Medicina para licenciados

tatianafa

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2021
Olá a todos,

Tenho 22 anos e sou licenciada em Farmácia Biomédica pela FFUC. Atualmente encontro-me a terminar o mestrado em Genética Clínica Laboratorial. No entanto, à medida que me aproximo da realidade do mercado de trabalho e percebo as dificuldades existentes na nossa área, tenho refletido bastante sobre o meu futuro profissional.

A área da saúde sempre me despertou grande interesse e vejo no curso de Medicina uma oportunidade de ter um contacto mais direto com o utente e, a longo prazo, alcançar uma maior estabilidade profissional e financeira. Concluí a licenciatura com média final de 15 valores, mas considero que a entrada em Medicina será bastante difícil.

Estou a ponderar candidatar-me à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e à Universidade do Minho, através do regime especial para licenciados. No entanto, no caso da Universidade do Minho, é necessária a realização de uma prova de conhecimentos, o que também me levanta algumas dúvidas.

Gostaria de saber se alguém que tenha passado por um percurso semelhante pode partilhar conselhos, orientações ou materiais de estudo. Acham que estou a tomar uma boa decisão?

Olá @tatianafa
Este é um tema recorrente no Uniarea, sobretudo entre licenciados da área da saúde. Há vários testemunhos de pessoas com percursos semelhantes ao teu (Farmácia, Biomédicas, Bioquímica, Genética) que ponderaram ou ingressaram em Medicina pelo regime especial para licenciados.
De forma geral, o consenso nos tópicos é que não é uma má decisão, desde que seja consciente: Medicina é um percurso longo e exigente, mas quem já vem da área da saúde e procura mais contacto com o doente tende a adaptar-se melhor.
Quanto ao acesso, há relatos de entradas na FMUC com médias semelhantes à tua, e a prova da UMinho é descrita como exigente mas possível com estudo estruturado (Biologia e Química do secundário). Recomenda-se consultar experiências e materiais partilhados aqui:

• Like
Reactions: sigis