Medicina (ou psicologia?)

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Diogo ADSL

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2020
Olá, chamo-me Diogo e, neste momento, estou a frequentar o 12.º ano no Curso de Ciências e Tecnologias.
Relativamente às disciplinas opcionais, escolhi Biologia (pois é aquela de que mais gosto e na qual me sinto mais confiante) e Inglês. Esta última surgiu como alternativa à Psicologia, depois de ter sido aconselhado a priozar a nota, uma vez que em Inglês o 20 é praticamente garantido. Para além disso, na minha escola Psicologia é ensinada por um professor de filosofia e, tendo já assistido a uma aula destas, posso confirmar que a parte biológica (nomeadamente o módulo de Genética) fica aquém do esperado. Concluindo, não estou arrependido da minha escolha.
No 9.º ano comecei a considerar seguir Medicina. Adorei Ciências, o corpo humano, os sistemas de orgãos. Até hoje, medicina tornou-se o meu objetivo. Terminei o 10° ano com média de 18. 9 e o 11° com 19.1. Com um empurrãozito do Governo devido à pandemia, obtive também excelentes notas nos Exames: 20,0 a FQ e 18.7 a BG. Enxergando o panorama geral, penso estar bem encaminhado para uma candidatura no monstro dos cursos superiores.
No entanto, a passagem pelo secundário deixou as suas marcas. Sempre fui uma pessoa com vocação para as humanidades (em oposição a matérias mais analíticas, como a Matemática) e, sobretudo no 11 ano, deu-se uma reaproximação. Comecei a interessar-me mais por aspetos sociais, políticos, pelo comportamento humano, pela psicologia, e é nesse mundo que sonho fazer a diferença. Questões que confrontam Biologia e Construção Social, nomeadamente no âmbito da sexualidade, têm prendido a minha atenção.
Ainda assim, pretendo seguir Medicina, não só porque é um objetivo que já estabeleci, como acho que me fornecerá bases mais sólidas, sobretudo no que toca à Biologia, do que outros cursos relacionados. Relativamente a especialidades, a que mais me atrai é Medicina Geral e Familiar, porque me proporciona um maior contacto com as pessoas e um espaço de manobra maior para projetos diversificados, mas penso também em investigação na área da neurociência, em exercer como professor catedrático e em psicologia médica. No geral, espero (tal como tenho a certeza que muitos alunos de medicina esperam) ser uma pessoa ativa e que possa realmente dar um contributo à sociedade na sua área de estudos. Já diagnosticar, tratar e exercer de facto na área da saúde... sabe- me a pouco.
Por isso, as minhas questões são: Devo seguir medicina ou existem outros cursos mais direcionados para os meus interesses? Se sim, que especialidades? Ou tenho de optar por doutoramentos? Por último, qual é a Faculdade mais indicada para mim (considerado que sou da Margem Sul)?

Matrícula
2 Março 2019
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Oi, é assim, as tuas perguntas são muuito complexas e o único que pode responder no final das contas és tú.
Mas vou-te contar um pouco da minha situação que foi até parecida á tua.
Quando andava no 10º ano tb tinha bastantes dúvidas do que seguir, eu gostava bastante de física mas também gostava bastante de medicina, e sempre houve essa "batalha interior" de não saber muito bem do que seguir...acabei por me focar mais em medicina, mas mesmo assim havia sempre esse parte em mim que queria física.
Feitos os exames acabei por não ter média de entrada para medicina, mas fiquei colocado em engenharia biomédica.
Ou seja em teoria acabei por ficar com tudo right? Engenharia biomédica tem as cadeiras de física e cadeiras de medicina então eu em teoria tinha conseguido as duas! Errado. O problema surge quando ao ver que apos algumas aulas das diferentes cadeiras do curso de física vejo que simplesmente não me dizia nada, ou seja, aquele parte em mim que queria física simplesmente morreu. No segundo semestre decidi repetir os exames nacionais para a entrada em medicina pois após muuuita leitura (de livros de médicos que já te recomendo aí abaixo) realizei que tinha a certeza que era isso que eu me via a fazer. Realizei os exames e tive dois 20 e um 18, e (como toda a gente) estou á espera dos resultados da cadidatura. Entrar em Biomédica me fez realizar que engenharia não é para mim e não é a minha vocação, mas foi uma coisa fundamental para mim, se tivesse entrado de primeira em medicina provavelmente me estaria sempre a perguntar se era mesmo isso que eu queria.

Uma coisa que temos de ter em mente é que os nossos gostos podem mudar, por isso o que eu te aconselho para veres se mesmo medicina é para ti lê alguns destes livros:
Por um Fio - Drauzio Varella
Sem causar mal - Henry Marsh
Incognito- David Eagleman (o autor não é medico mas é um neurocientista, por isso acho que te ajudaria para entender melhor a neurociencia)
O Homem Que Confundio a sua Mulher com um Chapéu - Oliver Sacks -(Este livro foi escrito por um neurologista, e é um dos livros de neurociencia mais famosos do mundo)

Mas sinceramente acho que a tua decisão está tomada, vendo que falas com muita paixão da psicologia "Comecei a interessar-me mais por aspetos sociais, políticos, pelo comportamento humano, pela psicologia, e é nesse mundo que sonho fazer a diferença "

• Like
Reactions: Mafalda12

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Comecei a interessar-me mais por aspetos sociais, políticos, pelo comportamento humano, pela psicologia, e é nesse mundo que sonho fazer a diferença. Questões que confrontam Biologia e Construção Social, nomeadamente no âmbito da sexualidade, têm prendido a minha atenção.
A meu ver respondeste à tua questão aqui.

• Like
Reactions: António Duduman

Diogo ADSL

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2020
Oi, é assim, as tuas perguntas são muuito complexas e o único que pode responder no final das contas és tú.
Mas vou-te contar um pouco da minha situação que foi até parecida á tua.
Quando andava no 10º ano tb tinha bastantes dúvidas do que seguir, eu gostava bastante de física mas também gostava bastante de medicina, e sempre houve essa "batalha interior" de não saber muito bem do que seguir...acabei por me focar mais em medicina, mas mesmo assim havia sempre esse parte em mim que queria física.
Feitos os exames acabei por não ter média de entrada para medicina, mas fiquei colocado em engenharia biomédica.
Ou seja em teoria acabei por ficar com tudo right? Engenharia biomédica tem as cadeiras de física e cadeiras de medicina então eu em teoria tinha conseguido as duas! Errado. O problema surge quando ao ver que apos algumas aulas das diferentes cadeiras do curso de física vejo que simplesmente não me dizia nada, ou seja, aquele parte em mim que queria física simplesmente morreu. No segundo semestre decidi repetir os exames nacionais para a entrada em medicina pois após muuuita leitura (de livros de médicos que já te recomendo aí abaixo) realizei que tinha a certeza que era isso que eu me via a fazer. Realizei os exames e tive dois 20 e um 18, e (como toda a gente) estou á espera dos resultados da cadidatura. Entrar em Biomédica me fez realizar que engenharia não é para mim e não é a minha vocação, mas foi uma coisa fundamental para mim, se tivesse entrado de primeira em medicina provavelmente me estaria sempre a perguntar se era mesmo isso que eu queria.

Uma coisa que temos de ter em mente é que os nossos gostos podem mudar, por isso o que eu te aconselho para veres se mesmo medicina é para ti lê alguns destes livros:
Por um Fio - Drauzio Varella
Sem causar mal - Henry Marsh
Incognito- David Eagleman (o autor não é medico mas é um neurocientista, por isso acho que te ajudaria para entender melhor a neurociencia)
O Homem Que Confundio a sua Mulher com um Chapéu - Oliver Sacks -(Este livro foi escrito por um neurologista, e é um dos livros de neurociencia mais famosos do mundo)

Mas sinceramente acho que a tua decisão está tomada, vendo que falas com muita paixão da psicologia "Comecei a interessar-me mais por aspetos sociais, políticos, pelo comportamento humano, pela psicologia, e é nesse mundo que sonho fazer a diferença "
Mensagem fundida automaticamente:

Sim, é verdade. Obrigado pela resposta e passarei uma vista de olhos por essas leituras.

A meu ver respondeste à tua questão aqui.
Eu gostava de perceber se através da medicina poderia ir ao encontro dessas temáticas. Obrigado pela resposta, de qualquer das formas.

Matrícula
2 Março 2019
Curso
Medicina
Instituição
FMUL

Sim, é verdade. Obrigado pela resposta e passarei uma vista de olhos por essas leituras.

Eu gostava de perceber se através da medicina poderia ir ao encontro dessas temáticas. Obrigado pela resposta, de qualquer das formas.
Podes, só que é um caminho longo... Porque também tens de pensar que há mais obstáculos lá na frente...
Por exemplo, já pensas-te se não consegues ficar colocado na especialidade que tu queres? O que fazes? Tu dizes que não queres atender nem diagnosticar... Aí é complicado...

Diogo ADSL

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2020
Podes, só que é um caminho longo... Porque também tens de pensar que há mais obstáculos lá na frente...
Por exemplo, já pensas-te se não consegues ficar colocado na especialidade que tu queres? O que fazes? Tu dizes que não queres atender nem diagnosticar... Aí é complicado...
A verdade é que até chegar à altura de escolher a especialidade vai passar muito tempo e mudar muita coisa. Penso que a opção mais segura para mim seja a Medicina, que é algo que já quero há algum tempo. De facto, pareço já ter todas as respostas, mas quis ouvir a opinião de pessoas com mais alguma experiência do que eu 🙂

• Like
Reactions: Blasty