Medicina para Licenciados - Universidade do Algarve

violet33

Membro
Matrícula
10 Março 2021
Olá a quem estiver a ler isto!

Estou no meu 3 ano de licenciatura em Ciências da Nutrição, mas com intenção de utilizar a licenciatura para posteriormente ingressar em Medicina, uma vez que sempre foi a minha primeira opção e o meu verdadeiro gosto.
Estive a pesquisar muito sobre o Concurso Especial para Licenciados que algumas faculdades do país fazem e destacou-me a UAlg pela duração ser apenas 4 anos e pelo método de ensino ser por PBLs, um método que funciona muito bem comigo.
Contudo, vi que terei que ter pelo menos 120 ETCs concluidas para poder concorrer, só que não percebi ao certo esta parte.
Terei eu ETCs suficientes com a Licenciatura de Ciências da Nutrição?

Aproveito para perguntar, alguém que já tenho feito o percurso Nutrição -> Medicina?

Uma licenciatura normalmente vale 180 ECTS, 60 por ano.

Não é "ter pelo menos 120 ECTS", é isto:
f) As competências associadas à formação académica anterior deverão permitir a creditação de um mínimo de 120 ECTS, de acordo com o Quadro n.º 1 em anexo ao Aviso n.º 13242/2019, de 22 de agosto, publicado no Diário da República, n.º 160, 2.ª série
Quer dizer que, dos 180 créditos que realizas, tens de conseguir creditar 120 deles no mestrado integrado. É daqui que vem o "apenas 4 anos". O mestrado é de 360 ECTS, correspondente a 6 anos, mas tens de conseguir creditar 2 para conseguir entrar sequer, de onde restam 4 anos.

De acordo com o quadro do aviso supramencionado,
Os 120 créditos atribuídos às várias áreas científicas serão obtidos através da creditação de competências adquiridas/formação durante a licenciatura anterior dos candidatos. Estes 120 créditos irão resultar da combinação das diferentes áreas científicas indicadas no quadro n.º 1. O número de ECTS atribuído por área científica irá depender da duração das unidades curriculares, sua carga horária e do número de unidades curriculares que a constituem. O número de ECTS creditados será sempre 120.

É uma questão de veres o plano de estudos da tua licenciatura, veres as áreas científicas e o número de créditos das cadeiras, e ver se te dá pelo menos 120 nas áreas que estão lá enumeradas.

Última edição:

Estou no meu 3 ano de licenciatura em Ciências da Nutrição, mas com intenção de utilizar a licenciatura para posteriormente ingressar em Medicina, uma vez que sempre foi a minha primeira opção e o meu verdadeiro gosto.
Estive a pesquisar muito sobre o Concurso Especial para Licenciados que algumas faculdades do país fazem e destacou-me a UAlg pela duração ser apenas 4 anos e pelo método de ensino ser por PBLs, um método que funciona muito bem comigo.
Contudo, vi que terei que ter pelo menos 120 ETCs concluidas para poder concorrer, só que não percebi ao certo esta parte.

Aproveito para perguntar, alguém que já tenho feito o percurso Nutrição -> Medicina

Aproveito para perguntar, alguém que já tenho feito o percurso Nutrição -> Medicina?
Em principio com Ciências da Nutrição tens. É das licenciaturas em que o pessoal após terminar o curso mais tenta medicina e conheço imensa gente no Algarve.
Boa Sorte! Porque se gostas de Clínica, a área da nutrição em Portugal realmente não é aquilo que estudas (maioria dos contratos é para ginásios ou compnahias de suplementos/dietas pré-feitas)

• Like
Reactions: sigis