Medicina - Equivalências e Alternativas

Se fosse eu a fazer essa decisão, em termos de equivalências e semelhança entre os cursos, iria para Medicina Dentária. Mas isto também porque sei que não iria gostar de uma engenharia, teria que me manter dentro da área da saúde como plano B.
Ok, muito obrigado.

• Like
Reactions: doctorwhy
Ok, muito obrigado.
E se a tua 1ª opção for a FMUL, então tenho quase a certeza que a FMDUL é a melhor opção alternativa mesmo. Ciências da Nutrição na FMUL também parece ter algumas cadeiras semelhantes às dos 2 primeiros anos de Medicina.
@unemotionless conseguiste quantas equivalências?

E se a tua 1ª opção for a FMUL, então tenho quase a certeza que a FMDUL é a melhor opção alternativa mesmo. Ciências da Nutrição na FMUL também parece ter algumas cadeiras semelhantes às dos 2 primeiros anos de Medicina.
@unemotionless conseguiste quantas equivalências?
Atualmente a minha primeira opção é a Nova, mas, se só entrar na sexta opção, que deve ser Medicina Dentária na FMDUL como sugeriste, como devo ter mais equivalências se me candidatar à FMUL, esta passa para primeira opção. Obrigado 😁

• Like
Reactions: doctorwhy
Olá a todos!
Visto que não devo entrar em Medicina este ano, Medicina Dentária no Porto é uma boa opção? Tenho equivalências para o 1º ano de Medicina?
Se alguém me pudesse ajudar agradecia imenso!!

Olá a todos!
Visto que não devo entrar em Medicina este ano, Medicina Dentária no Porto é uma boa opção? Tenho equivalências para o 1º ano de Medicina?
Se alguém me pudesse ajudar agradecia imenso!!

Olá :) eu andei em medicina dentária no Porto e fiz todas as cadeiras do 1º semestre e no 2º só fiz bioquímica II e biologia celular e molecular II.
No ano seguinte quando entrei em medicina na fmuc deram-me equivalência a bioquimica I (fizeram a média das notas que tive em bq I + bq II da fmdup), bcm I (média de bcm I + bcm II da fmdup) e inglês (cadeira opcional na fmuc). Sei que quem fizesse epidemiologia e bioestatistica I e II na fmdup também tinha equivalência às 5 cadeiras de misp na fmuc. Se só fizeres bcm I ou bcm II em dentária não te dão equivalência a bcm I na fmuc. O mesmo acontece para bioquímica, uma vez que fazem a média das duas cadeiras de dentária.
Atenção que eu já entrei em medicina há 2 anos portanto não é seguro que ainda tenhas as mesmas equivalências e como o protocolo da fmdup com a fmup foi cancelado, tendo agora novo protocolo com o icbas não sei se darão equivalências a outras cadeiras.
Inglês penso que também já não existe no novo plano de estudos da fmdup, pelo que não terás essa equivalência.
E estas equivalências foram dadas pela fmuc. Nas outras universidades não sei quais dão. Qualquer dúvida estás à vontade :)

Na minha opinião, mesmo que não tenhas equivalências (o que não deve acontecer, deves sempre ter alguma) é uma boa opção porque as cadeiras que tens no 1º ano são quase todas iguais a medicina e ficas com muitas bases. Claro que também importa se te vês a longo prazo no curso, no caso de não conseguires medicina

Olá :) eu andei em medicina dentária no Porto e fiz todas as cadeiras do 1º semestre e no 2º só fiz bioquímica II e biologia celular e molecular II.
No ano seguinte quando entrei em medicina na fmuc deram-me equivalência a bioquimica I (fizeram a média das notas que tive em bq I + bq II da fmdup), bcm I (média de bcm I + bcm II da fmdup) e inglês (cadeira opcional na fmuc). Sei que quem fizesse epidemiologia e bioestatistica I e II na fmdup também tinha equivalência às 5 cadeiras de misp na fmuc. Se só fizeres bcm I ou bcm II em dentária não te dão equivalência a bcm I na fmuc. O mesmo acontece para bioquímica, uma vez que fazem a média das duas cadeiras de dentária.
Atenção que eu já entrei em medicina há 2 anos portanto não é seguro que ainda tenhas as mesmas equivalências e como o protocolo da fmdup com a fmup foi cancelado, tendo agora novo protocolo com o icbas não sei se darão equivalências a outras cadeiras.
Inglês penso que também já não existe no novo plano de estudos da fmdup, pelo que não terás essa equivalência.
E estas equivalências foram dadas pela fmuc. Nas outras universidades não sei quais dão. Qualquer dúvida estás à vontade :)

Na minha opinião, mesmo que não tenhas equivalências (o que não deve acontecer, deves sempre ter alguma) é uma boa opção porque as cadeiras que tens no 1º ano são quase todas iguais a medicina e ficas com muitas bases. Claro que também importa se te vês a longo prazo no curso, no caso de não conseguires medicina
Muito obrigada pela ajuda!
Para eu ver se posso vir a ter ou não equivalências comparo os planos de estudo? Ou vejo isso de outra forma?

Muito obrigada pela ajuda!
Para eu ver se posso vir a ter ou não equivalências comparo os planos de estudo? Ou vejo isso de outra forma?
Nunca há garantias de que vás conseguir as equivalências, apenas saberás após pedir. A melhor forma será contactando ex-alunos (ou até mesmo a faculdade em questão) na tentativa de encontrar alguém que tenha pedido essas mesmas equivalências.
Ou seja, um plano de estudos semelhante não vai garantir equivalências. Contudo, dificilmente terás 100% garantias.

Olá!
Alguém me sabe dizer mais ou menos se há alguma equivalência de cadeiras da ESEL para a FMUL? Pretendo entrar na ESEL este ano e talvez para o ano candidatar-me a medicina, e gostava de saber em que cadeiras me inscrever este ano em enfermagem de modo a ter equivalências para o ano em medicina (se existirem). Obrigada!!

Olá!
Alguém me sabe dizer mais ou menos se há alguma equivalência de cadeiras da ESEL para a FMUL? Pretendo entrar na ESEL este ano e talvez para o ano candidatar-me a medicina, e gostava de saber em que cadeiras me inscrever este ano em enfermagem de modo a ter equivalências para o ano em medicina (se existirem). Obrigada!!
Olá!

Fui espreitar o plano de estudos da ESEL e, do 1º ano, talvez somente psicologia e sem certezas. Tb temos microbiologia, mas vi que não têm horas de laboratório/aulas práticas e sem isso duvido muito que aceitem essa como equivalência.
Tenho ideia que enfermagem, no geral, não dá assim muitas equivalências para medicina.

• Like
Reactions: Mariana_E
Olá. Eu terminei o 12º ano e quero ir para medicina mas não tenho média. Disseram-me que dentária era um bom curso para depois mudar para medicina mas também não tenho uma média suficientemente alta, alguém sabe que cursos é que dão equivalência a Medicina e que possam tornar a minha entrada mais fácil? Biologia dá alguma equivalência?

Conheço quem tenha ido para Ciências Farmaceuticas para depois tirar medicina

Olá. Eu terminei o 12º ano e quero ir para medicina mas não tenho média. Disseram-me que dentária era um bom curso para depois mudar para medicina mas também não tenho uma média suficientemente alta, alguém sabe que cursos é que dão equivalência a Medicina e que possam tornar a minha entrada mais fácil? Biologia dá alguma equivalência?
Depende de que faculdades estamos a falar. Umas têm mais semelhanças que outras em termos de cadeiras.

• Like
Reactions: doctorwho
Acho que é importante esclarecer algumas coisas melhor.

O teu objectivo seria Medicina mas não tens essa possibilidade. Portanto, posto isto queres o quê? Queres tirar um curso com um unico objectivo de entrar posteriormente em Medicina? Se sim, é preciso notar que nada é garantido e as vagas pós licenciados dependem de critérios mais "chatos" que uma entrada normal em Medicina (acho que varia conforme a faculdade até - sei que nalgumas há entrevistas por exemplo).

Agora se o objectivo for entrar num curso para obter equivalências em Medicina mas repetindo os exames para tentar uma nova candidatura aí a conversa é outra.

O meu objetivo é entrar num curso para obter equivalências em Medicina, repetindo, novamente, os exames nacionais. Estava na dúvida entra medicina veterinária e ciências farmacêuticas
Post automatically merged:

Depende de que faculdades estamos a falar. Umas têm mais semelhanças que outras em termos de cadeiras.
Eu estava a pensar na faculdade de medicina veterinária em Lisboa e na Faculdade de Farmácia em Lisboa

Eu estava a pensar na faculdade de medicina veterinária em Lisboa e na Faculdade de Farmácia em Lisboa
E qual a faculdade de medicina que preferes mais? Em Lisboa, também? FMUL, NMS?

Em relação a Medicina gostava de entrar na FMUL, mas não me importava de ir para outra faculdade que não fosse em Lisboa
Estive a ver os planos de estudos de ambos os cursos e nem um nem outro me parece que dê muitas equivalências, pelo menos, só considerando o 1.º ano. A Med Vet então nem te sei dizer se poderia considerar aquelas cadeiras de Bioquímica I e II para Bioquímica de Medicina ou Histologia I e II, da mesma forma, para uma só cadeira de Histologia em Medicina, porque não sei se eles estudam esses temas de forma geral ou muito focado nos animais.

A FFUL é capaz de dar mais equivalências, no entanto, só consigo ver conjuntos de cadeiras capazes se fizeres o 1.º e 2.º ano. Provavelmente Bioquímica I e II darão para pedir equivalência a Bioquímica da FMUL. Só fazendo BQ I, não deve chegar para corresponder à equivalência em Medicina.
Imunologia também talvez dê... Anatomia Humana quase de certeza que não dá, porque deve ser uma anatomia muito geral em comparação com o que temos em Medicina. Também acho que acontecerá o mesmo com histologia e embriologia, deve ser um pouco mais geral do que em Medicina - temos 2 semestres de histologia e um de biologia do desenvolvimento. É difícil de garantir isto sem ter ou um testemunho ou o plano curricular de cada cadeira para comparar.

Pela parte dos testemunhos de outras pessoas, sei que com Medicina Dentária conseguirias muito mais equivalências que isto.

Também podes seguir um desses cursos com o objetivo de, para além de ires repetindo exames e concorrendo a Medicina (plano A), teres outra porta de entrada, pelo concurso de licenciados qd acabares o curso (plano B).
Eu fiz isso e eventualmente consegui entrar pelo plano A, mas tinha sempre o plano B se fosse preciso a certo ponto.

Entre Ciências farmacêuticas e veterinária em Lisboa, talvez iria para CF, se fosse comigo.. é provável que consigas mais equivalências (mais hipótese com o 1.º e 2.º anos feitos) do que com veterinária. E daquilo que sei, Med Vet apenas pode valer a pena para equivalências se for no ICBAS (para depois entrar em Medicina nessa mesma faculdade).

• Like
Reactions: Ana T Pereira