Medicina - Médias 2018/2019 - Colocações e discussão

Relativamente às médias, há uma

• Manutenção (subida ou descida média inferior ou igual a 1 décima)

Votes: 110 27.9%
  • Subida (em média 2 décimas)

Votes: 33 8.4%
  • Subida (em média mais de 3 décimas)

Votes: 14 3.6%
  • Diminuição (em média 2 décimas)

Votes: 196 49.7%
  • Diminuição (em média mais de 3 décimas)

Votes: 41 10.4%

• Total voters
    394

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Uau. :eek:
Por curiosidade, sabes se isso era uma USF (unidade de saúde familiar) ou um centro de saúde à antiga (UCSP)?

Na matrícula não vos pedem radiografias nem nada do género (só o boletim de vacinas). Mas a minha interpretação do regulamento é que o RX seria obrigatório - um clássico "é proibido mas pode-se fazer..." ;)
É uma USF, porquê?

little stone

Membro Dux
Matrícula
11 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Apesar de eu ser moderador e incorrendo um pouco no risco do off-topic, as faculdades de Medicina, nomeadamente no norte (Porto e Minho), costumam aceitar o pré-requesito a, emitido no mês de julho? Literally, asking for a friend.
Eles nem devem olhar para a data sinceramente 😂

• Like
Reactions: Angelzz

Alexa

Mega-Caloira da NOVA
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Eu marquei uma consulta de MGF no privado (mais ou menos por esta altura) com uma médica que na altura não me seguia. Ela fez caretas e disse que nunca tinha visto o documento do pre-requisito... mas lá preencheu ahahaha
(Basicamente só testou a minha visão, auscultou-me e analisou as minhas costas ?? Ahahah)

• Like
Reactions: andreiafmf

Bruno815

Membro
Matrícula
21 Julho 2017
Desconhecia isso da validade dos pré requisitos 0.o
Alguém sabe se na FMUC eles têm validade??

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Já agora, alguém da FMUC me consegue explicar como é que os manuais do curso funcionam? Temos uma plataforma digital?
Mas vá, para ser minimamente útil, já agora.
Tu não tens manuais (vá lá, eu desmancho-me a rir com essa palavra na faculdade).
Tu tens livros recomendados pela faculdade/regentes, que na sua generalidade, são calhamaços (~500-1000 páginas, mas para cadeira, o programa pode não abrangê-lo todo, aliás, raramente o é).
E tu tens apontamentos, resumos, tabelas, sebentas, degravadas (aka, outros materiais divinos, feitos por autênticos deuses misericordiosos de meros mortais - tldr: outros alunos).

A faculdade não te disponibiliza nenhum deles, disponibiliza-te uma lista de vários calhamaços (diria que uma média razoável seria 3-10 por cadeira), que são, geralmente redundantes entre si, e podes escolher o que mais gostas. Mas não te é dado acesso ao livro, só o nome dele, tu arranjas (compras, fotocopias, imprimes wtc por ti).

Já os apontamentos e etc..., facilmente os encontrarás? Porquê? Porque existem outros misericordiosos deuses que organizam as coisas todas jeitosinhas (incluindo, cópias de livros de origens mais.. dúbias..) numa Drive (a tal plataforma digital que tu falas), e podes aceder de lá as coisas.

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
Tu não tens manuais (vá lá, eu desmancho-me a rir com essa palavra na faculdade).
Tu tens livros recomendados pela faculdade/regentes, que na sua generalidade, são calhamaços (~500-1000 páginas, mas para cadeira, o programa pode não abrangê-lo todo, aliás, raramente o é).
E tu tens apontamentos, resumos, tabelas, sebentas, degravadas (aka, outros materiais divinos, feitos por autênticos deuses misericordiosos de meros mortais - tldr: outros alunos).

A faculdade não te disponibiliza nenhum deles, disponibiliza-te uma lista de vários calhamaços (diria que uma média razoável seria 3-10 por cadeira), que são, geralmente redundantes entre si, e podes escolher o que mais gostas. Mas não te é dado acesso ao livro, só o nome dele, tu arranjas (compras, fotocopias, imprimes wtc por ti).

Já os apontamentos e etc..., facilmente os encontrarás? Porquê? Porque existem outros misericordiosos deuses que organizam as coisas todas jeitosinhas (incluindo, cópias de livros de origens mais.. dúbias..) numa Drive (a tal plataforma digital que tu falas), e podes aceder de lá as coisas.
Só por curiosidade, na FCS é nos indicada uma bibliografia e, muitas vezes, a correspondência entre cada objetivo da matéria da UC e os capítulos/páginas da bibliografia. A grande maioria da bibliografia indicada é disponibilizada aos alunos em PDF. O restante está na biblioteca ou alguém consegue arranjar o PDF.
Apesar disto, temos resumos de anos anteriores e colegas que se juntam para fazer resumos e disponibilizar ao seu ano antes das avaliações. Mas tenho uma ideia que, por causa desta diferença da bibliografia e da sua disponibilização, na FCS acabamos por estudar mais pela bibliografia indicada do que nas outras faculdades (mas posso estar errada). Desgravadas é coisa que não há na FCS :sweatsmile:

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Só por curiosidade, na FCS é nos indicada uma bibliografia e, muitas vezes, a correspondência entre cada objetivo da matéria da UC e os capítulos/páginas da bibliografia. A grande maioria da bibliografia indicada é disponibilizada aos alunos em PDF. O restante está na biblioteca ou alguém consegue arranjar o PDF.
Apesar disto, temos resumos de anos anteriores e colegas que se juntam para fazer resumos e disponibilizar ao seu ano antes das avaliações. Mas tenho uma ideia que, por causa desta diferença da bibliografia e da sua disponibilização, na FCS acabamos por estudar mais pela bibliografia indicada do que nas outras faculdades (mas posso estar errada). Desgravadas é coisa que não há na FCS :sweatsmile:
Isto é um exemplo típico (para Medicina I):
1534893867533.png

Isto é de Medicina II: até ao dia de hoje, ainda não sei se é gozo ou não, a 20 edição do Harrison saiu em Agosto de 2018. O semestre começou em Setembro de 2017, e acabou para aí em Fevereiro do ano seguinte. Uns bons 6 meses antes, já tinhamos de saber o Harrison.
1534894169434.png

isto já é outro extremo... (*rolls eyes*, é tão importante, que o recomendado é um livro de há 4 edições atrás)
1534893980564.png
1534894003925.png

Vou parar, mas isto é engraçado.
Esta cadeira, vale 1ECTS (é psiquiatria II, nós na psiquiatria I cobrimos todos os temas, diria eu). Equivale a 6 horas de estudo autónomo (eles mesmo chapam isso no moodle).
Bibliografia
1534894415187.png
1534894430271.pngObviamente, que não há qualquer partilha da faculdade de nenhum destes textos.

F.M.L. (qualquer coisa, my life...)

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
Isto é um exemplo típico (para Medicina I):
Ver anexo 5396

Isto é de Medicina II: até ao dia de hoje, ainda não sei se é gozo ou não, a 20 edição do Harrison saiu em Agosto de 2018. O semestre começou em Setembro de 2017, e acabou para aí em Fevereiro do ano seguinte. Uns bons 6 meses antes, já tinhamos de saber o Harrison.
Ver anexo 5402

isto já é outro extremo... (*rolls eyes*, é tão importante, que o recomendado é um livro de há 4 edições atrás)
Ver anexo 5400
Ver anexo 5401

Vou parar, mas isto é engraçado.
Esta cadeira, vale 1ECTS (é psiquiatria II, nós na psiquiatria I cobrimos todos os temas, diria eu). Equivale a 6 horas de estudo autónomo (eles mesmo chapam isso no moodle).
Bibliografia
Ver anexo 5403
Ver anexo 5404Obviamente, que não há qualquer partilha da faculdade de nenhum destes textos.

F.M.L. (qualquer coisa, my life...)
Adorei essa bibliografia, principalmente a 20ª edição do Harri :tearsofjoy:
Um dos únicos livros que a FCS não disponibilizou foi um escrito por dois dos professores, e que também só tinha 1 exemplar na biblioteca, por isso soa-me a tentativa de pôr os alunos a comprar o livro :sweatsmile:
Só um pormenor em relação ao meu post: é só o que acontece até ao 3º (o que eu conheço). Penso que a partir do 4º é mais como mostraste, só o nome dos livros, sem a referência a capítulos ou páginas.

Bruno815

Membro
Matrícula
21 Julho 2017

Muito obrigado pelo esclarecimento! Não sei porquê mas sempre tive a ideia de que na uni é mais difícil arranjar material de estudo xD mas agora já não me parece uma tarefa muito difícil! Obrigado mais uma vez!

Matrícula
31 Agosto 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Já agora, alguém da FMUC me consegue explicar como é que os manuais do curso funcionam? Temos uma plataforma digital?
É como já disseram, há uma lista enorme de livros recomendados para cada cadeira. No 1º ano, os únicos livros que se usam é o netter como atlas para anatomia e o livro de histologia que tbm é um atlas. Podes eventualmente usar um de exercícios de biofísica, mas há quem use fotocópias. De resto, as sebentas servem perfeitamente. Mas claro que existem alguns desses livros recomendados em versão pdf para quem quer consultar nas drives organizadas pelos alunos mais velhos.

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
ano passado ficou 17,90 se nao me engano,certo?
Certíssimo! É exatamente essa a minha média :p

Acredito numa descida, mas teremos que esperar pra ver! Eu quero preferencialmente Lisboa, mas pronto, o que interessa é entrar, seja onde for!