🧑🎓 O Concurso Especial de acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos é habitualmente usado para o ingresso por quem não tem o secundário concluído e/ou os exames nacionais realizados. Neste artigo explicamos as suas regras específicas.
📝 O calendário para o ano letivo de 2024-2025 dos exames finais nacionais do ensino secundário foi publicado em Diário da República. Conhece aqui todas as datas.
Olá! Enfermagem não dá equivalências para Medicina, quanto aos outros cursos que referiste não estou bem informada. Os cursos que mais te dão equivalências é Medicina Veterinária ou Medicina Dentária ☺
Mas sabes se Medicina Veterinária em Évora da equivalências a medicina na UBI é que tive a comparar os planos de estudos e não fiquei com grandes certezas...
Mas sabes se Medicina Veterinária em Évora da equivalências a medicina na UBI é que tive a comparar os planos de estudos e não fiquei com grandes certezas...
Não sei de que universidade estamos a falar, mas poucas ou nenhumas, mesmo.
Como a Mariana disse, Med Dentária no caso de Lisboa, ou Med Dentária e Med Veterinária no Porto são as melhores alternativas, em termos de quantidade de equiv. Das outras cidades, não sei :/
Daquilo que vejo no plano de estudos, por alto, talvez seja possível a bioestatistica, bioquímica, biologia molecular e celular, microbiologia, saúde pública, psicologia, histologia e imuno.. mas vai depender dos conteúdos programáticos, não faço ideia se coincidem ou não. E como ainda não temos nenhum caso de ninguém que tenha passado de CN para Med na FML (talvez já possa haver algum testemunho este ano), não dá pra prever tal coisa, a não ser que compares minunciosamente os planos de estudo, número de créditos, tipo de aulas (teóricas, práticas, teórico-praticas). Se forem iguais ou praticamente iguais, não estou a ver uma justificação para não aceitarem.
Olá! Fiz o 1° ano completo na FMDUL e depois entrei em medicina na Madeira (pertence à FMUL), tive as equivalências de Bioquímica (costumam haver boas notas em dentária), a BCM, Bioestatística e Embriologia. Também houve quem tivesse a anatomia (fazendo as dos dois semestres) mas na minha opinião é bom repetir a anatomia em medicina. No entanto é preciso ter em atenção que na FMUL os exames são feitos em módulo, ou seja, o que em dentária são cadeiras individuais na FMUL são agregadas em módulo. O que significa que ao ter a equivalência numa parte do módulo tens de ter positiva no resto do exame obrigatoriamente (se tiveres um 20 numa cadeira de um módulo com duas cadeiras não tens logo 10 no exame).
Espero ter ajudado :)
Olá, Rafaela!
Estou numa situação análoga à tua. Tenho média para entrar na FMDUL, mas por pouco não tenho para Medicina. Assim, estava a pensar em candidatar-me a essa faculdade. As minhas questões são: consideras que foi proveitoso o que fizeste? E em termos de tempo disponível para estudar para os exames nacionais, foi suficiente ou muito apertado? Com a preocupação de teres boas notas nos mesmos, conseguiste terminar com sucesso todas as cadeiras do curso (ou, pelo menos, todas aquelas que te deram equivalências em Medicina)?
Obrigada.
Olá! Neste momento estou em Medicina Dentária, e pretendo concluir o curso.
Alguém me sabe dizer, se no final dos 5 anos, se depois concorrer a Medicina (o curso que realmente queria), em qual ano sou colocada?
Olá! Neste momento estou em Medicina Dentária, e pretendo concluir o curso.
Alguém me sabe dizer, se no final dos 5 anos, se depois concorrer a Medicina (o curso que realmente queria), em qual ano sou colocada?
Certíssimo. Mas só para dar uma mera ideia diria que com os 5 anos de Dentária na FMUC provavelmente conseguirias concluir Medicina em 5 anos (só com os 3 anos da licenciatura base de Dentária já nao!); em Braga e Algarve são 4 anos para quem já tem um curso; nas outras, não creio que ficar no 2.º ou no 1.º ano de Medicina é o mais provável :)
Boa tarde,
Alguém me sabe indicar que equivalências é que Medicina Dentária em Lisboa dá, por exemplo, para Medicina em Sta Maria?
Obrigada.
Post automatically merged:
Olá, Rafaela!
Estou numa situação análoga à tua. Tenho média para entrar na FMDUL, mas por pouco não tenho para Medicina. Assim, estava a pensar em candidatar-me a essa faculdade. As minhas questões são: consideras que foi proveitoso o que fizeste? E em termos de tempo disponível para estudar para os exames nacionais, foi suficiente ou muito apertado? Com a preocupação de teres boas notas nos mesmos, conseguiste terminar com sucesso todas as cadeiras do curso (ou, pelo menos, todas aquelas que te deram equivalências em Medicina)?
Obrigada.
Olá Joana!
Tentando responder às tuas questões: Quando entrei na FMDUL não sabia bem como gerir a situação em termos de fazer exames ou continuar no curso por medo de nem conseguir boas notas nos exames para medicina ou nem me dedicar ao curso atual (tinha medo de acabar por perder ambos). Assim a meio do ano decidi “jogar pelo seguro” e não fazer exames de todo. Fiz todas as cadeiras com média de 13/14 e senti que não me dediquei ao máximo porque não era bem o que queria! Os meus colegas que repetiram exames fizeram só cadeiras que deram equivalência a medicina e conseguiram todos entrar. Tive equivalências a bioquímica, bcm, embriologia e bioestatística (também dava anatomia mas quis fazer em medicina). O que aconteceu foi que entrei em 2.ª fase porque a minha média aí era alta, então entrei sem repetir exame e com o 1° ano de dentária feito :)
Penso que é mesmo boa ideia entrar em dentária porque vais gostar e aprender mesmo muitas bases para medicina, o primeiro ano é super parecido. Vais encontrar muita gente na mesma situação que tu e assim torna-se mais fácil, além disso habituas-te ao ritmo universitário, podes gerir o que queres fazer (o que da equivalência por exemplo) e quando entrares em medicina é um choque bem mais leve de certo!
Espero ter ajudado ;)
Olá, em princípio vou para ciências farmacêuticas no porto mas queria saber se alguma das cadeiras do primeiro ano dão equivalência a medicina. No primeiro semestre vou ter matemática e bioestatística, fisica aplicada, quimica orgânica I, biologia celular, química geral e inorgânica. No segundo semestre tenho anatomia e histologia, química-física, química analítica, química orgânica II, bioquímica I. Alguém me sabe responder?
Olá! Vou entrar no 2º ano de Medicina na NMS em Lisboa, no entanto queria mudar para outra universidade mais próxima do norte. O ideal seria Porto ou até Braga (Universidade de Medicina do Minho). O que queria fazer era completar o 2º ano na NMS e no final do ano pedir a transferência. Alguém sabe se há alguma possibilidade? O que tenho que fazer? Se não há possibilidade de fazê-lo para o 3º ano dá para fazer num dos anos seguintes? Também estou a considerar a hipótese de pedir para a UBI, neste caso sei que há vagas, o que tenho que fazer? Muito obrigada
Olá! Vou entrar no 2º ano de Medicina na NMS em Lisboa, no entanto queria mudar para outra universidade mais próxima do norte. O ideal seria Porto ou até Braga (Universidade de Medicina do Minho). O que queria fazer era completar o 2º ano na NMS e no final do ano pedir a transferência. Alguém sabe se há alguma possibilidade? O que tenho que fazer? Se não há possibilidade de fazê-lo para o 3º ano dá para fazer num dos anos seguintes? Também estou a considerar a hipótese de pedir para a UBI, neste caso sei que há vagas, o que tenho que fazer? Muito obrigada
A única faculdade que tem vagas para mudança de curso, e que são exclusivas para alunos que já frequentem o curso de medicina, é a UBI. Nas outras a única forma seria acabares o 3º ano, ficares licenciada, e concorreres pelo concurso especial de acesso a medicina para licenciados. Neste concurso as condições de acesso são definidas por cada faculdade.
Olá estou em medicina em Coimbra, no 1 ano mas queria muito vir para o Porto, pois sou de cá. Se repetir os exames nacionais e entrar, será que posso ir direta para o 2 ano? Obrigada
Olá estou em medicina em Coimbra, no 1 ano mas queria muito vir para o Porto, pois sou de cá. Se repetir os exames nacionais e entrar, será que posso ir direta para o 2 ano? Obrigada
Compara as unidades curriculares pelos créditos e programa curricular de ambas as faculdades. Deve ser um bocado difícil teres equivalência a tudo do 1.º ano, porque a estruturação das cadeiras está feita de modo diferente, acho eu.
Olá a todos!
Este ano 2019/2020 entrei em medicina veterinária no ICBAS. No entanto, o meu objetivo é concorrer a Medicina no próximo ano.
Gostava de saber se alguém que tenha passado pelo mesmo conseguiu obter equivalências e quais as as disciplinas a que obteve as equivalências.
Olá a todos!
Este ano 2019/2020 entrei em medicina veterinária no ICBAS. No entanto, o meu objetivo é concorrer a Medicina no próximo ano.
Gostava de saber se alguém que tenha passado pelo mesmo conseguiu obter equivalências e quais as as disciplinas a que obteve as equivalências.
É claro que muita gente já passou de Med. Vet. para Med no ICBAS. Mas as equivalencias vao sempre depender do programa de medicina da faculdade em que entrares. Como de momento estas no ICBAS é de todo lógico que vais obter mais equivalencias na medicina do ICBAS. Olhando por alto, diria que terás equivalência a métodos quantitivos, bioquimica e metabolismo, biologia da celula e dos tecidos, genetica molecular e fundamentos da quimica e da biofisica que já é equivalente quase um semestre. Por exemplo em relação a FMUP penso que só terias equivalencia a duas ou tres cadeiras. Mas entre FMUP e ICBAS nem pensava duas vezes...
É claro que muita gente já passou de Med. Vet. para Med no ICBAS. Mas as equivalencias vao sempre depender do programa de medicina da faculdade em que entrares. Como de momento estas no ICBAS é de todo lógico que vais obter mais equivalencias na medicina do ICBAS. Olhando por alto, diria que terás equivalência a métodos quantitivos, bioquimica e metabolismo, biologia da celula e dos tecidos, genetica molecular e fundamentos da quimica e da biofisica que já é equivalente quase um semestre. Por exemplo em relação a FMUP penso que só terias equivalencia a duas ou tres cadeiras. Mas entre FMUP e ICBAS nem pensava duas vezes...
Neste momento, a minha ideia é fazer todas as cadeiras do 1° semestre e no 2° semestre excluir as cadeiras exclusivas de veterinária, acho que todas as outras me poderão vir a dar jeito para equivalências. O meu objetivo é fazer o exame de FQ.
A minha primeira opção para med seria sempre o ICBAS, no entanto, duvido muito que para o ano entre cá no Porto, teria que ter uma nota mesmo muito alta no exame de FQ.
Neste momento, a minha ideia é fazer todas as cadeiras do 1° semestre e no 2° semestre excluir as cadeiras exclusivas de veterinária, acho que todas as outras me poderão vir a dar jeito para equivalências. O meu objetivo é fazer o exame de FQ.
A minha primeira opção para med seria sempre o ICBAS, no entanto, duvido muito que para o ano entre cá no Porto, teria que ter uma nota mesmo muito alta no exame de FQ.
Compreendo, infelizmente, cá no Porto as notas estão incrivelmente inflacionadas mas ficarás sempre muito bem servida noutras universidades do país. Alías, em certos aspectos certas universidades como a U.Minho e Nova até poderão estar mais avançadas do que as do Porto. No fim o que realmente interessa é tirar medicina. Eu de momento também estou a fazer duas cadeiras de Med. Vet. no ICBAS (métodos quantitativos e genética molecular) entre outras cadeiras de medicina e farmacia das quais vou conseguir mais algumas equivalencias.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.