Medicina - Previsão Médias 2023/2024

Socorro, não sei como por a ordem da minha candidatura ente fmul, nova e ubi…
Os preços de Lisboa assustam me mas tenho medo de não gostar da Covilhã… ou não ficar “tão bem preparado”

Os preços de Lisboa assustam me mas tenho medo de não gostar da Covilhã… ou não ficar “tão bem preparado”
É mt difícil alguém te dar uma opinião que pode decidir o teu futuro..Se quiseres menos stress e menos gastos vai para a UBI. Isso da preparação é mt relativo. Se tiveres menos gastos e stress provavelmente ficas com a cabeça mais disponível para te preparares melhor pois grande parte dos 3 primeiros anos é teoria e é trabalho mais feito através de sebentas e livros.

• Like
Reactions: LeoSF
Para além do que o Sérgio referiu , tenho um colega que entrou na UBI o ano passado , e ele estava a adorar mas mesmo assim numa 2 fase candidatou se novamente , e entrou na FMUL , e ele diz que não tem nada haver o ambiente que preferiu mil vezes a UBI…, disse que era um ambiente mais acolhedor, para além disso umas colegas que entraram também o ano passado na UBI dizem me que o curso logo desde o 1 ano é mesmo muito prático.
Mas lá está , isto é a opinião , de 2/3 pessoas

• Like
Reactions: LeoSF
alguém de lisboa por aqui ?
qual a faculdade mais próxima da região de Benfica, a fmul ou a nova ?
Não sou de Lisboa. Mas pelo google maps:
1690107486828.png
FMUL - F; NOVA - N.
A FMUL parece-me mais perto.

(Também depende, se a NOVA realmente mudar pra Carcavelos)
E suponho que também dependa de que zona de Benfica.

Concordo e até é a minha ideia mas no público ( onde eu andei também) , metade de das aulas não tinha o que já não tem a ver com esses fatores, no colégio era uma raridade ter um furo. Estava também a ver as coisas na óptica da facilidade dos profs em ficarem “ doentes”.
E sim infelizmente só quem tem recursos é que vai para colégios mas depois muita coisas podiam estar niveladas, era obrigação do publico estar/ oferecer outro nível.
Andei na pública e furos são raríssimos.
Acho que há privadas e privadas. Há aquelas que realmente te dão mais recursos que te permitem ter notas mais altas, e há aquelas em que só dão notas altas à maluca. Não digo que isto tmb não aconteça na pública, mas é muito mais raro.
A prova disto são as escolas a ser investigadas por inflação de notas. Outra prova é o governo querer aumentar o peso dos exames nacionais para acesso ao ensino superior, para tentar equilibrar estas inflações.

Andei na pública e furos são raríssimos.
Acho que há privadas e privadas. Há aquelas que realmente te dão mais recursos que te permitem ter notas mais altas, e há aquelas em que só dão notas altas à maluca. Não digo que isto tmb não aconteça na pública, mas é muito mais raro.
A prova disto são as escolas a ser investigadas por inflação de notas. Outra prova é o governo querer aumentar o peso dos exames nacionais para acesso ao ensino superior, para tentar equilibrar estas inflações.
No privado não existe essa inflação. Por norma existe uma grelha onde são colocadas as avaliações e aquilo depois dá a média e é aqui que vais ter. No público isso não existe... Não esquecer que esse rigor acontece pois é caro andar em colégios e nenhum pai quer o filho prejudicado.Até podes ver privados com excelentes médias internas mas vais ver e a média dos exames nesses colégios é ainda superior...Enfim basta veres as classificações nos exames nacionais, vai ver os rankings.Simples.

Oie! Olha, eu entrei na ubi no ano passado e por ali vou andar mais uns anitos. Eu tenho amigos em medicina na fmul e na fmuc, e posso dizer que falando com eles e também com outras pessoas, e pela minha experiência, o ambiente na ubi, pelo menos em medicina, é mesmo muito acolhedor!

Não sentes nenhum ambiente de competição aqui, eu nos primeiros dias na Covilhã andava perdida da vida e sempre que falava com pessoas de outros anos, todos se ofereciam logo pra mandarem apontamentos, resumos, etc, inclusive o próprio núcleo de estudantes de medicina tem uma drive com esses materiais todos de todos os anos pra disponibilizarem aos restantes alunos.

Em termos de ensino, epah, é uma questão de habituação. É muito focada em estudo autónomo, ou seja, tu não tens um professor a ensinar te a matéria, tu aprendes sozinho tudo e tiras dúvidas com os profs apenas. Tivemos este ano logo estágios em hospitais e centros de saúde só para nos familiarizarmos já com esse ambiente e entendermos como funcionam etc... E tivemos avaliações práticas de SBV e assim.

Eu posso dizer que em termos de preparação, olha, talvez a teoria possa não ficar ao nível de outras faculdades, maaas não ficamos muito atrás nem ficamos mal. Eu até acho que ficamos a ganhar por ser estudo autónomo porque nos habitua desde o início a ganharmos ferramentas para aprendermos sozinhos tudo, e ficamos bem preparados a nível prático, o que se calhar até dá muito jeito depois lá mais para a frente para os anos clínicos porque já vamos com outro andamento para os estágios, mas não te posso dizer muito porque lá está, ainda só acabei o primeiro ano ahah

Olá! Quero ir para medicina (estou disponível para todas as universidades), porém estou 2 décimas a baixo (18,0) e sinto que as médias não vão descer o suficiente.
Pensei em ir para medicina dentária e tentar subir a média dos exames nacionais, já que a minha média interna é de 19,4. Mas tenho algumas dúvidas..
Dizem que medicina dentária tem bastantes equivalências com medicina mas gostava de saber quais ao certo.
E também gostava de saber se ao entrar em medicina dentária na universidade do Porto (FMDUP) se só tenho equivalências com a universidade de medicina do Porto (FMUP) ou se tenho com todas (por exemplo com a UBI).

Oie! Olha, eu entrei na ubi no ano passado e por ali vou andar mais uns anitos. Eu tenho amigos em medicina na fmul e na fmuc, e posso dizer que falando com eles e também com outras pessoas, e pela minha experiência, o ambiente na ubi, pelo menos em medicina, é mesmo muito acolhedor!

Não sentes nenhum ambiente de competição aqui, eu nos primeiros dias na Covilhã andava perdida da vida e sempre que falava com pessoas de outros anos, todos se ofereciam logo pra mandarem apontamentos, resumos, etc, inclusive o próprio núcleo de estudantes de medicina tem uma drive com esses materiais todos de todos os anos pra disponibilizarem aos restantes alunos.

Em termos de ensino, epah, é uma questão de habituação. É muito focada em estudo autónomo, ou seja, tu não tens um professor a ensinar te a matéria, tu aprendes sozinho tudo e tiras dúvidas com os profs apenas. Tivemos este ano logo estágios em hospitais e centros de saúde só para nos familiarizarmos já com esse ambiente e entendermos como funcionam etc... E tivemos avaliações práticas de SBV e assim.

Eu posso dizer que em termos de preparação, olha, talvez a teoria possa não ficar ao nível de outras faculdades, maaas não ficamos muito atrás nem ficamos mal. Eu até acho que ficamos a ganhar por ser estudo autónomo porque nos habitua desde o início a ganharmos ferramentas para aprendermos sozinhos tudo, e ficamos bem preparados a nível prático, o que se calhar até dá muito jeito depois lá mais para a frente para os anos clínicos porque já vamos com outro andamento para os estágios, mas não te posso dizer muito porque lá está, ainda só acabei o primeiro ano ahah
Mas não achas que a parte teórica também é muito importante? e secalhar ficam " a perder" em comparação com uma fuma ou fmul (as clássicas)
A Covilhã desperta o meu interesse precisamente pelo ambiente e por os quartos serem muito mais baratos.
Post automatically merged:

Mas não achas que a parte teórica também é muito importante? e secalhar ficam " a perder" em comparação com uma fuma ou fmul (as clássicas)
A Covilhã desperta o meu interesse precisamente pelo ambiente e por os quartos serem muito mais baratos.
Já comparaste como teus amigos da fmul, fmuc? em termos de ensino

Então acham que as médias da segunda fase, consequentemente também vão descer? ou há hipótese de subirem
é que a primeira fase não me correu bem mas na segunda fase estou a contar ter 18,6/18,7 por ai, acham que dá?

Então acham que as médias da segunda fase, consequentemente também vão descer? ou há hipótese de subirem
é que a primeira fase não me correu bem mas na segunda fase estou a contar ter 18,6/18,7 por ai, acham que dá?
Ainda falta o exame da matemática e Bio, amanhã e depois de amanhã. E também falta ter a certeza se abrem vagas para a 2º fase, na FMUL nos últimos 3 anos só abriram o ano passado. Mas, se os exames tiverem resultados semelhantes, talvez desçam e aí tens boas hipóteses de entrar, se estiveres a falar da FMUL, claro.

Como acham que serão as médias nas ilhas ? Acham que será possível com média de 17,98 ? No continente já descartei todas as hipóteses mas ainda tenho alguma esperança nas ilhas… o que acham ?

Post automatically merged:

Já comparaste como teus amigos da fmul, fmuc? em termos de ensino
Eu não acho necessariamente que fiquemos a perder, nós temos que saber a mesma teoria que nos outros sítios, eu acho que é a forma como o curso está organizado que pode dificultar a algumas pessoas porque muita gente não está habituado ao tipo de ensino dali, eu pelo menos não estava e foi um processo muito grande de tentativa e erro, guiado por pessoas de outros anos que me aconselharam como estudar para cada cadeira (se por sebentas, se pela bibliografia, etc). O ano estar dividido por trimestres em vez de semestres também altera bastante como as coisas vão funcionar, e torna mais difícil comparar com outras faculdades porque, por exemplo, nós não temos uma cadeira só de anatomia, nós damos a anatomia separada por sistemas, etc.

Há algumas cadeiras que não estão tão bem organizadas, há outras que estão super bem organizadas, há melhores professores e outros que pronto... mas isso acontece em todo o lado, e este ano eles andaram a experimentar um método de ensino diferente que inclui alunos mais velhos como tutores dos mais novos, e que pelo menos no nosso ano, ajudou bastante.

E sim, os quartos são efetivamente baratos e o custo de vida é muito mais pequeno que em outros sítios, posso te dizer que a maioria dos estudantes de medicina mora na anil, e pelo que sei (eu não moro lá), os quartos são à volta dos 170-200€. E o ambiente é super chill, e tens na mesma arraial e festa para quem quiser ahah