medicina - fmup ou fmuc

Biaa13

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2026
Olá! Sempre quis ir para medicina na fmup, mas agora que chegou a altura das candidaturas estou com dúvidas.
Toda a gente me diz que a fmup é muito competitiva e exigente e que estaria melhor na fmuc e, até certo ponto, concordo. Gosto mais da vida académica e da cultura em coimbra, para além de conhecer pessoas lá e ter alguma estrutura de apoio, que não tenho no porto. No entanto, também tenho receio de ser um ensino um pouco mais retrógrado e, pelo que vi, os alunos da fmup costumam ter melhores notas na pna. Na fmup, vi vários alunos a falarem mal pela exigência e também tenho medo que seja mesmo super competitivo entre os alunos e que acabe um bocado sozinha. Não sei mesmo o que fazer, por favor alguém me esclareça se realmente a fmuc é mais retrograda e a fmup competitiva ou se são noções exageradas de quem não anda lá

Olá! Sempre quis ir para medicina na fmup, mas agora que chegou a altura das candidaturas estou com dúvidas.
Toda a gente me diz que a fmup é muito competitiva e exigente e que estaria melhor na fmuc e, até certo ponto, concordo. Gosto mais da vida académica e da cultura em coimbra, para além de conhecer pessoas lá e ter alguma estrutura de apoio, que não tenho no porto. No entanto, também tenho receio de ser um ensino um pouco mais retrógrado e, pelo que vi, os alunos da fmup costumam ter melhores notas na pna. Na fmup, vi vários alunos a falarem mal pela exigência e também tenho medo que seja mesmo super competitivo entre os alunos e que acabe um bocado sozinha. Não sei mesmo o que fazer, por favor alguém me esclareça se realmente a fmuc é mais retrograda e a fmup competitiva ou se são noções exageradas de quem não anda lá
Boa tarde,
Sabes no que reparei mais ao ler o teu post?Quando falas da FMUP, referes sobretudo os receios:"tenho medo"; "competitiva"; "ficar sozinha"; "não tenho estrutura de apoio".
Quando falas da FMUC, referes aspetos positivos: gostas mais da cidade; preferes a cultura académica; já conhece pessoas;tens uma rede de apoio.
Isto sugere que emocionalmente pareces sentires-te mais confortável em Coimbra.
E esse fator não é nada secundário. Em Medicina, vais passar seis anos sob bastante pressão. Ter amigos, apoio familiar ou uma boa adaptação à cidade pode fazer uma diferença enorme no bem-estar e até no rendimento académico.

Em vez de perguntares"Qual é a melhor faculdade?", pergunta a ti própria "Em qual delas acredito que vou ser mais feliz durante seis anos?"

Porque as duas vão permitir-te tornares-te médica. A diferença poderá estar muito mais na experiência que terá ao longo do curso do que no diploma final.

Boas decisões 🤞🍀

Há vantagens e desvantagens. No Porto o alojamento costuma ser mais caro que em Coimbra, e há menos qualidade de vida. Por outro lado Coimbra tem um ano barreira, coisa que não sucede no Porto, além disso no Porto facilitam muito mais para os trabalhadores estudantes. Em termos de dificuldade, o Porto é mais exigente, mas nada que não se consiga com organização e estudando com bastante antecedência. Colocando tudo numa balança, se eu estivesse no teu lugar iria para o ICBAS ou para a FMUP, mas em Coimbra também não ficas mal. Boa sorte!

• Like
Reactions: davis