Medicina - Equivalências e Alternativas

unemotionless

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2017
Olá! Bem, o meu sonho sempre foi entrar em medicina, mas os exames nacionais não correram tão bem quanto deviam e por isso a minha entrada em Medicina, pelo menos este ano, parece-me improvável.
Neste momento estou bastante indecisa, considerando que preciso de repetir 3 exames para o ano, não sei se fique um ano parada a estudar somente para os exames ou se tente entrar para outro curso com equivalências a Medicina.
Medicina Dentária é uma hipótese, mas não sei se teria média, para além disso estava a pensar em Ciências Farmacêuticas mas já percebi que o curso pode tornar-se desinteressante por divergir um pouco da matéria lecionada em Medicina. Para além disso ouvi dizer que o curso Ciências da Saúde também pode ter umas belas equivalências, acham uma ideia a considerar?

Bing

Membro Dux
Matrícula
25 Agosto 2016
Curso
Medicina
Olá! Bem, o meu sonho sempre foi entrar em medicina, mas os exames nacionais não correram tão bem quanto deviam e por isso a minha entrada em Medicina, pelo menos este ano, parece-me improvável.
Neste momento estou bastante indecisa, considerando que preciso de repetir 3 exames para o ano, não sei se fique um ano parada a estudar somente para os exames ou se tente entrar para outro curso com equivalências a Medicina.
Medicina Dentária é uma hipótese, mas não sei se teria média, para além disso estava a pensar em Ciências Farmacêuticas mas já percebi que o curso pode tornar-se desinteressante por divergir um pouco da matéria lecionada em Medicina. Para além disso ouvi dizer que o curso Ciências da Saúde também pode ter umas belas equivalências, acham uma ideia a considerar?
Olá :) Antes de mais não comeces a panicas por causa dos exames nacionais :) Acredita que acontece a muita gente! No meu 12º as coisas também não correram tão bem como queria e acabei por no ano seguinte conseguir entrar em medicina.

O meu conselho é tentares entrar num curso que te de equivalências em Medicina, para pelo menos durante o 1º semestre (Até fevereiro) estares ocupada com a faculdade, ajuda a ganhar as equivalências e vais encontrar desafios que te vão fazer relativizar o stress e estar mais calma na altura de repetires os exames. Durante o 2º semestre podes também aproveitar para fazer algumas cadeiras da faculdade e começar a estudar para os exames.

Muito Boa Sorte :)

• Like
Reactions: unemotionless

Bea26Souto

Membro Caloiro
Matrícula
9 Abril 2017
Olá! Como muita gente, devido aos exames não tenho média para concorrer a medicina este ano. No entanto, não tenciono desistir, apesar de não querer ficar um ano a assistir a aulas gostava de ingressar num curso que me desse conhecimentos de medicina, não precisava de ter equivalência mas gostava de me integrar na área. Pensei em cursos como ciências biomedicas ou ciências biomedicas laboratoriais, farmacia biomedica, ciências farmaceuticas, fisioterapia e biotecnologia medicinal. Para além destas pensei em ingressar em medicina dentária na particular, mas vale a pena o dinheiro visto que só quero mesmo fazer o primeiro ano? Vale a pena fazer só um semestre de dentária? De entre os cursos que referi qual o mais adequado a seguir devido à proximidade com a medicina (isto sem a medicina dentária visto que só entro pela particular).
Obrigada, aguardo respostas!

• Like
Reactions: Mstudent17

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Engenharia Informática e de Computadores
Instituição
IST
Heya Bea!

Bom saber que estás com o mindset correto de não desistir dos teus sonhos! :D

Antes de tudo, lembra-te que a faculdade é pesada, estejas em que curso estiveres... se ingressares noutro curso e tentares fazer melhoria dos exames nacionais, há uma maior probabilidade das coisas darem para o torto ao tentares conciliar tudo, afinal, são conteúdos diferentes e a verdade é que não te vão ajudar substancialmente na melhoria. Normalmente, o que tenho visto, é o pessoal a desistir no primeiro semestre para estudar para os exames (só conheço 2 casos, também). Se quiseres só assistir às aulas, maior parte das faculdades têm portas abertas e podes simplesmente entrar e assistir.

Se queres melhorar as tuas notas, eu pessoalmente aconselho-te a tirar um gap year. Podes aproveitar o ano para fazer um part-time, ganhar algum dinheiro e poupá-lo (ou simplesmente usá-lo para comprar coisas e viajar), fazer voluntariado em lares, creches, etc. Podes dar explicações a alunos do básico (muito fixe para consolidares o teu próprio conhecimento também). Podes também fazer cursos de CPR e cuidados básicos de vida, se te interessar. Este tipo de oportunidades dá-te toda uma nova perspetiva sobre a vida e vais crescer imenso durante um ano assim. Para não dizer que é algo completamente fora do ambiente académico e que não vais poder experienciar outra vez.

Entrar na faculdade é um processo super giro mas também exaustivo. Se entrares num curso para apenas no ano a seguir mudar, vais ter de passar por todo o processo de integração e viver tudo outra vez, posso dizer-te que perde grande parte da magia de entrar na faculdade pela primeira vez.

Claro que estes conselhos são mesmo se quiseres tentar medicina para o ano e não "ah, se não conseguir entrar para o ano fico neste curso". Se for esse o caso, talvez seja melhor ingressares no ensino superior agora. Acho que nenhum curso é remotamente semelhante a medicina sem ser dentária mas vou deixar esses comentários para quem percebe do assunto! :D

Abraço e boa sorte para o próximo ano (ou 2ª fase de exames)!

Bea26Souto

Membro Caloiro
Matrícula
9 Abril 2017
Obrigada pela ajuda 😊 Só tenho medo de me desleixar se fixar um ano de fora porque no final das contas não é a mesma coisa..

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Olá! Como muita gente, devido aos exames não tenho média para concorrer a medicina este ano. No entanto, não tenciono desistir, apesar de não querer ficar um ano a assistir a aulas gostava de ingressar num curso que me desse conhecimentos de medicina, não precisava de ter equivalência mas gostava de me integrar na área. Pensei em cursos como ciências biomedicas ou ciências biomedicas laboratoriais, farmacia biomedica, ciências farmaceuticas, fisioterapia e biotecnologia medicinal. Para além destas pensei em ingressar em medicina dentária na particular, mas vale a pena o dinheiro visto que só quero mesmo fazer o primeiro ano? Vale a pena fazer só um semestre de dentária? De entre os cursos que referi qual o mais adequado a seguir devido à proximidade com a medicina (isto sem a medicina dentária visto que só entro pela particular).
Obrigada, aguardo respostas!
vou te falar da minha experiencia pessoal...
eu estou num curso,quase a acaba lo ( na teoria falta me um ano apenas) e ao mesmo tempo estou a estudar para os exames nacionais.
desde o 1ºdia que entrei neste curso senti que nao pertencia ali,e desde esse momento que equacionei alternativas para chegar ate medicina!
o ano passado fiz 9 cadeiras na faculdade do 1º e 2ºsemestre, e repeti 4 exames nacionais! tive 175 a bio,175 a matematica,127 a f.q. e 155 a portugues ! subi a matematica e bio,mas nao a fq!
este ano continuei no curso,fiz 5 cadeiras e repeti 3 exames,e tive 195 a biologia,169 a matematica e 163 a fq! a minha nota de candidatura final é 177,7! se as medias nao subirem posso entrar em 4 das 9 faculdades de medicina do pais! e sabes qual era a minha media quando acabei o secundario? 160! e agora é 177! é possivel conciliar as coisas,com foco e organizaçao! a minha prioridade eram os exames,o curso foi para 2ºplano e a minha media atualmente é de 13,nao é fantastico mas nunca deixei nenhuma cadeira para tras,fiz tudo na epoca normal e em muitas cadeiras tirei 15,16...
eu nao sou nenhum genio,sou uma pessoa normal,portanto se eu consigo toda a gente consegue! estou em biologia,nao é um curso super dificil,mas tambem tem muita coisa para estudar e muita dela nao relacionada com a materia dos exames
aconselho te a pensares bem,escolhe algo que gostes e que nao seja super dificil e lança te! O que digo sempre é: é mais importante garantires o maximo de oportunidades para entrar em medicina do que te focares so numa e ter mais probabilidade de dar para o torto
boa sorte! :)

Matrícula
8 Setembro 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá, a minha média este ano infelizmente também não vai dar para medicina, devido ao 14,8 a fq ☹ estou a pensar concorrer a medicina dentária e a ciências da nutrição, para fazer equivalências, acham boas escolhas? Visto que tenho apenas de melhorar fq, acho que dava para conciliar a faculdade com o estudo para o exame. Além disso, a minha média para medicina dentária está em 17,36, acham que tenho hipótese?

Última edição:
  • Like
Reactions: unemotionless

unemotionless

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2017
Olá :) Antes de mais não comeces a panicas por causa dos exames nacionais :) Acredita que acontece a muita gente! No meu 12º as coisas também não correram tão bem como queria e acabei por no ano seguinte conseguir entrar em medicina.

O meu conselho é tentares entrar num curso que te de equivalências em Medicina, para pelo menos durante o 1º semestre (Até fevereiro) estares ocupada com a faculdade, ajuda a ganhar as equivalências e vais encontrar desafios que te vão fazer relativizar o stress e estar mais calma na altura de repetires os exames. Durante o 2º semestre podes também aproveitar para fazer algumas cadeiras da faculdade e começar a estudar para os exames.

Muito Boa Sorte :)
Muito obrigada pelo conselho, acho que o vou seguir visto que um ano parada não deve ser a melhor opção para mim, sinto que acabaria por ficar desmotivada.
Vou tentar conciliar as coisas e tentar seguir este sonho tão antigo, o foco é medicina e não penso em desistir.

Por mera curiosidade, qual foi o curso em que entraste quando acabaste o 12 ano?

Obrigada pela ajuda 😊
Mensagem fundida automaticamente:

Ac
Olá, a minha média este ano infelizmente também não vai dar para medicina, devido ao 14,8 a fq ☹ estou a pensar concorrer a medicina dentária e a ciências da nutrição, para fazer equivalências, acham boas escolhas? Visto que tenho apenas de melhorar fq, acho que dava para conciliar a faculdade com o estudo para o exame. Além disso, a minha média para medicina dentária está em 17,36, acham que tenho hipótese?
Acredito que este ano as médias vão descer por isso é provável que consigas entrar com essa média.
Agora é só esperar e rezar a todos os santinhos ahahah

Boa sorte 😊

Última edição:
  • Like
Reactions: clarisseslibano
Matrícula
8 Setembro 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Muito obrigada pelo conselho, acho que o vou seguir visto que um ano parada não deve ser a melhor opção para mim, sinto que acabaria por ficar desmotivada.
Vou tentar conciliar as coisas e tentar seguir este sonho tão antigo, o foco é medicina e não penso em desistir.

Por mera curiosidade, qual foi o curso em que entraste quando acabaste o 12 ano?

Obrigada pela ajuda 😊
Mensagem fundida automaticamente:

Ac

Acredito que este ano as médias vão descer por isso é provável que consigas entrar com essa média.
Agora é só esperar e rezar a todos os santinhos ahahah

Boa sorte 😊
Pois é 😆 obrigada ☺

Bing

Membro Dux
Matrícula
25 Agosto 2016
Curso
Medicina

Medicina Dentária :)

D

Deleted member 50022

Guest
Alguém me consegue dizer quais as equivalências que se consegue com Medicina Dentária ou Ciências Farmacêuticas na FMUP/ICBAS/UMinho?

Obrigado.

Matrícula
21 Junho 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá acham que vale a pena ir à 2 fase dos exames para tentar medicina na 2 fase? É que sei que as médias sobem muito e existem poucas vagas. Apesar de ter tido 195 a mat, a fq tive 151 e a biologia tive 147. Ou seja, na segunda teria de melhorar mesmo muito...

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Olá acham que vale a pena ir à 2 fase dos exames para tentar medicina na 2 fase? É que sei que as médias sobem muito e existem poucas vagas. Apesar de ter tido 195 a mat, a fq tive 151 e a biologia tive 147. Ou seja, na segunda teria de melhorar mesmo muito...
além do dinheiro da inscrição, não perdes nada! ;)

Isa Cardoso

Membro
Matrícula
19 Junho 2017
Não há transferências/mudanças de curso para Medicina- a existirem, serão muitíssimas poucas vagas e provavelmente já com o candidato pré-selecionado, se é que me entendes. Não contes com esta opção ;)
O que muita, muita gente faz é voltar a candidatar-se no(s) ano(s) seguinte(s), repetindo ou não exames nacionais (e/ou fazendo melhorias de disciplinas do secundário).
De forma resumida, o curso que dá mais equivalências a Medicina é Medicina Dentária - no caso específico do ICBAS, Medicina Veterinária no ICBAS. De resto, Ciências Farmacêuticas ou Ciências da Nutrição (da FCNAUP) também são opções comuns :)
Podes explicar me como se processa isso de no finaldo primeiro ano ires para um curso comcadeiras equivalentes pf?

a fish

Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Pois tens razão. Obrigada, tens algum conselho para biologia e fq já agora ?:sweatsmile:
FQ é fazer muitos exercícios. BG who knows, estudar, tentar interpretar e rezar dois pais-nossos para estares em sintonia com o IAVE...
Podes explicar me como se processa isso de no finaldo primeiro ano ires para um curso comcadeiras equivalentes pf?
Imagina: agora fazes um ano de Dentária (ou outra coisa qualquer), voltas a candidatar-te para o ano e desta vez consegues entrar em Medicina! Yey! No primeiro ano de Medicina haverá cadeiras mais gerais como Bioquímica, Biologia Celular, Estatística...(isto depende imenso da faculdade, claro) que tu já terás feito no antigo curso, e por isso podes pedir que te deem equivalência (=reconhecer que já aprendes aquilo e dispensarem-te de fazeres a cadeira em Medicina). Normalmente tem custos associados e pode demorar bastante tempo a ser oficializado, mas quase toda a gente que esteve em cursos antes o faz.

Isa Cardoso

Membro
Matrícula
19 Junho 2017
FQ é fazer muitos exercícios. BG who knows, estudar, tentar interpretar e rezar dois pais-nossos para estares em sintonia com o IAVE...
Imagina: agora fazes um ano de Dentária (ou outra coisa qualquer), voltas a candidatar-te para o ano e desta vez consegues entrar em Medicina! Yey! No primeiro ano de Medicina haverá cadeiras mais gerais como Bioquímica, Biologia Celular, Estatística...(isto depende imenso da faculdade, claro) que tu já terás feito no antigo curso, e por isso podes pedir que te deem equivalência (=reconhecer que já aprendes aquilo e dispensarem-te de fazeres a cadeira em Medicina). Normalmente tem custos associados e pode demorar bastante tempo a ser oficializado, mas quase toda a gente que esteve em cursos antes o faz.
Mas imagina que eu tiro medicina dentaria no porto para no proximo ano tentar medicina na FMUP ou na FMUC ou medicina veterinária no icbas para dps tentar entrar no icbas,achas que consigo mts equivalências?

a fish

Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Mas imagina que eu tiro medicina dentaria no porto para no proximo ano tentar medicina na FMUP ou na FMUC ou medicina veterinária no icbas para dps tentar entrar no icbas,achas que consigo mts equivalências?
sim, umas quantas. não será suficiente para passares logo para o 2.º ano de Medicina, mas terás um 1.º ano de Medicina (ou até um 2.º) mais relaxado :)