Segundo o Código de Praxe da nossa faculdade, a praxe corresponde "ao conjunto de usos, costumes e normas que governam as relações entre os estudantes do Ensino Superior", sendo que se aplica "a qualquer estudante do Ensino Superior que, voluntariamente, se vincule à mesma". Compreende diversas atividades que são realizadas ao longo do ano letivo, tendo como objetivo principal, na minha opinião, integrar os novos alunos da faculdade. No início do ano letivo, há atividades, como, por exemplo, os Jogos Tradicionais e o Torneio Olímpico do Caloiro. Não sei em que é que consiste a 1ª atividade, mas a 2ª inclui vários jogos desportivos (voleibol, futebol, basquetebol,...) entre os caloiros e os "doutores".Temos ainda em outubro o evento dos "Vulcões" e o Cortejo da Latada. Depois, existem as quintas "negras". Basicamente, ao longo do ano letivo, os caloiros e os "doutores" reúnem-se uma vez por semana para discutirem sobre um determinado tema (ex: união, memórias, espírito crítico,...). Em fevereiro, há mais algumas atividades para além das quintas "negras" e, depois, temos o batismo em março - o(a) caloiro(a) pode ser batizado(a) pelo(a) seu/sua padrinho/madrinha ou, então, pela CP(Comissão de Praxe). A seguir ao batismo, há mais 2/3 quintas "negras" e depois vem a semana da queima das fitas em maio (não é só para a praxe). Essa semana termina com a serenata monumental, que é quando os caloiros deixam de ser caloiros (am I right?). Além disso tudo, aprende-se imensas músicas - algumas delas são agradáveis e representam o nosso curso, mas depois há outras que têm com cada palavra...

A praxe da FMUL é considerada bastante soft. Como já referi algures, ninguém é sujado nem humilhado e não há bebedeiras às quintas "negras" (aparentemente, elas existem noutras faculdades). O ambiente costuma ser fixe (principalmente no 2º semestre, que é quando as pessoas já se conhecem melhor).
Não podes ser batizada e praxares depois sem teres sido praxada. Por isso, existe esse passaporte (quando vais a uma quinta "negra", por exemplo, no fim, pedes a um(a) "doutor(a)" para te dar uma assinatura. Antes do batismo, tens de entregar o passaporte à CP para verem o que fizeste ao longo do ano.
Nota: para seres batizada, não precisas de ir a todas as quintas, por exemplo. 2/3, normalmente, são suficientes.
Os caloiros que vão à praxe devem vestir sempre essa t-shirt. Mas vais precisar dela mesmo que não vás à praxe (para a Noite da Medicina).
Não sei se expliquei bem, mas é isso o que acontece, muito resumidamente. Pode ser que alguém te consiga explicar mais alguma coisinha (eu fui praxada poucas vezes).
Ah, se não quiseres ir à praxe, estás à vontade. É frequente haver pessoas que não se identificam com a praxe (se bem que algumas delas depois acabam por ir no 2º ano xD).