Medicina - Equivalências e Alternativas

Acho deve rondar os 16, mas o meu receio é que devem haver mais pessoas a optar por este curso como alternativa a medicina o que já inflaciona as notas (tal como em medicina dentária). Por outro lado, continua a existir preferência por medicina dentária e também no porto as médias costumam ser mais elevadas do que em lisboa (pelo menos em medicina são), logo se a média for maior do que no porto penso que será uma questão de uma ou duas décimas a mais (isto só são as minhas suposições).
Quantas vagas abriram para CN?
Antes de CN, a alternativa de muitos na ULisboa, a que eu optei, era ciências da saúde e a média do último colocado rondava o 14 e tal. Mas isto depende do número de vagas, claro.
No site diz que sao 30, mas que é uma estimativa. Por isso podem ser mais ou menos vagas. E o curso de ciências da saúde fechou

• Like
Reactions: Joana FG
E o curso de ciências da saúde fechou

"Fechou" não é bem a palavra correta, apenas não abriu vagas este ano, quem sabe, poderá abrir vagas novamente no futuro. No entanto, é provável que conheçam colegas de Ciências da Saúde de 2º e 3º ano pelos corredores da FMUL, onde também têm algumas aulas e sei de certas cadeiras que são iguais e dadas pelos mesmos profs, por isso, a relação entre Ciências da Saúde e Ciências da Nutrição será vantajosa :)

• Like
Reactions: Raquelindona11
Olá! Sou aluna de medicina na UM e vou passar para o terceiro ano mas pretendia candidatar-me outra vez na tentativa de entrar no icbas em medicina e depois ver se conseguia passar para o terceiro ano lá. Alguem conhece alguem que o tenha feito anteriormente? ou comparando os dois programas acham que nao perdia ano nenhum?

No site diz que sao 30, mas que é uma estimativa. Por isso podem ser mais ou menos vagas. E o curso de ciências da saúde fechou
Um amigo meu que está a estudar medicina na NOVA disponibilizou-se para perguntar a uma professora dele (que também vai dar aulas aos alunos de CN) quantas vagas é que iam abrir. E ela respondeu que só 20, mesmo... :disappointed: Esperemos que na FMUL não seja a mesma coisa

• Like
  • Like
Sou atualmente estudante de segundo ano de Medicina em Coimbra, mas pretendia repetir os exames e concorrer no próximo ano a uma das faculdades de Medicina em Lisboa. Alguém sabe se existem equivalências entre a FMUC e a FML ou a FMUC e a Nova?

Olá!! Alguém sabe se Química orgânica e Química inorgânica dão alguma equivalência no curso de medicina???? (Em qql uma das fac de medicina do pais)

Olá! Estou em medicina veterinária no ICBAS, porém a minha intenção e medicina. Assim, vou repetir os exames para o ano e tentar de novo. Alguem sabe quais as disciplinas de medicina veterinaria que dão equivalencias para medicina?

pedido de opinião, partilha de conhecimento/experiência.

Neste momento sou trabalhadora-estudante (frequentar lic. área de ciência exacta e não ciência da vida).
Média final de curso vou ter de me esforçar mto para subir para 14 (estudar e trabalhar por turnos não é fácil).

reparei que ao ler alguns tópicos do forum, existe a hipotese de se repetir exames nacionais/provas de ingresso.
Fiz 12º por recorrente na área de ciências e sai com média de 13,1 (antigamente não tinha mtas ambições) mas quero tentar medicina e mto mesmo.
tenho de por todas as hipóteses na mesa, tanto acesso concursos nacional como acesso por licenciados.

- alguém tentou melhoria de prova nacional às especificas?
sendo que as provas na NMS e n FMUL são
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
19 Matemática A

- como foi calculado a média?
nas duas fac´s são 50% média sec. e 50% prova ingresso

- entrou o valor da ficha ENES antiga? ou estes 4 novos exames é que fazem na nova média na ficha ENES?
......
A tua Classificação Final de Curso para Efeito de Prosseguimento de Estudos (CFCEPE) é: CFCEPE = (7CFC+3M)/10 com:
  • CFC – classificação final do curso do ensino recorrente, calculada até às décimas, subsequentemente convertida na escala de 0 a 200
  • M – média aritmética simples dos 4 exames nacionais, arredondada às unidades, na escala de 0 a 200
Tens de realizar estes 4 exames como autoproposto:
  1. Exame Nacional de Português;
  2. Exame da disciplina trienal da componente de formação específica do respetivo do ensino recorrente;
que disciplina é esta? matemática?
  1. Exames de duas disciplinas bienais da componente de formação específica, escolhidas de entre as que compõem os planos de estudos dos vários cursos científico-humanísticos, ou, em alternativa, de uma destas disciplinas bienais e de Filosofia (714) da componente de formação geral.
neste caso bio/geo e quí/fís?

obrigada desde já qualquer orientação ao tema
cumps

Olá,
Sou uma aluna do 12 ano e está a chegar a altura dos exames,estou com uma média de 15 neste momento e o mais provável é esta mesma média baixar com os exames nacionais. Se com um 15 é impossível entrar para medicina, com menos, mais impossivel ainda. Descobri que existem cursos de medicina para licenciados. O que gostaria de saber é como esses cursos funcionam? Se funcionam de igual maneira e a única diferença é a forma de candidatura uma vez que o candidato tem de ser licenciado no mínimo? Se existe algum pré requisito para a candidatura, como por exemplo uma nota mínima de licenciatura?

Olá @Beatriz Tx
Sou uma aluna do 12 ano e está a chegar a altura dos exames,estou com uma média de 15 neste momento e o mais provável é esta mesma média baixar com os exames nacionais. Se com um 15 é impossível entrar para medicina, com menos, mais impossivel ainda. Descobri que existem cursos de medicina para licenciados. O que gostaria de saber é como esses cursos funcionam? Se funcionam de igual maneira e a única diferença é a forma de candidatura uma vez que o candidato tem de ser licenciado no mínimo? Se existe algum pré requisito para a candidatura, como por exemplo uma nota mínima de licenciatura?
Cada faculdade define os seus critérios de candidatura para o concurso especial de acesso a medicina para licenciados, pelo que tens de ver faculdade a faculdade.

• Like
Reactions: Beatriz Tx
Obrigada pela resposta!
Existe algum prazo de candidatura, ou seja, quando acabar a licenciatura tenho de me candidatar logo ou podem passar 1, 2, 3 anos até me candidatar? Ou também depende de faculdade para faculdade? E posso fazer a licenciatura numa faculdade e depois ingressar num curso especial para licenciados em outras faculdade?

Existe algum prazo de candidatura, ou seja, quando acabar a licenciatura tenho de me candidatar logo ou podem passar 1, 2, 3 anos até me candidatar? Ou também depende de faculdade para faculdade? E posso fazer a licenciatura numa faculdade e depois ingressar num curso especial para licenciados em outras faculdade?
Não há prazo, podes concorrer anos depois. No entanto, algumas faculdades consideram como fator de seriação idade (quando mais novo mais pontos). E sim, podes entrar noutra sem problema.

Este ano não vou conseguir candidatar-me a Medicina, por isso, estou a pensar candidatar-me a outro curso que me dê algumas equivalências.

Gostava de saber qual o curso com maior número de equivalências e quais as cadeiras às quais posso ter equivalência.
Além disso, gostava de saber como as equivalências se processam.

Obrigada.

Este ano não vou conseguir candidatar-me a Medicina, por isso, estou a pensar candidatar-me a outro curso que me dê algumas equivalências.

Gostava de saber qual o curso com maior número de equivalências e quais as cadeiras às quais posso ter equivalência.
Além disso, gostava de saber como as equivalências se processam.

Obrigada.
Podes vasculhar este tópico, tem por aí muitas informações. :)
Mas o que as pessoas costumam escolher mais é Medicina Dentária, Ciências da Nutrição, etc.
Se fizeres cadeiras com os mesmos conteúdos de determinadas cadeiras de Medicina, podes pedir equivalência e já não tens de as fazer depois. Adiantas trabalho, basicamente. Se te dão equivalências ou não, depende das faculdades e pode mesmo variar de ano para ano. :)