Medicina - Equivalências e Alternativas

Olá!! Sou nova aqui.
Estou no 11º ano e gostaria de entrar em medicina, mas não tenho média...
Para medicina dentária infelizmente, também não... Acham que engenharia biomédica dá equivalências? Ou fisioterapia??
Obrigada :))

Olá!! Sou nova aqui.
Estou no 11º ano e gostaria de entrar em medicina, mas não tenho média...
Para medicina dentária infelizmente, também não... Acham que engenharia biomédica dá equivalências? Ou fisioterapia??
Obrigada :))
Olá! Bem-vinda!

É difícil garantir-te o que quer que seja, porque estas coisas podem mudar, os planos de estudos variam entre faculdades e a melhor ajuda à tua pergunta seria a resposta de alguém que esteve num desses cursos, entrou depois em Medicina e pediu equivalências, o que não foi o meu caso.

De qualquer forma, vou tentar ajudar-te o melhor que consiga. Consegues me dizer em que faculdade ou faculdades de Medicina preferias entrar? E o mesmo para esses dois cursos, em que universidade? Vou tentar ver o plano de estudos a ver se há algo que possa dar equivalência, mesmo que sem certezas. Mas posso já dizer-te que não devem haver muitas, ou seja, é provavelmente impossível teres equivalências suficientes que te permitam fazer logo cadeiras do 2º ano de forma "descansada". Terás sempre que fazer a maioria das cadeiras de Medicina, senão todas mesmo. Mas é bom apostares num plano B que te possa ajudar mais tarde a concorrer a Medicina pelo concurso para licenciados, já com um desses cursos feitos, caso os exames nacionais e candidatura pelo CNA não sejam suficientes.

Também não desistas já já de Medicina, pelo CNA. Não percebi bem se estás no 11º ano, no sentido em que vais para esse ano ou se vais para o 12º (?)

Olá! Bem-vinda!

É difícil garantir-te o que quer que seja, porque estas coisas podem mudar, os planos de estudos variam entre faculdades e a melhor ajuda à tua pergunta seria a resposta de alguém que esteve num desses cursos, entrou depois em Medicina e pediu equivalências, o que não foi o meu caso.

De qualquer forma, vou tentar ajudar-te o melhor que consiga. Consegues me dizer em que faculdade ou faculdades de Medicina preferias entrar? E o mesmo para esses dois cursos, em que universidade? Vou tentar ver o plano de estudos a ver se há algo que possa dar equivalência, mesmo que sem certezas. Mas posso já dizer-te que não devem haver muitas, ou seja, é provavelmente impossível teres equivalências suficientes que te permitam fazer logo cadeiras do 2º ano de forma "descansada". Terás sempre que fazer a maioria das cadeiras de Medicina, senão todas mesmo. Mas é bom apostares num plano B que te possa ajudar mais tarde a concorrer a Medicina pelo concurso para licenciados, já com um desses cursos feitos, caso os exames nacionais e candidatura pelo CNA não sejam suficientes.

Também não desistas já já de Medicina, pelo CNA. Não percebi bem se estás no 11º ano, no sentido em que vais para esse ano ou se vais para o 12º (?)
Olá, Birdy!
Antes de mais, muito muito obrigada pela resposta, e obrigada também pela simpatia :))
Sim, eu entendo e agradeço imenso a ajuda!
Como sou de Coímbra, gostaria de entrar cá na faculdade (porque sei que os meus pais não teriam possibilidade para me pagar os estudos noutra faculdade, infelizmente), por isso, em qualquer dos cursos, teria de ser em Coimbra.
Sim, eu percebo, só que estou a começar a pensar no futuro e só tenho média de 16 e estou a ver que não vou conseguir cumprir o meu sonho e... é frustrante.
É verdade, não me expliquei muito bem: acabei o 11ºano e este ano vou para o 12º :)) Só que estive a ver cursos que se encaixassem mais ou menos dentro do que tenho de média e encontrei engenharia Biomédica.
Obrigada, mais uma vez!

Olá, Birdy!
Antes de mais, muito muito obrigada pela resposta, e obrigada também pela simpatia :))
Sim, eu entendo e agradeço imenso a ajuda!
Como sou de Coímbra, gostaria de entrar cá na faculdade (porque sei que os meus pais não teriam possibilidade para me pagar os estudos noutra faculdade, infelizmente), por isso, em qualquer dos cursos, teria de ser em Coimbra.
Sim, eu percebo, só que estou a começar a pensar no futuro e só tenho média de 16 e estou a ver que não vou conseguir cumprir o meu sonho e... é frustrante.
É verdade, não me expliquei muito bem: acabei o 11ºano e este ano vou para o 12º :)) Só que estive a ver cursos que se encaixassem mais ou menos dentro do que tenho de média e encontrei engenharia Biomédica.
Obrigada, mais uma vez!
De nada!! :))

Antes de mais, eu sei que é complicado uma pessoa não começar logo a calcular médias e a fazer previsões, mas a média de candidatura é que importa, já com todas as disciplinas do secundário e provas de ingresso feitas! Até lá, muita coisa pode mudar. As optativas do 12º ajudam bastante a subir e se as regras dos exames voltarem a permitir as melhorias de nota interna com os exames nacionais, também poderás usar isso para subir a média.

Isto também não é uma corrida, o teu sonho pode ser cumprido na mesma, se não conseguires entrar à primeira tentativa. Eu só entrei 2 anos depois de ter concluído o secundário, porque a média inicialmente não era suficiente...

Engenharia Biomédica, por si só, é uma Engenharia e como tal vai fugir um bom bocado daquilo que é o curso de Medicina e o seu plano de estudos, apesar de ter "biomédica" no nome. Tem bastante matemática e física de base e só depois é que começa a afunilar mais para o âmbito biomédico, ou seja, aplicações da engenharia a nível da saúde e ciências biomédicas (por exemplo, conheço um caso que elaborou a sua tese à volta disto: construir um dispositivo cirúrgico para determinado tipo de procedimento - julgo que dentro da área da ortopedia). Tem apenas uma ou outra cadeira inicialmente que puxa mais para o campo da medicina e ciências básicas da saúde, como bioquímica, biologia celular e molecular ou anatomia e histologia, por exemplo, daquilo que vi do plano da UC.

Olhando para o plano de estudos de Medicina na FMUC, vejo que eles têm bioquímica I e II e biologia celular e molecular I e II, por exemplo... não sei se as cadeiras de Engenharia Biomédica darão para perfazer o conteúdo programático em Medicina, já que se dividem por duas cadeiras... Como já disse, se conseguires alguma equivalência, que acho um pouco difícil, vai ser coisa pouca.

Já pensaste em Ciências Farmacêuticas na UC? Pelo menos, o plano de estudos não foge tanto dos temas que também se abordam em Medicina. E vejo várias cadeiras segmentadas, como em Medicina, portanto, pode ser que a probabilidade de teres equivalências seja maior. O senão é que tem bastante química, tal como engenharia tem bastante matemática e física.

Dietética e Nutrição ou Fisioterapia também podem ser boas alternativas, mas tens que ter presente que, mesmo estando dentro da área da saúde, vais estudar para profissões diferentes entre si e de Medicina. Vê os planos de estudo de cada, pode ser que ajude!

Medicina Dentária também é uma boa opção em matéria de equivalências. Primeiro, vê com que média acabas no final do secundário e depois tiras conclusões sobre onde é que tens mais ou menos hipóteses de entrar.

Olá,
Alguém me sabe responder qual é o curso que tens mais equivalências a medicina, depois de Med Dentária?

Obrigado

Olá,
Alguém me sabe responder qual é o curso que tens mais equivalências a medicina, depois de Med Dentária?

Obrigado
É ler esta thread e percebes as opções. Medicina dentária é sem dúvidas das melhores. Med Vet no ICBAS para Medicina no ICBAS é das melhores (melhor que dentária até).

É ler esta thread e percebes as opções. Medicina dentária é sem dúvidas das melhores. Med Vet no ICBAS para Medicina no ICBAS é das melhores (melhor que dentária até).
Quais são as equivalências que normalmente se consegue de medicina veterinária para medicina no icbas?

Quais são as equivalências que normalmente se consegue de medicina veterinária para medicina no icbas?
Do que me lembro, do 1º semestre praticamente todas excepto as específicas de Vet (tipo etologia). De resto, metodos quantitativos, biofisica, Quimica biologica, etc

Quais são os concursos que dão a oportunidade de depois concorrer pelo concurso de licenciados?

Quais são os concursos que dão a oportunidade de depois concorrer pelo concurso de licenciados?
Depende do regulamento do concurso de Licenciados de cada faculdade. Há faculdades em que podes concorrer com qualquer curso (por exemplo a UBI) e outras (por exemplo a UAlg) que restringem a entrada a cursos de saúde ☺️

• Like
Reactions: boass and doctorwhy
Depende do regulamento do concurso de Licenciados de cada faculdade. Há faculdades em que podes concorrer com qualquer curso (por exemplo a UBI) e outras (por exemplo a UAlg) que restringem a entrada a cursos de saúde ☺
Obrigado. Essas informações estão no site de cada faculdade?

• Like
Reactions: doctorwho
Olá! É a primeira vez que escrevo aqui, normalmente limito-me a ler as dúvidas dos outros e a absorver o conteúdo ahahahah
Na 1ªfase de candidaturas candidatei-me apenas a medicina, visto ser mesmo o que eu quero seguir, e infelizmente não consegui entrar (por 2/3 décimas - a minha média é de 18,03 para medicina). Agora, e visto que as vagas disponibilizadas para a 2ªfase de candidaturas são muito reduzidas, gostava que alguém me ajudasse em relação ao que escolher na candidatura. Posso sempre tentar novamente medicina, apesar de achar que, este ano, o sonho está cada vez mais longe... o meu pensamento era entrar em qualquer coisa que me possa dar equivalências, ou mesmo apenas para não me fazer perder o ritmo, e para o ano tentar novamente ingressar na 1ªfase 2021/2022 em medicina (isto é tão estranho de se escrever!).
O que será melhor fazer? Visto que só dia 7 é que temos conhecimento das vagas de pessoas que não se matricularam, e que posso fazer a minha candidatura até dia 9?
Muito obrigada, e boa sorte para todos :)

• Like
Reactions: ritss26
Olá! É a primeira vez que escrevo aqui, normalmente limito-me a ler as dúvidas dos outros e a absorver o conteúdo ahahahah
Na 1ªfase de candidaturas candidatei-me apenas a medicina, visto ser mesmo o que eu quero seguir, e infelizmente não consegui entrar (por 2/3 décimas - a minha média é de 18,03 para medicina). Agora, e visto que as vagas disponibilizadas para a 2ªfase de candidaturas são muito reduzidas, gostava que alguém me ajudasse em relação ao que escolher na candidatura. Posso sempre tentar novamente medicina, apesar de achar que, este ano, o sonho está cada vez mais longe... o meu pensamento era entrar em qualquer coisa que me possa dar equivalências, ou mesmo apenas para não me fazer perder o ritmo, e para o ano tentar novamente ingressar na 1ªfase 2021/2022 em medicina (isto é tão estranho de se escrever!).
O que será melhor fazer? Visto que só dia 7 é que temos conhecimento das vagas de pessoas que não se matricularam, e que posso fazer a minha candidatura até dia 9?
Muito obrigada, e boa sorte para todos :)
Dia 7 sabe-se todas as vagas da 2ª fase? Onde viste isso?

Última edição:
Nunca se sabe todas as vagas da 2.ª fase, porque faltam as vagas de recolocações na 2.ª fase: se alguém colocado (e matriculado) em Medicina concorre na 2.ª fase a outra faculdade/curso e entra, liberta uma vaga.

Olá, está no site da DGES, apesar e como a "a fish" disse, nós nunca temos acesso a todas as vagas disponíveis para a segunda fase, dia 7 é libertada a informação de quantas vagas de alunos não matriculados é que existem.
Deixo ainda aqui o link de onde retirei a informação :)

Attachments

• Informação DGES.jpeg
    Informação DGES.jpeg
    308.9 KB · Visitas: 7
  • 2ªfase.jpeg
    2ªfase.jpeg
    113.6 KB · Visitas: 7
  • Like
Reactions: boass
Olá, eu quero candidatar-me a medicina para o ano, mas tenho medo que as médias disparem e não consiga entrar diretamente.
Consigo fazer equivalência de farmácia para medicina depois do primeiro ano?