valenciano), etc., o curso pode ser dado nesse idioma. Aliás, o meu curso por exemplo é dado em catalão, assim como praticamente todos os cursos na Cataluña, mas claro, exames e momentos de avalição tens o direito de os fazer em castellano.
Espero ter ajudado e se tiver escrito alguma coisa mal ou se tiverem alguma dúvida, digam!