Muito obrigado a todos pela motivação
, é muito dificil entrar a primeira por este concurso? e eu vi que o concurso é sempre no começo do ano então quando eu acabar a licenciatura eu só posso concorer no ano a seguir? Filipe eu vi que dão pontos extras a quem tem os três exames, se eu ter 10 no de fq e mat já conta? julia é muito difícil acabar a licenciatura com média acima de 14? e fisiologia clinica aprofunda-se bastante nos temas? fisiologia clinica tem paridade internacional? Desde já muito obrigado.
User83,
A competição para entrar neste concurso é sempre intensa, assim como em todos os outros concursos de Medicina. No entanto, isso não significa que não tenhas a capacidade de conseguir. Costumo dizer que há espaço para todos, mas o ritmo de cada um é diferente. Se não conseguires este ano, tenta novamente no próximo, e assim por diante.
Falei com as universidades, e para te candidatares só será possível no ano seguinte, pois é necessário ter a licenciatura concluída. Aproveita este tempo para construir um bom currículo, ganhar experiência, fazer estágios e voluntariado na área da saúde. Em princípio, eu terminarei o curso de Fisiologia Clínica com uma média de 15/16, e tenho certeza de que tu também podes alcançar uma média superior a 14. Se eu não tivesse me desleixado no 2.º ano, estou certa de que conseguiria uma média de 17/18.
Neste momento, estou a preparar-me para o exame de Matemática A, e vou dedicar-me a isso enquanto concluo a licenciatura. Nunca é tempo perdido; sempre há algo que podemos fazer para avançar em direção aos nossos sonhos. A Fisiologia Clínica aprofunda-se bastante em áreas como cardiologia, pneumologia e neurologia, e o curso é também conhecido como cardiopneumologia e neurofisiologia. O próprio nome já reflete isso.
Existem áreas muito interessantes que não são estudadas em Medicina, como a perfusão cardiovascular. Foi através dessa disciplina que me apaixonei por cirurgia e meu sonho é tornar-me cirurgiã cardíaca. Na Inglaterra e nos países nórdicos, o curso de Fisiologia Clínica é reconhecido e valorizado. Em outros países, infelizmente, é comum que só reconheçam o curso como sendo de médico ou enfermeiro, embora na Fisiologia Clínica realizemos tarefas que em muitos lugares são atribuídas apenas aos médicos, como ultrassons, elaboração de relatórios, análise de exames, e a programação e implantação de pacemakers. Também sabemos sobre medicação, mas a prescrição de medicamentos é uma competência exclusiva dos médicos.
Espero ter ajudado