Olá! Entrei em Medicina pelo concurso de licenciados, tendo sido Enfermagem o meu curso anterior. Tens de ponderar bem quanto às opções que tens. Se tiveres uma boa média de secundário, podes repetir exames nacionais (FQ, Biologia e Geologia e Matemática) e tentares entrar pelo concurso nacional de acesso, ou, tal como disseste, tens a opção de ingressares através do concurso de acesso a Medicina para licenciados ou tirares o curso de Medicina no estrangeiro.
Quero só referir que, a entrada em Medicina, pelo concurso de acesso para licenciados, não é algo garantido. Apesar de haver pessoas que entram há primeira tentativa, há muitas que só entram à terceira, quarta e outras que continuam a tentar. Claro que, quem corre por gosto não cansa

nestes casos, o que sugiro, é que o curso que tirares (para concorrer ao concurso de licenciados) seja algo que te imagines a fazer, minimamente, no futuro. Algo como que um plano B. Se algo que te preocupa é também o tempo do curso, que no caso de Enfermagem são os 4 anos, podes sempre tirar cursos alternativos, como Ciências Biomédicas que já são 3 anos. No caso da UBI, tenho colegas que vieram desse curso e que têm tido algumas equivalências

Quanto ao concurso de acesso a medicina para licenciados, sugiro que passes por esta página
Acesso a Medicina para Licenciados
Espero ter ajudado de alguma forma