ICBAS Medicina - ICBAS

Amarelo

Membro
Matrícula
10 Novembro 2018
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS - 2º ano
Assim à primeira vista parece-me bem top... Aqui exigem tanto de uma vez... um exame teórico e uma gincana oral com a matéria toda (que engloba sistema locomotor todo, vasos dos membros e sistema nervoso periférico e até podem fazer perguntas sobre anatomia que puxe clínica ao barulho e imagiologia)...
A matéria é a mesma no ICBAS, temos sempre imagiologia e casos clínicos no teórico. Na gincana temos peças anatómicas acompanhadas dos respetivos nervos e vasos ou a peça isolada.

Esqueci-me de mencionar uma novidade nas frequências, existe também uma composição relacionada a um livro previamente escolhido pelo professor, normalmente aborda histórias reais de pacientes ou vivências de funcionários da saúde.

Beatriz S

Membro
Matrícula
23 Junho 2018
Olá!
Alguém daqui mudou da FFUP para o ICBAS?
Precisava de esclarecer uma dúvida quanto às equivalências.. :blush:

Lucassmm

Membro Caloiro
Matrícula
12 Fevereiro 2019
Olá! ando no 12 ano e pretendo entrar em medicina no Icbas, tomei esta decisão com base em vários fatores e queria mesmo entrar nessa faculdade. A esta altura a minha média já me dá uma certa segurança em relação á entrada e espero que corra tudo bem nesse sentido no pouco tempo que falta. O meu verdadeiro problema é que também pretende entrar na mesma faculdade uma inimizade com que tenho lidado ha já alguns anos, pode parecer um bocado irrelevante e que a solução é simples (ser superior e não ligar) mas a verdade e que este tema me preocupa imenso pois com a presença dessa pessoa não tenho tanto avontade como teria sem ela o que se torna problematico na questão da integração, pois irei cruzar me com a pessoa na praxe, em certas aulas, festas, irei conhecer as mesmas pessoas, etc. Quando tudo o que queria era começar esta nova etapa sem preocupações. Não quero mesmo abdicar das minhas escolhas com base nessa pessoa mas gostava de saber a opinião de quem já tem experiência no ambiente do icbas para perceber como seria esta situação lá. Ps: sei que a maturidade das pessoas vai modificar imenso durante a faculdade mas eu não sou uma pessoa propriamente extrovertida e essa pessoa consegue ser mesmo cruel (nunca diretamente mas por outros meios). Espero que consigam entender e me possam dar uma ajudinha 🙂 E obrigado pela paciência para lerem isto tudo 😅

Carlos tavares

Membro Caloiro
Matrícula
18 Maio 2017
Ola boa tarde,

Eu sou engenharia de gestão industria da FEUP tenho 26 anos mas ao final deste tempo todo continuo com vontade de ir para medicina.
Caso consiga entrar para o ano, apesar de isto ser o meu sonho, tenho algum receio de não me vir a dar bem com o curso, não pelo conteúdo em si nem com voltar a ter de estudar intensamente outra vez, mas com a diferença de idades e de maturidade relativamente aos meus potenciais colegas.
A pergunta que eu gostava de colocar a quem estuda medicina no ICBAS é a seguinte:

Conhecem colegas vossos nesta faixa de idades (25-30) a estudar ai?
Sabem como é que eles lidam com as coisas, vida académica, iteração social,... visto que já não estão propriamente na idade para
festas de faculdade, praxes,...?
Acham que o fator idade podia vir a ser um problema?

Já agora como é a taxa de aprovação nas diversas unidades curriculares? Costuma haver cadeiras com elevada taxa de reprovação?

Obrigado pela atenção

• Like
Reactions: Mstudent17

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Ola boa tarde,

Eu sou engenharia de gestão industria da FEUP tenho 26 anos mas ao final deste tempo todo continuo com vontade de ir para medicina.
Caso consiga entrar para o ano, apesar de isto ser o meu sonho, tenho algum receio de não me vir a dar bem com o curso, não pelo conteúdo em si nem com voltar a ter de estudar intensamente outra vez, mas com a diferença de idades e de maturidade relativamente aos meus potenciais colegas.
A pergunta que eu gostava de colocar a quem estuda medicina no ICBAS é a seguinte:

Sabem como é que eles lidam com as coisas, vida académica, iteração social,... visto que já não estão propriamente na idade para

Já agora como é a taxa de aprovação nas diversas unidades curriculares? Costuma haver cadeiras com elevada taxa de reprovação?

Obrigado pela atenção
olá! bem eu não sou do ICBAS mas posso-te ajudar quanto À pergunta da taxa de aprovação. Como és aluno UP tens acesso, ao te autenticares com os teus dados da FEUP no site do ICBAS, aos gráficos de barras com as clasificações dos alunos e respetivas taxas de chumbo. basta acederes a cada pagina da unidade curricular e escolher nas opções da direita estatisticas,e aparece te os gráficos com essa informação.
no entanto isso pouco ou nada quer dizer, porque o sucesso para uma cadeira é algo individual! quanto às outras perguntas posso apenas dizer: se é o teu sonho, não penses duas vezes, vai! não condiciones os teus sonhos por causa da idade ou com medo do que os teus colegas vão pensar,tenho a certeza que não serás o unico com essa idade a frequentar o curso. Eu própria já tenho 22, vou tentar este ano os licenciados do ICBAS e (já ) não penso na minha diferença de idade em relação aos meus futuros colegas, aliás agora sinto me mais confinante para enfrentar este desafio e com muito mais maturidade e experiência do que quando tinha 18 anos. Eles vão acabar o curso com 24 anos, e no meu caso pessoal eu não estaria preparada para ser atirada "aos lobos " com essa idade. Agora, se tiver sorte entro com 22 anos, com uma licenciatura feita,experiência em voluntariado hospitalar que consigo fazer graças a algum tempo livre que tenho neste ano de finalista, sinto-me sem dúvida muito mais preparada!
resumindo: não te distraias com essa coisa da idade, é apenas um número,se é medicina que queres, não olhes para trás nem à tua volta, just go!

Gabriela

Membro Dux
Matrícula
21 Maio 2016
Curso
Medicina
Ola boa tarde,

Obrigado pela atenção
Não sou do ICBAS mas da FMUP e tenho imensos colegas na tua situação. Ha estudantes que estão a fazer determinadas unidades curriculares com 30, 35 anos e apesar da diferença de idades acabamos por nos dar todos muito bem. A maioria deles são trabalhadores estudantes e por isso acabam por não ter tanto tempo livre mas diria que a interação social é boa e o fator idade definitivamente não é um problema. Esta é a minha experiência cá, mas tenho a certeza que no ICBAS a situação deverá ser semelhante.

Celaena

Membro Caloiro
Matrícula
29 Agosto 2018
Olá :) Estudo medicina na fmuc e este ano vou acabar o 2º ano. No entanto, estava a pensar em candidatar-me para o porto este ano. Em relação a equivalências alguém sabe como funcionam no ICBAS e na FMUP, se dão ou não muitas equivalências a alguém que venha de outra faculdade de medicina,neste caso da FMUC? Será possível, conseguir inscrever-me no 3º ano, mesmo que não me dêem equivalência em todas as cadeiras do 1º ano ou do 2º? Obrigada

• Like
Reactions: SaraPDC

Gabriela

Membro Dux
Matrícula
21 Maio 2016
Curso
Medicina
Olá :) Estudo medicina na fmuc e este ano vou acabar o 2º ano. No entanto, estava a pensar em candidatar-me para o porto este ano. Em relação a equivalências alguém sabe como funcionam no ICBAS e na FMUP, se dão ou não muitas equivalências a alguém que venha de outra faculdade de medicina,neste caso da FMUC? Será possível, conseguir inscrever-me no 3º ano, mesmo que não me dêem equivalência em todas as cadeiras do 1º ano ou do 2º? Obrigada
Olá. Sou aluna do segundo ano na FMUP e embora não conheça ninguém na tua situação em particular tenho várias colegas que vieram de Coimbra no final do 1º ano. Parece-me que é aos alunos da FMUC a quem a FMUP dá as equivalências mais simpáticas. Tudo o que é relacionado com biologia celular e bioquímicas tiveram equivalência.
Como aqui fazemos anatomia/histologia/fisiologia em sistemas quem veio no final do 1º ano não teve equivalência a nenhuma dessas porque o programa é muito diferente e não coincidiam as matérias do 1ºano, mas não sei se como já terás toda a anatomia feita na altura consegues a equivalência...
Mesmo que não tenhas todas as cadeiras feitas e supondo que te dão as equivalências penso que te podes inscrever no 3º e fazer mais do que os 60ects considerados normais. Secalhar o melhor será tentares falar com a divisão académica cá.

• Like
Reactions: SaraPDC and Celaena

Celaena

Membro Caloiro
Matrícula
29 Agosto 2018
Olá. Sou aluna do segundo ano na FMUP e embora não conheça ninguém na tua situação em particular tenho várias colegas que vieram de Coimbra no final do 1º ano. Parece-me que é aos alunos da FMUC a quem a FMUP dá as equivalências mais simpáticas. Tudo o que é relacionado com biologia celular e bioquímicas tiveram equivalência.
Como aqui fazemos anatomia/histologia/fisiologia em sistemas quem veio no final do 1º ano não teve equivalência a nenhuma dessas porque o programa é muito diferente e não coincidiam as matérias do 1ºano, mas não sei se como já terás toda a anatomia feita na altura consegues a equivalência...
Mesmo que não tenhas todas as cadeiras feitas e supondo que te dão as equivalências penso que te podes inscrever no 3º e fazer mais do que os 60ects considerados normais. Secalhar o melhor será tentares falar com a divisão académica cá.
Desde já obrigada pela tua resposta :) Aqui na FMUC no 1º semestre do 2º ano já ficamos com toda a anatomia e histologia feitas. No segundo semestre terminanos a fisiologia, genética e imunologia. Por isso no final deste ano, em príncipio, já terei todas estas cadeiras feitas... achas que a FMUP me daria equivalência às morfofisiologias? O próximo passo será então mesmo falar com a divisão académica, mas antes eu gostaria mesmo de falar com alguém que já tivesse passado por uma situação semelhante para eu ter mais/menos uma ideia em relação as equivalencias que poderei ter :)

Última edição:
  • Like
Reactions: SaraPDC

Gabriela

Membro Dux
Matrícula
21 Maio 2016
Curso
Medicina
Desde já obrigada pela tua resposta :) Aqui na FMUC no 1º semestre do 2º ano já ficamos com toda a anatomia e histologia feitas. No segundo semestre terminanos a fisiologia, genética e imunologia. Por isso no final deste ano, em príncipio, já terei todas estas cadeiras feitas... achas que a FMUP me daria equivalência às morfofisiologias? O próximo passo será então mesmo falar com a divisão académica, mas antes eu gostaria mesmo de falar com alguém que já tivesse passado por uma situação semelhante para eu ter mais/menos uma ideia em relação as equivalencias que poderei ter :)
Não faço mesmo ideia. De facto, não conheço ninguém que tenha feito os 2 primeiros anos em Coimbra, mas se quiseres posso indicar-te o nome de uma colega que veio no final do primeiro ano, caso queiras falar com ela.

• Like
Reactions: SaraPDC and Celaena

marmarfr

Membro Caloiro
Matrícula
18 Novembro 2017
Olá a todos!
Alguém do ICBAS de Medicina me pode dizer se existe escolha de horários como em Enfermagem? Tipo só de manhã ou só de tarde?
Como funciona o tempo parcial e o estatuto trabalhador estudante?
Acham possível estudar Medicina e trabalhar ao mesmo tempo?
Obrigada!

Ritast

Membro
Matrícula
19 Maio 2017
Olá, terminei o 12 ano e pretendo candidatar me a medicina e por icbas em primeira opção, alguém me pode explicar como funciona mais ou menos o curso com o novo plano de estudos?

srb6

Membro Veterano
Matrícula
29 Agosto 2016
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Alô! Alguém me pode elucidar de como são os horários no 1º ano?

SóniaCruz

Membro
Matrícula
20 Fevereiro 2017
Alô! Alguém me pode elucidar de como são os horários no 1º ano?
Ola, podes ver os horários dos varios semestres e anos no site do icbas. Por exemplo pesquisas na net icbas horários medicina, e na pagina do icbas na parte dos mestrados integrados é só escolheres para ver. Depois depende das turmas em.que ficam. Eu para ficar com uma ideia dos horários procurei assim. Mas quem lá anda, poderá elucidar melhor.... exemplo do primeiro semestre:
Horários

srb6

Membro Veterano
Matrícula
29 Agosto 2016
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Ola, podes ver os horários dos varios semestres e anos no site do icbas. Por exemplo pesquisas na net icbas horários medicina, e na pagina do icbas na parte dos mestrados integrados é só escolheres para ver. Depois depende das turmas em.que ficam. Eu para ficar com uma ideia dos horários procurei assim. Mas quem lá anda, poderá elucidar melhor.... exemplo do primeiro semestre:
Horários
Obrigada! Eu tinha procurado mas tinha ido parar a uns que era necessário permissão para ver.
E por acaso sabes ou alguém sabe se tendo o estatuto de trabalhador-estudante logo no 1º ano podemos escolher o horário ou no 1º ano não há mesmo possibilidade de se escolher?

SóniaCruz

Membro
Matrícula
20 Fevereiro 2017
Obrigada! Eu tinha procurado mas tinha ido parar a uns que era necessário permissão para ver.
E por acaso sabes ou alguém sabe se tendo o estatuto de trabalhador-estudante logo no 1º ano podemos escolher o horário ou no 1º ano não há mesmo possibilidade de se escolher?
Olá, na altura em que andei a pesquisar isso, ha pouco tempo, mal peças o estatuto tens direito a escolher horário e mais outras regalias que estão lá nos estatutos deles. Pelo menos.foi esse o entendimento que tive, porque pelo menos no primeiro ano acho que se é colocado em qualquer turma, e eu como preciso de conjugar com trabalho, se entrar claro, preciso de escolher uma turma de práticas que seja adequada. Mas se pesquisares icbas estatuto trabalhador estudante, por exemplo, aparece-te o regulamento e já ficas com ideia. Não tenho a certeza mas creio que também a nivel de exames ou dias de exames tenha alguma regalia.

srb6

Membro Veterano
Matrícula
29 Agosto 2016
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Olá, na altura em que andei a pesquisar isso, ha pouco tempo, mal peças o estatuto tens direito a escolher horário e mais outras regalias que estão lá nos estatutos deles. Pelo menos.foi esse o entendimento que tive, porque pelo menos no primeiro ano acho que se é colocado em qualquer turma, e eu como preciso de conjugar com trabalho, se entrar claro, preciso de escolher uma turma de práticas que seja adequada. Mas se pesquisares icbas estatuto trabalhador estudante, por exemplo, aparece-te o regulamento e já ficas com ideia. Não tenho a certeza mas creio que também a nivel de exames ou dias de exames tenha alguma regalia.
Pois mas a minha dúvida é só mesmo essa do 1º ano que nos atribuem um horário aleatoriamente e aí ainda não se tem o estatuto. Não sei é se depois dará para alterar o horário..

SóniaCruz

Membro
Matrícula
20 Fevereiro 2017
Pelo que li, na altura da matricula pedes o estatuto, e sendo diferido tens prioridade na escolha dos horarios. Não discrimina nenhum ano. Penso que é este que está em vigor, e lá diz todas as regras, incluindo escolha de horários.
Estatuto Trabalhador Estudante

mags92

Membro Veterano
Matrícula
17 Março 2016
Curso
Mestrado Integrado em Medicina
Instituição
ICBAS-UP
Normalmente no 1° semestre não consegues escolher, é o ICBAS que te atribuí um horário, porque o resultado da atribuição do estatuto saí depois da escolha dos horários. Mas se tiver sido aceite o pedido, no 2° semestre já escolhes primeiro que os restantes alunos sem estatutos 🙂