Olá a todos,
tenho uma amiga a estudar na Eslováquia, na
Faculdade de Medicina Jessenius. Antes de ela ter decidido estudar medicina no estrangeiro, eu não fazia ideia que haviam tantas países com o curso de medicina em inglês na Europa. Pelo que percebi pode-se tirar o curso de medicina em inglês não só na República Checa, Hungria ou Polónia (os mais conhecidos), como também na Eslováquia, Roménia, Lituânia, Letónia, Sérvia, Croácia, Moldávia, Ucrânia e até mesmo em
Itália. Em Itália, as propinas são as mais baixas de todas, cerca de 2000€ por ano. É, no entanto, preciso fazer um exame específico, chamado IMAT (International Medical Admissions Test).
Ela frequentou um
curso de preparação em Berlim que adorou e a ajudou imenso e eu estou a pensar fazer o mesmo. Este curso prepara-nos para os diferentes exames de admissão em vários países (cada país tem os seus próprios exames, alguns mais exigentes que outros), incluíndo o IMAT para entrar em Itália. Os exames para algumas destas Universidades (Polónia, Lituânia, República Checa, Eslováquia e Bulgária) são realizados gratuitamente em Berlim no final do curso, ou seja, não é preciso deslocarmo-nos a cada uma das Universidades. De qualquer forma, Berlim encontra-se no centro da Europa e, por isso, é fácil ir a qualquer Universidade na Europa de comboio ou autocarro (por exemplo, 4h30 até Praga de comboio). A minha amiga visitou durante os fins de semana, as várias cidades a que se queria candidatar, para realmente saber se gostaria ou não de passar os 6 anos de estudo nessa cidade...
@Maria Luiz: em relação a propinas financiadas ainda não investiguei. Vou perguntar à minha amiga. Talvez encontres informação no site de cada Faculdade. No site da
Berlin Medical Academy eles tem informação sobre várias Universidades e o link para elas (em inglês - procura Medical Studies Abroad). Existem imensas! Podes ver também se o curso de preparação te interessa.
https://www.premedicine-berlin.de
Também há em Pt:
https://www.premedicine-berlin.de/estudar-medicina-estrangeiro/
Boa sorte e bons estudos!