Medicina - Equivalências e alternativas

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Acho deve rondar os 16, mas o meu receio é que devem haver mais pessoas a optar por este curso como alternativa a medicina o que já inflaciona as notas (tal como em medicina dentária). Por outro lado, continua a existir preferência por medicina dentária e também no porto as médias costumam ser mais elevadas do que em lisboa (pelo menos em medicina são), logo se a média for maior do que no porto peso que será uma questão de uma ou duas décimas a mais (isto só são as minhas suposições).
Quantas vagas abriram para CN?
Antes de CN, a alternativa de muitos na ULisboa, a que eu optei, era ciências da saúde e a média do último colocado rondava o 14 e tal. Mas isto depende do número de vagas, claro.

Matrícula
7 Dezembro 2016
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Antes de CN, a alternativa de muitos na ULisboa, a que eu optei, era ciências da saúde e a média do último colocado rondava o 14 e tal. Mas isto depende do número de vagas, claro.
São 30 vagas para a fmul e 20 para a Nms.

• Like
Reactions: Sofia C.

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
São 30 vagas para a fmul e 20 para a Nms.
Pois, pra ciências da saúde eram mais vagas, já não sei ao certo, 50s, 60, por aí.. muito provavelmente a média da nova será superior à da fmul, agora quanto, é mt difícil de prever.

Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Acho deve rondar os 16, mas o meu receio é que devem haver mais pessoas a optar por este curso como alternativa a medicina o que já inflaciona as notas (tal como em medicina dentária). Por outro lado, continua a existir preferência por medicina dentária e também no porto as médias costumam ser mais elevadas do que em lisboa (pelo menos em medicina são), logo se a média for maior do que no porto penso que será uma questão de uma ou duas décimas a mais (isto só são as minhas suposições).
No site diz que sao 30, mas que é uma estimativa. Por isso podem ser mais ou menos vagas. E o curso de ciências da saúde fechou

• Like
Reactions: Joana FG

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
E o curso de ciências da saúde fechou
"Fechou" não é bem a palavra correta, apenas não abriu vagas este ano, quem sabe, poderá abrir vagas novamente no futuro. No entanto, é provável que conheçam colegas de Ciências da Saúde de 2º e 3º ano pelos corredores da FMUL, onde também têm algumas aulas e sei de certas cadeiras que são iguais e dadas pelos mesmos profs, por isso, a relação entre Ciências da Saúde e Ciências da Nutrição será vantajosa :)

• Like
Reactions: Raquelindona11

Biinha silva

Membro
Matrícula
18 Julho 2015
Olá! Sou aluna de medicina na UM e vou passar para o terceiro ano mas pretendia candidatar-me outra vez na tentativa de entrar no icbas em medicina e depois ver se conseguia passar para o terceiro ano lá. Alguem conhece alguem que o tenha feito anteriormente? ou comparando os dois programas acham que nao perdia ano nenhum?

ines.td

Membro
Matrícula
14 Agosto 2016
No site diz que sao 30, mas que é uma estimativa. Por isso podem ser mais ou menos vagas. E o curso de ciências da saúde fechou
Um amigo meu que está a estudar medicina na NOVA disponibilizou-se para perguntar a uma professora dele (que também vai dar aulas aos alunos de CN) quantas vagas é que iam abrir. E ela respondeu que só 20, mesmo... :disappointed: Esperemos que na FMUL não seja a mesma coisa

• Like

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
  • Like

CRISR

Membro Caloiro
Matrícula
13 Setembro 2018
Sou atualmente estudante de segundo ano de Medicina em Coimbra, mas pretendia repetir os exames e concorrer no próximo ano a uma das faculdades de Medicina em Lisboa. Alguém sabe se existem equivalências entre a FMUC e a FML ou a FMUC e a Nova?

joana1302

Membro Caloiro
Matrícula
3 Setembro 2018
Olá!! Alguém sabe se Química orgânica e Química inorgânica dão alguma equivalência no curso de medicina???? (Em qql uma das fac de medicina do pais)

Babu2208

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2018
Olá! Estou em medicina veterinária no ICBAS, porém a minha intenção e medicina. Assim, vou repetir os exames para o ano e tentar de novo. Alguem sabe quais as disciplinas de medicina veterinaria que dão equivalencias para medicina?

AAlexandra

Membro Caloiro
Matrícula
4 Fevereiro 2019
Curso
eng. Proteção civil
Instituição
ISEC Lisboa
pedido de opinião, partilha de conhecimento/experiência.

Neste momento sou trabalhadora-estudante (frequentar lic. área de ciência exacta e não ciência da vida).
Média final de curso vou ter de me esforçar mto para subir para 14 (estudar e trabalhar por turnos não é fácil).

reparei que ao ler alguns tópicos do forum, existe a hipotese de se repetir exames nacionais/provas de ingresso.
Fiz 12º por recorrente na área de ciências e sai com média de 13,1 (antigamente não tinha mtas ambições) mas quero tentar medicina e mto mesmo.
tenho de por todas as hipóteses na mesa, tanto acesso concursos nacional como acesso por licenciados.

- alguém tentou melhoria de prova nacional às especificas?
sendo que as provas na NMS e n FMUL são
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
19 Matemática A

- como foi calculado a média?
nas duas fac´s são 50% média sec. e 50% prova ingresso

- entrou o valor da ficha ENES antiga? ou estes 4 novos exames é que fazem na nova média na ficha ENES?
......
A tua Classificação Final de Curso para Efeito de Prosseguimento de Estudos (CFCEPE) é: CFCEPE = (7CFC+3M)/10 com:
  • CFC – classificação final do curso do ensino recorrente, calculada até às décimas, subsequentemente convertida na escala de 0 a 200
  • M – média aritmética simples dos 4 exames nacionais, arredondada às unidades, na escala de 0 a 200
Tens de realizar estes 4 exames como autoproposto:
  1. Exame Nacional de Português;
  2. Exame da disciplina trienal da componente de formação específica do respetivo do ensino recorrente;
que disciplina é esta? matemática?
  1. Exames de duas disciplinas bienais da componente de formação específica, escolhidas de entre as que compõem os planos de estudos dos vários cursos científico-humanísticos, ou, em alternativa, de uma destas disciplinas bienais e de Filosofia (714) da componente de formação geral.
neste caso bio/geo e quí/fís?

obrigada desde já qualquer orientação ao tema
cumps