Medicina - Equivalências e Alternativas

Esta situação, assim como outras que mencionaste, é um clássico. Inclusive, como já disse noutros locais, as médias em Ciências da Nutrição não são altas por causa da dificuldade da área mas porque muita gente que entra nesse curso vai como "reserva" para posteriormente seguir outro caminho na saúde (medicina, dentária ou veterinária). E depois é o tipico pensamento "até é uma área que gosto". Contudo, a grande maioria das pessoas quando acaba o curso não vai ser verdadeiramente nutricionista. Só 10% da classe está no SNS e esses sim praticam "Nutrição Clinica". Na Nutrição no desporto, uma área de grande interesse, também uma pequena percentagem está realmente a exercer como Nutricionista (pelo menos a ideia que temos do que é um Nutricionista). Fora isso, as opções de emprego são: Dietas pré feitas, coletiva (cantinas ou outras unidades de alimentação coletiva), ginásios e claro clinicas (recibos verdes). Sendo que até nisso o mercado do trabalho está completamente saturado. Aconselho-te a procurar as propostas de emprego que há para Nutrição, para teres uma ideia de que apesar de uma área "interessante" poucas são as pessoas que relamente vão exercer como "Nutricionistas" (pelo menos na ideia do que verdadeiramente é um nutricionista).

Além disso, apesar do curso ser de 4 anos, na verdade são preciso 5 para exercer. Depois de 4 anos, vais ter uma para fazer um "estágio à Ordem", na maioria das vezes não remunerado e que tens de pagar (só para a ordem) 900e ...

Deixo-te um apanhado do Observtório da Ordem de 2020: https://www.ordemdosnutricionistas.pt/documentos/observatorio/2020/RelatorioCOVID19-042020.pdf. Ao analisares estes dados tem em conta que a mediana de idade dos Membros inscritos na ON é de 35 anos e ainda não há reformados em nutrição. Consegues entender que a maioria dos membros vive de recibos verdes. Além de que, o relatório de 2021 ainda não saiu (está muito atrasado) e acho que é propositado ... pois as coisas não melhoraram. Os nutricionistas com a pandemia foram completamente descartados. Nem para atender chamadas do SNS24 eram considerados profissionais habilitados.
Agradeço imenso pelo feedback sincero. Infelizmente, este testemunho vem confirmar aquilo que já temia em relação à precariedade do mercado de trabalho em Nutrição em Portugal. É realmente uma pena, visto que se trata de uma área extremamente relevante e interessante...
Antes de mais, muitos parabéns pelo teu percurso! Um pequeno percalço não invalida tudo de bom que fizeste até agora.
Eu terminei agora mesmo o 6ºano de Medicina no ICBAS mas no 1ºano entrei na FMUL por não ter média para o Porto, Fiz o 1ºano lá, voltei a candidatar-me, entrei no ICBAS e pedi equivalências a tudo o que tinha feito em Lisboa. Em relação a exames nacionais, no meu 12ºano fiz os 4 exames nacionais, voltei a repetir FQ e biologia em 2ª fase, e no 1ºano de faculdade voltei a repetir biologia.
Vale sempre a pena iniciar um curso que te dê equivalências e, acima de tudo, que te ajude na transição escola-faculdade, que nem sempre é fácil. Se tiveres essa possibilidade, acredito que poderá ser a melhor opção.
Em relação a ficar um ano "parada" a preparar os exames nacionais, não tive essa experiência mas tenho uma amiga que o fez por 2 anos seguidos e que não recomenda de todo. Perdeu o foco e o ritmo de estudo, sentiu-se perdida, e por fim não conseguiu atingir as notas que pretendia para entrar em Medicina.
Isto é só uma opinião, vale o que vale. O importante é fazeres uma avaliação da tua situação, motivação e métodos de trabalho, para veres se achas mais vantajoso estudar para os exames enquanto adiantas umas cadeiras na faculdade, ou se preferes estar 100% focada nos exames.

Boa sorte e muita força! :D
Muito obrigada! Realmente este impasse do "ano sabático vs curso plano B" faz-me questionar-me imenso, mas tem sido mais comum aconselharem-me a entrar já este ano para a universidade do que a fazer um gap year. É mesmo questão de avaliar bem os prós e contras.
Post automatically merged:

Olá
Pensa na possibilidade de ir estudar medicina no estrangeiro. Procura bolsas, desafia-te. Um curso de medicina pode ser tirado em qualquer lugar, se existe a vocação, não percas tempo. Ficar um ano parada, pode ser uma opção,... mas para quem tem tão boas notas, não sei se faz sentido. Da experiência que me relatam os estudantes portugueses também têm de recorrer ao estrangeiro para tirar a especialidade, por isso é uma questão de tempo. Apesar de tudo isto, repete o exame de matemática, errar é humano, não acertar à primeira também.
Infelizmente, estudar no estrangeiro não seria para mim uma opção viável. Contudo, agradeço pela opinião e pelo encorajamento. Vou sim repetir o exame de Matemática, independentemente de abrirem ou não vagas após a 1ª fase do concurso nacional de acesso. Tudo de bom :)
De nada! :)

Sim, uma coisa não implica a outra. Podes ir à 2ª fase e depois na 1ª fase de candidaturas metes o plano B como 6ª opção, por exemplo.
Eu já estava no plano B enquanto concorria em 2ª e 3ª fase a Medicina. Depois recebia o resultado de não colocada e continuava no curso normalmente.
Obrigada :) Assim sendo, devo fazer exatamente isso.

Acho que faz mais sentido alguém com tão boas notas ficar um ano parado a repetir exames, do que alguém com uma média baixa, que tem muito mais probabilidade de não conseguir...
É mesmo uma faca de dois gumes, porque, por um lado, existe menor margem para aumentar a média, mas, por outro, há menos pressão para ter uma melhoria descomunal. Há que refletir um pouco, agora. Tudo de bom!
 
Última edição:
  • Like
Reactions: boass and doctorwhy
Olá a todos,
Há alguém por aí que tenha entrado em Medicina na NMS e que tenha pedido equivalências a cadeiras de Ciências Farmacêuticas? Será que me podiam dizer para que cadeiras da NMS conseguiram as equivalências e através de que cadeiras de CF? Principalmente nas cadeiras do 1° ano, mas se tiverem informação também das do 2° ano era excelente!
Obrigado e um bom fim de semana para todos
 
Uma pergunta: seria possivel em Portugal adquirir o curso de medicina licenciatura 3 anos e depois o mestrado em medicina estetica...do que fazer os 6 anos e depois mas 2 anos de medicina estetica
 
Boa tarde a todos,

Um aluno que tenha feito todas as cadeiras do 1º ano de medicina dentária no porto pode pedir equivalência a algumas cadeiras de medicina na FMUP ou no ICBAS? Se sim, quais?

Obrigado pela atenção e agradeço qualquer tipo de ajuda que me possam fornecer

PS: Eu sei que não dá para pedir transferência de curso para medicina, estou a colocar esta dúvida no caso de conseguir entrar para medicina pelo concurso nacional de acesso.
 
  • Like
Reactions: fgdgdjhd
Boa tarde a todos,

Um aluno que tenha feito todas as cadeiras do 1º ano de medicina dentária no porto pode pedir equivalência a algumas cadeiras de medicina na FMUP ou no ICBAS? Se sim, quais?

Obrigado pela atenção e agradeço qualquer tipo de ajuda que me possam fornecer

PS: Eu sei que não dá para pedir transferência de curso para medicina, estou a colocar esta dúvida no caso de conseguir entrar para medicina pelo concurso nacional de acesso.
Olá, podes pedir mas nunca é certo o que te irão dar. :) Lembro-me de ver aqui pessoas no tópico há bastante tempo a referir que conseguiram bastantes equivalências, mas não estou a encontrar. Ainda por cima este ano vai mudar outra vez o plano de estudos da FMUP por exemplo. xD

Mas, pelos vários testemunhos aqui no fórum, parece ser um dos cursos que te daria mais equivalências. Podes tentar comparar as várias UCs, os conteúdos e o número de ECTS para teres uma ideia. :)
 
Eu ia sempre à 2ª fase, porque isso podia ajudar a subir ainda mais a nota interna, quando me candidatasse no ano seguinte (já sabendo que a coisa não ia ser muito favorável em 1ª fase de candidaturas desse ano) - mas claro, se já não tens margem de subida, não interessa tanto. Também o fazia com esse objetivo de concorrer em todas as fases, a seguir à 1ª. Provavelmente tinha uma média até bem mais baixa que a tua, mas não conseguia deixar essas oportunidades passar. Nunca se sabe.
Boa sorte! É só uma questão de tempo e vais conseguir entrar!
Olá Birdy! A 2º fase pode ajudar a subir a interna no ano seguinte? Ou seja, tenho um 17 na 1F e na 2F tiro 19, posso usar esse 19 na primeria fase do ano seguinte? É assim? Podes esclarecer? Obrigadaaaa :))
 
Olá!!
Olá Birdy! A 2º fase pode ajudar a subir a interna no ano seguinte? Ou seja, tenho um 17 na 1F e na 2F tiro 19, posso usar esse 19 na primeria fase do ano seguinte? É assim? Podes esclarecer? Obrigadaaaa :))
Sim sim, se ainda for como era quando eu estava desse lado, só podes melhorar a média interna.

Usando o teu exemplo, se tiveres 17 a determinada disciplina, tirando 19 na 2F, como externa, a tua nota de disciplina/interna passará sempre a ser 19, daí para a frente, e consequentemente a tua média interna sobe e mantém-se nesse valor nos anos seguintes, independentemente da fase. Se já tiveres 19 à disciplina, não te serve de grande coisa. Esse 19 na 2F não te substitui a nota de exame da 1F do ano seguinte, apenas a nota da disciplina, portanto continuarias a ter um 17 como prova de ingresso na 1F de candidaturas. Só consegues alterar a nota de exame/prova de ingresso repetindo de novo o exame na 1F.

Se não for clara, diz-me e eu tento explicar de outra forma. :)
 
  • Like
Reactions: Maria PM and Marini
Esse 19 na 2F não te substitui a nota de exame da 1F do ano seguinte, apenas a nota da disciplina, portanto continuarias a ter um 17 como prova de ingresso na 1F de candidaturas. Só consegues alterar a nota de exame/prova de ingresso repetindo de novo o exame na 1F.
Se não for clara, diz-me e eu tento explicar de outra forma. :)
Percebi tudinho! Muito obrigada :D
 
  • Fabulous
Reactions: doctorwhy
Olá! Alguém que tenha frequentado Medicina Dentária na FMDUL ou Ciências da Nutrição na FMUL?
Estou num impasse entre colocar MD ou Nutrição em primeira opção. Tenho um interesse considerável na área da Nutrição, mas a situação da empregabilidade (caso acabe por decidir/ter de ficar no curso) deixa-me um pouco apreensiva. Por outro lado, o primeiro ano de Medicina Dentária na FMDUL é muito semelhante ao de Medicina na FMUL e o mercado de trabalho parece um pouco mais promissor, mas não tenho a certeza se seria uma área de que gostasse.
Agradeço, desde já, por qualquer feedback :)
 
Olá a todos!!!
Este ano os exames não me correram muito bem.
Assim sendo, não tenho notas para entrar para medicina. A universidade em que estava mais interessada era o ICBAS. Por isso gostava de saber, quais são os cursos que mais facilmente conseguiria ter equivalências para depois voltar a candidatar me para medicina? (a minha preferência seria no Porto, mas não me importava de saber das outras cidades)

Pelo o que estive a ver no fórum, medicina veterinária no ICBAS já não tem equivalência com MD na mesma universidade. Por isso, se entrasse em medicina dentaria no Porto seria possível fazer equivalências com o ICBAS ou só seria possível na FMUP?


Muito obrigada :)
 
Olá!
Eu queria entrar em Medicina na FMUL, mas não sei se consigo entrar no curso este ano devido ao possível aumento das médias nesse curso. Assim, como plano B, estava a pensar em ciências farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa , pois para além de ser um curso abrangente, também ouvi dizer que era possível obter algumas equivalências para medicina. Alguém sabe se seria mesmo possível fazer estas equivalências entre estas duas faculdades, ou que tenha estado nesta situação e possa dar algum feedback?

Obrigada!! :)
 
Olá!
Eu queria entrar em Medicina na FMUL, mas não sei se consigo entrar no curso este ano devido ao possível aumento das médias nesse curso. Assim, como plano B, estava a pensar em ciências farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa , pois para além de ser um curso abrangente, também ouvi dizer que era possível obter algumas equivalências para medicina. Alguém sabe se seria mesmo possível fazer estas equivalências entre estas duas faculdades, ou que tenha estado nesta situação e possa dar algum feedback?

Obrigada!! :)
Posso perguntar a tua média?
 
olá, alguém sabe-me explicar como é que funcionaria se eu, no meu primeiro ano, entrasse em medvet no icbas e depois, em 2022, concorresse novamente e entrasse em med, no icbas? Isto é, quais cadeiras teria equivalência?
 
Olá!
Eu queria entrar em Medicina na FMUL, mas não sei se consigo entrar no curso este ano devido ao possível aumento das médias nesse curso. Assim, como plano B, estava a pensar em ciências farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa , pois para além de ser um curso abrangente, também ouvi dizer que era possível obter algumas equivalências para medicina. Alguém sabe se seria mesmo possível fazer estas equivalências entre estas duas faculdades, ou que tenha estado nesta situação e possa dar algum feedback?

Obrigada!! :)
Só fazendo o 1º ano, possivelmente dará pouca coisa. Fazendo o 1º e 2º ano, daria mais qualquer coisa. Isto porque em CF tens algumas cadeiras isoladas em anos diferentes que só em conjunto é que, com alguma probabilidade, darão equivalência, nomeadamente Biologia Celular + Biologia Molecular = BMC 1º ano de Medicina. E a mesma coisa com Bioquímica I + BQ II = Bioquímica do 1º ano de Medicina. Duvido que consigas equivalência a Anatomia. A única que pode dar, mas sem certezas, seria Histologia e Embriologia (mas vai sempre depender do programa da cadeira. em Medicina existem duas histologias, portanto o plano é vasto e facilmente em CF podem acabar por não cobrir tudo o que se dá em Medicina). Certamente conseguias alguma equivalência no currículo optativo (temos que fazer 6 ects até ao 3º ano e 14 ects até ao 5º ano nessa parte), com cadeiras que não dão equivalência no currículo obrigatório (matemática, químicas, etc).

Eu acho que Medicina Dentária é uma melhor aposta em termos de nº de equivalências, se estiveres a considerar isso como opção.
Para medicina tenho nota de candidatura de 188,3.
Entras facilmente
Concordo. 😅 Se 2020 foi um choque brutal de médias, um 188,3 não dar para entrar na FMUL, era uma tragédia ainda maior e os exames, especialmente Mat A, não favorecem de todo esse acontecimento.
 
  • Fabulous
Reactions: lisachan
Só fazendo o 1º ano, possivelmente dará pouca coisa. Fazendo o 1º e 2º ano, daria mais qualquer coisa. Isto porque em CF tens algumas cadeiras isoladas em anos diferentes que só em conjunto é que, com alguma probabilidade, darão equivalência, nomeadamente Biologia Celular + Biologia Molecular = BMC 1º ano de Medicina. E a mesma coisa com Bioquímica I + BQ II = Bioquímica do 1º ano de Medicina. Duvido que consigas equivalência a Anatomia. A única que pode dar, mas sem certezas, seria Histologia e Embriologia (mas vai sempre depender do programa da cadeira. em Medicina existem duas histologias, portanto o plano é vasto e facilmente em CF podem acabar por não cobrir tudo o que se dá em Medicina). Certamente conseguias alguma equivalência no currículo optativo (temos que fazer 6 ects até ao 3º ano e 14 ects até ao 5º ano nessa parte), com cadeiras que não dão equivalência no currículo obrigatório (matemática, químicas, etc).

Eu acho que Medicina Dentária é uma melhor aposta em termos de nº de equivalências, se estiveres a considerar isso como opção.


Concordo. 😅 Se 2020 foi um choque brutal de médias, um 188,3 não dar para entrar na FMUL, era uma tragédia ainda maior e os exames, especialmente Mat A, não favorecem de todo esse acontecimento.
Muito obrigada pelo esclarecimento! :)
Sobre a média, confesso que tenho bastante esperança de entrar, mas ao mesmo tempo também quero manter algum "pessimismo", pois sei que se não conseguir entrar a desilusão já vai ser enorme de qualquer das maneiras, quanto mais se tomar quase como garantida a minha entrada. De qualquer maneira, obrigada pelo encorajamento! Espero estar na FMUL em breve :)
 
  • Like
Reactions: doctorwhy
Muito obrigada pelo esclarecimento! :)
Sobre a média, confesso que tenho bastante esperança de entrar, mas ao mesmo tempo também quero manter algum "pessimismo", pois sei que se não conseguir entrar a desilusão já vai ser enorme de qualquer das maneiras, quanto mais se tomar quase como garantida a minha entrada. De qualquer maneira, obrigada pelo encorajamento! Espero estar na FMUL em breve :)
Com ou sem média suficiente ou com otimismo ou pessimismo, quando se sabe que não se entra, custa de igual forma, confia, portanto, aproveita o facto de poderes estar mais descansada, que estas férias vão ser essenciais para estares com a cabeça leve ready to start em setembro/outubro.