ICBAS Medicina - ICBAS

Carlos tavares

Membro Caloiro
Matrícula
18 Maio 2017
Eu fiz o 1 e 2 ano da reforma antiga e o 3 (o que dizem ser o mais difícil dos 6 anos) com o novo plano. A maioria de nós fez todas as cadeiras ao longo dos semestres. Podoe não passar em época normal, mas normalmente em recurso o pessoal passa. Pode é não ser com notas brilhantes, mas normalmente a maioria passa a todas as cadeiras 🙂
Fico muito satisfeito por saber isso. E em época normal o quão usual é teres colegas a passar a tudo na época Normal?

Qual o principal motivo para não passarem em época Normal?Quantidade de matéria?Falta de estudo atempado?

Gostava de saber de várias experiências :)

Mais uma vez obrigado pela resposta!

mags92

Membro Veterano
Matrícula
17 Março 2016
Curso
Mestrado Integrado em Medicina
Instituição
ICBAS-UP
Fico muito satisfeito por saber isso. E em época normal o quão usual é teres colegas a passar a tudo na época Normal?

Qual o principal motivo para não passarem em época Normal?Quantidade de matéria?Falta de estudo atempado?

O nosso calendário de exames é sempre muito curto para todas avaliações, por isso há sempre alguém que costuma deixar uma cadeira para fazer em época de recurso por gestão de estudo, e assim ter mais tempo de intervalo entre cada exame. Mas há quem faça tudo em época normal e fica com tudo arrumado.

Bing

Membro Dux
Matrícula
25 Agosto 2016
Curso
Medicina

Há pessoas que fazem tudo em epoca normal. Pessoalmente deixo sempre alguma coisa para recurso de forma a ter mais tempo e uns dias mais relaxados.

Carlos tavares

Membro Caloiro
Matrícula
18 Maio 2017
Na vossa experiência qual costuma ser a cadeira mais complicada/onde há mais reprovações do 1º, 2º e 3º ano?

Obrigado :)

mags92

Membro Veterano
Matrícula
17 Março 2016
Curso
Instituição
ICBAS-UP
Na vossa experiência qual costuma ser a cadeira mais complicada/onde há mais reprovações do 1º, 2º e 3º ano?

Obrigado :)
Histologias (que não sei com que nome ficaram agora com o novo plano curricular, nem se se mantêm no 2° ano) e Farmacologias (3° ano) 😜

• Haha
Reactions: Blasty

ATelmoSilva

Membro Caloiro
Matrícula
19 Fevereiro 2019
Curso
Instituição
ICBAS-UP
Olá a todos,

Gostaria de vos dar a conhecer a minha experiência no MIM do ICBAS. Ainda estou no primeiro ano mas penso que conseguirei dar uma pequena perspetiva sobre alguns aspetos, algo que certamente os meus colegas mais velhos poderão completar.

• Informações Gerais
  • O programa curricular do MIM foi reestruturado em 2018 (podem consultar o programa no site do ICBAS), em que algumas cadeiras foram condensadas em aglomerados com diferentes módulos (como as Introdução à Medicina I e II ou Fundamentos da Química e Biofísica) e cujo objetivo principal foi permitir um contacto inicial com os doentes logo no primeiro semestre e o desenvolvimento da relação médico-doente.
  • A verdade é que sim, ainda contactamos, superficialmente, com doentes no 1º semestre, através de “visitas de estudo” a hospitais e centros de saúde, mas agora no 2º semestre já não há esse contacto. A partir do 3º ano passa a haver um grande contacto com os doentes.
  • Unidades Curriculares (do primeiro ano)
  • As disciplinas que tiveram menor taxa de sucesso no 1º semestre foram Fundamentos da Química e Biofísica (a matéria é dada de uma maneira bastante superficial e exige algum trabalho para ser bem-sucedida) e Biologia da Célula e dos Tecidos, que é uma disciplina que exige mesmo um acompanhamento regular.
  • A Anatomia 1 é muito tranquila (o professor é mesmo porreiro) e quase toda a gente tem boa nota.
  • Em Métodos Quantitativos (Bioestatística), dá para ter boas notas mas o que acontece é que é estudada sempre à última da hora e às vezes corre um bocado mal.
  • Para terminar o 1º semestre, Introdução à Medicina I é mais uma daquelas que se estudou no dia anterior e que facilmente se tira uma nota razoável/boa. Uma das coisas que mais gostei nesta UC foram os seminários médicos, as tais “visitas de estudo”. Algumas eram secantes (na parte teórica, principalmente), mas a parte de visita às instalações era interessante (cheguei a ir ver consultas e a ver uma ecografia, há quem tenha visto partos inclusive). Também nesta disciplina tivemos um curso de SBV certificado a nível europeu.
  • Quanto ao segundo semestre, o que posso dizer neste momento é que a Anatomia 2 é mais puxada mas muito mais interessante e que Histologia é a nossa disciplina mais pesada pois exige correlações com outras áreas (tais como Fisiologia, que ainda não tivemos), e o ano passado teve uma taxa de reprovação particularmente alta. Apesar disso, penso que o professor está a ser bastante compreensivo e, por isso, acho que iremos ter mais sucesso. O resto faz-se.
  • Avaliação
  • Há vários métodos de avaliação, à semelhança da maioria das faculdades. A avaliação principal é feita por frequências (uma na Semana Intercalar e outra na Época de Exames) ou por Exames (Normal + Recurso). No ICBAS, quando não se fazem as frequências (ou não se obtêm as notas mínimas), vai-se direto a Exame, e não há a possibilidade de fazer a 2ª Frequência e a seguir o Exame Normal pois são no mesmo dia à mesma hora. Depois existem outros tipos de avaliações, tais como relatórios, trabalhos, apresentações orais, minitestes, avaliações práticas e inclusive a realização de vídeos (a Introdução à Medicina 2). Podem sempre consultar mais informações no website do ICBAS. Existem notas para todos os gostos, desde o 10 até ao 20.
  • Atividades extra-curriculares e Convívio
  • Uma das grandes vantagens de praticamente qualquer faculdade é a existência de um leque muito variado de atividades. A AEICBAS dinamiza imensas atividades e festas; existem vários projetos de voluntariado; o Grupo Académico também dinamiza algumas atividades; as comissões de curso (e de que podem fazer parte desde o 1º ano) geralmente organizam jantares de curso; e por fim têm a praxe (como não fui não posso dar a minha opinião, mas certamente alguém poderá). Tudo para que a faculdade seja muito mais do que um mero local de aprendizagem.
  • Quanto ao convívio, o que posso dizer é que vão encontrar pessoas de vários lugares e contextos. Certamente algumas vão se dar melhor com vocês do que outras. Há, na minha opinião, alguma competição, mas é algo circunscrito (e é algo perfeitamente normal). Há também um espírito de partilha, nuns anos maiores do que noutros, mas é verdade que há uma partilha de sebentas, e outros recursos.
  • Edifícios
  • A maioria das aulas do Ciclo Básico são no Complexo ICBAS-FFUP (junto ao Palácio Cristal) e as do Ciclo Clínico no ICBAS Velho (junto ao Carmo e ao Santo António) e no Centro Hospital do Porto (compreende o Hospital de Santo António, o CMIN, o Centro de Genética Médica, …). Também há aulas no Centro Hospitalar de Gaia-Espinho, no Instituto de Medicina Legal, no Hospital de Magalhães Lemos e nos Centros de Saúde do Porto Ocidental (penso que agora haverá aulas também no Hospital da Prelada).
  • O Complexo ICBAS-FFUP não foi, de todo, projetado para a quantidade de pessoas que recebe, tendo alguns problemas estruturais, uma cantina exígua e uma biblioteca em que se ouve qualquer passo que se dê. No entanto, não considero que afetem gravemente o decorrer das aulas.
  • Transportes
  • Ora, o ICBAS e os hospitais estão todos muito bem servidos em termos de autocarros, e também há relativamente perto algumas estações de metro (São Bento, Aliados, Trindade e Lapa) e de comboio. Não será de todo o vosso grande problema, às vezes irão que nem uma sardinha em lata mas habituam-se.
  • O ICBAS é melhor do que a FMUP?
  • Acho que posso falar por mim e por muitos dos meus colegas do ICBAS e da FMUP. Também nós tivemos essa dúvida quando estávamos do vosso lado. A minha resposta a essa pergunta é que são ambas ótimas instituições de ensino e que cabe a vocês descobrir os prós e os contras da vossa escolha. Sugiro que, quando possível, visitem as instalações das respetivas faculdades, falem por fóruns como estes com colegas de ambas as faculdades (e quiçá de outras se for essa a vossa vontade), analisem os programas curriculares, de modo a que tenham uma escolha consciente. Para quem está no 12º já é tarde demais, mas quem ainda está no 11º sugiro também que participem na Universidade Júnior 1 semana em cada faculdade.
  • Notas finais
  • Para terminar este “testamento”, a principal mensagem que vos quero passar é de que a vossa escolha tem de ser consciente, não só ao nível da faculdade em que pretendem ingressar, mas também se efetivamente é este o curso que vos agrada. Não venham para Medicina só por terem boas notas ou porque os vossos pais querem, etc. Ingressem naquilo que efetivamente querem seguir, pois vai-vos dar uma felicidade enorme, mesmo com todas as adversidades. Há professores mais simpáticos, outros mais arrogantes, colegas também mais ou menos simpáticos, e outras questões que também variam muito de pessoa para pessoa. É óbvio que podem se enganar na vossa escolha, mas não fiquem em nenhum curso só porque sim. Ainda têm/terão tempo para acertar a vossa escolha. Sejam felizes na área que escolheram, na faculdade que escolheram e a seguir no trabalho que escolheram. Obrigado.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
FilipaMarques Medicina Veterinária: UTAD ICBAS UÉVORA ou EUVG Recursos Naturais 0
L Equivalências EMUM (Medicina UMinho) para o ICBAS/FMUP Concursos e Regimes Especiais 8
C Posso mudar para medicina no ICBAS, estando em medicina veterinária? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Medicina Universidade do Minho/ICBAS/FMUP Saúde 4
I Medicina Veterinária - UTAD ou ICBAS? Recursos Naturais 9
L Mudança de veterinária para medicina no ICBAS Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
kiksmartins UPorto Medicina - ICBAS ou FMUP Universidade do Porto 41
Medvet98 ICBAS Medicina Veterinária - ICBAS Universidade do Porto 43
C Sonho de entrar em medicina + dicas para os exames Ensino Secundário 9
M média para medicina.... help Ensino Secundário 2
I Medicina Veterinária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
R Quero Medicina mas a minha média não chega! O que posso fazer? Ensino Secundário 2
M Disciplinas 12 ano para seguir medicina veterinária Recursos Naturais 3
L Não vou conseguir entrar em Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 13
B segunda candidatura ao ensino superior medicina Concurso Nacional e Locais - Público 1
Inês Alexandra Medicina Tradicional Chinesa Saúde 4
sergiodanielppinto Medicina Dentária maiores 23 anos Concursos e Regimes Especiais 1
B Curso de Medicina: muitos anos a estudar? Saúde 6
C Como estudar Medicina depois dos 30 Saúde 2
M PNA Medicina Saúde 5
P Equivalências Medicina Concursos e Regimes Especiais 0
É Medicina no estrangeiro Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
É Tenho receio de não conseguir entrar em medicina Ensino Secundário 2
M De mestrado a Medicina Veterinária Recursos Naturais 0
M Mudança para Medicina Dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
maria lisboa Maiores de 23 (Medicina Veterinária) Concursos e Regimes Especiais 2
L Equivalências medicina após fazer medicina dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
N Qual a média para estudar MEDICINA no UK e nos EUA? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Sou formado em Medicina Dentária mas estou a pensar tirar uma nova licenciatura Ensino Superior 8
S Medicina após Enfermagem Concursos e Regimes Especiais 3
J Tenho chances de entrar em medicina? Candidatos 2020/2021 3
T Prova Ingresso Mat. B Medicina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Estou em Ciências e Tecnologias sem Biologia e Geologia mas quero Medicina Ensino Secundário 6
S Entrar em Medicina Ensino Secundário 5
Q Dúvidas sobre programas para computador exigidos em Medicina Saúde 1
M Média Medicina Coimbra 2020 Candidatos 2020/2021 10
M Ainda há hipóteses de entrar em medicina? Ensino Secundário 1
Teresa_Matos Concurso de medicina/medicina dentária para licenciados ou maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 12
J M23 Acesso Medicina Dentária Egas Moniz Concursos e Regimes Especiais 4
pedroalex02 Sonho de medicina Ensino Secundário 15
J Impossível ir para medicina Ensino Secundário 4
R Concurso especial Medicina Veterinária UTAD Concursos e Regimes Especiais 5
esgueirinhafar2 NOVA Engenharia Química e Bioquímica na FCT e MEDICINA Universidade Nova de Lisboa 2
M Medicina sem média de 18 Ensino Secundário 6
T Ciências Biomédicas dá acesso a Medicina? Saúde 9
I Medicina vs. Veterinária Ciências 1
J Ciências Forenses - Medicina Legal Saúde 2
B Transferências de Medicina Dentária para Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Mariacarvalho07 Provas modelo M23 - Medicina Dentária Concursos e Regimes Especiais 0
S [Sou nova no fórum, mas espero que não me ignorem 😅] Não tenho média para medicina e não sei o que seguir Saúde 9