Oi oi, bom dia, desde já parabéns por seres finalista.
Quanto às opções que me falaste tem muitas questões pelo meio. Fmuc e Uminho têm formas de avaliar muito diferentes. Se pela fmuc eles usam o método de media do secundaria+média de licenciatura+valorização da idade (se tiveres menos de 30 anos tens a valorização máxima - 20 pontos )... Não me recordo bem se precisavas de 52 ou 53 para passares as entrevistas (2 fase). E se depois entrares as equivalências são muito variáveis mas acredito que não dêem muitas. Quanto à uminho eles não dificultam se falarmos que não há nota mínima (se ficares dentro dos 27 melhores vais às entrevistas onde entram os 18 melhores). E já agora... Entras diretamente para o 3 ano

. Mas esse ano é particular... Tens aulas de vários anos.
Mas atenção... Métodos de ensino super diferentes. fmuc mais clássico com os professores a darem te aulas e na uminho é mais auto didata. Tens aulas de grupo em que tens colegas a darem te aulas (apresentações). Obviamente tens seminários com os professores a darem te aulas, mas não todas. Depende também do que gostas e procuras.
Boa sorte e se tiveres mais questões força... Posso não responder logo porque está semana tenho os meus 2 últimos exames do ano.