Oie! Olha, eu entrei na ubi no ano passado e por ali vou andar mais uns anitos. Eu tenho amigos em medicina na fmul e na fmuc, e posso dizer que falando com eles e também com outras pessoas, e pela minha experiência, o ambiente na ubi, pelo menos em medicina, é mesmo muito acolhedor!
Não sentes nenhum ambiente de competição aqui, eu nos primeiros dias na Covilhã andava perdida da vida e sempre que falava com pessoas de outros anos, todos se ofereciam logo pra mandarem apontamentos, resumos, etc, inclusive o próprio núcleo de estudantes de medicina tem uma drive com esses materiais todos de todos os anos pra disponibilizarem aos restantes alunos.
Em termos de ensino, epah, é uma questão de habituação. É muito focada em estudo autónomo, ou seja, tu não tens um professor a ensinar te a matéria, tu aprendes sozinho tudo e tiras dúvidas com os profs apenas. Tivemos este ano logo estágios em hospitais e centros de saúde só para nos familiarizarmos já com esse ambiente e entendermos como funcionam etc... E tivemos avaliações práticas de SBV e assim.
Eu posso dizer que em termos de preparação, olha, talvez a teoria possa não ficar ao nível de outras faculdades, maaas não ficamos muito atrás nem ficamos mal. Eu até acho que ficamos a ganhar por ser estudo autónomo porque nos habitua desde o início a ganharmos ferramentas para aprendermos sozinhos tudo, e ficamos bem preparados a nível prático, o que se calhar até dá muito jeito depois lá mais para a frente para os anos clínicos porque já vamos com outro andamento para os estágios, mas não te posso dizer muito porque lá está, ainda só acabei o primeiro ano ahah