Medicina para licenciados

user83

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2024
Olá, eu entrei para fisiologia clinica este ano e estou muito feliz, contudo, o meu sonho sempre foi medicina, eu estive a pesquisar e vi que existe o concurso especial para licenciados e particularmente fiquei interessado na FMUL e e gostaria de saber o quão difícil é para entrar, testemunhos de gente que entrou por este concurso, se é necessário alguma prova de conhecimentos e etc...

Ao fazer os cálculos vi que ao acabar a licenciatura em fisiologia clinica e o mestrado integrado em medicina terei 28 anos e vi que se fosse na universidade do algarve poderia acabar até antes, acham que é muito tarde ou vale a pena fazer isso pelo meu sonho?
Toda a ajuda é bem vinda, obrigado

Olá, eu entrei para fisiologia clinica este ano e estou muito feliz, contudo, o meu sonho sempre foi medicina, eu estive a pesquisar e vi que existe o concurso especial para licenciados e particularmente fiquei interessado na FMUL e e gostaria de saber o quão difícil é para entrar, testemunhos de gente que entrou por este concurso, se é necessário alguma prova de conhecimentos e etc...

Ao fazer os cálculos vi que ao acabar a licenciatura em fisiologia clinica e o mestrado integrado em medicina terei 28 anos e vi que se fosse na universidade do algarve poderia acabar até antes, acham que é muito tarde ou vale a pena fazer isso pelo meu sonho?
Toda a ajuda é bem vinda, obrigado
Vale sempre a pena lutar pelos nossos sonhos. 🤞🍀

Se o teu sonho é Medicina, segue em frente. Conheço uma pessoa que entrou em Medicina como licenciada aos 38 anos. Teve equivalências e fez o curso em 4 anos. Nos primeiros 2 anos continuou a trabalhar e fez as cadeiras todas com muito sacrifício. Nos dois anos seguintes viveu do fundo de desemprego e com isso conseguiu manter o estatuto de TE. Mas não é o único caso que conheço. Há uns anos conheci um dentista que com quase 50 anos entrou em Medicina, teve as equivalências e fez o curso em 3 anos, e neste período sempre a trabalhar como dentista no consultório, claro que com menos atendimentos. E conheço uma enfermeira que entrou aos 45 anos e fez em quatro anos, sempre a trabalhar. Hoje em dia as pessoas vivem em média 80 e tal anos e quem tem paixão pela Medicina trabalha até morrer. Há médicos a atender com mais de 90 anos! Claro que com horários mais reduzidos, mas a paixão é mais forte e não ficam em casa. Portanto se acabares o curso aos 30 és ainda jovem! Já agora, há médicos que mudam de vida aos 40 ou aos 50 e fazem outra especialidade e conheço dois anos assim. Um deles foi meu professor e fez a especialidade que tem agora quase aos 50! Aliás ele tem três especialidades! Não desistas nunca! Vou-te dar os seguintes conselhos:

- Tira média de curso acima de 14 para concorreres ao Algarve. A entrada no Algarve é tricky por causa da entrevista e conheço uma rapariga que só entrou na quarta tentativa. Não esquece que no Algarve pedem experiência profissional de 6 meses ou 12 meses de voluntariado. Começa a fazer voluntariado no curso.

- pondera fazer exames nacionais de novo. O meu primo fez aos 40 anos e tirou uma segunda licenciatura como trabalhador-estudante e entrou com exames nacionais. A média de Medicina dentro de 2 a 4 anos vai cair para pouco mais de 17,0.

Toda a ajuda é bem vinda,

Olá user83,

Sou estudante de Fisiologia Clínica e estou no meu último ano de licenciatura. O meu sonho é seguir Medicina, e no próximo ano vou candidatar-me à FMUP. Não importa quantas vezes tentamos ou qual a nossa idade (tenho 25 anos, para ser exata), vale sempre a pena lutar pelos nossos sonhos. Se realmente desejarmos algo, conseguimos alcançá-lo.

Ter uma licenciatura em Fisiologia Clínica será extremamente valioso na Medicina, pois te permitirá aprofundar conhecimentos e entender tópicos com uma perspectiva que até pode superar a de muitos estudantes de Medicina.

Desejo-te muito sucesso nesta nova etapa da tua jornada! ❤️

Muito obrigado a todos pela motivação ❤️ , é muito dificil entrar a primeira por este concurso? e eu vi que o concurso é sempre no começo do ano então quando eu acabar a licenciatura eu só posso concorrer no ano a seguir? Filipe eu vi que dão pontos extras a quem tem os três exames, se eu ter 10 no de fq e mat já conta? Julía é muito difícil acabar a licenciatura com média acima de 14? e fisiologia clinica aprofunda-se bastante nos temas? fisiologia clinica tem paridade internacional? Desde já muito obrigado.

Última edição:
  • Like
Reactions: Julia2277
Muito obrigado a todos pela motivação ❤️ , é muito dificil entrar a primeira por este concurso? e eu vi que o concurso é sempre no começo do ano então quando eu acabar a licenciatura eu só posso concorer no ano a seguir? Filipe eu vi que dão pontos extras a quem tem os três exames, se eu ter 10 no de fq e mat já conta? julia é muito difícil acabar a licenciatura com média acima de 14? e fisiologia clinica aprofunda-se bastante nos temas? fisiologia clinica tem paridade internacional? Desde já muito obrigado.

User83,

A competição para entrar neste concurso é sempre intensa, assim como em todos os outros concursos de Medicina. No entanto, isso não significa que não tenhas a capacidade de conseguir. Costumo dizer que há espaço para todos, mas o ritmo de cada um é diferente. Se não conseguires este ano, tenta novamente no próximo, e assim por diante.

Falei com as universidades, e para te candidatares só será possível no ano seguinte, pois é necessário ter a licenciatura concluída. Aproveita este tempo para construir um bom currículo, ganhar experiência, fazer estágios e voluntariado na área da saúde. Em princípio, eu terminarei o curso de Fisiologia Clínica com uma média de 15/16, e tenho certeza de que tu também podes alcançar uma média superior a 14. Se eu não tivesse me desleixado no 2.º ano, estou certa de que conseguiria uma média de 17/18.

Neste momento, estou a preparar-me para o exame de Matemática A, e vou dedicar-me a isso enquanto concluo a licenciatura. Nunca é tempo perdido; sempre há algo que podemos fazer para avançar em direção aos nossos sonhos. A Fisiologia Clínica aprofunda-se bastante em áreas como cardiologia, pneumologia e neurologia, e o curso é também conhecido como cardiopneumologia e neurofisiologia. O próprio nome já reflete isso.

Existem áreas muito interessantes que não são estudadas em Medicina, como a perfusão cardiovascular. Foi através dessa disciplina que me apaixonei por cirurgia e meu sonho é tornar-me cirurgiã cardíaca. Na Inglaterra e nos países nórdicos, o curso de Fisiologia Clínica é reconhecido e valorizado. Em outros países, infelizmente, é comum que só reconheçam o curso como sendo de médico ou enfermeiro, embora na Fisiologia Clínica realizemos tarefas que em muitos lugares são atribuídas apenas aos médicos, como ultrassons, elaboração de relatórios, análise de exames, e a programação e implantação de pacemakers. Também sabemos sobre medicação, mas a prescrição de medicamentos é uma competência exclusiva dos médicos.
Espero ter ajudado 💕