Medicina - Equivalências e Alternativas

anacunha37

Membro
Matrícula
5 Julho 2019
Este ano não vou conseguir candidatar-me a Medicina, por isso, estou a pensar candidatar-me a outro curso que me dê algumas equivalências.

Gostava de saber qual o curso com maior número de equivalências e quais as cadeiras às quais posso ter equivalência.
Além disso, gostava de saber como as equivalências se processam.

Obrigada.

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Este ano não vou conseguir candidatar-me a Medicina, por isso, estou a pensar candidatar-me a outro curso que me dê algumas equivalências.

Gostava de saber qual o curso com maior número de equivalências e quais as cadeiras às quais posso ter equivalência.

Obrigada.
Podes vasculhar este tópico, tem por aí muitas informações. :)
Mas o que as pessoas costumam escolher mais é Medicina Dentária, Ciências da Nutrição, etc.
Se fizeres cadeiras com os mesmos conteúdos de determinadas cadeiras de Medicina, podes pedir equivalência e já não tens de as fazer depois. Adiantas trabalho, basicamente. Se te dão equivalências ou não, depende das faculdades e pode mesmo variar de ano para ano. :)

Joana FG

Membro
Matrícula
14 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
UMa

Obrigada.
Para Lisboa, principalmente para a FMUL, o curso mais indicado para teres equivalências é Medicina Dentária. Lá encontrarás muitos colegas com o mesmo objetivo! As equivalências que dão dependem dos professores regentes de cada cadeira nesse ano, logo não se pode ter a certeza absoluta se realmente vão dar as mesmas que deram no ano anterior. No ano passado, segundo o que me disseram, na FMUL foram a anatomia I (quem tivesse a I e a II de dentária feitas), BCM, Histologia e Embriologia, Bioquímica, entre outras com menos ECTS. Na nova também dão algumas equivalências.

Journey to Medicine

Membro Veterano
Matrícula
9 Setembro 2018
Alguém que tenha entrado em Veterinária no ICBAS e depois mudado para Medicina na mesma instituição? Quantas equivalências teve?

Rita19

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2019
Olá gostava de saber mais sobre como funcionam as equivalências... já ouvi dizer que é mais facil se formos de medicina veterinária no icbas p medicina na mesma faculdade. Mas alguém sabe como funciona em lisboa? Se fosse para veterinária em lisboa e após tentasse equivalência p medicina lá? Se costumam aceitar ou se se torna muito difícil?
Há alguma média de faculdade necessária para se fazer as equivalências ?
Também já ouvi falar de passar de ciências farmacêuticas para medicina mas n sei bem...

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá gostava de saber mais sobre como funcionam as equivalências... já ouvi dizer que é mais facil se formos de medicina veterinária no icbas p medicina na mesma faculdade. Mas alguém sabe como funciona em lisboa? Se fosse para veterinária em lisboa e após tentasse equivalência p medicina lá? Se costumam aceitar ou se se torna muito difícil?
Há alguma média de faculdade necessária para se fazer as equivalências ?
Também já ouvi falar de passar de ciências farmacêuticas para medicina mas n sei bem...
Não sei se estás a confundir o conceito de transferência com equivalência, mas de qualquer maneira, em Lisboa, o curso que dá mais equivalências para a FML é Medicina Dentária. De Medicina Veterinária, nunca conheci ninguém, portanto não sei se conseguem algumas ou nenhumas equivalências, ao entrar em Medicina. É questão de comparares os planos de estudo e respetivos conteúdos programáticos das cadeiras a que pretendes pedir equivalência. Deverão ser muito semelhantes ou iguais e os número de créditos (ECTS) também.
Em Lisboa, tens também a NMS que, por outro lado, aceita menos equivalências de Med Dentária do que a FML (nem sei se sequer aceita alguma, honestamente). Isto tudo depende de que faculdades estamos a falar.
E não há média nenhuma necessária para fazer o pedido de equivalências, pagas para tal e recebes a resposta se te aceitam as cadeiras que já fizeste noutro curso, ou não.
Em medicina, entra muita gente oriunda de outros cursos, portanto, é provável que essas pessoas que ouviste falar de CF concorreram de novo com as notas do secundário e exames e conseguiram entrar em Medicina dessa vez. Só existe esta maneira de entrar, ou pelo concurso especial para licenciados. Transferências não existem, neste caso.

• Like
Reactions: amarga

fraser

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Em Lisboa, tens também a NMS que, por outro lado, aceita menos equivalências de Med Dentária do que a FML (nem sei se sequer aceita alguma, honestamente). Isto tudo depende de que faculdades estamos a falar.
Aceita, claro (não sei ao certo quais, no entanto).

Última edição:
  • Like
Reactions: Sofia C.

anacunha37

Membro
Matrícula
5 Julho 2019
Olá a todos!

Como já disse aqui no fórum não vou conseguir entrar em medicina. Pelo que percebi os melhores cursos para obter equivalências são Veterinária no ICBAS ou então Dentária.

Aquilo que queria saber é: Se entrar em Veterinária no ICBAS e para o ano entrar numa universidade distinta consigo obter algumas equivalências?
É que resumidamente se não conseguir obter é mais vantajoso ir para Dentária já que esta me permite obter equivalências em várias universidades, enquanto Veterinária não poderia.

M......

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Olá! Estou prestes a ingressar no ensino secundário e estava interessada no curso de Medicina. No entanto não tenho média suficiente, então estou a pensar em candidatar me a um curso que dê equivalências e voltar a tentar no próximo ano. Um curso que também penso que sería interessante para mim é Biologia celular e molecular na nova em Lisboa mas não sei se tem cadeiras com equivalência para medicina, alguém consegue dar me essa informação?

carolinans

Membro
Matrícula
4 Maio 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS|FCM
Olá! Estou prestes a ingressar no ensino secundário e estava interessada no curso de Medicina. No entanto não tenho média suficiente, então estou a pensar em candidatar me a um curso que dê equivalências e voltar a tentar no próximo ano. Um curso que também penso que sería interessante para mim é Biologia celular e molecular na nova em Lisboa mas não sei se tem cadeiras com equivalência para medicina, alguém consegue dar me essa informação?
Olá
Pelo menos, para a Nova, acho que não consegues equivalências

Clara Campos

Membro
Matrícula
9 Fevereiro 2017
Curso
Ciências e Tecnologias (12º)
Olá a todos! Existe algum curso em que é possível passar automaticamente para o 2º ano de Medicina? Eu penso que não mas não perco nada em perguntar :)

• Like
Reactions: Rodrigo Martins

carolinans

Membro
Matrícula
4 Maio 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS|FCM
Olá a todos! Existe algum curso em que é possível passar automaticamente para o 2º ano de Medicina? Eu penso que não mas não perco nada em perguntar :)
Não conheço nenhum caso (a não ser que termines o curso), mas acredito que seja um processo mais fácil quando os cursos são da mesma Universidade. Da Nova não há nenhum

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
"Passar automaticamente" para o 2º ano (presumo que o sentido que pretendes dar a esta frase é entrar no curso e fazer as cadeiras logo do 2º ano) implica teres todas as cadeiras de 1º ano feitas, para trás. Desconheço a existência de um curso alternativo a Medicina, cujas cadeiras de 1º ano sejam exatamente iguais às de medicina e que permitam equivalência a tudo desse ano... Há sempre algo que fica por fazer no 1º, nem que sejam as anatomias, no mínimo (também variável, consoante a faculdade).
O que pode acontecer é teres algumas cadeiras do 1º ano já feitas/equivalências e, com esse tempo livre extra, podes te inscrever em algumas unidades curriculares do ano seguinte, até um máximo de 60 ECTS (isto, pelo menos, na FML), apenas podendo ser feita a inscrição em cadeiras do ano seguinte ao que estás (ou seja, estando no 1º, não podes pedir a inscrição em cadeiras do 3º).

Marini

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2019
Olá a todos! Além de Medicina Dentária, que outros cursos têm cadeiras equivalentes a Medicina?
Ciências Farmacéuticas, Ciências da Nutrição, por exemplo, têm?

carolinans

Membro
Matrícula
4 Maio 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS|FCM
Olá a todos! Além de Medicina Dentária, que outros cursos têm cadeiras equivalentes a Medicina?
Ciências Farmacéuticas, Ciências da Nutrição, por exemplo, têm?
Olá. Vai depender sempre das faculdades, do que eu conheço, de Ciências Farmacêuticas consegues equivalência a BCM e histologia. Ciências da Nutrição também acho que dão a qualquer coisa (mas não tenho a certeza!!). De qualquer das formas, o melhor, é mesmo comprar diretamente os planos de estudo dos diferentes cursos, nas diferentes faculdades

• Like
Reactions: Marini

JoanaDias22

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2019
Boa tarde
Eu quero entrar em medicina, mas não sei se tenho média este ano.
Como plano B, estava a pensar ir para outro curso e fazer pelo menos o primeiro semestre para depois, quando concorresse para medicina para o ano, já ter algumas cadeiras feitas.
Alguém sabe dizer quais são as cadeiras compatíveis no primeiro ano da fmdul e da fmul? Assim como da de ciências farmacêuticas e fmul?

Joana FG

Membro
Matrícula
14 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
UMa
Boa tarde
Como plano B, estava a pensar ir para outro curso e fazer pelo menos o primeiro semestre para depois, quando concorresse para medicina para o ano, já ter algumas cadeiras feitas.
Alguém sabe dizer quais são as cadeiras compatíveis no primeiro ano da fmdul e da fmul? Assim como da de ciências farmacêuticas e fmul?
Para a FMUL, o curso que te dá mais equivalências é Medicina Dentária na FMDUL. Lá encontrarás muitos colegas com o mesmo objetivo! As equivalências que dão dependem dos professores regentes de cada cadeira nesse ano, logo não se pode ter a certeza absoluta se realmente vão dar as mesmas que deram no ano anterior. No ano passado, segundo o que me disseram, na FMUL foram a anatomia I (quem tivesse a I e a II de dentária feitas), BCM, Histologia e Embriologia, Bioquímica, entre outras com menos ECTS. Na nova também dão algumas equivalências. Conheci pessoas que vinham de ciências farmacêuticas e não obtiveram tantas equivalências.

• Like
Reactions: JoanaDias22

Rafaela Assunção

Membro Caloiro
Matrícula
17 Novembro 2016
Curso
Medicina
Instituição
UMa / FMUL
Boa tarde
Olá! Fiz o 1° ano completo na FMDUL e depois entrei em medicina na Madeira (pertence à FMUL), tive as equivalências de Bioquímica (costumam haver boas notas em dentária), a BCM, Bioestatística e Embriologia. Também houve quem tivesse a anatomia (fazendo as dos dois semestres) mas na minha opinião é bom repetir a anatomia em medicina. No entanto é preciso ter em atenção que na FMUL os exames são feitos em módulo, ou seja, o que em dentária são cadeiras individuais na FMUL são agregadas em módulo. O que significa que ao ter a equivalência numa parte do módulo tens de ter positiva no resto do exame obrigatoriamente (se tiveres um 20 numa cadeira de um módulo com duas cadeiras não tens logo 10 no exame).
Espero ter ajudado :)

• Like
Reactions: JoanaDias22