Olá, Marta!
Creio (sem certezas!) que se fizeres todas as cadeiras de Veterinária no ICBAS tens, caso entres em Med lá no ano seguinte, créditos suficientes para te inscrever no 2.º ano de Medicina no ICBAS (com algumas cadeiras- exemplo: Anatomia - para trás), pelo que, teoricamente, poderás acabar o curso em 6 anos (1 em Vet e 5 em Medicina), se fizeres o tal esforço extra de ir recuperando as cadeiras que deixaste para trás. Mas não tenho certezas, não te decidas apenas com base nisto! :p
Nas outras faculdades, venhas de Medicina Veterinária ou de Medicina Dentária, não passas logo para o 2.º ano de Medicina, por isso terás de pagar 6 anos de propinas em Medicina. Acho que não consegues ter "desconto" na propina por já teres cadeiras feitas, antes pelo contrário - normalmente tens de pagar para que as tuas equivalências sejam reconhecidas (na FMUC, são 10 euros/cadeira se tiver sido feita na UC, 20 euros se for extra-UC. E podes ter de reunir várias cadeiras do curso antigo para ter equivalência a uma de Medicina...)
Há muita gente que entra em Med depois de ter passado por outro curso qualquer, muitos de Dentária ou Veterinária. Pedem equivalências não para pouparem dinheiro, mas para pouparem trabalho durante o semestre - e durante a época de exames. Eu entrei em Medicina direitinha do 12.º e acredita que me roía de inveja dos meninos que vinham de Dentária e que só tinham uma cadeira a sério no primeiro semestre (mais duas daquelas de chacha) :p Estar um ano noutro curso também poderá ter outras vantagens: ganhar ritmo de estudo, ter uma alternativa para caso não se consiga entrar em Medicina, simplesmente fazer amigos... Também há quem fique um ano parado a melhorar notas, claro. É uma escolha que espero que não tenhas de fazer, porque isso queria dizer que tinhas entrado em Medicina! :)
Boa sorte :)
Tiago, cursos de saúde que eu conheça de licenciados que entraram, que penso que haja no Porto e que não sejam Enfermagem (que é o "clássico" do CEL :p): Fisioterapia, Ciências Biomédicas, Cardiopneumologia, CF, Medicina Nuclear, a licenciatura correspondente aos primeiros 3 anos de Medicina Dentária, Reabilitação Psicomotora, o ex-Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica, Medicina Veterinária... há muitos, agora o ideal é que deve ser complicado de estabelecer.
Já agora, e perdoa-me a indiscrição - porquê tentares todas as formas de entrar ao mesmo tempo? Não seria melhor focares-te mais numa ou noutra? :)