Medicina - Equivalências e Alternativas

Sim muito obrigada ajudou, o problema é que eu não tive as disciplinas no secundário, então seria aprender tudo do zero e não acho viável.
Pois, compreendo. Terias de aprender do zero, não seria fácil, mas poderia ser uma opção ☺️
Em termos de tirar cá, sim também poderiam ser opções, só achei que com enfermagem fosse mais fácil por ser o curso que vejo mais pessoas utilizarem. Mas no estrangeiro, em Itália em inglês, seria uma boa opção para depois tirar a especialidade cá??
Não estou a entender a parte de 'com enfermagem fosse mais fácil'. Mais fácil de concorrer pelo concurso?
Quanto a Itália ser, ou não, uma boa opção, isso terás de ser tu a decidir, não te consigo mesmo dizer se é bom ou não. Contudo, o meu namorado tirou Medicina na Eslováquia e está a tirar a especialidade em Portugal e, tirando uma disciplina ou outra que não teve, não notou um grande impacto de diferença de conteúdos 😊

Pois, compreendo. Terias de aprender do zero, não seria fácil, mas poderia ser uma opção ☺️

Não estou a entender a parte de 'com enfermagem fosse mais fácil'. Mais fácil de concorrer pelo concurso?
Quanto a Itália ser, ou não, uma boa opção, isso terás de ser tu a decidir, não te consigo mesmo dizer se é bom ou não. Contudo, o meu namorado tirou Medicina na Eslováquia e está a tirar a especialidade em Portugal e, tirando uma disciplina ou outra que não teve, não notou um grande impacto de diferença de conteúdos 😊
Com fácil não quero dizer que o curso seja fácil, sei que não é, o que quero dizer é que quem mais vejo entrar são pessoas de enfermagem, então pensei que se fizesse o mesmo tb tirava😊
Ahh isso é muito fixe... pois tou a ponderar seriamente ir para fora, acho que vou tentar dessa forma... Muito obrigada por tudo🥰

• Love
Reactions: doctorwho
Com fácil não quero dizer que o curso seja fácil, sei que não é, o que quero dizer é que quem mais vejo entrar são pessoas de enfermagem, então pensei que se fizesse o mesmo tb tirava😊
Ahh isso é muito fixe... pois tou a ponderar seriamente ir para fora, acho que vou tentar dessa forma... Muito obrigada por tudo🥰
Ah não, não, nem interpretei dessa forma ahahah. Isso de serem mais enfermeiros a entrar acho que é subjetivo, tanto podem entrar enfermeiros, como, no caso da UBI, engenheiros civis, fisioterapeutas, entre outros. Não é, de todo, um curso que te dá mais garantias de entrada, dá-te sim bastante conhecimento e prática ☺️

Ah não, não, nem interpretei dessa forma ahahah. Isso de serem mais enfermeiros a entrar acho que é subjetivo, tanto podem entrar enfermeiros, como, no caso da UBI, engenheiros civis, fisioterapeutas, entre outros. Não é, de todo, um curso que te dá mais garantias de entrada, dá-te sim bastante conhecimento e prática ☺️
Obrigada😊 Desculpa incomodar, mas já agora o que pensas sobre tirar Medicina no estrangeiro?? Acho que talvez fosse mais fácil para mim e menos demorado...

Obrigada😊 Desculpa incomodar, mas já agora o que pensas sobre tirar Medicina no estrangeiro?? Acho que talvez fosse mais fácil para mim e menos demorado...
Isso é algo que tens de decidir por ti mesma. Se achares que é o melhor caminho, então acho que deves fazer isso ☺️

Olá! Eu venho de Humanidades e este ano estou a trabalhar porque tentava pensar num plano de ação para Medicina (e sim, é isso mesmo que quero há muito tempo, mas escolhi mal no secundário) e por isso pensei no concurso de licenciados em enfermagem, só que custa me mandar mais 4 anos embora para depois entrar... e por isso tenho ponderado medicina no estrangeiro, só que o sitio que eu teria mais oportunidades seria em Itália, conhecida pela fraca componente prática (super desfavorável para quem quer cirurgia) e em inglês, que não sei até que ponto poderá prejudicar na PNA...

Vou para fora ou pelo concurso? Não consigo decidir....
Queria só salientar que "Itália, conhecida pela fraca componente prática (super desfavorável para quem quer cirurgia)" não me parece grande argumento. A grande maioria dos alunos de Medicina portugueses - pelo menos, dos que conheço - acaba o curso sem entrar numa cirurgia ou suturar pessoas reais, ou pelo menos só o fez muito pontualmente. E entram em especialidades cirúrgicas na mesma 😘

• Like
  • Haha
Reactions: davis and Blasty
Queria só salientar que "Itália, conhecida pela fraca componente prática (super desfavorável para quem quer cirurgia)" não me parece grande argumento. A grande maioria dos alunos de Medicina portugueses - pelo menos, dos que conheço - acaba o curso sem entrar numa cirurgia ou suturar pessoas reais, ou pelo menos só o fez muito pontualmente. E entram em especialidades cirúrgicas na mesma 😘
Olá, então achas que tirar cá ou lá seria a mesma coisa nesse sentido? Porque sinceramente teria muito mais hipóteses lá, até por ser um único exame geral e não 3 juntos com uma média de secundário quase 20...

Olá! Entrei em Medicina pelo concurso de licenciados, tendo sido Enfermagem o meu curso anterior. Tens de ponderar bem quanto às opções que tens. Se tiveres uma boa média de secundário, podes repetir exames nacionais (FQ, Biologia e Geologia e Matemática) e tentares entrar pelo concurso nacional de acesso, ou, tal como disseste, tens a opção de ingressares através do concurso de acesso a Medicina para licenciados ou tirares o curso de Medicina no estrangeiro.

Quero só referir que, a entrada em Medicina, pelo concurso de acesso para licenciados, não é algo garantido. Apesar de haver pessoas que entram há primeira tentativa, há muitas que só entram à terceira, quarta e outras que continuam a tentar. Claro que, quem corre por gosto não cansa ☺️ nestes casos, o que sugiro, é que o curso que tirares (para concorrer ao concurso de licenciados) seja algo que te imagines a fazer, minimamente, no futuro. Algo como que um plano B. Se algo que te preocupa é também o tempo do curso, que no caso de Enfermagem são os 4 anos, podes sempre tirar cursos alternativos, como Ciências Biomédicas que já são 3 anos. No caso da UBI, tenho colegas que vieram desse curso e que têm tido algumas equivalências 😊
Quanto ao concurso de acesso a medicina para licenciados, sugiro que passes por esta página Acesso a Medicina para Licenciados

Espero ter ajudado de alguma forma 🤗
Olá, já que entras te em medicina pelo curso de acesso para licenciados tenho uma perguntacabo o secundário este ano, e estou a pensar seguir enfermagem, no entanto se continuar com a ideia de medicina ate la, vou me candidatar a esse mesmo curso como tu o fizeste. A minha pergunta é se para me canditar a medicina pelo curso de licenciados, conta a média e exames do secundário OU somente a média dos 4 anos de licenciatura a enfermagem. Obrigada pela ajuda :))))

Olá, já que entras te em medicina pelo curso de acesso para licenciados tenho uma perguntacabo o secundário este ano, e estou a pensar seguir enfermagem, no entanto se continuar com a ideia de medicina ate la, vou me candidatar a esse mesmo curso como tu o fizeste. A minha pergunta é se para me canditar a medicina pelo curso de licenciados, conta a média e exames do secundário OU somente a média dos 4 anos de licenciatura a enfermagem. Obrigada pela ajuda :))))
Olá! Relativamente a isso, depende do regulamento de cada universidade. Há faculdades que têm em conta os exames de secundário e outras que têm em conta a média da licenciatura, outras que ambos contam. Só mesmo verificando o regulamento das faculdades que te interessam e veres quais te beneficiam mais a entrada ☺️

Olá! Relativamente a isso, depende do regulamento de cada universidade. Há faculdades que têm em conta os exames de secundário e outras que têm em conta a média da licenciatura, outras que ambos contam. Só mesmo verificando o regulamento das faculdades que te interessam e veres quais te beneficiam mais a entrada ☺️
Antes de mais obrigada pela resposta, todas as faculdades de medicina têm esse curso para licenciados?
Acho que o que mais beneficiaria era a que só contasse a média da licenciatura, e de preferencia pela zona de Lisboa, visto que no ano passado (11º) fiz por dois exames (bg e fq) mas devido ao grau de dificuldade de cada um não obtive a nota que queria, e este ano estar a fazer 3 ou 4 exames (se forem obrigatórios e tiver que fazer o de português) acho que não será a melhor opção, mas se assim tiver que ser...

Antes de mais obrigada pela resposta, todas as faculdades de medicina têm esse curso para licenciados?
Acho que o que mais beneficiaria era a que só contasse a média da licenciatura, e de preferencia pela zona de Lisboa, visto que no ano passado (11º) fiz por dois exames (bg e fq) mas devido ao grau de dificuldade de cada um não obtive a nota que queria, e este ano estar a fazer 3 ou 4 exames (se forem obrigatórios e tiver que fazer o de português) acho que não será a melhor opção, mas se assim tiver que ser...
Sim, todas as faculdades de Medicina de Portugal têm este concurso de licenciados. Quanto às faculdades de Lisboa, só mesmo consultando o regulamento delas relativamente a este concurso para ver especificamente as condições de acesso

Olá a todos. Sabem de casos recentes de pessoas que tiraram licenciaturas em Ciências Biomédicas ou Ciências Farmacêuticas e depois conseguiram fazer equivalências para Medicina?

Boa tarde ,estou a tirar licenciatura em biologia,só que quero entrar para medicina posso ?sem fazer exame?
Olá! Tens duas opções para entrar em Medicina: ou concorres pelo concurso nacional de acesso, precisando obviamente das provas de ingresso exigidas ou concluis a licenciatura em Biologia e tentas concorrer pelo concurso especial para licenciados. Se queres fugir aos exames nacionais, tens essa segunda opção do concurso de licenciados, mas é um concurso com provas feitas pelas universidades (não sendo mais fácil que um exame nacional, tipicamente) e implica investires anos em licenciar-te antes de poderes concorrer. Se tens uma média próxima do concurso nacional e queres muito entrar em Medicina, a curto prazo é provavelmente mais acessível repetires exames nacionais.

Dicas gratuitas de preparação para testes psicotécnicos e entrevistas de MEDICINA!

Bom dia,
Alguem que entrou na em Medicina Licenciados na UMinho tem dicas/docs relevantes como matriz do ano anterior etc?
Obrigada!