Medicina - Equivalências e Alternativas

Obrigado pelos vossos pontos de vista sheepy e fish!
Este ano tentei tudo ao mesmo tempo para aumentar o leque de hipóteses, mas a verdade é que não aconselho a ninguém que faça o mesmo... Para além da fortuna que gastei com os exames espanhois, é impossivel para alguém português safar-se em 3 semanas num exame em que a maior parte da matéria é completamente diferente (a língua é o menor dos problemas!).
Em principio vou optar por um novo curso para "entreter-me" durante o próximo ano enquanto me dedico aos exames nacionais e quem sabe a Espanha...desta vez com mais tempo - Fisiologia clinica (fusão de cardiopneumologia e neurofisiologia) na ESTSP. Não estou muito preocupado com a questão das equivalências, por isso penso ser a escolha acertada uma vez que, sendo de um politecnico, é mais acessivel em termos de nota final de locenciatura (que no contingente dos licenciados, em algumas faculdades, pesa - como tinha já explicado). O que acham?

Rodrigo, a cadeira de quimica que está no plano de estudos do curso de Fisiologia Clinica é Bioquimica Funcional... Em medicina têm Bioquimica e dizem que comparada com as outras faz-se bem... Mas se estiveres com a hipótese em aberto de te candidatares a medicina, mesmo em ultimo recurso através do contingente dos licenciados (como eu!), é melhor frequentares a disciplica de química, mesmo que seja de forma extra curricular porque algumas faculdades como a do Algarve pedem e dizem que Bioquimica não serve...

P.S.: Não me perguntes como é que isso se pode fazer... :D

Não têm equivalência a Anatomia nem a Farmacologia com esse curso, não pensem nisso...

• Like
Reactions: lckk and sheepy
"Não estou muito preocupado com a questão das equivalências" ... E de qualquer forma é apenas um curso para em ultimo recurso tentar pela via dos licenciados. Na verdade em casa não têm achado muita piada à Fisiologia Clinica por ser de Politécnico... Pelo andar das coisas é mais provável ir parar a ciências da nutrição ou algo do género.

Olá! Sou do porto mas não tenho média para entrar por isso estou a pensar ir para a FCM. Contudo, não queria ficar todos os anos do curso de medicina em Lisboa e por isso queria repetir os exames para o ano para tentar entrar no ICBAS. Sabem se terei equivalências que me permitam entrar diretamente no 2 ano de medicina no ICBAS depois de ter estado 1 ano na FCM ou se terei que repetir o 1º ano? Obrigada!

Boas. conheci agora as notas da 1ªfase de biologia e geologia (13.7) e física e química (14.9), pelo que nem me posso candidatar para o ano a medicina com a nota de biologia ..... para o ano vou fazer repetir e fazer os 4 exames. tenho média de cerca de 18.3 e gostaria saber se alguém já teve na mesma situação do que eu e se conseguiu entrar... alguém que queira dar dicas e conselhos para conseguir ter sucesso nestes 4 exames para o ano?? aproveitar que tenho menos aulas no 12º ano?? obrigado.

Olá, este ano os exames nao me correram tao bem quanto o que pretendia.Por tal nao vou conseguir entrar este ano em medicina, principalmente no Porto. Terei portanto de para o ano repetir exames. Contudo nao gostava de estar um ano parado pelo que gostaria de me candidatar a um outro curso e para o ano fazer equivalencias a medicina caso consiga entrar. A minha pergunta é: que cursos é que mais equivalencias me dao a medicina estando excluido medicina dentaria e veterinaria pois nao tenho media para tais? Preciso mesmo ajuda. Obrigado.

Excluindo esses dois, Ciências Farmacêuticas é o que primeiro me vem à cabeça :) Ciências da Nutrição na FCNAUP também não é mau.

E além desses cursos, por exemplo Bioquimica e Enfermagem nao sao boas opçoes para ter equivalencias? Era preferivel, em relação a estes 2 últimos cursos, (estando eu a pensar que darao poucas equivalencia, por isso a primeira pergunta) estar um ano parado(sem entrar na faculdade) a preparar-me para os exames que vou repetir e só depois ingressar em medicina? Obrigado.

@Rui Castro já o ano passado e mesmo este ano os exames em geral têm vindo a ser mais fáceis, podes sempre tentar para o ano. Uma coisa é certa, não perdes nada em tentar, a carga horária é mais pequena, podes sempre dedicar esse tempo a bg e a fq. E esperar que para o ano não voltem a complicar os exames!

Boas. conheci agora as notas da 1ªfase de biologia e geologia (13.7) e física e química (14.9), pelo que nem me posso candidatar para o ano a medicina com a nota de biologia ..... para o ano vou fazer repetir e fazer os 4 exames. tenho média de cerca de 18.3 e gostaria saber se alguém já teve na mesma situação do que eu e se conseguiu entrar... alguém que queira dar dicas e conselhos para conseguir ter sucesso nestes 4 exames para o ano?? aproveitar que tenho menos aulas no 12º ano?? obrigado.
As provas contam 50% e sem elas nada a fazer :( (assumo que estejas a dizer 18,3 média sem exames).

Se vais repetir exames e o horário o permitir, podes sempre assistir a aulas de BG e FQ. Não faças é como eu fiz que me pus a fazer opcionais extra (Economia C e Psicologia B xD) e depois aquilo deu mais trabalho. Para além disso, certifica-te de que vais a exame como externo — mais uma vez, uma coisa onde cometi um erro: a senhora da secretaria enganou-me, tive 19,5 no exame de matemática e fiquei com 16 de CFD em vez de 20 (é a diferença de 4 décimas, é bastante). :confused:

Boa Tarde,
Acabei o 12° ano com média de 18,0 valores certinhos. Infelizmente (talvez devido a pressão de medicina ser o unico curso que queria) acabei por me "espalhar ao comprido" nos exames pelo que me vai ser impossivel entrar em medicina este ano. Contudo, desistir não está nem por perto nos meus planos e pretendo repetir os exames para o ano. Como sou apologista de que ficar um ano parado é um erro gostava de me candidatar este ano a um curso que não só me fizesse adaptar ao novo ritmo da universidade como também me permitisse fazer algumas cadeiras em comum com Medicina. Já li aqui no forum muita gente falar de Medicina Dentária, Ciências da Nutrição e até Medicina Veterenária como opções e gostava de saber se Ciências da Saúde (que até me parece um curso com cadeiras bastante interessantes) não tem também cadeiras em comum com Medicina e se estas cadeiras são mais ou menos em relação as outras opções que colocaram aqui.
Muito Obrigada,
Cláudia Melo

Ciências da Saúde na Universidade de Lisboa tem a vantagem de que, se não te correrem bem os exames para o ano, no final dos 3 anos há cerca de 45 vagas na FMUL para o concurso de licenciados em que os critérios, que mudaram este ano, beneficiam largamente quem tenha estado em Ciências da Saúde. Quando digo largamente é do tipo passam à frente de qualquer outra pessoa, até pessoas com mestrados e doutoramentos. O problema é que os critérios destes concursos são algo instáveis, este ano são uns e para o ano já podem ser outros.

Boa Tarde,
Acabei o 12° ano com média de 18,0 valores certinhos. Infelizmente (talvez devido a pressão de medicina ser o unico curso que queria) acabei por me "espalhar ao comprido" nos exames pelo que me vai ser impossivel entrar em medicina este ano. Contudo, desistir não está nem por perto nos meus planos e pretendo repetir os exames para o ano. Como sou apologista de que ficar um ano parado é um erro gostava de me candidatar este ano a um curso que não só me fizesse adaptar ao novo ritmo da universidade como também me permitisse fazer algumas cadeiras em comum com Medicina. Já li aqui no forum muita gente falar de Medicina Dentária, Ciências da Nutrição e até Medicina Veterenária como opções e gostava de saber se Ciências da Saúde (que até me parece um curso com cadeiras bastante interessantes) não tem também cadeiras em comum com Medicina e se estas cadeiras são mais ou menos em relação as outras opções que colocaram aqui.
Muito Obrigada,
Cláudia Melo

Em termos de equivalências sem que FMDUL (dentária) é o melhor para entrar na FMUL. Medicina Veterinária no ICBAS para entrar no ICBAS.
Depende de qual faculdade de medicina estás a tentar apontar para o ano :)

Ciências da Saúde permite-te ir para a FMUL pelo contingente de licenciados (actualmente), ou seja após 3 anos, e ingressas no 2º ano de lá, com algumas cadeiras de 2º ano já feitas e Anatomia de 1º ano para trás.

• Like
Reactions: a fish
O 1.º ano de Ciências da Nutrição no Porto dava na FMUC (é a que conheço...) equivalência a BQ I e creio que a BCM I e Biomatemática (isto da memória já começa a falhar...)

• Like
Reactions: J L
Engenharia Biomédica na Faculdade de Lisboa - Instituto Superior Técnico, dará alguma equivalência a Medicina, tendo em conta o plano curricular https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/mebiom/curriculo ? Já agora, Ciências de Nutrição terá igualmente alguma equivalência, ou é totalmente diferente?

Na FML dava a Histologia de 1º semestre e talvez desse a Fisiologia de 1º semestre.
Ou seja, quase nada...

Ciências da Nutrição não sei, não conheço ninguém nesse caso.

• Like
Reactions: J L
Partindo do principio que as medias vao aumentar, não vou conseguir entrar para medicina este ano, porque apesar de ter media de frequencia de 18,3, nos exames tive 16,1 a bio, 14,8 a fqa e 18,9 a matematica, o que dá uma média total de 17,45. Penso que se repetir o exame de fisica para o ano e tiver boa nota é suficiente para conseguir entrar em medicina. Como só tenho de repetir um exame é possível entrar em dentária e conseguir fazer equivalencias suficientes para ir logo para o 2.º ano de medicina? Ou mesmo assim é difícil?