Medicina - Equivalências e Alternativas

Matrícula
8 Setembro 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Alguém que tenha estado em Medicina Dentária na FMDUL ou Ciências Farmacêuticas na FFUL e posteriormente entrado em Medicina? Queria esclarecer algumas dúvidas sobre equivalências e isso, se me poderem ajudar agradeço imenso 😊

Última edição:

mauricio_28

Membro Caloiro
Matrícula
6 Junho 2018
Olá a todos.
Eu acabei este ano o secundário e tenho o sonho de entrar em medicina. Todavia, não tenho média suficiente para entrar. Portanto, em principio devo ficar um ano a estudar pesado para melhorar a nota dos exames e, por sua vez, a nota interna.
Eu estou a optar em ficar mais um ano do que entrar num curso que não me agrada e depois não ter tempo para estudar para os exames nacionais...
Não sei se é a melhor ideia...
Acham boa ideia?
Obrigado.

Isa Cardoso

Membro
Matrícula
19 Junho 2017
Olá a todos.
Eu acabei este ano o secundário e tenho o sonho de entrar em medicina. Todavia, não tenho média suficiente para entrar. Portanto, em principio devo ficar um ano a estudar pesado para melhorar a nota dos exames e, por sua vez, a nota interna.
Eu estou a optar em ficar mais um ano do que entrar num curso que não me agrada e depois não ter tempo para estudar para os exames nacionais...
Não sei se é a melhor ideia...
Acham boa ideia?
Obrigado.
É assim eu acho que isso é algo que tu tens de decidir,se nao há outro curso q te agrade n vale a pena

Beatriz Nogueiro

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2017
Boa tarde, alguém me sabe dizer se Ciências Biomédicas na UBI garante equivalências para Medicina? Ou se algum curso garante?

Peter

Membro Dux
Matrícula
22 Agosto 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Boa tarde, alguém me sabe dizer se Ciências Biomédicas na UBI garante equivalências para Medicina? Ou se algum curso garante?
As equivalencias nunca são garantidas.
Mas sei que Med Dentaria na FMUL dá equi na minha fac

Rafaelacost12

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2017
Olá!
Eu acabei este ano o 12ºano e infelizmente já vi que a minha média não vai ser suficiente para entrar em medicina.
Então, estava a pensar em repetir alguns exames para o ano e ao mesmo tempo, fazer o 1ºano de medicina dentária no instituto Egas Moniz.
Com o objetivo, de ter equivalências a algumas disciplinas qd me voltar a candidatar para o ano em medicina, na universidade nova de Lisboa.
Porém, não sei muito bem como é que esta coisas funcionam pq fiz o secundário fora de Portugal.

As minhas maiores dúvidas são : As equivalências só são consideradas se os cursos forem da mesma universidade ?
Qualquer curso de medicina dentária dá equivalências em medicina ou só alguns?
Se fizer dentária numa universidade privada depois posso pedir equivalencias numa universidade de medicina pública?
Qual é o número normal de equivalencias que se consegue obter com dentária?
Caso obtenha equivalencias a algumas disciplinas no 1ºano de medicina começo a fazer algumas disciplinas do 2ºano ou faço esse ano com menos disciplinas ?

Desde já, obrigada. :-)

fraser

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
As equivalências só são consideradas se os cursos forem da mesma universidade ?
Não. Qualquer universidade dá. Ou seja, não te vão deixar de dar equivalência por não teres feito na UNL.

Qualquer curso de medicina dentária dá equivalências em medicina ou só alguns?
É difícil responder a esta pergunta, uma vez que depende do regente. Mas eu contaria com a equivalência.
Se fizer dentária numa universidade privada depois posso pedir equivalencias numa universidade de medicina pública?
Sim.

Qual é o número normal de equivalencias que se consegue obter com dentária?
Depende do plano de estudos e do número de anos de dentária. É uma questão de comparares os planos de estudos :)

Caso obtenha equivalencias a algumas disciplinas no 1ºano de medicina começo a fazer algumas disciplinas do 2ºano ou faço esse ano com menos disciplinas ?
Com menos disciplinas.

Biinha silva

Membro
Matrícula
18 Julho 2015
Olá! Vou passar agora para o 3º ano de medicina no Minho mas estou a pensar candidatar-me ao icbas, entrando assim para o 1ºano, e depois ver se me dao equivalencias que me permitam na mesma passar para o 3º ano lá. acham muito arriscado? o plano do icbas vai mudar e apenas me dizem para ir a internet ver esse plano e ver as semelhanças com o do minho.

Rafaelacost12

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2017
Não. Qualquer universidade dá. Ou seja, não te vão deixar de dar equivalência por não teres feito na UNL.

É difícil responder a esta pergunta, uma vez que depende do regente. Mas eu contaria com a equivalência.

Sim.

Depende do plano de estudos e do número de anos de dentária. É uma questão de comparares os planos de estudos :)

Com menos disciplinas.

Sim.

Com menos disciplinas.

Obrigada :-)

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Fazes esse ano com menos disciplinas e SE QUISERES, podes te inscrever em cadeiras do 2º ano, com um número máximo de créditos ao qual podes estar inscrito nesse ano.

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Fazes esse ano com menos disciplinas e SE QUISERES, podes te inscrever em cadeiras do 2º ano, com um número máximo de créditos ao qual podes estar inscrito nesse ano.
mas acabas sempre por fazer o curso em (1 ano pré-medicina)+6 anos de Medicina (pelo que conheço), que, pelo menos para mim, seria o ponto essencial em causa :)

#Rumoao20

Membro Veterano
Matrícula
2 Maio 2018
é possivel por exemplo entra na ubi em medicina e no ano a seguir pedir transferencia para a FMUC?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
é possivel por exemplo entra na ubi em medicina e no ano a seguir pedir transferencia para a FMUC?
A única faculdade de medicina que costuma aceitar transferências é a UBI (e de alunos que já estejam em Medicina).

• Like
Reactions: #Rumoao20

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
mas acabas sempre por fazer o curso em (1 ano pré-medicina)+6 anos de Medicina (pelo que conheço), que, pelo menos para mim, seria o ponto essencial em causa :)
Também só um ano não traz assim tantas equivalências para medicina, por isso, sim acabariam por ser os 6 anos na mesma. (não sei se estou a ir de encontro ao teu ponto). ;)
No curso em que estive este ano, se te licenciasses, ou vá com os 2 primeiros anos, conseguias fazer o restante do 1º e 2º ano de medicina (pelo menos, na fmul) no mesmo ano e no seguinte passar para o 3º. Fica-se com várias equivalências, mas só são em número considerável com o 1º e 2º ano do curso onde estou.

Rafaelacost12

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2017
Também só um ano não traz assim tantas equivalências para medicina, por isso, sim acabariam por ser os 6 anos na mesma. (não sei se estou a ir de encontro ao teu ponto). ;)
No curso em que estive este ano, se te licenciasses, ou vá com os 2 primeiros anos, conseguias fazer o restante do 1º e 2º ano de medicina (pelo menos, na fmul) no mesmo ano e no seguinte passar para o 3º. Fica-se com várias equivalências, mas só são em número considerável com o 1º e 2º ano do curso onde estou.
Podias dizer-me qual foi o curso ?

FranciscoG.

Membro
Matrícula
28 Outubro 2017
Curso
Ciências e Tecnologias (11ºano)
Instituição
EB2,3/ES DE CUNHA RIVARA
Olá boa tarde!
Alguém tem opinião sobre Medicina na Escola Naval?
Obrigado