Medicina - Médias 2017/2018 - Colocações e discussão

• Thread starter Thread starter Deleted member 2018
  • Data de Início Data de Início

Acham que a média de medicina este ano (2017) vai descer?

• Manutenção (subida ou descida média inferior ou igual a 1 décima)

Votes: 180 44.8%
  • Subida (em média 2 décimas)

Votes: 67 16.7%
  • Subida (em média mais de 3 décimas)

Votes: 23 5.7%
  • Diminuição (em média 2 décimas)

Votes: 106 26.4%
  • Diminuição (em média mais de 3 décimas)

Votes: 26 6.5%

• Total voters
    402
Status
Não está aberto para novas mensagens.
  • Like
Reactions: Peter
Segundo o Código de Praxe da nossa faculdade, a praxe corresponde "ao conjunto de usos, costumes e normas que governam as relações entre os estudantes do Ensino Superior", sendo que se aplica "a qualquer estudante do Ensino Superior que, voluntariamente, se vincule à mesma". Compreende diversas atividades que são realizadas ao longo do ano letivo, tendo como objetivo principal, na minha opinião, integrar os novos alunos da faculdade. No início do ano letivo, há atividades, como, por exemplo, os Jogos Tradicionais e o Torneio Olímpico do Caloiro. Não sei em que é que consiste a 1ª atividade, mas a 2ª inclui vários jogos desportivos (voleibol, futebol, basquetebol,...) entre os caloiros e os "doutores".Temos ainda em outubro o evento dos "Vulcões" e o Cortejo da Latada. Depois, existem as quintas "negras". Basicamente, ao longo do ano letivo, os caloiros e os "doutores" reúnem-se uma vez por semana para discutirem sobre um determinado tema (ex: união, memórias, espírito crítico,...). Em fevereiro, há mais algumas atividades para além das quintas "negras" e, depois, temos o batismo em março - o(a) caloiro(a) pode ser batizado(a) pelo(a) seu/sua padrinho/madrinha ou, então, pela CP(Comissão de Praxe). A seguir ao batismo, há mais 2/3 quintas "negras" e depois vem a semana da queima das fitas em maio (não é só para a praxe). Essa semana termina com a serenata monumental, que é quando os caloiros deixam de ser caloiros (am I right?). Além disso tudo, aprende-se imensas músicas - algumas delas são agradáveis e representam o nosso curso, mas depois há outras que têm com cada palavra... :tearsofjoy:
A praxe da FMUL é considerada bastante soft. Como já referi algures, ninguém é sujado nem humilhado e não há bebedeiras às quintas "negras" (aparentemente, elas existem noutras faculdades). O ambiente costuma ser fixe (principalmente no 2º semestre, que é quando as pessoas já se conhecem melhor).

Não podes ser batizada e praxares depois sem teres sido praxada. Por isso, existe esse passaporte (quando vais a uma quinta "negra", por exemplo, no fim, pedes a um(a) "doutor(a)" para te dar uma assinatura. Antes do batismo, tens de entregar o passaporte à CP para verem o que fizeste ao longo do ano.
Nota: para seres batizada, não precisas de ir a todas as quintas, por exemplo. 2/3, normalmente, são suficientes.

Os caloiros que vão à praxe devem vestir sempre essa t-shirt. Mas vais precisar dela mesmo que não vás à praxe (para a Noite da Medicina).

Não sei se expliquei bem, mas é isso o que acontece, muito resumidamente. Pode ser que alguém te consiga explicar mais alguma coisinha (eu fui praxada poucas vezes).

Ah, se não quiseres ir à praxe, estás à vontade. É frequente haver pessoas que não se identificam com a praxe (se bem que algumas delas depois acabam por ir no 2º ano xD).
Pssst, isso não é suposto dizer :rolleyes:
É suposto eles irem, experimentarem e verem se lhes agrada!
Deste spoiler hahaha

Pssst, isso não é suposto dizer :rolleyes:
É suposto eles irem, experimentarem e verem se lhes agrada!
Deste spoiler hahaha
Oh, alguns desistem logo na 1ª semana porque não sabem o que vem a seguir. Assim, ficam com uma ideia geral e, mesmo assim, acabei por explicar em que consiste apenas uma das atividades que temos, sendo que algumas delas nem sequer foram mencionadas. :p

Edit: ah, e falei um pouco das quintas, mas elas também não se restringem a meras conversas.

Segundo o Código de Praxe da nossa faculdade, a praxe corresponde "ao conjunto de usos, costumes e normas que governam as relações entre os estudantes do Ensino Superior", sendo que se aplica "a qualquer estudante do Ensino Superior que, voluntariamente, se vincule à mesma". Compreende diversas atividades que são realizadas ao longo do ano letivo, tendo como objetivo principal, na minha opinião, integrar os novos alunos da faculdade. No início do ano letivo, há atividades, como, por exemplo, os Jogos Tradicionais e o Torneio Olímpico do Caloiro. Não sei em que é que consiste a 1ª atividade, mas a 2ª inclui vários jogos desportivos entre os caloiros e os "doutores".Temos ainda em outubro o evento dos "Vulcões" e o Cortejo da Latada. Depois, existem as quintas "negras". Basicamente, ao longo do ano letivo, os caloiros e os "doutores" reúnem-se uma vez por semana para discutirem sobre um determinado tema. Em fevereiro, há mais algumas atividades para além das quintas "negras" e, depois, temos o batismo em março - o(a) caloiro(a) pode ser batizado(a) pelo(a) seu/sua padrinho/madrinha ou, então, pela CP(Comissão de Praxe). A seguir ao batismo, há mais 2/3 quintas "negras" e depois vem a semana da queima das fitas em maio (não é só para a praxe). Essa semana termina com a serenata monumental, que é quando os caloiros deixam de ser caloiros (am I right?). Além disso tudo, aprende-se imensas músicas - algumas delas são agradáveis e representam o nosso curso, mas depois há outras que têm com cada palavra... :tearsofjoy:
A praxe da FMUL é considerada bastante soft. Como já referi algures, ninguém é sujado nem humilhado e não há bebedeiras às quintas "negras" (aparentemente, elas existem noutras faculdades). O ambiente costuma ser fixe (principalmente no 2º semestre, que é quando as pessoas já se conhecem melhor).

Não podes ser batizada e praxares depois sem teres sido praxada. Por isso, existe esse passaporte (quando vais a uma quinta "negra", por exemplo, no fim, pedes a um(a) "doutor(a)" para te dar uma assinatura. Antes do batismo, tens de entregar o passaporte à CP para verem o que fizeste ao longo do ano.

Os caloiros que vão à praxe devem vestir sempre essa t-shirt. Mas vais precisar dela mesmo que não vás à praxe (para a Noite da Medicina).

Não sei se expliquei bem, mas é isso o que acontece, muito resumidamente. Pode ser que alguém te consiga explicar mais alguma coisinha (eu fui praxada poucas vezes).

Ah, se não quiseres ir à praxe, estás à vontade. É frequente haver pessoas que não se identificam com a praxe (se bem que algumas delas depois acabam por ir no 2º ano xD).

O que sublinhei é bastante dubio. De resto, hey! SPOILERS!!! :p

O que sublinhei é bastante dubio. De resto, hey! SPOILERS!!! :p
Como assim? Um caloiro pode ser batizado sem ter sido praxado?

Edit: acho que já percebi o que querias dizer...

Última edição:
E não achas que já fomos suficientemente alertados?

O 2º semestre faz-se bem e é giro.
O 1º é muito chatinho o módulo II.III., mas MUITO melhor que o II.II. e as notas também são melhores. O ano passado existiu o grande drama de topográfica, mas estou confiante que não vão repetir este ano! (já agora, quantos é que no final da 2ª fase ficaram mesmo chumbados?)

Just my 2 cents

--- Post atualizado ---
Como assim? Um caloiro pode ser batizado sem ter sido praxado?

Bem, a minha posição é a mais radical no que toca a isso. Interpreta isto como uma "opinião".
Praxe é o conjunto de relações entre os indivíduos que pertencem à faculdade. Ser praxado não significa fazer 100 flexões, estar 2 horas de pé e ir a 5 eventos marcados pela Comissão de Praxe. Basicamente, in extremis, o termo anti-praxe não faz qualquer sentido. Não se pode ser contra o significado de praxe que apresentei, mas sim, ser contra as actividades/tipos de relação que possam ser incluídas na praxe.
Se há um gajo que não tem o passaporte todo carimbado, nada lhe impede de pedir a alguém que lhe mande um balde de água da fonte do Rossia para as fuças. Ou de vestir o traje a que tem direito por ser estudante de uma faculdade.
Aliás, na FML há pessoas baptizadas e a praxar que não têm sequer um carimbo do ano de caloiro, ou pessoas baptizadas só no 2º ano, etc...

Praxe é o conjunto de relações entre os indivíduos que pertencem à faculdade. Ser praxado não significa fazer 100 flexões, estar 2 horas de pé e ir a 5 eventos marcados pela Comissão de Praxe.

Concordo plenamente! Aliás, para além do que disseste, acrescento: A Praxe Académica é um conjunto de tradições geradas entre estudantes universitários, uma forma de ser e de estar que tem como principal objetivo a integração dos novos colegas na vida académica.

Essa então das "100 flexões e 2 horas de pé" (pode ser considerada uma maneira de dizer, ou, às vezes, acontece literalmente), é pura parvoíce. Não digo que não se faça, digo que, tudo o que se faz na praxe, seja lá em que curso for, seja bem pensado, em termos de horários, atividades, ter-se em conta as questões pessoais de cada caloiro, sem passar para o exagero (como toda a gente sabe, espero eu). :)

• Like
Reactions: Mstudent17
Engenharia Aeroespacial está no topo das médias este ano e já estava o ano passado mas é preciso ter em atenção que só há este curso no técnico, ou seja, só há 80 vagas, enquanto há 7 faculdades que lecionam medicina em Portugal.

• Like
Reactions: doctorwhy
Engenharia Aeroespacial está no topo das médias este ano e já estava o ano passado mas é preciso ter em atenção que só há este curso no técnico, ou seja, só há 80 vagas, enquanto há 7 faculdades que lecionam medicina em Portugal.

Não podemos mesmo comparar medicina a engenharia aeroespacial a 100%, em termos de médias, porque até o nr de provas de ingresso exigidas é diferente. Aposto que se pedissem BG para aeroespacial, as médias seriam mais baixas do que são - mas claro, não acho que seja uma prova de ingresso necessária a esse curso, em termos de conteúdo.

Olá! Alguém de medicina em Coimbra quer fazer permuta comigo? Estou no Porto, Hospital de São João. Só tenho até hoje para o fazer. Obrigada

Status
Não está aberto para novas mensagens.