Medicina - Equivalências e Alternativas

Compreendo, infelizmente, cá no Porto as notas estão incrivelmente inflacionadas mas ficarás sempre muito bem servida noutras universidades do país. Alías, em certos aspectos certas universidades como a U.Minho e Nova até poderão estar mais avançadas do que as do Porto. No fim o que realmente interessa é tirar medicina. Eu de momento também estou a fazer duas cadeiras de Med. Vet. no ICBAS (métodos quantitativos e genética molecular) entre outras cadeiras de medicina e farmacia das quais vou conseguir mais algumas equivalencias.
Aquilo que eu acho é que há muito pouca informação acerca das equivalências, todos os anos há imensos alunos a pedir equivalências no entanto parece que está tudo no segredo dos Deuses... Eu já sei que isto varia conforme a universidade, mas mesmo dentro do ICBAS não há ninguém que me saiba dizer quais poderia ter ao certo...

Aquilo que eu acho é que há muito pouca informação acerca das equivalências, todos os anos há imensos alunos a pedir equivalências no entanto parece que está tudo no segredo dos Deuses... Eu já sei que isto varia conforme a universidade, mas mesmo dentro do ICBAS não há ninguém que me saiba dizer quais poderia ter ao certo...
Sei o que estas a dizer. Eu ja tive oportunidade de falar com uma prof do ICBAS acerca deste assunto e ela foi bastante esclarecedora. A uns anos atras a equivalencia estava apenas dependente do regente da unidade curricular, o que levantava alguns problemas pois havia professores que nao aceitavam equivalencias de nenhuma cadeira quando secalhar deviam. Apartir do tratado de Bolonha as equivalencias começeram a ser concedidas pelo comité cientificio da respectiva universidade para impedir que tal aconteça. Ou seja se a unidade curricular de Med. Vet. tiver em equivalencia entre 70-80% da máteria a uma de medicina o comité é obrigado a dar-te a equivalência. Agora em relação a ninguém te dar uma resposta conclusiva, é complicado. Pois, como podes comprender, ninguém quer arriscar dizer que tens equivalência e depois secalhar não tens. Ainda por cima de momento é um periodo um bocado delicado a nível de equivalencias no ICBAS, pois, o programa de medicina mudou no ano passado por isso é possivel que ainda haja pouco informação corrente acerca de equivalencias de Med. Vet. para Med. Realmente o melhor que podes fazer (já te disseram de certeza) é comparar as cadeiras pelo nome, conteudo, numero de creditos, bibliografia etc e depois decides se realmente achas que vale a pena fazer a cadeira ou não. Espero que ajude :)

Sei o que estas a dizer. Eu ja tive oportunidade de falar com uma prof do ICBAS acerca deste assunto e ela foi bastante esclarecedora. A uns anos atras a equivalencia estava apenas dependente do regente da unidade curricular, o que levantava alguns problemas pois havia professores que nao aceitavam equivalencias de nenhuma cadeira quando secalhar deviam. Apartir do tratado de Bolonha as equivalencias começeram a ser concedidas pelo comité cientificio da respectiva universidade para impedir que tal aconteça. Ou seja se a unidade curricular de Med. Vet. tiver em equivalencia entre 70-80% da máteria a uma de medicina o comité é obrigado a dar-te a equivalência. Agora em relação a ninguém te dar uma resposta conclusiva, é complicado. Pois, como podes comprender, ninguém quer arriscar dizer que tens equivalência e depois secalhar não tens. Ainda por cima de momento é um periodo um bocado delicado a nível de equivalencias no ICBAS, pois, o programa de medicina mudou no ano passado por isso é possivel que ainda haja pouco informação corrente acerca de equivalencias de Med. Vet. para Med. Realmente o melhor que podes fazer (já te disseram de certeza) é comparar as cadeiras pelo nome, conteudo, numero de creditos, bibliografia etc e depois decides se realmente achas que vale a pena fazer a cadeira ou não. Espero que ajude :)
Obrigada por teres explicado o funcionamento das equivalências, não tinha a menor ideia de como era o processo. Vou tentar ver todas as cadeiras do 2° semestre com calma e fazer as comparações. Muito obrigada.

• Like
Reactions: Bosque
Boa noite.

Sei que é difícil, mas....
Alguém que tenha entrado este ano numa das faculdades de medicina de Lisboa ou mesmo em Coimbra e que esteja interessado em fazer permuta para a Covilhã?

Agradeço muito.

Boa noite.

Sei que é difícil, mas....
Alguém que tenha entrado este ano numa das faculdades de medicina de Lisboa ou mesmo em Coimbra e que esteja interessado em fazer permuta para a Covilhã?

Agradeço muito.
Se entraste em medicina pelo concurso nacional de acesso, só podes efetuar permuta se a tua média de candidatura for igual ou superior à média do último colocado das faculdades de Lisboa ou Coimbra, encontrar alguém nessa situação que queira permutar e tens 15 dias para o fazer após a matrícula.

Boa noite, estive ano passado na fmdup e este ano entrei na fmuc, no entanto queria ir para a fmup, alguém que tenha trocado da fmuc para a fmup ou tenha conhecimento das possíveis equivalências entre as duas faculdades me pode informar por favor

Boas,

Licenciatura: Biologia (ramo molecular e genética)
Mestrado: Biologia Humana

Tudo na fcul. Estou a pensar concorrer a medicina e encontro-me indeciso entre a nova e a FMUL. Alguém com uma experiência semelhante me sabe dizer o que será preferível em termos de equivalências? Qual, em geral, é mais fácil de dar equivalência.

Olá,estou a ajudar a divulgar um questionário para estudo sobre a malária e gostaria que tirassem 2 minutos para preencher o questionário que se segue.
Peço que divulguem com amigos, colegas e familiares.
Obrigado😊
Avaliação do conhecimento da população em geral sobre a malária
Avaliação do conhecimento da população em geral sobre a malária
Olá!
Tens aqui o tópico para a divulgação de estudos e inquéritos:

• Like
Reactions: davis and Blasty
Ola a todos. Estou a concorrer este ano ao concurso de medicina para licenciados no icbas e fmup, tenho uma licenciatura em bioquimica pela u.porto). Independentemente do resultado, alguem com a mesma licenciatura e que tenha entrado no curso me sabe dizer que equivalencias temos em termos de cadeiras e como se processam essas burocracias, sera no ato da matricula? Obrigado desde já. Continuação de um bom dia.

Ola !

sabem explicar-me quais as opções para entrarmos em medicina se já temos licenciatura?

A nova não tem vagas para maiores de 23 segundo a pagina deles. Alguem me sabe explicar se é possível isto?

Attachments

• B1C79159-111E-4FF9-A0B9-738455C3A5FA.jpeg
    B1C79159-111E-4FF9-A0B9-738455C3A5FA.jpeg
    237.2 KB · Visitas: 14
Ola !

sabem explicar-me quais as opções para entrarmos em medicina se já temos licenciatura?

A nova não tem vagas para maiores de 23 segundo a pagina deles. Alguem me sabe explicar se é possível isto?

Olá 🙂

Podes entrar pelo concurso que aparece aí no documento como "Titulares do grau de Licenciado para acesso ao Curso de Medicina". Espreita este tópico para saberes mais sobre o concurso.
Podes sempre candidatar-te pelo Concurso Nacional de Acesso, claro.

Olá!
No fim do ano letivo de 2020/2021 eu completo o secundário. Meu sonho é ir para medicina, mas infelizmente não tenho nota suficiente. Portanto, decidi ir para enfermagem. Vi que para estudar medicina apenas pelos exames regulares do DGES e após a licenciatura, mas como ocorre a segunda opção? É uma entrevista? Um exame? Podem me dizer como funciona?
Desde já agradeço!

Olá!
No fim do ano letivo de 2020/2021 eu completo o secundário. Meu sonho é ir para medicina, mas infelizmente não tenho nota suficiente. Portanto, decidi ir para enfermagem. Vi que para estudar medicina apenas pelos exames regulares do DGES e após a licenciatura, mas como ocorre a segunda opção? É uma entrevista? Um exame? Podem me dizer como funciona?
Desde já agradeço!

Depende das faculdades, algumas têm exames, outras têm entrevistas. Aconselho-te a dar uma vista de olhos pelos sites das faculdades e por este tópico.

Olá, eu repeti os exames nacionais para conseguir entrar este ano em medicina. Eu estive em medicina dentária e fiz algumas cadeiras comuns a medicina. Alguém sabe se aceitam as equivalências em Lisboa? Tanto na fmul como na Nova?

Olá, eu repeti os exames nacionais para conseguir entrar este ano em medicina. Eu estive em medicina dentária e fiz algumas cadeiras comuns a medicina. Alguém sabe se aceitam as equivalências em Lisboa? Tanto na fmul como na Nova?
Sim, ambas aceitam

Boa tarde!
Engenharia Biomédia tem alguma equivalência com medicina? Estou indeciso entre colocar Medicina Dentária e Engenharia Biomédica como minha 6ª opção, pois para Medicina Dentária tenho 178,8 de nota e para Engenharia Biomédica tenho 189,0.
Obrigado pela atenção.

Boa tarde!
Engenharia Biomédia tem alguma equivalência com medicina? Estou indeciso entre colocar Medicina Dentária e Engenharia Biomédica como minha 6ª opção, pois para Medicina Dentária tenho 178,8 de nota e para Engenharia Biomédica tenho 189,0.
Obrigado pela atenção.
Em que universidade?
De qualquer forma, julgo que Medicina Dentária tem sempre muito mais equivalências, porque os primeiros anos têm muitas bases semelhantes. Já as engenharias têm outras cadeiras de base nos primeiros anos muito diferentes, dentro da Matemática, Física, Química, etc.

Em que universidade?
De qualquer forma, julgo que Medicina Dentária tem sempre muito mais equivalências, porque os primeiros anos têm muitas bases semelhantes. Já as engenharias têm outras cadeiras de base nos primeiros anos muito diferentes, dentro da Matemática, Física, Química, etc.
Medicina Dentária queria na Universidade de Lisboa e, no ano passado, teve como nota do último candidato, 173,8, enquanto, relativamente a Engenharia Biomédica, preferia no IST, cuja nota do último candidato foi de 181,5, mas também está aberta a possibilidade da Universidade Nova, cuja nota do último candidato foi de 172,2. Eu pessoalmente preferia Medicina Dentária, mas não sei se a minha nota chega para entrar, pois o curso só pede 2 provas de ingresso. O que me aconselha a fazer? Obrigado pela atenção

Medicina Dentária queria na Universidade de Lisboa e, no ano passado, teve como nota do último candidato, 173,8, enquanto, relativamente a Engenharia Biomédica, preferia no IST, cuja nota do último candidato foi de 181,5, mas também está aberta a possibilidade da Universidade Nova, cuja nota do último candidato foi de 172,2. Eu pessoalmente preferia Medicina Dentária, mas não sei se a minha nota chega para entrar, pois o curso só pede 2 provas de ingresso. O que me aconselha a fazer? Obrigado pela atenção
Se fosse eu a fazer essa decisão, em termos de equivalências e semelhança entre os cursos, iria para Medicina Dentária. Mas isto também porque sei que não iria gostar de uma engenharia, teria que me manter dentro da área da saúde como plano B.